Trolebus em SP
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Corredor de ônibus quase pronto em Copacabana
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011Postado por Meu Transporte às 12:14 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro, Videos
Apenas 15 mil dos 300 mil alunos da rede municipal ativaram RioCard
Postado por Meu Transporte às 12:10 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Paralisação dos ônibus continua e tumultua vida dos belo-horizontinos
A mobilização de motoristas e trocadores, em campanha salarial, durou todo o dia. Pelo menos 16 linhas deixaram de rodar. No início da manhã, cerca de 2 mil passageiros aguardavam a saída dos ônibus e, ao perceberem que os veículos não passavam, ocupavam as ruas em busca de explicações.
A movimentação aumentou com a chegada de mais passageiros, que ficaram sem a segunda viagem do transporte de integração e foram deixados no caminho, entre a casa e o trabalho. A PM reforçou a segurança, mas não registrou brigas e vandalismos.
Segundo a BHTrans, até as 7 horas, pelo menos 40 ônibus lotados desembarcaram na Estação Diamante. O “abandono” das pessoas que precisariam de mais uma viagem para chegar ao destino final causou revolta. A empregada doméstica Maria Albino de Souza, 50 anos, estava indignada. “Vocês me falaram que não tinha greve. Isso é uma vergonha. Como vou voltar para casa agora?”, indagou ela ao motorista.
Os ônibus que chegavam à estação foram parados na entrada por representantes do sindicato dos trabalhadores. Os veículos eram estacionados nas ruas do entorno. Vários motoristas contaram que não sabiam da greve e, por isso, não teriam avisado aos passageiros.
O porteiro Geraldo Magela Ferreira, 42 anos, se negou a sair de um dos ônibus. A PM interveio e o passageiro só aceitou sair após registrar um boletim de ocorrência sobre a interrupção da viagem. “Eu paguei para chegar aqui e seguir até meu trabalho. Quero meu dinheiro de volta”.
Várias empresas optaram por buscar os funcionários na estação. Depois de esperar por quase duas horas, o aposentado Severiano Valdemar de Souza, 63 anos, foi embora de táxi. “É uma falta de respeito. Se for para fazer greve, não tira o ônibus da garagem. Isso é melhor do que jogar todo mundo aqui na estação”.
Segundo Denílson Dorneles, coordenador político do sindicato dos trabalhadores, os passageiros já tinham sido avisados sobre a paralisação. “Estávamos falando disso desde a última quinta-feira. Qualquer greve traz transtornos”, afirmou.
O sindicato não confirma, mas havia rumores de que, na terça-feira, a manifestação afetaria as estações do BHBus Venda Nova e Barreiro.
De acordo com o presidente do STTRBH, Denilson Dornelles, não houve avanços nas negociações com o Setra na reunião desta segunda-feira na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). “A proposta do sindicato patronal não contempla os interesses da categoria”, disse o sindicalista, garantindo que motoristas e cobradores vão continuar em greve.
Entre as reivindicações, a categoria negocia aumento salarial de 23%, sendo 16,5% referente a reajuste real e o restante a correção inflacionária, jornada de trabalho de seis horas diárias e o fim dos ônibus sem cobradores. Na última rodada de negociações, o Setra havia oferecido aumento real de 8%, além do pagamento de abono de R$ 300 para funcionários que ganham mais de R$ 1 mil e de R$ 150 para quem ganha menos.
Segundo o diretor de relações sindicais do Setra-BH, Anderson Lopes, foi oferecido, na reunião, extensão do índice de reajuste salarial, de 8%, ao vale-refeição e ao seguro de vida dos trabalhadores. “As negociações estão evoluindo bem e consideramos que tudo será resolvido o mais rápido possível”, afirmou.
Postado por Meu Transporte às 07:52 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Tarifa de ônibus pode chegar a R$ 2,70 em Campo Grande
Segundo o presidente da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito), Rudel Trindade, o que deve pesar para o reajuste da tarifa neste ano são os preços dos pneus que tiveram aumento de 12,5%, o pagamento do salário dos funcionários efetivados que subiu para 8% e o preço dos 111 novos ônibus adquiridos para a frota da capital em 2010 que aumentou 6,5%.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) ainda está analisando a planilha de cálculos que estima os gastos do transporte público durante o ano, antes de determinar o reajuste.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 07:52 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Em São Paulo, Atrasos e superlotação de ônibus são as principais reclamações de passageiros
Para o especialista Horário Figueira, a capital paulista deveria investir em mais corredores na cidade. Do contrário, ele diz, a população continuará pagando por um serviço que não é bem realizado.
