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EMTU aumenta opções de atendimento na região oeste de São Paulo em março com três novas linhas metropolitanas

segunda-feira, 10 de março de 2025

A partir da próxima segunda-feira (10/03), os passageiros da região da Granja Viana se beneficiarão com um itinerário mais rápido e 36 viagens diárias para acessar o Terminal Metropolitano Carapicuíba. Nesse dia começa a operar a linha linha 307BI1 Carapicuíba (Terminal Metropolitano) - Cotia (Vila Santo Antônio) via Cotia (Granja Viana), com itinerário passando pela Rua José Felix de Oliveira em ambos os sentidos. O valor da tarifa é de R$6,15.

Em 17/03, terá início a operação do serviço 244EX1 Osasco (Terminal Luiz Bortolosso) - Cotia (Rodovia Raposo Tavares km 21), que auxiliará no transporte dos passageiros que residem nos bairros do Jardim Cirino, Jardim Padroeira, Jardim Santo Antonio e Conjunto dos Metalúrgicos, em Osasco, com destino ao Km 21 da Rodovia Raposo Tavares, em Cotia. Inicialmente, a linha 244EX1 ofertará seis viagens em dias úteis, com o valor da tarifa de R$6,15.

Também em 17/03, começará a circular a linha 350EX1 Itapevi (Cohab) - Osasco (Vila Yara) via Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, que ligará Itapevi, Jandira, Carapicuíba e Osasco ao Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri. O serviço vai oferecer 20 viagens nos dias úteis, com tarifa de R$8,35. 

Os três novos atendimentos, operados pelo Consórcio Anhanguera, devem beneficiar cerca de 2.500 passageiros/dia útil. 

Informações: EMTU

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No Rio, Terminal Gentileza gera economia e menos tempo no transporte público

Qualidade de vida é o que todos querem, se for acompanhada de uma economia no bolso, melhor ainda. O Terminal Gentileza, inaugurado há pouco mais de um ano, está deixando os trabalhadores mais contentes e com tempo para fazer várias coisas como diz a cabeleireira Shirley Maria da Silva, de 51 anos, que levava duas horas para chegar da Pavuna até a Tijuca e agora com 55 minutos está leve e plena no seu destino.
Pedro Teixeira/Agência O Dia

"Eu levava quase duas horas para chegar ao trabalho. E na ida, pegava uma condução para Pavuna, depois o metrô, era aquele inferno. Agora, o trajeto ficou apenas em 55 minutos e ainda tem a história de economizar na passagem pois o metrô não zera . Agora consigo ter tempo até para fazer academia", comemora.

A cuidadora de idosos Lourdes Alves, de 57 anos, mora em Honório Gurgel e afirma que sua qualidade de vida melhorou muito com a criação do Terminal Gentileza. "Com certeza, melhorou muito. Eu pego o ônibus em Irajá, o 362, em Honório, desço em Irajá, pego o BRT, consigo pegar o Expresso ainda, desço aqui no Gentileza e pego o BRT. Só pago uma passagem . Além disso, diminuiu em duas horas a minha jornada porque a Avenida Brasil está toda parada e com o BRT não tem engarrafamento. Ele vai embora. A melhor coisa que inventaram foi o BRT e o VLT".

O aposentado José de Castro também acredita que o Gentileza melhorou a vida de muita gente. "Acho um bom investimento. Antes eu só usava o trem e, com o terminal, eu passei a pegar o BRT e passar por aqui porque economiza tempo. Mas o que eu questiono é o problema crônico do Rio de Janeiro que é o alimentador (condução antes de chegar ao terminal). Sou morador de Realengo e foi um sacrifício para eu pegar um ônibus. Mas o sistema é legal no Centro. Quando é na Zona Oeste complica mais. Fiquei quase uma hora esperando o ônibus. Tomara que com o tempo resolvam isso".

Gerente de uma loja de café e pão de queijo, Bianca Bezerra, de 24 anos, viu a sua vida mudar completamente depois que conseguiu esse emprego, em meados de junho do ano passado. Moradora em Bangu, ela pega o BRT e leva apenas 30 minutos para chegar ao Gentileza. Antes, Bianca trabalhava numa banca de sete da noite às sete da manhã.

