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Em Belém, Primeira linha de ônibus elétricos passa a circular no BRT

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Os ônibus elétricos já estão operando no sistema do BRT, em Belém. Os veículos que têm ar-condicionado e wi-fi, opera de forma expressa por rodoviários que foram treinados para conduzir os novos ônibus que se conectam apenas nos terminais do BRT do Mangueirão e São Brás.

Os motoristas iniciaram o treinamento na terça-feira, 3,  para saberem regenerar a energia, tanto na parte de declive, como no freio. Os ônibus elétricos são até 60% mais econômicos na manutenção que os veículos movidos a diesel. O que dá uma maior durabilidade.

Cinco pontos de recarga estão sendo instalados, cada um contendo dois bicos, no caso duas mangueiras ou conectores, no Terminal Mangueirão. Isso permitirá que dois ônibus sejam recarregados ao mesmo tempo, em cada ponto. Com autonomia de 270 quilômetros com o ar-condicionado ligado, capacidade para até 76 passageiros e carregamento total da eletricidade em menos de 3 horas. 

O atraso no início da operação dos ônibus se deu em função da medida cautelar do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), que suspendeu a compra dos veículos. No entanto, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), comprovou a legalidade de todo o processo de compra e circulação dos ônibus.

O modelo é 100% elétrico e caracteriza por ser zero emissão de poluentes e ruídos. São construídos em monobloco, ao invés de chassi e carroceria, como nos ônibus tradicionais, tornando os veículos mais leves, seguros, econômicos e causando menor impacto no pavimento asfáltico. A cabine do motorista possui direção moderna com controladores, monitor para as câmeras internas e externas e retrovisores digitais internos.

Os veículos são equipados com carregadores de celular disponíveis aos passageiros e vidros com tratamento UV, influenciando na temperatura interna. O piso baixo, sem degrau, permite a acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção, idosos, crianças e pessoas com deficiências no embarque e desembarque.

Informações: Agência Belém

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Segundo trecho do VLT de Santos inicia testes para validação operacional

A partir da próxima segunda-feira, 9 de setembro, a EMTU e a Álya Construtora darão início à etapa de validação operacional da segunda fase do VLT no trecho entre Conselheiro Nébias e Valongo, no centro de Santos, realizando procedimentos necessários para que o modal esteja apto e adequado a operar com segurança. Ao longo dos 8km de extensão, o projeto receberá, até 15/09, atividades de preparação e homologação de redes aéreas e de via permanente, por onde o modal passará.

Já as demonstrações para passagem e circulação dos veículos do VLT têm previsão de início em 16 de setembro, das 10h às 15h, sem passageiros. Serão instaladas nas vias sinalizações indicativas do tráfego de VLTs.

Durante os testes, será proibido o estacionamento na via permanente, com restrição de carga e descarga, e haverá fechamento dos cruzamentos viários nos momentos de passagem das composições. Em conjunto com a Prefeitura de Santos e CET, agentes de tráfego ficarão em pontos estratégicos para sinalizar a circulação dos VLTs.

Nesta primeira etapa de validação da rede aérea serão realizadas atividades como lançamento e regulagem de fio de contato, teste de geometria, ajustes e testes de isolamento do sistema para garantir que esteja seguro para ser eletrificado. Já na homologação da Via Permanente, as equipes técnicas vão executar passagem de gabarito dinâmico, que simulam as dimensões do VLT, fazer o carregamento dos trens com materiais que reproduzam o peso dos passageiros, organizar pontos de inspeção próximos aos trilhos para verificar o impacto da operação e executar os experimentos de passagem dos trens pelas vias, monitorando a medição de ruídos e vibração.

Após esses procedimentos iniciais de preparação, o projeto deverá receber a Licença de Operação provisória pela Cetesb para que sejam iniciados os testes definitivos previstos para este semestre. A operação tem previsão de início no primeiro semestre de 2025.

Diálogos com a população

A CET-Santos, EMTU e a Álya Construtora realizam contatos diários com a comunidade dos trechos em obras para explicar as atividades, divulgar avisos, esclarecer dúvidas e ouvir demandas da população.

No dia 29 e 30 de agosto, a CET promoveu dois encontros com comerciantes e moradores da região das ruas João Pessoa, Amador Bueno e Campos Melo. A construtora realizou apresentações técnicas e detalhou o passo a passo desta nova fase de ensaios, enfatizando ao público principalmente a importância de respeitar a sinalização e não estacionar nas vias, permitindo assim que os trabalhos sigam com a fluidez necessária.

