Trolebus em SP
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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011Postado por Meu Transporte às 08:49 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Em São Paulo, Corredor ABD será todo eletrificado para os Trolebus
O governo do Estado desistiu de instalar a rede para ônibus totalmente elétricos no corredor Diadema-São Paulo (antigo Brooklin).
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 08:49 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Metrô de BH deve sair do papel, Plano é captar R$ 1,2 bilhão junto à iniciativa privada; Governo de Minas e prefeitura entrarão com R$ 600 milhões
Desde então, técnicos da administração municipal se debruçam sobre um modelo de PPP que terá que ser apresentado ao Governo federal até 4 de abril. A ideia é incluir o metrô da capital mineira no chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.
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O acordo com o Palácio do Planalto já está fechado e engloba a modernização da linha 1, que vai da estação Vilarinho ao Eldorado, em Contagem, e a construção dos ramais 2 (Calafate- Barreiro) e 3 (Savassi - Lagoinha). Este último seria uma linha subterrânea. O metrô da capital precisa de pelo menos R$ 3,5 bilhões para ser concluído.
Além dos recursos da União, R$ 1,2 bilhão será captado junto à iniciativa privada. O governo estadual entraria, segundo o vice-prefeito, com contrapartida de R$ 400 milhões e a prefeitura com outros R$ 200 milhões. Concluída a obra, a exploração das linhas e demais serviços que poderiam ser oferecidos nas estações devem ficar a cargo da empresa que vencer a licitação para o acordo da PPP.
“Estamos dialogando com a coordenação do PAC. O sinal é positivo”, afirmou Roberto Carvalho. Segundo ele, com a modernização do ramal 1 e a construção dos outros dois, o metrô poderia atender aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia. Hoje, a média diária é de 170 mil usuários. A assessoria do prefeito Marcio Lacerda informou que o prefeito está “otimista” quanto à conclusão das negociações.
Fonte: Hoje em Dia
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Postado por Meu Transporte às 08:49 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
No Recife, Bagunça nas paradas da Av. Dantas Barreto
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Postado por Meu Transporte às 08:48 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Salvador, Operação Carnaval 2011 - Trânsito e Transporte
1. A programação das linhas fica assim definida:
I - No dia 03/03/2011 (quinta-feira):
a) As linhas envolvidas nos festejos carnavalescos que circulam pela av. Centenário, terão seus itinerários modificados;
b) As linhas retornarão após o Shopping Barra, parando nos pontos 1 (Linhas A e B) e 2 (linhas C e D).
c) As linhas da Estação da Lapa, Barroquinha, Baixa. dos Sapateiros, Campo Grande e Barra operarão com programação dos dias úteis e, após o pico da tarde, prolongarão a operação com frota máxima do pico de sábado até as 07:00 do dia seguinte;
d) As linhas da Operação Pernoitão serão desativadas;
e) As demais linhas do sistema irão operar normalmente com programação de dias úteis;
f) A Linha Especial E107 - Estação da Lapa-Barra iniciará sua operação a partir das 15:00;
g) Instalação de Ponto de Venda Provisório na Estação da Lapa para recarga e venda de Cartões
Avulsos Salvador Card para atender à demanda de passageiros que utilizarão os serviços das linhas especiais E106 e E107 através da integração aberta e temporal, iniciando sua operação às 16:00 e encerrando às 22:00;
h) Continuarão em funcionamento os postos de venda dos Cartões Salvador Card Avulso nas estações Pirajá e Mussurunga entre 04:30 às 23:30 diariamente.