"Nossa! Me ajudou muito. Conforme as lojas aqui vão abrindo, mais emprego para as pessoas. O Terminal Gentileza é muito bom mesmo. Foi essencial para muita gente. Falo de coração", diz ela, que é mãe de dois filhos e consegue tempo para cuidar deles e agora pensa em cursar uma faculdade.

O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase "Gentileza gera Gentileza”, que compõe a identidade visual do Terminal Gentileza. No local, outras frases com alusão à palavra gentileza.

Modernidade e praticidade

O Terminal Intermodal Gentileza – que conecta os serviços do BRT Transbrasil, ao da linha 1 e 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de 27 linhas de ônibus municipais – fez um ano de operação no dia 24 de fevereiro de 2025 e pelo depoimento de passageiros entrevistados pelo jornal O DIA está aprovado.

O integrador de transporte público da capital carioca alcançou a marca das 14 milhões de viagens realizadas, desde sua inauguração, com 152 mil feitas diariamente, e transformou a região próxima da rodoviária Novo Rio.

O Terminal Gentileza é acessível e tem dois andares: O térreo é dedicado à chegada de todos os modais. Na parte superior, estão bilheterias, banheiros, cerca de 80 lojas e a sala de espera para o serviço especial Terminal Gentileza/Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). São três passarelas (Rodoviária, Rua São Cristóvão e Avenida Brasil) e mais um acesso pela Avenida Francisco Bicalho.

Com a construcao do Terminal, o VLT foi expandido. A Linha 1, que parte do Aeroporto Santos Dumont, ganhou mais um trecho para chegar ao terminal, além disso foi criada a Linha 4, para fazer a conexão com a Praça XV, onde está localizado o terminal das barcas. O Gentileza tambem conecta onibus e o BRT Transbrasil.

A inauguração do Terminal Gentileza também proporcionou o funcionamento pleno da Transbrasil, corredor instalado na Avenida Brasil composto por 18 estações e dois terminais, conectando Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, na Região Portuária, próximo à Rodoviária do Rio.

O percurso total é de 26 quilômetros, e a estimativa é de que até 250 mil pessoas sejam transportadas diariamente, até 2030. A Transbrasil faz conexão com linhas de ônibus municipais, VLT (Terminal Gentileza), Transolímpica (Terminal Deodoro) e Transcarioca (Penha e Fundão).

Gentileza x Tom Jobim
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, opera das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de deslocamento da linha é de cerca de 25 minutos. O preço da tarifa é de R$15.

A Transbrasil também ganhou o maior corredor de arte urbana da América Latina. O Cores da Brasil reuniu a inspiração, a criatividade e técnicas diferenciadas de mais de 13 artistas. Artes sob forma de pintura colorem terminais, estações e passarelas do BRT Transbrasil até o terminal Gentileza. Além disso, 35 viadutos e mais de 300 pilares de sustentação também receberam artes urbanas. Foram utilizados mais de 30 mil litros de tinta e mais de 10 mil latas de spray.

Veja o serviço

BRT

>>> 60 - Deodoro x Terminal Gentileza – PARADOR
Todos os dias, 24 horas

>>> 61 - Deodoro x Terminal Gentileza - EXPRESSO
Segunda a sexta. Saindo do Terminal Gentileza - 05h30 às 09h | 16h às 19h30
Saindo de Deodoro - 05h às 09h | 16h às 19h

>>> 71 - Vigário Geral/Praça Dois x Terminal Gentileza - EXPRESSO
Segunda a sexta. Saindo do Terminal Gentileza - 05h30 às 09h | 16h às 19h30
Saindo de Vigário Geral - 05h às 09h | 16h às 19h

>>> 80 - Penha 2 x Terminal Gentileza – PARADOR
Todos os dias, 24 horas

>>> 90 - Terminal Fundão x Terminal Gentileza - PARADOR
Todos os dias, das 4h à 0h

>>> Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão Tom Jobim - DIRETO
Todos os dias, das 6h à 0h

VLT

>>> Linha 1 - Aeroporto Santos Dumont x Terminal Gentileza - das 5h às 23h.

