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MetrôRio pede que RJ implemente subsídio à tarifa do meio de transportes

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

A concessionária MetrôRio pede ao Governo do Estado a implementação de subsídio à tarifa do meio de transportes. A informação consta em um ofício enviado ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Transportes Washington Reis na quinta-feira passada.

O pedido acontece ao mesmo tempo em que o Governo do Rio anunciou que vai subsidiar a passagem do trem, que passará a ser R$ 7,40 a partir do dia 2 de fevereiro. A exceção é para usuários do Bilhete Único Intermunicipal, que vão seguir pagando os R$ 5,00, através da implementação da Tarifa Social Ferroviária. O reajuste homologado pela Agetransp foi com base no IGPM. A CPI dos Trens da Assembleia Legislativa do Rio havia recomendado a alteração do índice de correção tarifária da passagem, passando do IGPM para o IPCA, utilizado para grande parte das contas públicas no Estado.

O MetrôRio alega que pode haver um novo aumento da passagem em abril, que passaria de R$ 6,50 para (R$ 7,19, com a atual projeção do IPCA. No entanto, os usuários pagariam) R$ 6,90, em razão de um desconto previsto no atual contrato com o Governo do Estado.

A concessionária destaca que não há uma política integrada de transporte no Estado do Rio e aponta a disparidade entre os valores das tarifas dos modais públicos. Em 2019, por exemplo, o metrô e o trem praticavam a mesma tarifa. No entanto, atualmente, a tarifa do metrô está R$ 1,50 mais cara.
A circulação de passageiros também preocupa o MetrôRio. A concessionária afirma que o sistema metroviário não recuperou seu nível esperado de demanda após a pandemia de Covid-19, o que gerou grave impacto no equilíbrio econômico-financeiro, com queda de demanda atual de 30%.

Além de possuir a passagem de metrô mais cara, o estado do Rio é um dos poucos do mundo que não subsidia o sistema de transporte. A concessionária diz que desconhece qualquer outro sistema metroviário que não possua subsídio tarifário aos usuários.

A implementação de Tarifa Social Temporária no modal estava prevista no último termo aditivo assinado entre a concessionária e o Governo do Estado, em abril de 2022.

Em nota, o MetrôRio disse que, considerando a proximidade da data do reajuste anual da tarifa metroviária, conforme previsto no contrato de concessão, enviou correspondência ao governo do estado sobre o tema e sobre a viabilidade de implementação de tarifa social para os usuários.

Procurado, o Governo do Estado ainda não se posicionou.

Informações: Band
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Tarifa do Transcol sofre reajuste de 7,14% e valor passa a custar R$ 4,50

A tarifa do Transcol foi reajustada em 7,14%, passando de R$ 4,20 para R$ 4,50. O realinhamento de preços é necessário para cumprir o contrato de concessão do sistema, assinado em 2014, que prevê reajustes anuais no mês de janeiro.

Das regiões metropolitanas da Região Sudeste, até o momento, somente o Espírito Santo reajustou a tarifa, que ainda assim é menor do que as tarifas de São Paulo (R$ 5,10) e Belo Horizonte (R$ 6,60), ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, cuja tarifa, reajustada em janeiro de 2022, é de R$ 4,45. O último reajuste em São Paulo foi em janeiro de 2020 e, em Belo Horizonte, em janeiro de 2022.

A tarifa promocional aos domingos (pagamento com cartão cidadão) passará de R$ 3,65 para R$ 3,90 e o Bike GV sai de R$ 2,10 para R$ 2,25. O índice foi apresentado na reunião do Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTRAN), colegiado que delibera sobre tarifa, na manhã desta sexta-feira (06), no auditório do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), em Vitória. O conselho tem representantes do Governo do Estado, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Atualmente, o Sistema Transcol opera com 1,7 mil veículos na frota e, aproximadamente, 12,7 mil viagens diárias e 600 mil passageiros, por dia, considerando dias úteis. Com tarifa única para todo o sistema, é possível ir de Setiba, em Guarapari, até o Centro de Fundão, percorrendo cerca de 100 quilômetros.

Em 2021, o sistema foi ampliado, passando a operar as linhas que atendem ao município de Vitória. Como a Capital não tem um terminal, foi implantado o sistema de integração temporal que permite aos usuários de Vitória pagar uma tarifa e embarcar em linhas troncais (que vão de terminal a terminal), em pontos e vias pré-estabelecidos. O mesmo conceito foi aplicado para a melhoria da oferta de linhas em Viana, Cariacica e Serra.

Novos ônibus

Desde o início de 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, entre elas a aquisição de 650 veículos 0km, com ar-

condicionado para a frota do Sistema Transcol. Além disso, em 2022, foram adquiridos quatro ônibus elétricos que estão sendo testados e que, se aprovados, serão importantes para o programa de carbono zero do Estado.

Informações: CETURB
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Em Porto Alegre, Índice de satisfação com o transporte coletivo atinge meta de 2024

Em 2022, o transporte coletivo de Porto Alegre teve Índice de Satisfação Geral de 5,9. Isso representa mais do que a meta projetada para 2024 (5,7) e acima de meta prevista para o ano passado (5,3).

O indicador resulta de pesquisa realizada pela Capital dentro das atividades propostas pelo grupo Benchmarking QualiÔnibus, programa que visa atrair e manter clientes no sistema, a partir da opinião de usuários.

