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Prefeitura do Rio realiza a primeira viagem do BRT Transbrasil de Deodoro até o Terminal Intermodal Gentileza

domingo, 31 de março de 2024

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidônio, fizeram neste sábado (30/03) a primeira viagem do BRT Transbrasil, da linha 60, que liga o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, ao Terminal Intermodal Gentileza, na Zona Portuária. A viagem começou pontualmente às 10h e iniciou a nova operação do corredor, com paradas em todas as estações e calha de segregação.

– Nós temos todas essas linhas integradas, uma rede de transporte da cidade, somando ao metrô, ao trem, aos ônibus normais. Isso muda a mobilidade da cidade e traz prioridade para o transporte público de qualidade. A população vai ver que, com a qualidade do BRT, vai valer a pena migrar, sair do carro e pegar o BRT com conforto e segurança, ônibus novos, e chegar cedo ao trabalho. – disse o prefeito Eduardo Paes.

A partir deste fim de semana, os articulados param diariamente em todas as estações, das 10h às 15h.

– Com o início desta operação entre os terminais Deodoro e Gentileza, agora realmente todos os corredores do BRT foram conectados. Isso vai trazer muito mais opções de mobilidade para a cidade. Para nós é um momento histórico. – afirmou Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes.

– Demos início a uma nova fase na vida dos carioca. Entregamos as obras em fevereiro e gradualmente a Transbrasil está se tornando realidade para o morador do Rio de Janeiro. – disse Jessick Trairi, secretária de Infraestrutura.

– Em breve vamos estar com a Transbrasil plena, com todos os serviços e funcionando de 4h até meia-noite. – falou a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin

Começou a valer o novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que permitirá reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes. O prefeito alertou que as primeiras viagens do corredor fazem parte de uma operação assistida, para analisar o funcionamento e a fazer mudanças, caso sejam necessárias.

– Pedimos ao cidadão muito cuidado, a maior causa de engarrafamento na Avenida Brasil não é estrangulamento por excesso de veículos, é por causa de acidentes. Então, muito cuidado com a velocidade nesse período. – pediu o Eduardo Paes.

O corredor expresso Transbrasil tem 26 quilômetros de extensão, 17 estações, atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

● Operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil

Delimitação da faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, por meio de segregadores. A faixa da direita da seletiva poderá ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Funcionará todos os dias da semana. Os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo serão multados, salvo casos de força maior e com autorização do poder público. De acordo com o Art. 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estarão cometendo uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

● Linhas de BRT que irão circular na Transbrasil

Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador)
Horário: todos os dias, das 10h às 15h
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)
Horário: todos os dias, das 10h às 15h
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)
Horário: todos os dias, das 10h às 15h
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas
Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

● Terminal Gentileza recebe mais cinco linhas de ônibus municipais (passa a ser o ponto final de 15 linhas de ônibus urbanos municipais)

167 – Terminal Gentileza – Urca
Itinerário: Cinelândia, Glória, Praia do Flamengo, Praia de Botafogo, UFRJ (Praia Vermelha), UNIRIO, Bondinho do Pão de Açúcar.

165 – Terminal Gentileza – Cosme Velho
Itinerário: Leopoldina, Cidade Nova, Túnel Santa Bárbara, Laranjeiras, Trem do Corcovado.

161 – Terminal Gentileza – Ipanema
Itinerário: Leopoldina, Túnel Rebouças, Lagoa, Parque da Catacumba, Jardim de Alah, Praça Nossa Senhora da Paz.

163 – Terminal Gentileza – Copacabana
Itinerário: Leopoldina, Túnel Rebouças, Humaitá, Cemitério São João Batista, Túnel Velho, Metrô Siqueira Campos.

SP265 – Marechal Hermes – Terminal Gentileza
Itinerário: Estação de Marechal Hermes, Largo do Sapê, Estrada do Portela, Madureira, Cascadura, Pilares, Cachambi, Del Castilho, Jacarezinho, Benfica, Largo da Cancela, Feira de São Cristóvão.