>>> Linha 4 - Terminal Gentileza x Praça XV - das 5h às 23h

ÔNIBUS

Linhas municipais com parada ou ponto final no Terminal Gentileza:

>>> Partidas do Terminal Gentileza:
104 - São Conrado (via Catete)
108 - Ipanema (via Botafogo)
110 - Leblon (via Lagoa)
112 - Alto Gávea (via Estácio / Jardim Botânico)
SV112 - Alto Gávea (via Elevado / Jardim Botânico)
133 - Largo do Machado (via Rio Comprido)
161 - Ipanema (via Lagoa)
163 - Copacabana (via Humaitá)
165 - Cosme Velho (via Laranjeiras)
167 - Urca (via Praia do Flamengo)
SP265 - Marechal Hermes (via Cascadura)
301 - Terminal Alvorada (via Avenida das Américas)
302 - Terminal Alvorada (via Praia da Barra da Tijuca)
353 - Gardênia Azul (via Praça Seca)
606 - Engenho de Dentro (via Méier)
SV606 - Engenho de Dentro (via Méier / Lins de Vasconcelos)

>>> Serviços noturnos partindo do Terminal Gentileza

SN104 - São Conrado (via Catete)
SN133 - Largo do Machado (via Rio Comprido)
SN302 - Terminal Alvorada (via Praia da Barra da Tijuca)
SN309 - Terminal Alvorada (via Jardim Botânico)
SN353 - Gardênia Azul (Noturno)(via Praça Seca)

>>> Linha com passagem dentro do Terminal Gentileza
265 - Marechal Hermes x Castelo (via Cascadura)

>>> Serviços noturnos com passagem dentro do Terminal Gentileza

SN209 - Caju x Candelária (via São Cristóvão)
SN265 - Marechal Hermes x Castelo (via Cascadura)
SN298 - Acari x Castelo (via Cavalcanti)
SN474 - Méier x Copacabana (via Jacaré / Lapa)
SN624 - Mariópolis x Praça da República

Informações: O Dia

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BRT Sorocaba lança “Parada Amiga” para acolhimento às passageiras

No mês de celebração às mulheres, a Concessionária BRT Sorocaba lança a “Parada Amiga”, um ponto dedicado ao acompanhamento de passageiras após às 19h. Essa é uma ferramenta de assistência que visa trazer mais tranquilidade ao público feminino enquanto aguarda a chegada do ônibus.

Baseada em inteligência artificial (IA) e desenvolvida pela equipe de tecnologia da BRT, a “Parada Amiga” utiliza câmeras de monitoramento para observar os pontos de ônibus do circuito BRT, identificando automaticamente situações de vulnerabilidade. O funcionamento da solução fica disponível todos os dias das 19h às 00h30.

Se uma passageira estiver sozinha no ponto, o sistema “Parada Amiga” é ativado projetando a imagem de um operador na tela da parada e estabelecendo uma comunicação visual e sonora.  Por meio de uma rede de fibra óptica de alta performance, o operador consegue realizar um acompanhamento em tempo real, oferecendo apoio e tranquilidade até o momento do embarque.

No total serão 25 pontos monitorados, sendo 5 deles com o atendimento remoto da “Parada Amiga” e o restante com o monitoramento da inteligência artificial. A primeira parada está localizada na Avenida Dr. Armando Pannunzio, 26, próximo à Praça Oxford, e até o final do mês as demais paradas serão ativadas.

De acordo com Ramon Alcaraz, projetista do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), a presença virtual da operadora proporciona às passageiras um período de espera mais tranquilo e também ajuda a inibir possíveis riscos.

“Nosso desejo é que as mulheres utilizem o ônibus sabendo que dedicamos a elas uma atenção especial de cuidado e solidariedade, reforçando assim o nosso apoio para uma mobilidade urbana mais zelosa. As câmeras instaladas nas paradas realizam a vigilância em tempo real, enviando dados para o Centro de Controle Operacional (CCO), e isso contribui muito para que elas se sintam mais acolhidas enquanto estão no ponto. Com a tecnologia adotada, em situações de vulnerabilidade, podemos auxiliar com ações imediatas. Nossa atenção com elas é diária e, neste mês das mulheres, reforçamos o nosso compromisso”, destaca.