A nota 5,9 é a representação da distribuição das 1370 respostas em que 58% declararam estar satisfeitos e 2,2% muito satisfeitos. “Desde que lançamos o programa Mais Transporte estamos ampliando a oferta com o foco em qualificar o serviço para o usuário. Essa pesquisa é o reflexo disso. Sabemos que há muito a fazer, mas com a análise diária das nossas equipes e dialogo frequente com as comunidades vamos seguir melhorando o transporte coletivo de Porto Alegre”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A pesquisa foi realizada em novembro do ano passado com os usuários do transporte coletivo. “Analisar a experiência do usuário com pesquisas de satisfação é muito importante para avaliar a qualidade do serviço e nortear ações futuras para qualificar o sistema de transporte”, explica o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

O indicador com maior satisfação foi 'atendimento ao cliente', com nota 7,3 (67% satisfeitos e 16% muito satisfeitos). Em relação às mudanças na pandemia, 91,6% dos clientes atuais já utilizavam o ônibus em 2019. Desses, 83,7% continuam usando o transporte coletivo na mesma frequência. Entre os clientes que reduziram o uso após a pandemia, mais da metade (56,1%) reduziu seus deslocamentos. Quanto à segurança no sistema de transporte coletivo em relação à Covid-19, 73,8% dos clientes já se sentem seguros.
Qualiônibus - O Programa QualiÔnibus tem por objetivo qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil, com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation, o Programa visa a atrair e manter clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte nas cidades.

O QualiÔnibus é formado por cinco ferramentas (Pesquisa de Satisfação, Indicadores de Qualidade, Grupo de Benchmarking, Dia Um de Operação e Segurança em Primeiro Lugar) que possibilitam aos provedores do transporte coletivo criar um ciclo virtuoso de benefícios. Ao avaliar e melhorar o desempenho do transporte coletivo, a cidade poderá oferecer um serviço de maior qualidade para a população.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Dezesseis jovens são detidos por agentes do BRT Seguro por cometerem vandalismo no BRT

Agentes do BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), detiveram 16 jovens por prática de vandalismo dentro de um BRT da nova frota, na noite de sábado (7/1). Eles embarcaram na estação do BRT Marechal Fontenelle, no corredor Transolímpica, e cometeram várias ações de vandalismo dentro do ônibus, arrancando até os martelinhos de emergência para as janelas. Os agentes do BRT Seguro foram avisados pelo Centro de Controle Operacional da Mobi-Rio, após informação do motorista articulado, detendo rapidamente o grupo, que desembarcou na estação do BRT Via Parque. Os jovens foram encaminhados para 16ª delegacia e cinco martelinhos, recuperados.

Também na noite de sábado, no Terminal Alvorada, um funcionário da Mobi-Rio flagrou dentro de um articulado novo que fazia a linha 53 (Alvorada x Sulacap expresso) a destruição da caixa do martelinho de segurança e sua retirada. Ele deteve o autor do vandalismo e chamou um agente do BRT Seguro. Foi feito registro de ocorrência na 16ª DP, onde o autor, um menor, ficou apreendido.
Essas ações acabam atrapalhando com a rotina operacional do transporte e na vida da população que usa o BRT. A Mobi-Rio tem um gasto mensal de R$ 450 mil com vandalismo na frota, e a Seop reforça a importância das pessoas ajudarem denunciando ações como essa durante as viagens.

Ações do BRT Seguro em 2022

Os agentes do BRT Seguro conduziram 1.479 pessoas à delegacia, por furto ou vandalismo, nas estações e terminais. O programa é responsável por reforçar o patrulhamento nas estações deste meio de transporte com a presença de guardas municipais e policiais militares.

Informações: Prefeitura do Rio
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Em Londrina, 14 novos ônibus começam a rodar na cidade

A Londrisul e a prefeitura de Londrina apresentaram, na manhã desta segunda-feira (9), os novos veículos que já começaram a operar no transporte público do município. A solenidade foi realizada na sede da Viação Garcia.

Dos 14 novos ônibus da Londrisul, que passam a rodar aqui na cidade, sete contam com ar-condicionado. Os carros que possuem o equipamento vão compor as linhas que atendem ao bairro União da Vitória (210) e ao Anel Central (228).

Já os outros ônibus serão distribuídos para as linhas dos bairros Califórnia (201), Roseira e Vale Azul (202/222), Cafezal (205), Vivendas do Arvoredo (217), Higienópolis (208) e Gleba Palhano (229).

Entre os critérios utilizados para direcionar estes carros para as linhas em questão estão a demanda de passageiros e o tempo em que estas pessoas permanecem no veículo, com explica Estefano Boiko Jr, vice-presidente do grupo Viação Garcia/Brasil Sul.

Ele aponta ainda que os novos ônibus têm outros diferenciais. Além do equipamento de ar-condicionado ecológico, as unidades são equipadas com elevadores mais modernos, para acesso de pessoas com deficiência aos veículos, e também contam com vidros colados.
O contrato firmado entre a prefeitura de Londrina e as empresas que realizam o serviço do transporte coletivo, aqui na cidade, prevê que os ônibus que atingem 10 anos de uso precisam ser substituídos.

Segundo Marcelo Cortez, presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), ao todo, no município, 110 veículos precisariam ser trocados. Ele explica que, com a compra destas novas 14 unidades, toda a frota da Londrisul está renovada.

De acordo com presidente do órgão, 96 ônibus da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) também devem ser substituídos. Ele diz que a empresa já está em contato com as montadoras com objetivo de renovar a frota.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com a assessoria de imprensa da TCGL. Nós perguntamos se haveria uma previsão de quando estes ônibus seriam substituídos. Em resposta, o núcleo de comunicação da companhia disse que a empresa não vai se pronunciar.

Informações: CBN Londrina
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