Linhas que já funcionavam no terminal:

Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
Linha 353 (Terminal Gentileza – Gardênia Azul)
Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro) 

Informações: Prefeitura do Rio

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Passagem de metrô no Rio de Janeiro passará a R$ 7,50

Em abril, andar de metrô no Rio de Janeiro ficará mais caro. A tarifa aumentará de R$ 6,90 para R$ 7,50. Segundo a concessionária, o novo valor da passagem foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio (Agetransp) e começará a valer a partir do próximo dia 12. 

“O MetrôRio informa que, conforme previsto no contrato de concessão, a tarifa é atualizada com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,5%, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024”, informou em nota. 

O último reajuste tinha sido em 12 de abril de 2023. Ainda segundo a concessionária, esse ano, além da variação por conta da inflação, ainda houve um aumento de R$ 0,30 por conta do fim de subsídio praticado entre 2022 e 2024 pelo governo estadual, em virtude da pandemia, quando número de passageiros despencou e o sistema quase entrou em colapso.

Com o fim do subsídio, a tarifa paga pelo passageiro volta a cobrir integralmente os custos com a operação, manutenção e segurança. 

O MetrôRio tem 51 estações em três linhas, além do metrô na superfície, que é um sistema de ônibus integrado.  

Informações: CNN Brasil

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SPTrans muda linhas de plataforma temporariamente no Terminal Princesa Isabel, a partir de 1º de abril


A SPTrans informa que seis linhas serão remanejadas temporariamente para as plataformas 2, 8 e 9 do Terminal Princesa Isabel  a partir de segunda-feira (1º),  devido à realização de obras.

Linhas que serão remanejadas para a Plataforma 2 
609F/10 Chácara Santana - Term. Princesa Isabel - PMV 5
5144/10 Term. Sapopemba - Term. Princesa Isabel - Ponto Móvel

Linha que será remanejada para a Plataforma 8 
5154/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princesa Isabel - PMV 22

Linhas que serão remanejadas para a Plataforma 9 
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel - PMV 23
8707/10 Rio Pequeno - Term. Princesa Isabel - PMV 24
7181/10 Cid. Universitária - Term. Princesa Isabel - Ponto Móvel

Linha que será remanejada para a Plataforma 8 
5154/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princesa Isabel - PMV 22

Informações: SPTrans

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Em SP, Linhas retornam aos seus pontos de origem nos terminais Tucuruvi e Parada Inglesa no sábado, 2


A SPTrans informa que três linhas retornam aos seus itinerários e pontos nos terminais Tucuruvi e  duas linhas voltam a ser integradas no Metrô Parada Inglesa, a partir de sábado (30), após o término de obras.

Confira as mudanças:

1765/10 Jd. Cabuçu – Metrô Tucuruvi

Ida: R. Dr. Azevedo Lima, R. Alzira, R. Miguel Arrojado Lisboa, R. Jan Monet, prosseguindo normal até a Av. Guapira, Av. Tucuruvi, Rua Paulo de Faria, retorno, Rua Paulo de Faria e Terminal Metrô Tucuruvi 2.

Volta: Terminal Metrô Tucuruvi 2, Rua Paulo de Faria, retorno, Rua Paulo de Faria, Rua dos Ferroviários, Av. Guapira, prosseguindo normal até a Rua Dr. Azevedo Lima.

1767/10 Pq. Edu Chaves – Metrô Tucuruvi

Ida: Rua Rei Alberto, Rua Prof. Mamede Freire, prosseguindo normal até Av. Guapira, Av. Tucuruvi, Rua Paulo de Faria, retorno, Rua Paulo de Faria e Terminal Metrô Tucuruvi 2.

Volta: Terminal Metrô Tucuruvi 2, Rua Paulo de Faria, retorno, Rua Paulo de Faria, Rua dos Ferroviários, Av. Guapira, Av. Luís Stamatis, prosseguindo normal até a Rua Rei Alberto.