II - No dia 04/03/2011 (sexta-feira):
a) As linhas de Barroquinha e Baixa dos Sapateiros irão operar com frota máxima de sábado, do início da operação até ás 07:00 do dia seguinte;
b) As linhas da Estação da Lapa, Lapa, Campo Grande e Barra irão operar até às 15:00, com frota máxima de sábado, e, a partir desse horário, com frota máxima de dias úteis até 07:00 do dia seguinte;
c) As linhas das Estações Pirajá e Mussurunga deverão operar como dias úteis;
d) As demais linhas operarão com frota máxima de sábado até o final da operação;
e) As linhas que não operam aos sábados deverão operar como dias úteis;
f) As linhas de horário que atendem ao CAB serão desativadas;
g) A linha especial E107- Estação da Lapa - Barra passa a operar durante 24 horas;
h) A linha especial E106- Ondina - Costa Azul inicia sua operação a partir das 10:00;
i) Continuarão em funcionamento os postos de venda dos Cartões Salvador Card Avulso nas estações Pirajá e Mussurunga entre 04:30 às 23:30;
III - No período de 05 a 08/03/2011 (sábado à terça-feira):
a) Todas as linhas da Estação da Lapa, Barroquinha, Campo Grande e Barra, operarão ininterruptamente com programação especial 24 horas;
b) As linhas das Estações Pirajá e Mussurunga irão operar com frota máxima de Dias Úteis;
c) O horário de funcionamento das Estações Pirajá e Mussurunga será de 04:00 à 01:00 do dia seguinte;
d) As linhas, que dão atendimento à Pituba e à Orla Marítima, operarão com programação de sábado para dar apoio à demanda da praia;
e) Ativação das linhas da Operação Praia, a partir do dia 06/03 (domingo) até 08/03/2011 (terça-feira);
f) As demais linhas operarão com programação de domingos e feriados;
g) A linha E107- Estação da Lapa- Barra passa a operar durante 24 horas;
h) A linha Especial E106-Ondina- Costa Azul passa a operar diariamente entre 10:00 e 07:00 do dia seguinte;
i) Funcionamento do Ponto de Venda Provisório na Estação da Lapa para recarga e venda de Cartões Avulsos Salvador Card entre 10:00 às 22:00;
j) Continuarão em funcionamento postos de venda dos Cartões Salvador Card Avulso nas estações Pirajá e Mussurunga entre 04:30 às 23:30 horas diariamente.
IV - No dia 08/03/2011 (Quarta-feira de cinzas):
a) As linhas que tiveram programação especial 24 horas prolongarão sua operação até às 10:00 e, a partir desse horário, operarão com programação operacional de sábado;
b) A Linha especial E107-Estação da Lapa-Barra terá operação encerrada às 10:00;
c) A linha Especial E106-Ondina-Costa Azul encerra sua operação às 07:00;
d) As linhas das Estações Pirajá e Mussurunga irão operar como dias úteis, a partir das 12:00;
e) As outras linhas do sistema deverão operar com programação de Sábado, do início até o fechamento da operação. Aquelas linhas que não operam aos sábados deverão operar com parâmetros dos dias úteis;
§4º – Transferência do ponto de retorno da Baixa dos Sapateiros e Terminal do Aquidabã para a Barroquinha, com conotação de “Circular” nesse Terminal, e indicação “Barroquinha” na bandeira dos veículos.
Serão criados pontos de passagem provisórios no Vale do Canela, Av. Centenário e na Av. Garibaldi.
No período compreendido entre o dia 03/03 (quinta-feira) até o dia 09/03 (quarta-feira), a frota de veículos adaptados deverá estar alocada nas suas linhas de origem, durante todo o período de operação.
No período compreendido entre o dia 04/03 (sexta-feira) até o dia 09/03 (quarta-feira), no horário das 01:00 até às 04:30, as linhas de ônibus no sentido bairro – centro realizarão viagens expressas.
Durante todo o período do evento, o desembarque das linhas que operam no piso subsolo da Estação da Lapa, das 07:00 às 20:00, será nos pontos de embarque das mesmas e, a partir desse horário até às 07:00 do dia seguinte, na plataforma de desembarque. No piso térreo não haverá alteração, pois esse piso não dispõe mais de plataforma de desembarque.
