Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

CCR Metrô Bahia no clima natalino com Trem e Shuttle enfeitados

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023


O clima natalino já toma conta da cidade e a CCR Metrô Bahia preparou uma programação especial para este momento mágico: luzes e música vão invadir o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A Estação Rodoviária de Metrô, por exemplo, vai receber as apresentações dos corais do Sinpojud, da APLB e do Sindsaúde, e uma apresentação da Orquestra Compassos no Natal.

Ainda na programação que promete encantar os clientes durante o período de final de ano, luzes em clima natalino darão um brilho especial a um dos trens do sistema e ao shuttle, ônibus exclusivo que faz a conexão de passageiros entre a Estação Aeroporto de Metrô e o Aeroporto Internacional de Salvador.

Programação:

- Apresentação dos corais do Sinpojud e da APLB (dia 18/12 - a partir das 17h30) e do Sindsaúde (dia 19/12 - a partir das 17h30) e da Orquestra Compassos no Natal (dia 21/12 - a partir das 18h);

- Trem e Shuttle Iluminados - a partir do dia 15/12.

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 370 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Informações: CCR

READ MORE - CCR Metrô Bahia no clima natalino com Trem e Shuttle enfeitados

Campina Grande anuncia tarifa zero no transporte coletivo

A Prefeitura de Campina Grande anunciou nesta quinta-feira (14) que vai oferecer tarifa zero no transporte de ônibus urbano em alguns dias deste mês de dezembro na cidade e também em algumas datas do próximo ano. A medida foi divulgada em coletiva de imprensa.

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP-CG) informou que comumente em dias de domingo a frota de ônibus é reduzida na cidade, no entanto, no caso do próximo dia 17, houve uma negociação com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Município (Sitrans) e a frota vai ser reforçada em função da demanda de passageiros.

Os ônibus de graça vão estar em operação em duas datas em 2023: dias 17 e 23 de dezembro.

Além disso, também foi anunciado que a medida não vai ficar restrita somente para as datas do final de ano e também vai abranger alguns dias em 2024. Segundo a prefeitura, em todo primeiro sábado de cada mês as tarifas de ônibus serão zeradas para a população.

Para ter acesso ao transporte gratuito o passageiro precisa apenas apresentar o cartão Nubus. A apresentação servirá para comprovação do uso e produção de dados estatísticos. Para o passageiro que não tiver o cartão Nubus, a tarifa gratuita será liberada mediante apresentação de um documento de identificação ao motorista do ônibus.

Em todas as datas em que vai haver o transporte coletivo oferecido de forma gratuita, os ônibus vão começar a circular a partir das 5h e vão operar até as 20h. Habitualmente, aos domingos, os ônibus só operam até as 18h.

De acordo com a prefeitura, a decisão de oferecer ônibus de graça em algumas datas pré-selecionadas tem como objetivo incentivar moradores a consumirem mais durante o período de final de ano no município e fomentar o consumo do comércio local também durante o próximo ano.

Informações: G1 PB

READ MORE - Campina Grande anuncia tarifa zero no transporte coletivo

Em Caruaru, Prefeitura quer manter gratuidade no transporte coletivo a pessoas entre 60 e 64 anos

Durante um encontro realizado na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Caruaru, no Agreste, Rodrigo Pinheiro, anunciou que vai enviar um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para garantir a gratuidade no transporte coletivo a pessoas entre 60 e 64. Essa gratuidade, prevista em uma Lei Municipal, foi anulada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Para os idosos que já possuem o cartão de passagem LEVA, o serviço continuará funcionando normalmente. Para novos cadastros, os idosos devem procurar os pontos de recarga do LEVA.

“Caruaru é o primeiro município do Brasil a garantir a gratuidade da tarifa de ônibus para idosos e a primeira cidade do estado a enviar um projeto de lei para beneficiar estudantes da rede pública e privada com o passe livre. Estamos garantindo a mobilidade social no nosso município, é a gente avançando cada vez mais em prol do nosso povo”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O projeto deve ser votado na semana que vem pelo Poder Legislativo. Nessa mesma votação, será decidido a respeito da gratuidade no transporte público para estudantes de 15 a 59 anos.