2028/10 Vila Ayrosa – Metrô Tucuruvi (Circular)

Ida: Alameda dos Sabiás da Cantareira, Rua Santo Anselmo da Cantuária, prosseguindo normal até a Rua Ausônia, Av. Dr. António Maria de Laet, retorno, Rua Paranabi, Rua Paulo de Faria, retorno, Rua Paulo de Faria, retorno, Rua Paulo de Faria e Terminal Metrô Tucuruvi 2.

Volta: Terminal Metrô Tucuruvi 2, Rua Paulo de Faria, Rua Paranabi, Av. Dr. Antônio Maria de Laet, acesso, Rua Claudino Inácio Joaquim, Av. Mazzei, Rua Manoel Gaya, prosseguindo normal até a Alameda dos Sabias da Cantareira.

1016/10 Cemitério do Horto – Shop. Center Norte

Ida: sem alteração

Volta: Av. Otto Baumgart, Av.Zaki Narchi, prosseguindo normal até a Av. Luís Dumont Villares, Term. Metrô Parada Inglesa, R. Prof. Marcondes Domingues, prosseguindo normal.

1738/10 Vl. Constança – Metrô Santana

Ida: sem alteração

Volta: Rua Ezequiel Freire, prosseguindo normal até a Av. Luís Dumont Villares, Term. Parada Inglesa, R. Prof. Marcondes Domingues, prosseguindo normal.

As demais linhas, inclusive as noturnas, deverão retornar aos seus respectivos pontos de controle no Metrô Tucuruvi, conforme abaixo:

1772/10 Jd. Filhos da Terra – Metrô Tucuruvi 
2029/10 Jd. Fontalis – Metrô Tucuruvi 
2023/10 Cachoeira – Metrô Tucuruvi 
2023/41 Jd. Labitary – Metrô Tucuruvi 
N201/11 Metrô Tucuruvi – Term. Pq. D. Pedro II 
N203/11 Metrô Tucuruvi – Term. Pq. D. Pedro II
N204/11 Metrô Tucuruvi – Term. Pq. D. Pedro II
N237/11 Metrô Tucuruvi – Pq. Edu Chaves
N239/11 Metrô Tucuruvi – Vl. Nova Galvão
N244/11 Metrô Tucuruvi - Jd. Flor de Maio
1705/10 Jd. São João – Metrô Tucuruvi 
1705/51 Jd. São João – Metrô Tucuruvi 
1701/10 Jova Rural – Metrô Tucuruvi 
1701/22 Jova Rural – Metrô Tucuruvi 
1722/10 Jd. Marina – Metrô Tucuruvi 
N232/11 Metrô Tucuruvi – Pq. Novo Mundo 
N234/11 Metrô Tucuruvi – Lgo. do Peri 

Informações: SPTrans

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Motorista que passar pela faixa exclusiva do BRT Transbrasil pagará multa gravíssima

Depois de nove anos desde o início das obras, o BRT Transbrasil começa a operar com paradas em todas as 17 estações a partir de sábado, no horário das 10h às 15h, todos os dias da semana. O tempo médio de viagem é estimado em 40 minutos. O corredor atravessa 18 bairros, em 26 quilômetros entre o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na Zona Portuária. Outra novidade é o início da operação da calha segregada — ou seja, a faixa da esquerda é exclusiva para os ônibus do BRT. Colada a ela, haverá uma pista seletiva, entre Irajá e Caju, por onde vão passar ônibus, veículos de serviço, ambulâncias e táxis, conforme as regras dos BRSs. Sobram, então, nas pistas centrais, mais duas faixas em cada sentido para os demais veículos. Quem desrespeitar vai pagar uma multa gravíssima.

De Irajá a Deodoro, só tem uma faixa segregada, que será apenas para os articulados. Os veículos não autorizados que transitarem na via de trânsito exclusivo serão multados em R$ 293,47, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Já a faixa seletiva (adjacente à faixa exclusiva), entre Irajá e Margaridas e o Caju, será dedicada aos ônibus, táxis e veículos de emergências (ambulâncias, bombeiros, polícia, operação e fiscalização de trânsito).