Fonte: Transalvador
Postado por Meu Transporte às 08:47 0 comentários
Marcadores: Bahia
DF: Estrada Parque Taguatinga (EPTG) é problema para quem precisa de parada de ônibus, calçada e passarela
O Correio esteve na EPTG ontem e verificou as diversas dificuldades enfrentadas pelos pedestres. A distância entre algumas passarelas, por exemplo, chega a 1,5 quilômetro, fazendo com que muitas pessoas se arrisquem ao atravessar pela via expressa — a velocidade máxima é de 80 km/h. A massoterapeuta Viviane Alves de Araújo, 23 anos, se arriscou na travessia. Em vez de caminhar por 20 minutos até a passagem suspensa, ela preferiu correr riscos entre os carros. “Apesar de ser perigoso, é mais fácil. Demorei cinco minutos por aqui. Se fizesse o outro caminho, iria levar muito mais”, justificou.
O técnico em telecomunicações Aristóteles Gomes Rocha, 29 anos, reclamou das dificuldades. “Muitas vezes, tenho que andar durante 30 minutos para chegar até a parada mais próxima. Como retiraram algumas, acabo dando uma volta grande. Hoje mesmo, eu acabei perdendo meu ônibus. Além deles passarem em horários malucos, essa distância atrapalha. Acho que deveria existir mais pontos por aqui”, sugeriu.
O autônomo Francisco José Araújo Lima, 35 anos, trabalha há três anos no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), onde vende guloseimas próximo a uma parada de ônibus. Ele afirma ouvir diariamente os pedestres reclamando da falta de infraestrutura da EPTG, além de ver muitas pessoas passando pelo acostamento da pista. “Como não há calçadas, elas são obrigadas a passar no meio da rua. Quando não é isso, têm que passar pelo barro e se sujar”, contou. “Em um dia desses, uma mulher quase foi atropelada aqui por causa disso”.
Sem previsão
A Secretaria de Transportes do DF informou, por meio da assessoria de imprensa, que o número de paradas de ônibus ao longo da EPTG é superior ao existente antes do início das obras, sendo suficiente para atender ao usuário. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) acrescentou que ao longo da via foram implantados 60 novos pontos. Quanto às passarelas, foi informado que a implantação se deu nos pontos de maior demanda, tendo a distância média entre elas 400 metros.
O superintendente de Obras do DER, Samuel Dias Júnior, reforçou que houve uma ampliação na oferta de pontos de parada de transporte público, sendo 15 ao longo do canteiro central e um em cada lado das vias marginais, em conformidade com as passarelas existentes. “Retiramos paradas no trecho de obras onde não tinha jeito. E, geralmente, onde precisou ser retirado foi implantada uma nova. Mas, por exemplo, em alguns pontos do SIA, não houve necessidade de remoção”, completou. “Durante as obras, foram construídos abrigos provisórios, mas eles foram retirados após a conclusão das passarelas”, disse.
Ainda segundo o superintendente, não há previsão de construção de novos abrigos ao longo da EPTG. Caso a população observe a necessidade de implantação, ele sugere que os interessados recorram ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). O DER admitiu a ausência de calçadas em alguns pontos da EPTG, mas esclareceu que há um processo de licitação em curso para a construção dessas passagens.
Em construção
A ampliação da EPTG teve início em abril de 2009, a partir do investimento de R$ 244 milhões. A primeira etapa da obra foi concluída no fim de 2010 e contou com implantação de passarelas, paradas de ônibus e instalação de faixas exclusivas para o transporte público. A segunda etapa da construção, que contará com a instalação de uma ciclovia, ainda não tem prazo para começar. Para que isso seja possível, o DER informou que precisará fazer uma releitura do projeto.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 08:46 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Passagem de ônibus em Fortaleza será reajustada em Março
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Marcadores: Ceára
São Paulo: Transporte público é melhor forma para chegar ao Sambódromo do Anhembi
Postado por Meu Transporte às 08:45 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Porto Alegre, Transporte público é a solução para saturação viária
Até os anos de 1970, a maioria dos edifícios construídos na Capital não precisava nem pensava em ter estacionamento. Hoje, o Plano Diretor exige pelo menos uma vaga por apartamento. É um grande avanço. No entanto, o problema do deslocamento tem se agravado. O prefeito José Fortunati é taxativo: não podemos mais, mesmo respeitando o direito ao automóvel, nos preocupar só com esse meio de locomoção. O transporte coletivo tem que ser prioridade. Ônibus, através dos portais da cidade, e as ciclovias serão o futuro e não tão distante.