Também serão distribuídos milhares de folhetos porta a porta nos imóveis do entorno das regiões impactadas, para que a comunidade tenha conhecimentos das atividades realizadas. O diálogo com a população é fundamental para que o projeto evolua e esteja de acordo com as demandas dos moradores/comerciantes.

As interdições e atividades nas vias são estudadas diariamente com a Prefeitura de Santos, determinadas e monitoradas pela CET e informadas à população de diversas formas, como presencial com panfletos, por whatsapp, no site vltsantos.com.br, no diário oficial do município e pela imprensa.

Fase final das obras

As obras do VLT estão avançando em sua fase final com trabalhos de pavimentação, ajustes da rede aérea, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares. Parte das estações já recebeu identidade visual, mapas indicativos da linha e arredores, placas de sinalização interna e itens de mobiliário, como bancos para os passageiros.

Na última sexta-feira (30) até domingo (1/09) foram realizadas atividades de pavimentação, com interdição do cruzamento da Av. Conselheiro Nébias e Av. Cons. Rodrigues Alves.

Estão sendo realizadas regulagem de estruturas de rede aérea e lançamento de cabos de 30/08 a 4/09 nos trechos da Rua Campos Melo, entre a Rua Dona Luiza Macuco e a Av. Campos Sales, e na Rua Dr. Cochrane entre a Av. Campos Sales e a Rua João Pessoa; e de 01/09 a 8/09 na região da Rua Amador Bueno, entre a Rua Frei Gaspar e a Rua da Constituição. Condições climáticas poderão ocasionar alteração do prazo das atividades.

Desde a última quarta-feira (28), o cruzamento da Rua da Constituição com a Av. São Francisco foi interditado, até 14/09, para drenagem e execução de via permanente. A Rua da Constituição está com a mão invertida no trecho da Rua Amador Bueno até a Rua Xavier da Silveira, conforme o mapa nos comunicados disponível no site www.vltsantos.com.br.

Atividades de drenagem e instalação de trilhos estão sendo executados na rua João Pessoa com avenida Conselheiro Nébias e na rua da Constituição com avenida São Francisco, com liberação prevista em 14/09.

Com as intervenções, estão sendo desviadas nos locais as linhas intermunicipais 915, 931, 932, 932DV1, 933, 933BI1, 933DV1, 934, 934EX1, 939, 939DV1, 947, 948, 952, 954, 956, 957 e 968.

O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalizações e melhorias de infraestrutura, será um importante meio de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.

Os VLTs que irão operar a partir de 2025 proporcionarão um transporte confortável, seguro, elétrico, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5km de trajeto.

Informações: EMTU

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No DF, Mais de 100 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro

A partir do dia 12 de setembro, mais 111 linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do DF passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico. São 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus, e duas linhas da TCB. Com a medida, serão 262 linhas que deixam de receber dinheiro em espécie.

Os usuários dessas linhas (veja lista abaixo) poderão acessar os ônibus com uso dos cartões de transporte: Cartão Mobilidade e Vale-Transporte, além dos de gratuidades e cartões bancários de débito e crédito que tenham a função EMV (aproximação) ativa.

Os passageiros que não possuem cartão ou preferem pagar as passagens em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso que é comercializado nos terminais rodoviários, estações do BRT, nos pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em diversos pontos de parada de maior movimento. Diferentemente dos cartões Mobilidade e VT, o bilhete avulso não dá direito à integração, que permite ao passageiro fazer até três acessos com o pagamento de uma tarifa, no período de três horas.

“Estamos inserindo no sistema, as linhas onde houve bastante adesão dos usuários ao pagamento eletrônico, e que também passaram a apresentar baixo índice de uso de dinheiro em espécie para pagamento das passagens”, explicou o secretário da Semob, Zeno Gonçalves. Segundo ele, agora são cerca de 28% das linhas que aceitam somente pagamento por meio de cartão ou bilhete avulso. Atualmente, um total de 933 linhas de ônibus atendem à população do DF.

O sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico no DF está sendo implantado de forma gradual. Em 1º de julho foram inseridas as primeiras 52 linhas e em 15 de agosto, outras 99 linhas integraram o sistema. No período de dois meses, julho e agosto, o pagamento por meio eletrônico atingiu 6,6% em todas as linhas do transporte público coletivo do DF. A adesão ao Cartão Mobilidade também cresceu, cerca de 8,2% em dois meses, chegando a 585 mil unidades em 31 de agosto.