— As duas faixas claras da esquerda são apenas para ônibus, BRT, táxis e veículos de serviço. Nas duas faixas mais escuras de asfalto, à direita, todos os demais veículos poderão circular. Na aproximação das estações teremos lombadas eletrônicas, que já estão instaladas e serão ligadas a partir de sábado. Todo o trecho da seletiva estará muito bem fiscalizado, a invasão será punida. Obviamente, a gente não deseja isso e pede a colaboração dos motoristas — afirmou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

250 mil usuários até 2030
Nesse primeiro momento, a previsão é que entre 35 a 40 ônibus comecem a circular no corredor para atender os passageiros, equivalendo a um terço da frota total prevista para julho, de 110 articulados. A expectativa da Secretaria municipal de Transporte é atender 250 mil usuários por dia até 2030, só na Transbrasil. Desde esta quinta-feira, motoristas já fazem treinamento ao longo da via. Os horários atuais são de adaptação e devem ser estendidos até o fim de junho.

— Nesse início é uma operação assistida, a gente quer entender como as novas regras vão ser cumpridas, se todo mundo vai se adaptar e entender como vai ficar a circulação dos veículos na Avenida Brasil. Uma avaliação muito importante é da segurança viária, por isso estamos começando exatamente no horário entre picos, um período mais tranquilo, mais vazio. No horário de pico tem mais risco, porque tem mais veículos circulando, então é importante todo mundo estar muito acostumado com as novas regras. A expansão dos horários vai depender um pouco do próprio funcionamento da via — explica a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Informações: O Globo

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Semob anuncia alteração e novas linhas de ônibus em ao menos cinco bairros de Salvador

Oito linhas de ônibus foram criadas para atender os usuários do transporte público de Salvador. O serviço passa a valer a partir deste sábado (30) e afeta os usuários das linhas que vão para Sussuarana, Patamares, Castelo Branco, Canabrava e Pituaçu.

De acordo com a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob), as mudanças foram feitas para aperfeiçoar o atendimento em algumas regiões da cidade, com isso, algumas linhas foram substituídas. Confira as alterações feitas pela secretaria:

LINHA 1235 – Sussuarana x CAB / 4ª Avenida: a linha tem intervalo médio de 20 minutos, e fará 37 viagens ao dia, todos os dias da semana, entre 5h e 21h. Não há mudanças no itinerário da linha, que já operava com o código 1231-02, como linha filha da 1231 – Sussuarana x Barra R2, e circulava apenas em horários especiais.  

LINHA 1235-01 – Novo Horizonte/Nova Sussuarana/4ª avenida x Pituaçu: Ela terá intervalo médio de 20 minutos, e fará 05 viagens ao dia, de segunda a sexta, entre 5h e 21h. Não haverá mudanças no itinerário da linha, que sairá de Novo Horizonte passando pela 4º avenida CAB na região de Sussuarana com destino a região de Pituaçu.  

LINHA 1346-01 - Estação Pirajá x Patamares: a linha terá seu código alterado para 1246. Ela terá um intervalo médio de 10 a 20 minutos, e fará 47 viagens por dia, todos os dias da semana, entre 5h e 21h. Esta não sofrerá alterações de itinerário.

LINHA 1712 – Terminal Águas Claras x Castelo Branco /Creche: a linha teve seu atendimento substituído pela linha 1383 - Estação Pirajá x Creche. Ela tem intervalo médio de 35 minutos, e fará 28 viagens, todos os dias da semana, entre 5h e 21h, e atenderá os usuários das regiões de Castelo Branco, Porto Seco Pirajá e Estrada Velha do Aeroporto.

LINHA 1365–02 - Jardim Nova Esperança/Canabrava x Shopping Paralela: ela tem intervalo médio de 20 minutos, e fará 42 viagens ao dia, operando todos os dias da semana, entre 5h e 22h. Não há mudanças no itinerário da linha, sendo o retorno na Ferreira Costa e na Av Orlando Gomes.
 