Paralelamente, até a Copa do Mundo de 2014, diversas obras viárias estarão prontas. Mas são apenas atenuantes aos engarrafamentos. No caso da Terceira Perimetral, hoje com muitas sinaleiras e com cinco intervenções previstas, o prefeito diz que “viaduto apenas tira o engarrafamento de um ponto e o joga para mais adiante, não é solução definitiva”. Sabe-se que, geralmente, os motivos dos interesses individuais são tão pouco decorosos que as pessoas normalmente querem passar por desinteressadas nos seus procedimentos e ações. No trânsito, é assim.
Londres, há alguns anos, resolveu cobrar pedágio para quem desejasse acessar vias centrais de carro. Foi uma solução e, hoje, voltou a uma certa calmaria - cabe aos ônibus e aos táxis levar e trazer as pessoas até as ruas estreitas da capital inglesa. Porto Alegre resolveu fazer calçadões, com o então prefeito Thompson Flores. Não se sabia que haveria uma explosão de automóveis no Brasil e que locais sem acesso para eles perderiam valor e atração. Chegaram os centros comerciais e isso se tornou um dogma citadino. O comércio lojista resiste em avenidas tradicionais como Azenha, Assis Brasil, Benjamin Constant, Cristóvão Colombo, Bento Gonçalves, Protásio Alves e São Pedro, entre outras. Mas falta aquela exuberância de até 30 anos passados. É a exigência do carro.
Para o transporte coletivo mudar esse panorama, é preciso que seja confortável, barato, disponível e seguro para que ganhe a confiança dos porto-alegrenses. Só tendo qualidade para o cidadão pensar em deixar seu veículo em casa. As experiências de transbordo, como no antigo Largo da Epatur, não deram certo. Todos querem parar em frente do trabalho ou da loja. É normal e humano, ainda que egoísta. Então, que venham os portais da cidade. Mas bem melhor explicados do que foi feito até agora. E se o sonho do metrô se concretizar, a cidade terá encaminhada uma solução para o deslocamento dos seus cidadãos. Mas até lá é preciso pensar em soluções. E agir.
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
São Bernardo quer verba do PAC no VLT
"Fomos orientados pelo ministério a priorizar interligações entre modais, como VLT e ônibus ou metrô", conta o titular da Pasta. A estação Alvarenga faria a conexão entre as linhas municipais e o metrô-leve.
"O grande diferencial deste PAC é o investimento em infraestrutura urbana de grande porte, e as vias exclusivas têm papel importante nisso", ressalta. O Ministério do Planejamento estima que o programa atingirá 39% da população brasileira.
Segundo Bueno, a expectativa do governo federal é de que os municípios comecem a receber a verba ainda neste ano. "Se conseguirmos andar rápido". Uma equipe técnica será responsável por responder às dúvidas das cidades.
Bueno conta que entre as principais causas para a rejeição dos projetos apresentados pelas prefeituras está a má compreensão do programa e a inviabilidade técnica ou financeira.
