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Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Na semana em que cidade comemora os seus 471 anos, a Prefeitura de São Paulo dá um passo importante rumo à modernização e sustentabilidade do transporte público da capital com a entrega de 100 ônibus elétricos nesta quinta-feira (23). O investimento totalizou R$ 213 milhões, com subvenção destinada à aquisição de modelos básico e padron, que irão operar em diversas regiões, promovendo uma significativa redução na emissão de gases poluentes.

“A entrega de mais 100 ônibus elétricos para a cidade representa um avanço muito grande, pois 64% do dióxido de carbono que é emitido em São Paulo é proveniente dos 7 milhões de carros e de 1,3 milhão de motos que circulam por dia e, além disso, 55% são provenientes dos ônibus”, apontou o prefeito Ricardo Nunes destacando que a administração municipal também está substituindo os caminhões que fazem a coleta do lixo e adquirindo veículos elétricos para a Guarda Civil Metropolitana.

Nunes também explicou que além de melhorar a qualidade do ar pois os veículos não são poluentes, a mudança também dará mais qualidade de vida para os motoristas, cobradores e passageiros. “Os veículos não fazem barulho, são mais confortáveis e estão equipados com ar-condicionado, entradas USB, tudo aquilo que os nossos passageiros e profissionais do transporte merecem”, completou o prefeito reafirmando o comprometimento da Prefeitura de São Paulo com o meio ambiente e as mudanças climáticas.

A entrega dos novos veículos faz parte de um esforço contínuo para expandir a frota elétrica e contribuir com a melhoria da qualidade do ar e da mobilidade urbana. Com a chegada desses 100 ônibus, a frota de veículos elétricos da cidade chega a 428 unidades, além de 201 trólebus já em operação. Juntas, essas frotas totalizam 629 veículos sustentáveis, reforçando o compromisso da administração municipal com o meio ambiente e a saúde pública.

“São ônibus sustentáveis e que certamente irão colaborar para melhorar a vida de todos os cidadãos paulistanos. São 8 mil toneladas de gás carbônico que a cidade deixa de emitir”, contou o secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira.

Distribuição dos ônibus nas regiões da cidade

Os novos ônibus elétricos serão distribuídos pelas operadoras de transporte público da cidade e atenderão diferentes regiões da capital. A Zona Oeste receberá 47 novos veículos operados pela Transcap. A Zona Leste também terá um reforço significativo, com a entrega de 40 ônibus operados pela Express. A Zona Norte terá 12 novos ônibus operados pela NorteBuss e a Zona Sul receberá um veículo operado pelo Consórcio KBPX.

“Esses ônibus são completamente diferentes dos outros. Eles não fazem barulho, são leves para dirigir e isso faz toda diferença, pois eu nem fico tão cansada após a jornada de trabalho”, apontou a motorista Simoni Cruz, 45 anos.

Todos os ônibus possuem ar-condicionado, conexão de internet por Wi-Fi e área para carregar celular por USB.

Benefícios ambientais e sustentabilidade

Além de oferecer mais conforto e qualidade aos usuários do transporte público, a entrega dos 100 novos ônibus tem um impacto positivo no meio ambiente. Cada ônibus elétrico deixa de emitir cerca de 106 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o que representa uma grande contribuição para a redução da poluição do ar em uma cidade com a densidade populacional de São Paulo.

Com a entrega desta quinta-feira, estima-se que a cidade deixará de emitir mais de 8 mil toneladas de CO2 anualmente, um avanço importante para o compromisso da capital paulista com a sustentabilidade e o cumprimento das metas climáticas estabelecidas. Esses veículos elétricos, que não emitem gases poluentes durante a operação, ajudam a mitigar o impacto ambiental do transporte urbano e a melhorar a qualidade de vida dos paulistanos.

“São Paulo está dando um exemplo. Nós estamos mostrando para o Brasil e para o mundo que é possível trazer saúde para população e reduzir as emissões dos gases”, disse o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Grande Recife: Alteração provisória de embarque em algumas linhas do TI Camaragibe

Com objetivo de restaurar a pavimentação da pista de rolamento do Terminal Integrado Camaragibe, os usuários das linhas 2456 – Viana / TI Camaragibe, 2448 – Alto Santo Antônio / TI Camaragibe e 2475 – Timbi / TI Camaragibe, devem ficar atentos. A partir da próxima terça-feira (28), o embarque das respectivas linhas, que atualmente é na plataforma 04, passará, em caráter provisório, a ser realizado na plataforma 10. As alterações seguem até a conclusão da obra no local.
Foto: Paulo Maciel / GRCT

Após a assinatura de aditivo ao contrato social pela governadora Raquel Lyra e a ex-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, no dia 05 de junho de 2024, quando o município aderiu ao Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, foi proporcionado uma melhoria no deslocamento dos usuários do transporte público de Camaragibe. Todas essas linhas passaram a compor o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, inclusive com a possibilidade de utilizar o Sistema de Integração Temporal entre linhas metropolitanas, reduzindo o gasto com o transporte público de passageiros, pagando somente uma tarifa do Bilhete Único (R$ 4,30), desde que sua viagem seja realizada no mesmo sentido e no intervalo de 120 minutos entre o primeiro e o segundo, uso do cartão VEM.