LINHA 1386-02 - Pituaçu x Nova Brasília: a linha que fará seis viagens das 17h às 18h50, em dias úteis.  

LINHA 1320-01 – Pau da Lima x Nordeste de Amaralina: a linha fará 2 viagens ao dia, entre 5h e 5h30, de segunda a sexta.

LINHA 0708-02 - Nordeste x Lapa: a nova linha partirá do final de linha do bairro em direção ao terminal, de segunda a sexta, entre 6h15 e 6h30, com duas viagens.

Informações: BahiaNotícias

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Passagem de ônibus é mantida em R$ 4,80 em Canoas

A prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, informou que o valor da tarifa do transporte coletivo urbano não terá aumento para os usuários, permanecendo em R$ 4,80.

O decreto que mantém o preço da passagem foi assinado pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques na quinta-feira (28). A norma institui a tarifa técnica do serviço de R$ 5,50, diferentemente do que a Sogal havia pedido, de R$5,56. Esse montante não será repassado a quem utiliza o transporte.

Para manter o preço atual, a prefeitura subsidiará R$ 0,70 de cada passagem. Conforme o secretário municipal da Fazenda, Luís Davi Vicensi Siqueira, para manter a passagem no custo atual com base na estimativa de passageiros o município precisa desembolsar R$14,4 milhões por ano. O cálculo, porém, depende do número de usuários. Então, essa quantia pode variar com o aumento ou a redução da quantidade de pessoas que utilizarem o serviço.

“Sabemos que o valor atual já é alto e pesa no bolso de quem utiliza ônibus diariamente. Por isso, estamos fazendo um grande esforço para evitar o aumento. Mesmo com a crise financeira que herdamos da gestão afastada, o transporte coletivo é uma prioridade da nossa gestão. E seguiremos trabalhando muito para buscar a redução da tarifa e a melhora da qualidade do transporte na nossa cidade”, destacou o prefeito.

Apesar de registrar queda no número de passageiros desde a chegada dos carros por aplicativo, até 2019 o transporte público se mantinha apenas com o pagamento da tarifa pelos usuários. No entanto, a partir de 2020, com a pandemia de Covid-19, os órgãos gestores tiveram que dar incentivos ou subsídios para manter o sistema em funcionamento. Até 2019, em Canoas, havia uma média de 12 milhões de passageiros pagantes por ano. Já em 2020 e 2021, esse número caiu 50%. Em 2022 e 2023, os pagantes ficaram em torno de 8 milhões por ano.

Informações: O Sul

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Prefeitura de Petrópolis publica edital de licitação das linhas da Viação Cascatinha

Após parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que apontam a nulidade das linhas operadas pela Viação Cascatinha, a Prefeitura de Petrópolis está publicando o edital de licitação das linhas da Viação Cascatinha. O documento vai estar disponível a partir desta quarta-feira (27), no Portal da Transparência da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br) e no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP).

“É um momento histórico, um grande passo para resolver o problema das más condições dos veículos e má prestação do serviço de transporte coletivo nessas regiões atendidas pela Viação Cascatinha”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. A licitação vai abranger as linhas das regiões Retiro, Carangola, Roseiral e Estrada da Saudade.

“Após o trabalho da Comissão de Licitação da CPTrans, entregamos o edital pronto para que possa ser publicado. Com a realização da licitação, vamos promover melhorias na qualidade do serviço oferecido, com maior segurança para os passageiros e também para os rodoviários”, afirmou o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Thiago Damaceno.

O prazo da concessão do serviço público de transporte coletivo municipal de passageiros, das linhas licitadas, será de no mínimo 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período. O julgamento das propostas levará em consideração a maior oferta pela outorga da concessão.

Informações: Prefeitura de Petrópolis

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Apucarana implanta faixa de pedestre inovadora na Rua Ponta Grossa

Uma das principais ruas da área central de Apucarana, por onde passam diariamente cerca de 7 mil veículos e 180 ônibus que fazem linhas do transporte coletivo, a Rua Ponta Grossa recebeu ao longo desta semana a pintura de uma nova sinalização horizontal de trânsito.