Anulação do TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) emitiu uma decisão por unanimidade, anulando a Lei Municipal que garantia gratuidade no transporte coletivo urbano para pessoas com idades entre 60 e 64 anos em Caruaru.

A decisão deve entrar em vigor em 29 de janeiro de 2024, após um prazo de 90 dias, conforme o acórdão publicado pelo TJPE, para que empresas e usuários do transporte coletivo possam se ajustar à nova determinação.

A cidade de Caruaru, era a única do estado com essa legislação, de autoria do ex-vereador Antônio Silva. Segundo a decisão, "houve unanimidade de votos, julgou-se procedente a ação direta de inconstitucionalidade, indeferida a liminar, bem como, considerando a parcela da população beneficiada com a isenção tarifária, deve ser conferido o efeito ex-nunc à decisão".

Informações: G1 Caruaru

READ MORE - Em Caruaru, Prefeitura quer manter gratuidade no transporte coletivo a pessoas entre 60 e 64 anos

São Paulo terá acesso gratuito a ônibus aos domingos

A cidade de São Paulo terá acesso ao serviço de ônibus de forma gratuita aos domingos. O benefício começa a valer a partir do dia 17 de dezembro, entre 00h às 23h59. A tarifa zero também será aplicada no Natal (25/12), Ano Novo (1/1) e aniversário da cidade (25/1). A gratuidade foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), que em 2024 concorre à reeleição.

Estudos da SPTrans mostram que aos domingos há 60% de capacidade ociosa em alguns períodos do dia. Segundo a gestão municipal, a medida tem como objetivo incentivar o uso de transportes públicos aos fins de semana e ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, além de melhorar a economia.

Os passageiros precisam passar o Bilhete Único no validador da catraca, que não vai cobrar a tarifa. Caso não tenha cobrador, o motorista vai liberar o passageiro com um dispositivo próprio. Saiba como solicitar o Bilhete Único no site da SPTrans.

Segundo o prefeito, não haverá aumento de recursos para custear a tarifa zero aos mais de 2 milhões de passageiros que utilizam 1.175 linhas de ônibus no município. O atendimento será feito com a frota operacional atual de 4,8 mil ônibus. As linhas de ônibus atendem toda a cidade e, por esse motivo, não tem a necessidade de integração com o sistema ferroviário, segundo o político.

"São Paulo é uma cidade rica, com 12 milhões de habitantes, mas que tem uma parcela da população pobre. Com a tarifa zero, teremos uma cidade mais acessível. Mais famílias poderão frequentar os equipamentos públicos gratuitos. Às vezes, a pessoa não faz o uso de toda essa rede por conta de não ter o recurso da tarifa. Então, é uma política pública de inclusão. A tarifa zero aos domingos vai ampliar o lazer e permitir a população viver mais a cidade", reforçou o prefeito, em nota.

Informações: Terra

READ MORE - São Paulo terá acesso gratuito a ônibus aos domingos

No Rio, Saiba qual o destino dos 228 BRTs azuis que deixaram de circular

Com a chegada dos novos ônibus do BRT Transoeste (Barra-Campo Grande-Santa Cruz” às ruas — os “amarelinhos", que começaram a circular no último sábado —, nenhum articulado da frota azul foi mais visto trafegando pela cidade. A Mobi-Rio (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) informa que os cerca de 80 veículos que ainda estavam operando estão sendo devolvidos às empresas. Com a intervenção no sistema BRT, um total de 228 coletivos tinham sido requisitados pela prefeitura e cedidos para a Mobi-Rio administrar, a partir de 17 de fevereiro de 2022.

Mas qual será o destino dos 228 articulados encalhados? O porta-voz do Rio Ônibus — sindicato das empresas —, Paulo Valente, diz que cada empresa vai tomar as suas decisões, à medida em que avaliem as condições dos veículos.

— As empresas vão fazer uma avaliação, uma perícia, para ver a situação em que eles são devolvidos. Certamente, vão tentar vender no estado, porque para elas não terão mais utilidade, já que não operam mais o BRT. Vão examinar para ver o que pode ser aproveitado, recuperado e, eventualmente, o que pode ser vendido.