Postado por Meu Transporte às 07:52 0 comentários
Marcadores: Especialistas, São Paulo, Videos
Planejamento urbano de Curitiba parou no tempo, o que agravou os problemas com o trânsito, transporte coletivo e meio ambiente
Nos últimos meses, Curitiba tem acumulado notícias negativas, com ocorrências como uma série de acidentes graves envolvendo ônibus do transporte coletivo, alagamentos em diversos bairros, a falta de solução para a destinação do lixo, o trânsito congestionado, e o aumento dos índices de criminalidade e violência. E a administração municipal, que sempre ostentou um discurso de eficiência, parece ter se acostumado a soluções paliativas, incapazes de fazer frente às demandas que aumentam a medida que o crescimento populacional da cidade se acelera. “Está se resolvendo o problema de hoje, mas não está se olhando lá na frente. Curitiba está correndo atrás do prejuízo”, avalia o vereador.
Prova disso, aponta ele, está na gestão do sistema viário. Uma das mais importantes inovações implantadas por Curitiba a partir dos anos 70, copiada em todo o País, foi a criação dos corredores exclusivos para os ônibus do transporte coletivo. Pois os últimos novos corredores foram implantados no início dos anos 90, no terceiro mandato de Jaime Lerner como prefeito, lembra Tulio, que não por acaso, era vice-prefeito na época. “Desde então parou tudo”, afirma.
O resultado é que a Capital paranaense, que inovou ao estabelecer uma política que priorizava o transporte coletivo e o pedestre em detrimento do transporte individual, hoje tem a maior proporção de veículos por habitante entre as capitais brasileiras - um claro indício de abandono dessa política. Nos últimos anos, a prefeitura tem preferido investir em obras pontuais que ao invés de reduzir, só aumenta o número de carros nas ruas. Enquanto isso, o transporte coletivo vem perdendo cada vez mais passageiros, e a qualidade do sistema, só vem caindo. Situação confirmada por pesquisa da Universidade Federal do Paraná divulgada recentemente segundo a qual 75% dos usuários de linhas de biarticulados consideraram o serviço insatisfatório com classificações que vão do regular ao péssimo, contra apenas 23% disseram que o sistema é bom. “É preciso encontrar uma saída urgente para desafogar o trânsito. Está insuportável”, critica o vereador, que no retorno da Câmara, pretende pedir cópia da pesquisa para discutir o assunto na Casa.
Para Tulio, a série de acidentes envolvendo ônibus não pode ser explicada apenas como algo natural e fruto da falha humana, como quer a administração municipal. “A falha humana é causada justamente pelo stress do motorista, que por conta do trânsito congestionado, não consegue cumprir os horários, e em algum momento, tenta tirar o atraso”, diz.
Na opinião do vereador falta fiscalização por parte da prefeitura. E a licitação realizada na gestão do hoje governador Beto Richa (PSDB) não deu resultado, diz ele, que pretende pedir cópia do contrato.
A decadência no planejamento urbano da Capital pode ser verificada também, avalia o peemedebista, pelos problemas enfrentados pela Linha Verde, propagada como a maior obra viária da administração municipal dos últimos anos, mas que vem sendo alvo de críticas quase unânimes de usuários e especialistas. “A Linha Verde na verdade não passou de uma ‘penteada’ em uma rodovia. Como via estrutural de tirar o trânsito pesado não aconteceu”, critica Tulio, apontando ainda que determinadas áreas da Linha Verde formam hoje verdadeiras “gamelas” que vem provocando alagamentos na região. “Transpor a Linha Verde é um drama”, diz. E a cidade que se orgulhava do título de “capital ecológica” hoje também vive o drama de não ter uma solução definitiva para a destinação do lixo, lembra ele, para quem esse fato é mais um sintoma da falta de visão de longo prazo e de coragem para inovar. “Não estamos vendo um pensamento maior sobre a cidade”, afirma Tulio.