O investimento da Prefeitura de Apucarana, executado por uma empresa licitada com supervisão da Superintendência Municipal de Trânsito, Transporte e Inovação do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), chamou atenção pelo novo modelo da faixa de pedestre. “Pelo perfil da via, que está recebendo um projeto de remodelação para se tornar um shopping a céu aberto, adotamos uma pintura inovadora que vai garantir ainda mais visibilidade e segurança aos usuários”, diz o prefeito Júnior da Femac.

Segundo explica o superintendente do Idepplan e autoridade municipal de Trânsito, Carlos Mendes, trata-se de um modelo permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Estamos realizando uma pintura nova, uma vez que o pavimento foi totalmente recapeado na semana passada entre o cruzamento com as ruas Guarapuava e Clóvis da Fonseca. Na questão da sinalização horizontal, além da remarcação das vagas de estacionamento, estamos repintando as faixas de pedestres com este formato diferenciado, único e que destacará a Rua Ponta Grossa das demais”, explica Mendes.

Ele frisa que de acordo com a hierarquia do trânsito, em primeiro estão as ordens do agente de trânsito, em segundo o semáforo, em terceiro a sinalização vertical e, em quarto lugar, a sinalização horizontal. “O CTB versa sobre o tamanho mínimo da faixa de pedestre, que é de quatro metros. Neste modelo adotado na Rua Ponta Grossa, promovemos o preenchimento da pista de rolamento em todo o cruzamento estabelecendo uma maior visualização da sinalização, mas tanto o condutor como o pedestre deverá respeitar a hierarquia do trânsito como em todos os demais cruzamentos”, esclarece Mendes.

Ele também explica que está sendo finalizada a nova pintura das “esperas de motocicletas”. “Ainda no que tange a remarcação das vagas de estacionamento, é importante dizer que mantivemos o mesmo número de vagas, o que o usuário vai perceber é que em determinadas quadras houve deslocamento de localização, como por exemplo, de vagas para motocicletas e pontos para carga e descargas”, revela Carlos Mendes, autoridade municipal de Trânsito.

Além de um investimento dentro do cronograma da Prefeitura de Apucarana, a execução do novo revestimento asfáltico e sinalização de trânsito integra projeto de remodelação da Rua Ponta Grossa dentro do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, uma iniciativa desenvolvida pelo Sistema Fecomércio e Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, que vai transformar a via em um “shopping a céu aberto”. O projeto, elaborado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (IDEPPLAN), prevê ainda um novo sistema de iluminação (LED), floreiras, lixeiras e até espaços com bancos para descanso das famílias, com direito a carregador de celular e wifi. A nova sinalização horizontal foi viabilizada em todo o trecho recapeado.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras, a vencedora do “lote 2’ já tem ordem de serviço e deve, em breve, complementar o recape asfáltico até o encontro com a Rua Padre Severino Cerutti. “Assim que o recapeamento for executado, seguiremos com a remarcação da sinalização horizontal de trânsito conforme novo padrão”, finaliza Carlos Mendes, autoridade de Trânsito de Apucarana.

Informações: Prefeitura de Apucarana

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Higer lança novo modelo premium FENCER F6ev


A Higer Bus, líder mundial em ônibus elétrico, apresentou o seu novo modelo premium de ônibus urbano, o FENCER F6ev, um veículo 100% elétrico 12,5 metros de comprimentos e linhas de design modernas e marcantes.

Com 12, 5 metros e capacidade para 52 passageiros, o novo Fencer F6ev tem autonomia de 530 quilômetros e vem para atender o segmento de viagens intermunicipais e de fretamentos.

Em sua estrutura conta com as mais renomadas marcas do segmento, sendo equipado com eixos ZF , motor DANA, ar condicionado VALEO, sistema de direção BOSCH, 422 Kwh de bateria CATL .

A linha premium FENCER da HIGER BUS oferece o que há de mais moderno no seguimento e visa atender os mercados mais exigentes como Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina.

Informações: TEVX HIGER
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