A tendência, prevê Valente, é que a maioria seja desmanchada e vire sucata.

— Mas pode ser que algum seja reaproveitado para transformar, por exemplo, em ônibus que dão festas. Pode ser que alguma cidade do interior que esteja oferecendo tarifa zero queira comprar também. Cada empresa vai avaliar o que fazer.

Na última segunda-feira, primeiro dia útil depois após a entrega de novos ônibus do BRT Transoeste houve filas enormes nas estações Mato Alto e Pingo D'água, com espera de até uma hora para o embarque nos ônibus. Em entrevista ao Bom Dia Rio, o prefeito Eduardo Paes admitiu que houve falha na operação do sistema, pediu desculpas à população e disse que deu "broncas" para melhorar o funcionamento.

Informações: Extra

READ MORE - No Rio, Saiba qual o destino dos 228 BRTs azuis que deixaram de circular

Prefeito de Belo Horizonte não descarta aumento da passagem de ônibus em 2024

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, revelou em entrevista à Itatiaia, nesta terça-feira (12), que não descarta aumentar a passagem de ônibus na capital. Mas, caso o aumento seja necessário, o prefeito garante que será pequeno.

“Ainda não tem nada definido. A única coisa que eu asseguro é que jamais vou falar em R$ 7 de passagem. Quem falou isso, falou bobagem. Nós vamos estudar. Estamos fechando a conta do custo do outro sistema operacional. Vamos ver quanto o orçamento comporta de pagamento depois desse custo apurado e vamos ver o preço da passagem. Espero que não tenha aumento. Mas se tiver aumento é uma coisa muito pequena, um ajustezinho (sic) só para poder fechar as contas. Mas a população pode ficar tranquila, a Prefeitura acompanha isso com muito cuidado”, disse.

Prefeito espera melhoria no transporte público em 2024
Fuad ainda comentou sobre o subsídio às passagens de ônibus - que garantiu a redução do bilhete de R$6,00 para R$4,50 e está em vigor desde julho deste ano. Para que as empresas de transporte recebam o repasse municipal, elas devem cumprir algumas condições previstas em contrato, como manter o ar-condicionado em funcionamento e aumentar o número viagens.

"É preciso entender que nós definimos o cronograma de ajustes [para acontecer] até dezembro, incluindo a compra de 420 ônibus. Os ônibus novos já estão aí. Vamos chegar em 500 em breve. O número de viagens cresceu. Nós olhamos hoje viagem a viagem. Se a empresa cumpre rigorosamente o que foi combinado, que está no contrato, ela recebe integralmente o consórcio. Aquelas que não cumprem, não recebem, tem um corte. Lamentavelmente, esse semestre algumas tiveram um corte até significativo. Mas estamos confiantes que a partir de agora, com os ônibus novos isso vai acabar”, disse o prefeito.

Nos primeiros dois meses após o projeto de lei que garantiu o subsídio, a Superintendência de Mobilidade informou que as empresas cumpriam de 93% a 95% das condições contratuais. Fuad afirma que o patamar se mantém, mas que houve uma queda em dezembro. “Vai melhorar isso, está melhorando o dia a dia. O problema é que o ônibus não faz a viagem porque está com defeito e quebra, por exemplo. Agora não tem esse problema, o ônibus está novo. Esse é um processo lento e complexo. Nós estamos consertando um problema de anos. Eu acho que a população vai ter um sistema de transporte coletivo em melhores condições do que teve em 2023, 2022, 2021 e 2020", comentou.

Subsídio deve continuar
O prefeito de BH ainda afirmou que o sistema de ajuda financeira para as empresas de transporte público deve continuar. “Uma passagem hoje poderia estar custando R$ 10. Então, a gente cobra R$ 4,50 e a prefeitura tem que completar essa diferença. Enquanto esse modelo for desse jeito, isso continua. Nós estamos trabalhando para ver se encontramos um outro modelo de financiamento para o transporte coletivo. Mas enquanto não tivesse esse outro financiamento, esse é o modelo. Nós não podemos passar a passagem do trabalhador para R$10", explicou.

Informações: Itatiaia

READ MORE - Prefeito de Belo Horizonte não descarta aumento da passagem de ônibus em 2024

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960