Alcaraz explica ainda que todas as 25 paradas são monitoradas pela IA das 19h até as 5h. Com isso, mesmo que não tenha ninguém, o local estará sendo visto pelo CCO.  “Estaremos vendo todas as movimentações e como temos um sistema inteligente conseguimos cruzar dados rapidamente. Então, teremos uma operação amplamente monitorada”, finaliza.

Informações: BRT Sorocaba

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Em João Pessoa, Faixas de ônibus voltam a ser exclusivas para os coletivos

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, anunciou, na manhã desta segunda-feira (10) o retorno das faixas exclusivas para ônibus, na capital paraibana Ele acrescentou que a prefeitura está avaliando uma possível liberação aos sábados e domingos.

A determinação, segundo Leo Bezerra, se baseia em um estudo sobre controle de tráfego apresentado pelo órgão responsável pelo trânsito na Capital.

"Hoje, nós estamos voltando à faixa exclusiva de ônibus. Estudando ainda nos sábados e domingos a liberação dessa faixa para os transportes normais. Então, a partir de dessa segunda-feira voltamos aí a faixa exclusiva de ônibus para o transporte público da nossa cidade", afirmou.

As faixas de ônibus estavam liberadas para todos os veículos desde a greve dos motoristas de ônibus de João Pessoa, em janeiro de 2025.

Leo Bezerra também afirmou que a prefeitura deve se reunir nesta segunda-feira (10) com as empresas de transporte coletivo de João Pessoa. O vice-prefeito se comprometeu a " cobrar das empresas de ônibus a partir dessa segunda-feira nos horários de pico" toda a frota disponível para a população.

Informações: g1 PB

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No Recife, Linha 168*Tancredo Neves com mais atendimento a Prefeitura do Recife


Visando melhorar o atendimento aos usuários, o Grande Recife Consórcio de Transportes aumentou a oferta de viagens com atendimento a Prefeitura do Recife com a linha 168*TI Tancredo Neves/Conde da Boa Vista/Via Prefeitura, os horários de saída do terminal são estratégicos e buscam atender principalmente os usuários que trabalham no Recife Antigo e até mesmo a nova sede do VEM com atendimento ao público.

05h00, 05h44, 06h12, 07h27, 08h25, 09h35, 10h35 e 11h45.

Blog Meu Transporte

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Tarifa Zero vai atender quem mais precisa e fortalecer o mercado de trabalho em Curitiba

O programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado nesta sexta-feira (21/2) pelo prefeito Eduardo Pimentel e que entrou hoje em vigor, vai atender quem mais precisa. Voltado principalmente a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, o programa garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.  

A missão, segundo o prefeito, é encontrar emprego para a população e fortalecer o mercado de trabalho. Curitiba tem hoje uma taxa de desemprego de 4,3% segundo o IBGE, uma das menores do País – considerada pleno emprego pelos economistas - mas a meta é diminuir ainda mais esse número.

O trabalhador terá direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês. Com o recurso, ele poderá se deslocar para a entrevista ou processo seletivo sem se preocupar com o gasto com o transporte.

5,4 mil atendimentos

O programa está previsto no decreto 790/25, assinado pelo prefeito pela manhã na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Rua da Cidadania Pinheirinho. Este é um dos Sines mais movimentados da cidade, com mais de 5,4 mil atendimentos no ano passado.

“O primeiro passo para a dignidade de uma pessoa é o emprego, é o que faz sustentar sua família, colaborar na renda da casa, criar independência, casar, ter filho, voltar para o mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito.

Eduardo estava acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. Segundo Martins, o mercado de trabalho está aquecido. Somente nas dez unidades do Sine em Curitiba há 1,8 mil vagas abertas de diversos setores. 