Postado por Meu Transporte às 07:51 0 comentários
Marcadores: Paraná
No Rio, Corredor exclusivo para ônibus de Copacabana vai melhorar fluidez do Trânsito
Fonte: R7.com
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Postado por Meu Transporte às 07:51 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Governo do Piauí afirma que metrô transporta passageiros com segurança
Postado por Meu Transporte às 07:50 0 comentários
Marcadores: Piauí, trem/metrô
Confira a evolução das tarifas de ônibus em Porto Alegre
— 12,27% relativos à renovação da frota (242 ônibus novos, somente em 2010, resultando em 1.650 veículos, destes 40% com ar-condicionado)
— aumento de 14% para pneus e recapagens
Acompanhe a evolução do preço das passagens de ônibus na Capital nos últimos 10 anos:
Evolução das tarifas de ônibus na Capital | ||
ANO - VALOR DA PASSAGEM | % REAJUSTE | IPCA DO ANO* |
2001 - R$ 0,95 | 11,7% | 7,6% |
2002 - R$ 1,10 (em fevereiro) R$ 1,25 (em dezembro) | 15,8% 13,6% | 12,5% |
2003 - R$ 1,45 | 16% | 9,3% |
2004 - R$ 1,55 | 6,9% | 7,6% |
2005 - R$ 1,75 | 12,9% | 5,6% |
2006 - R$ 1,85 | 5,7% | 3,14% |
2007 - R$ 2,00 | 8,1% | 4,46% |
2008 - R$ 2,10 | 5% | 5,9% |
2009 - R$ 2,30 | 9,5% | 4,31% |
2010 - R$ 2,45 | 6,5% | 5,91% |
* O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) é calculado pelo IBGE para medir a inflação e é utilizado por muitas categorias como indicativo para reajustes. No entanto, não é empregado para calcular o reajuste das tarifas de ônibus. O índice aparece na tabela para fins de comparação. |
Fonte: Zero Hora
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Postado por Meu Transporte às 07:49 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Implantação do Corredor de Ônibus Norte-Sul é discutido por prefeitos em Goiânia
Fonte: Pref. de Goiânia
Postado por Meu Transporte às 07:49 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Goiás
São Paulo: Integração ônibus-metrô fica 11% mais cara desde 2005
Postado por Meu Transporte às 07:49 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Transporte entre Sorocaba e Votorantim pode ganhar Corredor de Ônibus
Reuniram-se prefeito e vice-prefeito de Sorocaba, de Votorantim e secretários municipais, além do presidente da Urbes. Tal reunião entre os prefeitos de Sorocaba e de Votorantim vem em tempo, pois é mais que necessária a convergência e a aliança entre as duas cidades em questões de relevância social.
As cidades de Sorocaba e de Votorantim há mais de uma década conurbam-se e cada vez mais são interdependentes, principalmente na região dos altos do Campolim onde o fluxo de pessoas e veículos entre as duas cidades aumenta a cada ano.
O crescimento do bairro Campolim e a construção do Shopping Iguatemi bem como a ampliação do Esplanada Shopping, do Panorâmico Shopping, do aumento de estabelecimentos comerciais dentro do Mercadão do Campolim, do condomínio Alphaville Nova Esplanada e a conclusão, entre os anos de 2010 e 2012, de mais de 20 edifícios somente nos altos do Campolim deverão, no mínimo, triplicar o fluxo de veículos e pessoas nesta região limítrofe entre as duas cidades.
Recentemente, o prefeito Vitor Lippi protocolou à CCR-Via Oeste a implantação de um segundo viaduto sobre a Rod. Raposo Tavares para ligar as ruas João Wagner Wey e Augusto Lipel. Essa via será necessária e praticamente obrigatória para consolidar o sucesso tanto do futuro Shopping Iguatemi quanto do Mercadão Campolim.