Confira as novas linhas do sistema que também aceitarão pagamento somente por meio eletrônico

TCB
108.3 Rodoviária do Plano Piloto/STJ – TST (Pier 21)/CJF
0.108 Rodoviária do Plano Piloto/Três Poderes

Piracicabana
114.1 Rodoviária Plano Piloto/L2 Sul (Vila Telebrasília)/W3 Sul
0.513 Sobradinho I (Qd 18)/W3 Norte – Sul/Terminal Asa Sul
0.107 Rodoviária Plano Piloto/W3 – L2 Sul (Esplanada)
0.525 Nova Colina de Sobradinho/Eixo Norte – Sul/Terminal Asa Sul
602.2 Planaltina (Buritis IV e III/Jardim Roriz/Eixo Norte/Rod. Plano Piloto
600.3 Arapoanga (Estâncias I – V)/Eixo Norte – Sul (Terminal Asa Sul)
640.1 Planaltina (BR-020) / Eixo Norte – Sul/Terminal Asa Sul
0.166 Cruzeiro/L2 Sul (Rodoviária do Plano Piloto)
519.1 Sobradinho II (Mansões)/Vila Rabelo/W3 Norte – Sul/Terminal Asa Sul
0.605 Planaltina/L2 Norte – Sul (UnB)/Terminal Asa Sul
616.7 Arapoanga/Vale do Amanhecer/Rajadinha II e III/Rod. do Plano Piloto
0.642 Estâncias/W3 Norte – Sul/Terminal Asa Sul
503.3 Sobradinho I – II/SAAN/SIA/SGCV/TAS
501.5 Sobradinho II/Buritizinho/Condomínio Versalles/Eixo Norte – Sul/TAS
616.6 Arapoangas – Estâncias (I – V)/L2 Norte – Sul (Esplanada)
0.512 Sobradinho I/W3 Norte – Sul/Terminal Asa Sul
604.1 Planaltina (DF – 128)/SAAN/SIA/SGCV/TAS
128.4 Terminal Asa Sul/W3 Sul/L2 Norte/Granja do Torto
501.1 Sobradinho/Esplanada (Eixo Norte)
152.3 Cruzeiro/Esplanada/Rodoviária do Plano Piloto
600.6 Planaltina/Palácio do Buriti – SIG
0.648 Vale do Amanhecer – Estâncias / Sudoeste (SIG)
616.4 Arapoangas/Buritis IV/Jardim Roriz/Eixo Norte – Sul/Terminal Asa Sul
0.035 Rod. P. Piloto/Sudoeste/Octogonal/F. Importados/SIA (trecho 2 e 17) St. Cargas
108.7 Rod. P. Piloto (W3 Sul – TAS)/TJDFT (Fórum)/Col. Militar Tiradentes/Rod. Interestadual de Brasília
116.3 Rodoviária do Plano Piloto/Esplanada/W3 Norte/L2 Norte
517.2 Sobradinho II (Buritis – DF-150)/W3 Norte – Sul/Terminal Asa Sul
509.1 Condomínio Uberaba/Nova Colina/Sobradinho I (Quadra 18)/Eixo Norte – Sul/TAS
642.3 Estância (Condomínio Total Ville)/W3 Norte e Sul

Pioneira
3315 Term Integração Sta Maria/Total Ville/Av. Sta Maria/Cond. Porto Rico/Av. Alagados (QR 100)
3314 Term Integração Sta Maria/Av. Alagados (QR 100)/Cond. Porto Rico/Av. Santa Maria/Total Ville
073.1 T.A.S / Candangolândia/Lago Sul – QI 15 (Aeroporto – VI COMAR)
073.2 Estação Park Way/Aeroporto/ I 15
147.7 São Sebastião (João Candido – Itaipú-B. Green)/Rod. P. Piloto (Ponte Honestino Guimarães)
773.1 Itapoã (Rua do Baixinho – La Font – DF 250)/Paranoá/Eixo Sul (Via Ponte JK)
180.7 Altiplano Leste (DF – 001) / Rodoviária do Plano Piloto
147.9 São Sebastião/L2 Norte (Esplanada – UnB)
0.182 São Sebastião (Resid. do Bosque)/SAAN (Zoológico – Parkshopping – SIA – Carrefour Norte)
0.275 Santa Maria (Quadra 400)/Setor M Norte (Samdu / Avenida Comercial Sul)
0.760 Paranoá/L2 Norte (UnB)/Rodoviária do Plano Piloto
3301 Terminal 124/Condomínio Porto Rico/Av.Santa Maria (300/400)
170.2 Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)/ Barreiros
3211 Gama Oeste – Leste/U. I. F. Gama
255.2 Santa Maria (Av.Alagados)/Águas Claras (via Areal)
0.771 Itapoã (Cond. La Font – DF 250)/Paranoá/Rod.P. Piloto (Ponte JK)
183.0 Terminal São Sebastião/Crixas