“Às vezes o trabalhador está em uma situação de vulnerabilidade tão grande, que chegou naquele momento, no grande dia de conseguir o emprego, e ele não tem como pagar a passagem de ônibus e perde a oportunidade. Nós não podemos permitir que isso aconteça. As vagas existem e agora vamos fornecer a ajuda para o trabalhador chegar até elas”, disse Paulo Martins.

Parceria
O presidente da Urbs ressaltou que o programa é fruto de um trabalho conjunto que deu certo. “É um programa construído com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Urbs, os técnicos dos dois órgãos conversaram para viabilizá-lo", disse Ogeny. "É um programa inteligente, que utiliza o recurso extraorçamentário,  proveniente da mídia dos ônibus, da TV dos ônibus e dos terminais. Ele se autossustenta ao longo do tempo e o nosso objetivo é zerar o desemprego em Curitiba”, disse. O valor estimado para custear o programa deve ficar entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão por ano.

Transporte público em destaque
O prefeito destacou que esta é a terceira ação envolvendo o transporte coletivo em menos de 60 dias de governo. “A minha primeira ação como prefeito foi assinar o decreto que diminuiu o valor da passagem aos domingos e feriados em 50%, para R$ 3, para as famílias visitarem os amigos, irem aos parques, à missa, ao culto. Na segunda ação, entregamos 60 ônibus novos, para dar mais qualidade ao transporte coletivo. E hoje veio a terceira ação, a tarifa zero para quem busca emprego”, disse.  

Os valores equivalentes a duas passagens serão carregados no cartão-transporte Urbs, na categoria usuário, nas próprias agências do Sine nas Ruas da Cidadania e também no Sine Móvel, serviço itinerante que vai passar por pontos estratégicos da cidade e estará em mutirões de empregos para atender a população. As unidades Sine da Prefeitura ficam nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

As unidades do Sine localizadas nos terminais de transporte contam com a possibilidade de integração. O passageiro paga uma passagem, desce no no terminal, faz o seu cadastro no Sine e volta para o terminal sem a necessidade de pagar uma nova passagem.

Informações: URBS

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EMTU visita testes da primeira planta de hidrogênio renovável a partir do etanol

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolve testes da primeira estação experimental do mundo dedicada à produção de hidrogênio renovável a partir do etanol. O projeto, conduzido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade, representa um marco na busca por soluções energéticas limpas e na transição para uma economia de baixo carbono. 

Com um investimento de R$ 50 milhões, a estação está localizada na Cidade Universitária, em São Paulo, e é parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que conta com a colaboração de grandes empresas e instituições, como Shell Brasil, Raízen, Hytron (agora parte do Grupo Neuman & Esser), SENAI CETIQT e a própria USP por meio do RCGI, além da Toyota, Hyundai, Marcopolo e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). 
 
A tecnologia desenvolvida visa demonstrar a viabilidade do etanol como vetor para a produção de hidrogênio sustentável, aproveitando a infraestrutura já existente no país. 

Capacidade e aplicações 

A planta-piloto tem capacidade para produzir 100 quilos de hidrogênio por dia, volume que será utilizado para abastecer três ônibus cedidos pela EMTU e dois veículos leves, entre outros. O hidrogênio gerado será testado em coletivos de transporte público da USP e nos veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, ambos movidos a hidrogênio. Nesta fase, serão avaliados a taxa de conversão de etanol em hidrogênio e os índices de consumo e rendimento do combustível nos veículos. 

“Estamos promovendo uma revolução na matriz energética ao demonstrar que é possível produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol, com grande eficiência logística”, explica Julio Meneghini, diretor científico do RCGI. “O Brasil tem condições únicas para esse desenvolvimento, considerando nossa infraestrutura já consolidada para o etanol. Isso abre possibilidades para a descarbonização da indústria em setores com alto nível de emissões, como a siderúrgica e a cimenteira, além dos setores químico e petroquímico, na produção de fertilizantes e no transporte de carga e passageiros em larga escala.” 

A produção de hidrogênio dessa planta-piloto ocorre por meio da reforma a vapor do etanol, um processo químico no qual o etanol reage com água sob altas temperaturas, resultando na liberação de hidrogênio. Esse método se destaca por sua eficiência e pela possibilidade de reduzir emissões de carbono, uma vez que o CO2 liberado no processo é biogênico, ou seja, pode ser compensado no ciclo do cultivo da cana-de-açúcar. 