O sistema de integração de transportes da capital, através do corredor de 33 km da EMTU, que liga dois bairros extremos de São Paulo (São Mateus, na Zona Leste, e Jabaquara na Zona Sul), atravessando as cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, cuja aprovação da população paulistana chega a 80%, pode ser copiado e implantado entre as cidades de Votorantim e Sorocaba, podendo ser estendido às cidades de Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra. Todas essas cidades possuem "ilhas" que obrigam seus cidadãos a passarem por Sorocaba. Mesmo que o destino final não seja Sorocaba.O sistema acima, se aplicado entre Sorocaba e Votorantim, permitirá que os valores das passagens de ônibus não precisem ser diferenciados no transporte de passageiros de uma cidade para outra.
Na região do chamado "baixo Campolim", especificamente na Av. Antônio Carlos Cômitre, existe um "bolsão", entre os edifícios Crystal e Campolim Office, usado apenas como estacionamento que, juntamente com a via pública, ocupam área de aproximadamente 10 mil m2 cujo local é perfeitamente viável para a realização de um projeto que englobe estacionamentos para veículos, bicicletários, área de transferência de ônibus inter-bairros e terminal de integração metropolitano, além do corredor da via e corredor de ônibus, permitindo, assim, a integração definitiva entre o centro de Sorocaba, a Zona sul, as regiões Oeste e Leste de Sorocaba, a cidade de Votorantim e demais cidades conurbadas com Sorocaba.
Fonte: Vivacidade
Postado por Meu Transporte às 07:48 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Rio Branco, Motoristas e cobradores de ônibus podem parar na próxima semana
A assembleia geral será realizada no auditório da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, centro, a partir das 9h manhã, com segunda chamada às 16h. Segundo o diretor de Relações Política e Sindical e representante do Acre na Fetronorte, Averaldo Azevedo, o encontro será um momento decisivo para os trabalhadores.
Durante a assembleia estará em discussão uma solução para o impasse dos ex-funcionários da São Roque, que estão sem trabalho a uma semana, desde que a empresa teve a concessão cancelada pela Prefeitura de Rio Branco. “Esse é o nosso principal objetivo”, afirmou Averaldo.
Também está em pauta, a eleição e nomeação de cinco associados para assumir interinamente a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Passageiros e Cargas do Acre, por um prazo de sessenta dias.
Postado por Meu Transporte às 07:48 0 comentários
Marcadores: Acre
Sorocaba recebe 45 novos ônibus para o transporte coletivo da cidade
Dos novos carros, 27 são convencionais e 18 com tecnologia padron, mais alongados e com elevadores para uso de idosos e deficientes físicos. A substituição foi marcada por um evento no estacionamento do Paço Municipal.
O prefeito destacou que, com a inclusão desses novos ônibus, a idade média da frota passa a ser inferior a 3 anos, aumentando significativamente a qualidade dos serviços prestados. "Quero agradecer o empenho da STU pela qualidade do transporte coletivo aqui em Sorocaba. Estamos investindo mais de R$ 10 milhões para melhorias neste setor em nosso município", ressalta.
"Os novos ônibus fazem parte do processo de renovação de frota da concessionária STU, que prorrogou o contrato por mais 8 anos no início de fevereiro", explica o presidente da Urbes e secretário de Transportes, Renato Gianolla.
Postado por Meu Transporte às 07:47 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Rio, Corredor exclusivo para ônibus na av. Nossa Senhora de Copacabana vai mudar o trânsito no bairro
Veículos de passeio, vans e caminhões terão que circular pelo lado esquerdo da via, demarcada com uma faixa azul. O motorista que precisar entrar à direita poderá acessar o espaço dos ônibus, mas deverá virar à direita na primeira rua que der mão. Quem permanecer no corredor será multado ao passar pelo cruzamento seguinte. A regra também vale para a entrada em garagens.
Além disso, não haverá mais carga e descarga de caminhões na avenida e táxis estarão proibidos de parar na faixa direita. Durante a primeira semana a ação será educativa, e só depois deste prazo a multa, de valor indefinido, será aplicada.
Redução de veículos
Atualmente 44 linhas de ônibus diferentes circulam pelo bairro, realizando 419 itinerários. Os trajetos serão reduzidos para 320. As linhas que serão fundidas com outras ou transferidas ainda não foram definidas pela Secretaria Municipal de Transportes. O bairro da zona sul é o primeiro a receber um corredor exclusivo para ônibus na cidade. Os pontos de parada dos coletivos também serão reduzidos de 26 para 18.
Postado por Meu Transporte às 07:24 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro