Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Salvador terá 200 km de ciclovias ainda este ano

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Salvador tem, atualmente, pouco mais de 80 quilômetros de ciclovias. No entanto, para quem usa as bicicletas para ir ao trabalho ou realizar as atividades do dia-a-dia, uma boa notícia. Estudos de viabilidade estão sendo realizado pelo Movimento Salvador Vai de Bike, da Prefeitura de Salvador, e em breve outros pontos da cidade como os bairros do Alto do Cabrito, Brotas e Cajazeiras devem receber cerca de 100 quilômetros de ciclofaixas.

Com isso, a capital baiana passará a ter  200 quilômetros de vias para as bikes ainda este ano. O objetivo, até o final de 2016, é que a cidade tenha, ao todo, 350 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. Segundo Liana Oliva, subcoordenadora do Movimento Salvador Vai de Bike, toda a cidade será contemplada com o projeto. “Estamos considerando a cidade inteira, não apenas a orla ou qualquer outro ponto especificamente”, disse. 

Mesmo assim, segundo ela, regiões mais populares da cidade como o Subúrbio Ferroviário, por exemplo, terão mais atenção do que os bairros mais nobres. “Se você for observar o Bairro da Paz, você não verá um lugar no bairro em que não tenha uma bicicleta parada em frente a uma padaria ou estabelecimento, por exemplo, são muitas pessoas usando o veículo todos os dias”, observou Liana.

OTIMISMO
Para quem usa as bikes, a ampliação do número de ciclofaixas na cidade é bastante positiva. “Toda a organização que a Prefeitura venha a fazer para beneficiar o ciclismo e a mobilidade urbana na cidade será bem vinda. Isso vai beneficiar não só os ciclistas, como também a população de toda a cidade. É bom ver que os gestores estejam vendo esse movimento, esse crescimento do número de ciclistas, em prol da mobilidade urbana da cidade”, falou o coordenador do Movimento Pedal da Vida, Hélder Guido.

Mas, mesmo com todos os avanços, ele ainda considera baixo o número de vias para bicicletas em Salvador, se comparado com outras cidades no Brasil, e que muita coisa precisa melhorar. “Acho pouco. Eu ainda sonho com ciclovias permanentes que cortem toda a cidade, permitindo que cada ciclista possa se movimentar sem grandes riscos por toda a capital. Que ele possa sair do Imbuí até o Centro sem grandes problemas. As ciclofaixas são interessantes em um primeiro momento, mas importante mesmo são as ciclovias permanentes, o que vai contribuir para melhorar a mobilidade urbana”, contou.

Para o auxiliar de farmácia José Augusto da Paixão, que usa a bicicleta para se locomover entre os bairros da Santa Cruz e Matatu de Brotas, onde trabalha, o aumento no número de ciclofaixas é uma vitória. “É bom ver que a cidade está caminhando nesse sentido. É um alento para quem anda de bike. Apesar de pequenos, estes avanços são bastante significativos. Espero que cada vez mais pessoas tomem coragem e peguem suas bicicletas para sair de casa, seja para realizar quaisquer atividades ou mesmo ir ao trabalho”, comemorou. 

Informações: Tribuna da Bahia


READ MORE - Salvador terá 200 km de ciclovias ainda este ano

Novas composições da Trensurb entram em operação

Novas composições da Trensurb foram inseridas no sistema metroviário na manhã de hoje (24). Previsão é de que, até o fim do semestre, todos os 15 novos trens estejam definitivamente integrados à frota da empresa.

Na manhã desta terça-feira (24), quatro novos trens foram definitivamente inseridos no sistema metroviário. Os veículos de números 226, 227, 228 e 230 passam a integrar a frota disponibilizada pela Trensurb para operar plenamente conforme necessidade. As outras 11 novas composições encontram-se em fase de testes e a previsão é que todas elas tenham condições de funcionar de forma plena até o fim de junho.

Conforme cronograma de trabalho, em março, mais quatro trens devem integrar-se definitivamente à frota; em abril, mais dois; em maio, outros dois; em junho, os três últimos. Representantes do consórcio FrotaPoa acompanham, juntamente com uma equipe técnica da Trensurb, a inserção dos trens na operação, a necessidade de correção de falhas e de realização de ajustes.

Os novos trens

As 15 novas composições de quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, passagem entre os carros, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas.

Informações: Trensurb


READ MORE - Novas composições da Trensurb entram em operação

Linha 3 do Metrô Rio pode virar BRT

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, quer discutir com a sociedade a possibilidade de alterar o projeto do monotrilho da futura linha 3 do MetrôRio para BRT.

“Eu quero muito começar essa obra ainda esse ano, mas claro que eu tenho que vencer as burocracias. Tem audiência pública e todo um rito que tem que ser seguido. Mas eu quero muito tirar esta obra do papel, começar este ano. Pode ter certeza de uma coisa, a água na Baixada e a Linha 3, o que eu me comprometer eu vou tirar do papel”, afirmou.

A linha 3 é uma de suas promessa de campanha e o trajeto da linha prevê ligar as cidades de Niterói e São Gonçalo.
Nesta segunda-feira, 23, o secretário Carlos Roberto Osório afirmou que a obra, que ligaria a Praça Araribóia a Guaxindiba custaria R$ 3,5 bilhões e teria um prazo de execução longo. De acordo com o secretário, a situação financeira do estado e do país complicou a situação. Por isso, a opção pelo BRT, que segundo Osório, é mais barato e poderia ser estendido a outros municípios.

“Hoje o que está sendo proposto é o monotrilho, que tem uma capacidade de carregamento menor que o metrô convencional. A avaliação nossa é se o BRT seria uma melhor opção para fazer o mesmo trajeto, talvez ampliando a direção para Itaboraí de uma maneira mais barata e mais rápido, sem abrir mão da qualidade e do tempo de viagem do passageiro”, informou.

Informações: Portal Viatrolebus

READ MORE - Linha 3 do Metrô Rio pode virar BRT

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960