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Prefeitura do Rio vai selecionar estudos para linha do VLT na Zona Sul

terça-feira, 1 de março de 2016

A Prefeitura do Rio dá inicio nesta segunda-feira (29/02) à criação de uma nova linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Zona Sul, com a publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) no Diário Oficial do Município. O objetivo é selecionar propostas para desenvolvimento do estudo de viabilidade para levar o sistema, que já está em implantação na Região Portuária e no Centro, à Gávea, passando por Botafogo.

A nova linha de VLT integra o programa Em Frente Rio, de melhoria das condições de infraestrutura, mobilidade, saneamento e logística da cidade. Desenvolvido pela Secretaria Executiva de Coordenação de Governo (Segov), o programa é composto por dez grandes obras que, somadas, vão gerar cerca de 40 mil novos postos de trabalho na cidade, garantindo a manutenção do dinamismo econômico e a oferta de empregos após a entrega das obras em conclusão.

De acordo com projeções feitas pelo Em Frente Rio, o novo trajeto terá 23 km de extensão; vai gerar cerca de 1.600 empregos diretos e dois mil indiretos; e atenderá a mais de 200 mil pessoas que residem e trabalham na Zona Sul da cidade. 

"Esta nova linha de VLT dá sequência à estratégia da prefeitura de estimular e privilegiar o transporte público limpo, onde hoje circulam carros que criam congestionamentos e poluem a cidade.  Nosso plano é aumentar a oferta de transporte de alta capacidade e tornar a cidade cada vez mais convidativa ao pedestre", explica o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.

A implantação dos novos trechos deverá melhorar de forma expressiva a mobilidade da Zona Sul e interligar os principais eixos de grande circulação, além de conferir maior capilaridade à circulação interna dos bairros entrecortados pelo traçado. O itinerário entra em harmonia e equilíbrio com projetos urbanísticos, de transporte e edificações na área de estudo.

Segundo o documento, que será publicado pela Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas (Secpar), a prefeitura terá 30 dias para escolher a empresa ou consórcio que aprofundará soluções para o novo sistema de mobilidade da cidade. Em seis meses,os estudos deverão ser apresentados. 

Na primeira fase, o trabalho concentra pesquisas e levantamento sobre a viabilidade econômico-financeira e elaboração de projetos de engenharia. Os técnicos farão um diagnóstico do potencial atual de usuários do sistema e uma projeção da necessidade futura para atender à demanda. As pesquisas levarão à tecnologia disponível, a estudos topográficos e aos projetos básicos. Também vão desenhar sistemas eletrônicos e especificações necessárias à implantação e operação. Nesta etapa, a proposta abrange aprofundamento da modelagem econômico-financeira, com simulação e projeção de receitas, custos e viabilidade.

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Tarifa sobe de R$ 3,70 para R$ 4,10 no Metrô do Rio em abril

O passageiro carioca vai sentir no bolso mais um reajuste. A partir do dia 2 de abril, o MetrôRio vai cobrar tarifa de R$ 4,10 — aumento de R$ 0,40 sobre os R$ 3,70 cobrados atualmente.

A informação foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (29) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

O novo valor foi acordado em uma reunião da Agetransp na última quinta-feira (25). A concessionária tem um mês para informar o novo valor aos usuários.

Aumentos consecutivos
O aumento do valor da passagem de barcas e trens foi divulgada no penúltimo dia de 2015. O reajuste foi autorizado pela Agetransp. Desta forma, o valor da tarifa das barcas passou de R$ 5 para R$ 5,60 e dos trens de R$ 3,30 para R$ 3,70.

Já no dia 2 de janeiro, foi aplicado o reajuste de 11,7% na tarifa dos ônibus municipais. O valor passou de R$ 3,40 para R$ 3,80. O mesmo valor é cobrado quem utiliza o Bilhete Único Carioca (BUC). O aumento de R$ 0,40 na passagem foi autorizado pelo prefeito Eduardo Paes em decreto publicado na edição do dia 31 de dezembro do Diário Oficial do Município.

No mesmo dia, os táxis tiveram a tarifa reajustada. Com isso, a bandeirada dos táxis convencionais passou de R$ 5,20 para R$ 5,40. De acordo com os novos preços, cada quilômetro rodado custará R$ 2,30, na bandeira 1, que é aplicada de segunda a sábado, das 6h às 21h.

A bandeira 2, que vale de segunda a sábado, das 21h às 6h e nos domingos e feriados passa a valer R$ 2,76. A hora parada vai custar R$ 28,98 e bagagens com dimensões maiores de 60 cm X 30 cm passam a custar R$ 2,30 cada volume, desde que manuseada pelo motorista.

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São Paulo ganha novos corredores de ônibus e chega a 500 km de vias exclusivas

Nesta segunda-feira, a cidade de São Paulo chegou a 500,3 km de faixas exclusivas ao transporte público com a inauguração de mais 4,2 km em diversas regiões da capital paulista. Ainda segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a meta inicial era implantar ao menos 150 km de faixas.

De acordo com informações do órgão, até 2012, a cidade contava apenas com 90 km de vias exclusivas e "diante dos resultados expressivos em benefício dos usuários a programação foi ampliada e se tornou permanente".

Informações: Catraca Livre

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Na Grande Vitória, videomonitoramento volta a funcionar nos terminais

A partir desta terça-feira (1º), os dez terminais de integração do Transcol voltam a contar com o serviço de videomonitoramento. Foram instaladas 100 câmeras, sendo uma média de dez equipamentos por terminal. O novo serviço representa uma economia de R$ 5 milhões por ano aos cofres do Governo, em comparação com o serviço anterior, em que os equipamentos eram locados. Agora, eles foram adquiridos pelo Estado e o custo de manutenção será zero durante dois anos.

Os novos equipamentos vão ajudar na segurança dos terminais, uma vez que as câmeras foram instaladas de forma a cobrir pontos estratégicos de cada unidade. O diretor-presidente da Companhia de Transporte Urbano da Grande Vitória, Alex Mariano, começa a visitar os terminais nesta sexta-feira (26) para acompanhar de perto o início da operação.

“Estamos finalizando ajustes para garantir o melhor desempenho dos equipamentos. Esse serviço é de grande relevância para a segurança dos usuários e garantirá que, em caso de alguma ocorrência, a polícia obtenha as imagens para posterior investigação”, ressaltou Mariano.

Com a não renovação do antigo contrato de videomonitoramento, em abril do ano passado a segurança patrimonial foi reforçada. Com o retorno das câmeras, o contingente de vigilantes foi retomado, voltando a ser o mesmo de abril de 2015.

As câmeras de vídeomonitoramento vão reforçar as ações de segurança que já são realizadas em parceria com a Policia Militar nos terminais. A PM faz rondas constantes nos dez terminais da Grande Vitória, e realizam os chamados pontos base, em que as viaturas estacionam e os militares circulam nos terminais a cada hora. 

Tanto os vigilantes patrimoniais quanto os agentes da Ceturb-GV são orientados a acionar a polícia sempre que alguma ocorrência que exija a presença da autoridade policial seja registrada.

Informações: Ceturb ES

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