Urbi
0.881 Riacho Fundo II (QS 18) – CAUB II/Rodoviária do Plano Piloto (SIG-Pistão Sul)
0.882 Riacho Fundo II (QS 18)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-SIG)
823.1 Recanto das Emas (Qd 800)-Riacho Fundo II/Guará (ParkShopping)
0.823 Recanto das Emas/Guará (ParkShopping)
870.1 Riacho Fundo II (QS 18 – CAUB II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
0.811 Riacho Fundo II (QS 18)/CAUB II (EPIA-SPS)/W3 Sul – Norte (EPNB)
825.1 Água Quente/Rodoviária do Plano Piloto (BR-060 e EPNB)
0.878 Recanto das Emas (Quadra 600/800) – SIA – SAAN
396.2 Samambaia Sul (1 Av.)/W3 Sul – Norte (EPNB – Parkshopping-SPS)
844.3 Samambaia Norte (2 Avenida)/SIA/SAAN (EPNB-Guará)
805.7 Recanto das Emas (Riacho Fundo II)/Águas Claras
396.4 Núcleo Bandeirante/Parkshopping/EPNB/Samambaia Sul (1ª Av.)
0.822 Recanto das Emas/Lago Sul (Aeroporto)
815.1 Recanto das Emas (Qd 200/400/600)/Gama
172.7 Riacho Fundo/W3 Sul/Rodoviária do Plano Piloto (KANEGAE)
373.3 Samambaia Norte (2 Avenida)/Rod. Plano Piloto (via Estrutural)
380.3 Samambaia Norte (2ª Avenida)/W3 Sul (Primavera- EPTG)
0.835 Samambaia Sul (2 Avenida)/Lago Sul (Aeroporto)
0.876 Riacho Fundo II (QS 18)/SIA – Cruzeiro – SAAN
806.1 Term. Subcentro Rec.das Emas/R. Fundo II (Av. Contorno)/Estação Metrô Furnas
0.845 URBI – MOBILIDADE URBANA
845.2 Samambaia Sul (2 Avenida)/Guará/SIA/SAAN – EPNB
0.841 Samambaia Sul (1 Avenida)/SIA/Cruzeiro/SAAN (EPTG)
0.834 Samambaia Norte (2 Avenida)/Lago Sul (Aeroporto)

Marechal
823.1 Recanto das Emas (Qd 800) – Riacho Fundo II / Guará (ParkShopping)
0.823 Recanto das Emas/ Guará (ParkShopping)
0.215 Gama Leste / Núcleo Bandeirante / Guará
156.7 Guará I – II (Av Central – Av Contorno) / W3 Norte (Via SIG)
306.2 Taguatinga Sul – Areal – Arniqueira / Rodoviária do Plano Piloto
0.942 Setor P Sul (QNL – J) / W3 Norte (EPCL)
932.2 P Sul (Sol Nascente trecho I)/Hélio Prates/EPTG/W3 Sul/Rod.P. Piloto
156.8 Guará I – II (Av Contorno – Av Central) / W3 Norte
376.1 Taguatinga Sul (Areal) / W3 Norte (Estrutural)
162.2 Guará I e II / Setor Policial Sul / W3 Sul / Esplanada
805.7 Recanto das Emas (Riacho Fundo II) / Águas Claras
0.300 Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
306.1 Tag. Sul/Rod. P. Piloto (QS 11-Vereda da Cruz-Águas Claras-EPTG-Eixo)
932.1 P Sul / Taguatinga Centro / EPTG / Rodoviária do Plano Piloto
0.339 Setor P Sul / Estrutural / Eixo Monumental / L2 Norte / UnB /TAN
305.6 Taguatinga Sul – Areal – Arniqueira / W3 Sul – Norte (EPTG)