Impacto na indústria e na mobilidade – A implantação da estação experimental abre caminho para o avanço da mobilidade sustentável. Fabricantes de aviões e montadoras de caminhões e ônibus podem se beneficiar diretamente da iniciativa, uma vez que terão acesso a uma fonte importante e sustentável de hidrogênio para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em células a combustível. 

“O fomento dessa tecnologia pode trazer benefícios enormes para a indústria brasileira. A disponibilidade de hidrogênio em grande escala é fundamental para permitir avanços em diversas frentes, desde a mobilidade até a produção de fertilizantes sustentáveis”, destaca Meneghini. 

Perspectivas 

A partir dos resultados deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, espera-se obter dados que possam orientar estudos futuros sobre sua aplicação em maior escala. “Nosso objetivo é demonstrar o potencial dessa solução e gerar conhecimento técnico-científico sobre sua viabilidade, aproveitando a infraestrutura do etanol para viabilizar a produção e distribuição do hidrogênio renovável”, explica Meneghini. 
 
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, também celebrou o desenvolvimento de testes e ressaltou a relevância do projeto: “O papel das universidades é desenvolver tecnologias que ainda não existem para permitir que o Brasil faça uma transição energética e, com isso, possa se posicionar como um país de primeiro mundo. Se conseguirmos oferecer uma energia mais barata e com menor pegada de carbono, certamente seremos lideranças mundiais. Para isso, é fundamental que a universidade gere conhecimento e que as empresas acreditem e invistam na industrialização dessas ideias. Grandes avanços tecnológicos começaram dessa forma: com pesquisa acadêmica transformada em inovação para a sociedade.” 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a importância da iniciativa para a economia do estado e seu potencial de expansão em sua visita à planta, no dia 19 de fevereiro: “Estamos entrando na fase de emergência climática e precisamos ter velocidade em apresentar respostas. A ciência brasileira sempre nos brinda com soluções: quando o mundo atravessou as crises do petróleo, ela desenvolveu o álcool, o etanol e os motores a álcool. Hoje temos grandes potenciais de desenvolvimento para o futuro: a transição energética e a economia do conhecimento. A USP está na vanguarda em todos eles. Aproveitamos essas oportunidades que vão diferenciar o estado de São Paulo e ajudar o Brasil”, disse. 

O avanço da planta experimental da USP marca um passo significativo para a produção de hidrogênio sustentável no Brasil. Julio Meneghini prevê que “a tecnologia contribuirá para consolidar o país como um dos líderes mundiais na produção de energia limpa, reduzindo dependência de combustíveis fósseis e impulsionando diversos setores econômicos de maneira sustentável”. 

Informações: EMTU

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Estação de trem em SP terá sistema com trilho extra para diminuir lotaçãO

A estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante, na zona oeste de São Paulo, receberá um trilho extra para diminuir a lotação das plataformas, em especial no horário de pico. O ramal é administrado pela ViaMobilidade.

O sistema, chamado de “novo Y da Barra Funda”, entrará em funcionamento entre o fim de março e o início de abril. A via auxiliar ficará localizada na parte final da estação Palmeiras-Barra Funda, entre os trilhos dos sentidos Júlio Prestes e Itapevi.

Com isso, um trem vazio poderá ficar sobre o trilho extra e entrar em operação durante superlotação. A concessionária, que costuma ser alvo de críticas por uma série de falhas no sistema, estima que o intervalo entre trens pode ser reduzido de um a dois minutos. Atualmente, o intervalo é de até seis minutos. 

Além disso, o novo sistema pode servir para os trens conseguirem fazer um “retorno” e iniciar a viagem a partir da Barra-Funda, sem precisar ir até a última estação. Atualmente, a linha se conecta somente na estação Júlio Prestes e em Itapevi.

A operação será semelhante ao que já ocorre entre Pinheiros e Varginha, da Linha 9-Esmeralda, também gerida pela ViaMobilidade.

Informações: Uol

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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