O secretário afirma que, em alguns casos, o projeto é tecnicamente viável, mas a administração municipal não consegue obter recursos para bancá-lo. No PAC Mobilidade Grandes Cidades, dois terços do recurso serão fruto de financiamentos, enquanto a outra parte será repassada pela União.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo, VLT
Em Uberaba, Motoristas da Líder ameaçam com paralisação
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Obras de mobilidade urbana no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande são adiadas
Na manhã desta segunda-feira (21), o primeiro projeto foi entregue para a Caixa Econômica Federal (CEF), que vai aprovar o documento para a liberação de crédito (ver matéria abaixo) para o corredor BRT (Bus Rapid Transit). Os demais serão entregues ainda este mês, afirma o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito. Ele esclarece que os técnicos estão "lutando contra o tempo" e questiona o envolvimentos das entidades ligadas aos setores econômicos e também da população.
Conforme Brito, os projetos básicos estavam prontos, mas não puderam ser licitados devido a exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão exigiu também a inclusão do projeto executivo, que adiou o processo de liberação de recursos. O diretor explica que o objetivo era conseguir autorização para a licitação, que dura em média 60 dias, e depois incluir os documentos específicos. "Também queremos fazer algo lícito e com uma fiscalização criteriosa, mas não podemos deixar de entender que o tempo é algo precioso".
Além de serem demoradas as construções, que envolvem túneis, viadutos e trincheiras, o diretor diz que há o risco de escassez de material, como cimento e ferro, além de mão-de-obra.
Brito cita que o evento já causou uma explosão no ramo imobiliário e a demanda do setor ocupou os profissionais qualificados. Outro fator agravante, são as empresas de grande porte. Muitas delas foram contratadas em outras capitais e Cuiabá pode ficar sem interessadas qualificadas e dispostas a participar da concorrência pública.
No quesito material, as empresas começam a ter problemas, as obras da Arena do Verdão, por exemplo, precisam ter alguns materiais importados.
Mobilização - O diretor assegura que não há risco de Cuiabá perder a condição de cidade sede, mas as pessoas e entidades estão perdendo oportunidades. "Eles preocupam-se apenas com as obras e deixam as oportunidades passarem. Não é apenas o governo que precisa de mobilização, a sociedade precisa acreditar na Copa e organizar-se para o evento".
A Fifa anunciou as cidades-sede há 17 meses e pouco foi feito pelas organizações, que não são ligadas diretamente ao governo. O diretor diz que haverá carência de profissionais qualificados e possibilidades de investimentos estão abertas, principalmente com relação a infraestrutura, restauração de centros históricos e linhas de crédito.
Brito explica que todas as construções estão localizadas de forma estratégica para promover a valorização cultural da cidade e a organização urbana, atraindo as pessoas e estabelecimentos para áreas, que hoje formam vazios.
Ele cita como exemplo os Campos Oficiais de Treinamento (COTs). Um deles será instalado no estádio Eurico Gaspar Dutra, conhecido como "Dutrinha". O diretor afirma que a condição do local é caótica, mas a importância histórica do local é grande.
Dentro do projeto, ainda está previsto a mudança do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa da Costa, onda foi instalada a primeira cadeia pública de Cuiabá. A idéia é construir no imóvel um museu com objetos e documentos relacionados com Eurico Gaspar Dutra, que era cuiabano e foi presidente da República.
A obra, de acordo com Brito, vai atrair os olhos dos turistas para área histórica e facilitará o acesso a créditos para a revitalização da região do Porto, que hoje tem casarões antigos abandonados.
As outras unidades estão previstas para a região do bairro Dom Aquino, Morada do Ouro e há uma discussão sobre a implantação de um centro na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O diretor acredita que ter atletas de alto desempenho dentro da instituição pode ser a base para vários estudos e até mesmo um centro para preparação de atletas mato-grossenses. "Hoje, os atletas precisam procurar outras capitais e até fora do Brasil a estrutura para aumentar a rentabilidade na modalidade esportiva".
Em Várzea Grande será construído um COT nas proximidades da antiga Feicovag. O projeto já atrai investimentos para o local, sendo que uma empresa ofereceu o terreno, bem como o projeto para Agecopa, na intenção de garantir a construção no local.