BsBus
0.906 QNR/Sol Nascente (Setor O-Expansão)/Rod. Plano Piloto (Estrutural)
0.921 QNR 5 (Via Leste) / EPTG / SIG / W3 Sul
0.310 Setor O / Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
423.1 Brazlândia (BR-251) / W3 Sul – SIG (Estrutural)
0.311 Setor O (via M2)/ W3 Sul (EPTG-SIG)
0.335 Setor O/Expansão Setor O/P 2 Norte/Guariroba/EPTG/SIG/W3 Sul
0.334 Setor O (Expansão) / P 2 Norte / EPTG (Eixo) Rod. P. Piloto
0.907 Sol Nascente Trecho II / Rodoviária do Plano Piloto (Via Estrutural)
0.377 Setor M Norte / EPTG / SIG / W3 Norte / Terminal Asa Norte
0.322 Setor M Norte (Via LJ2) / Rodoviária do Plano Piloto (EPTG – Eixo)
818.1 Recanto das Emas/ SAAN (Estrutural)
0.375 Setor O (Via N2) / EPTG / SIG / W3 Norte / Terminal Asa Norte
0.323 Setor M Norte (Via LJ2) / W3 Sul (EPTG – SIG)
322.1 Setor M Norte (QNL-Estádio)/SOF Sul (EPTG)/Rod. P. Piloto (Parkshopping- Zoo)
0.324 Setor M Norte (Av. Hélio Prates) / Rodoviária do Plano Piloto (Estrutural)
0.930 QNR 5/Sol Nascente Trecho III (Estádio)/(EPTG – W3 Sul)/Rod. Plano Piloto
0.845 Samambaia Sul (2 Avenida) / SIA / Cruzeiro / SAAN (EPTG)
0.878 Recanto das Emas (Quadra 600 / 800) – SIA – SAAN
0.841 Samambaia Sul (1 Avenida)/ SIA/ Cruzeiro/ SAAN (EPTG)
844.3 Samambaia Norte (2 Avenida) / SIA / SAAN (EPNB-Guará)
845.2 Samambaia Sul (2 Avenida) / Guará / SIA / SAAN – EPNB
0.876 Riacho Fundo II (QS 18) / SIA – Cruzeiro – SAAN
364.7 M Norte-Nova QNL – Metrô

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

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Linhas que atendem a USP terão desvio de itinerário nesta quinta-feira, 5


A SPTrans informa que na quinta-feira (5), das 7h às 17h, seis linhas terão desvios em seus itinerários devido à interferência viária na Av. Prof. Almeida Prado – USP, no Butantã, Zona Oeste.

Confira as mudanças: 

701U/10 Metrô Santana - Cid. Universitária

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Alípio Correia Neto, R. do Matão, Pça. da Prefeitura, prosseguindo normal.

702/U10 Cid. Universitária - Term. Pq. D. Pedro II

Ida: normal até a Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Alípio Correia Neto, R. do Matão, Pça. da Prefeitura, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

8012/10 Metrô Butantã - Cid. Universitária

Ida: normal até a Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Alípio Correia Neto, R. do Matão, Pça. da Prefeitura, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Pça. do Oceanográfico, Tr. Do Matão, Av. Prof. Luciano Gualberto, retorno, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Ramos de Azevedo, prosseguindo normal.

8082/10 Cid. Universitária - Metrô Butantã

Ida: normal até a Pça. do Oceanográfico, Tr. Do Matão, Av. Prof. Luciano Gualberto, retorno, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Ramos de Azevedo, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Alípio Correia Neto, R. do Matão, Pça. da Prefeitura, prosseguindo normal.

8085/10 P3 - Circular USP

Sentido único: normal até a Pça. da Prefeitura, R. do Matão, Pça. do Oceanográfico, Tr. Do Matão, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Luciano Gualberto, R. do Anfiteatro, prosseguindo normal até a Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Alípio Correia Neto, R. do Matão, Pça. da Prefeitura, prosseguindo normal.

7725/10 Rio Pequeno - Term. Lapa

Ida: normal até a Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Alípio Correia Neto, R. do Matão, Pça. da Prefeitura, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Pça. da Prefeitura, R. do Matão, Pça. do Oceanográfico, Tr. Do Matão, Av. Prof. Luciano Gualberto, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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