Dinheiro - As obras da Copa de 2014 têm cerca de R$ 1,5 bilhão garantidos por meio de linhas de crédito e investimentos a fundo perdido, ou seja, sem retorno aos cofres públicos. Do dinheiro, R$ 454 milhões serão provenientes da Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 394 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ambos como crédito, que serão ressarcidos pelo governo do Estado.
O restante vem do governo Estadual, com R$ 160 milhões, e do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), com R$ 380 milhões.
A ligação entre as regiões de Cuiabá é prejudicada pela condição caótica do trânsito. Com as obras de mobilidade urbana, o acesso será facilitado. "A definição de longe não será a mesma. Com transporte coletivo eficiente e fim dos congestionamentos, o motorista vai perder menos tempo no trânsito".
As faixas exclusivas para ônibus serão instaladas nas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande.
BRT - Mesmo necessitando de ajustes, o projeto do corredor BRT (Bus Rapid Transit) Aeroporto-CPA foi entregue para Caixa Econômica Federal, a qual deve acompanhar as mudanças necessárias para a conclusão do projeto. O objetivo é analisar e aprovar o que não precisa de mais intervenções e, assim, dar agilidade ao processo.
O superintendente da Caixa Econômica, Ivo Zecchin, explica que os projetos para o BRT são feitos com a interferência de muitos setores, como Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que libera licenças ambientais para as obras, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que trata das edificações tombadas.
Segundo o diretor de Planejamento e Gestão da Agecopa, Yênes Magalhães, entre os pontos do corredor Aeroporto-CPA que necessitam de mudanças está o encontro das Avenidas Rubens de Mendonça e Mato Grosso. Até então, a área receberia um viaduto, mas por se tratar de uma região com muitos casarões tombados pelo Patrimônio Histórico o elevado será substituído por semáforos temporizados.
Outro ponto de discussão é o cruzamento com o Rio Cuiabá, que também deverá ser modificado. "O objetivo principal, nesse caso, é reduzir as desapropriações. Na semana que vem devemos apresentar uma nova proposta para esse local".
Quanto ao projeto específico do corredor Coxipó-Centro, a previsão é que ele seja apresentado para a Caixa Econômica na primeira semana de março. As obras dos 2 corredores BRTs vão custar R$ 422 milhões e serão financiadas pela Caixa por meio do programa Pró-Transporte.
O diretor de planejamento garante ainda que o plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá para o Mundial de 2014, que inclui os corredores BRT, será entregue em no máximo 15 dias.
Fonte: Gazeta Digital
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: B R T, Mato Grosso
No Rio, Detro tira de circulação mais 45 ônibus
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Recife: Governador vai decidir até 30 de março qual o modelo que será adotado para o corredor Norte/Sul
O projeto que terá o monotrilho está sendo elaborado pela Odebrecht, enquanto o BRT foi bancado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE). O governador deverá decidir até 30 de março qual o modelo será adotado no estado. Um prazo bastante apertado se for levado em conta que os municípios têm até o dia 3 de abril para enviar os projetos para participação nos recursos do PAC da Mobilidade. No caso de Recife os projetos serão definidos em parceria com o estado, inclusive os corredores. Com a mudança de estratégia está havendo uma verdadeira correria das empresas e consultorias para adaptar os projetos às determinações do governador. O recado é para que exista mais de uma alternativa viária para os corredores. Outra orientação é que sejam projetos viáveis de serem implantados. E, o mais importante, que não tragam impacto na tarifa.
Para o consultor do Urbana-PE, João Braga, no caso do projeto de Jaime Lerner um dos pontos que estão sendo discutidos é o elevado da Agamenon Magalhães. ´O elevado é talvez o ponto mais polêmico e o governador sugeriu apresentar uma segunda alternativa dentro do projeto do Norte/Sul`, revelou. A empresa Odebrecht informou, por meio da assessoria, que só vai se pronunciar no caso de firmar contrato com o estado.
De acordo com o engenheiro e consultor de transporte urbano Germano Travassos há um equívoco quando se prioriza o modal antes de se definir a rede. ´Não conheço a proposta do monotrilho. Mas não vejo hoje como ele seria implantado. Se for pela Agamenon o que acontecerá com as pessoas que querem ir para o Centro? Haverá um transbordo e todo mundo pega ônibus?`, questionou. Para o chefe do departamento de arquitetura e urbanismo da UFPE, César Cavalcanti, a proposta do monotrilho puxa pela sofisticação. ´A pergunta é se há outro modelo que faça a mesma função e que não seja tão caro? E a resposta é: existe sim, o ônibus`, apontou.
Fonte: Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: B R T, Pernambuco
Instalação de novos pontos de ônibus mudam algumas linhas em São José Campos
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Marcadores: São Paulo
Em Montes Claros, Tarifa de ônibus pode passar dos atuais R$ 1,90 para R$ 2,40
QUALIDADE
Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Treze linhas de transporte coletivo passam a circular com veículos adaptados em Juiz de Fora
Linha 105 – Filgueiras
Linha 109 – Granjas Triunfo
Linha 111 – Santa Terezinha / Mundo Novo
Linha 120 – Vista Alegre / Santa Luzia
Linha 122 – Eldorado / Jardim de Alá
Linha 124 – Eldorado / Alto Jardim de Alá
Linha 123 – Alto Eldorado / Santa Luzia
Linha 134 – Bandeirantes / Santa Efigênia
Linha 135 – Sagrado Coração de Jesus / Pq. Guarani
Linha 137 – Sagrado Coração de Jesus / Centro
Linha 142 – Bandeirantes / Bela Aurora
Linha 108 – Granjas Betânia / Santa Luzia
Linha 113 – Vila Montanhesa / Jardim Gaúcho
Linha 117 – Vivendas da Serra
Linha 121 – Nossa Senhora das Graças / Santa Luzia
Linha 132 – Bandeirantes / Ipiranga
Linha 140 – Santa Efigênia / Centro
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Marcadores: Minas Gerais
Em São Paulo, Corredor Metropolitano ABD recebe 26 novos ônibus com ar-condicionado
Na ocasião, Marinho pontuou a necessidade da modernização do transporte coletivo e afirmou que os novos ônibus com ar-condicionado são uma importante mudança no sistema. "As empresas têm que atualizar as tecnologias e, acima de tudo, acrescentar novos veículos na linha para melhorar a qualidade do transporte público, inclusive o tempo de espera. Em São Bernardo, estamos dando continuidade ao projeto inovador do Metrô Leve, que terá 20 quilômetros e ligará a cidade, desde o Bairro Alvarenga, à Estação Tamanduateí do Metrô", disse.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, enfatizou que durante esta semana a empresa consultora irá definir qual tipo de veículo de média capacidade deverá ser contratado, que poderá ser Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) ou Metrô Leve (monotrilho suspenso). Esse último, na primeira análise, seria o mais indicado, pois evitaria o máximo possível de desapropriações.
A previsão é que o projeto básico esteja concluído em novembro. Em seguida, será iniciada a licitação das obras, estimadas para começarem em maio de 2012. Os estudos de traçado e viabilidade para a implantação de um transporte mais eficiente tiveram início no segundo semestre de 2009, sendo que o projeto funcional custeado pela Prefeitura, no valor de R$ 1,3 milhão, foi entregue ao Governo do Estado em setembro do ano passado.
Ao todo, foram entregues 11 ônibus articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 do tipo padron, de 15 metros de comprimento, que podem levar até 99 usuários. Todos os veículos estão equipados com motor eletrônico Euro 3, cuja emissão de gases é menor. Os novos veículos contaram com investimentos de R$ 14,3 milhões.
Postado por Meu Transporte às 08:40 0 comentários
Marcadores: São Paulo