DENÚNCIA

Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda

Sandro Mabel, prefeito de Goiânia, anunciou nesta sexta-feira (24), durante a entrega do novo Terminal Novo Mundo, a metronização do sistema BRT, que terá paradas apenas nas estações, de forma similar ao metrô. De acordo com o prefeito, a medida irá reduzir o tempo das viagens,  com os ônibus saindo de 15km/h para 21km/h, além de dar mais fluidez ao trânsito da capital. A metronização começa a partir de março. 

Junto com a inovação, Mabel também promete implantar os semáforos inteligentes em Goiânia.  “Com a metronização, os ônibus do BRT saem das estações e não param em nenhum entroncamento, com a utilização de um sistema semafórico moderno.” Segundo o prefeito, as principais vias da cidade já receberão os equipamentos e até o primeiro semestre de 2026 toda a capital terá a sistema. 
 
Mabel também destacou outras medidas que irá implementar para a fluidez do trânsito de Goiânia: “A partir da primeira semana de fevereiro vamos desobstruir todos os grandes eixo, a começar pelas Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Avenida Mutirão”.
 
Para o prefeito, o maior problema do trânsito da capital é a falta de sincronização de semáforos, mas que a sua gestão já está investindo nessa área. "Agora, com a metronização, vamos priorizar o transporte coletivo, dando maior fluidez ao trânsito. Dentro de um ano teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, destacou.
 
O sistema BRT, em funcionamento, em Goiânia, não tem fluidez, não prioriza os semáforos, que são fatores que causam atrasos nas viagens e tempo perdido para quem usa o transporte público, segundo informações da Prefeitura. 

Como irá funcionar:
Com a introdução da metronização, haverá detecção do veículo BRT por meio de uma Tag (chip que emite sinais de radiofrequência); sensores inteligentes do controlador; abertura de semáforos inteligentes; e tempos de espera zerados. Com isso, a velocidade média ficará acima de 21 km/h, e ganhos de, no mínimo, 30% de tempo.
 
Titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu explicou que a metronização do sistema BRT prioriza um sistema de semáforos integrados e inteligentes, para que os ônibus parem apenas nas estações, dando mais fluidez ao trânsito.

“É uma marco para a cidade, por se tratar de um sistema similar ao metrô, ou seja, quando o ônibus chegar em cruzamentos com semáforos, ele terá prioridade. Vai parar apenas nas estações. Estamos estimando em 30% de redução do tempo de viagem. Isso é tecnologia, é inovação, é entrega de dignidade e qualidade do nosso transporte coletivo”, afirma.

Informações: A Redação

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EMTU implanta nova linha Guarulhos-São Paulo integrada ao sistema metroferroviário

A partir da próxima segunda-feira (27), começa a operar um novo serviço metropolitano gerenciado pela EMTU e operado pelo Consórcio Internorte, interligando os municípios de Guarulhos e São Paulo. A linha 849 Guarulhos (Parque das Nações) – São Paulo (Estação CPTM São Miguel Paulista) via Guarulhos (Parque Jurema e Vila Alzira) irá percorrer o corredor formado pela Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Avenida Jurema, Estrada Pimentas São Miguel, Estrada Velha Guarulhos São Miguel, Avenida Eduardo Sabino de Oliveira e Avenida Doutor José Artur Nova.

O itinerário atenderá a demanda dos moradores dos Residenciais Santa Genoveva I, II e III, com integração tarifária ao sistema metroferroviário na Estação São Miguel Paulista da linha 12-Safira da CPTM. O novo atendimento proporcionará a cerca de 26 mil passageiros / mês uma ligação rápida e segura, aumentando as opções de conexão com a capital para os  residentes naquela região.

A linha 849 também irá beneficiar outros conjuntos habitacionais nas proximidades, como os Condomínios Guarani e Aimoré, além de empresas do ramo de logística e transporte que se fixaram na área pela proximidade com a rodovia Ayrton Senna. Outros passageiros em potencial são os usuários em trânsito pela Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e pelo bairro Parque Jurema, em Guarulhos, que têm como destino a Estação de São Miguel Paulista da CPTM.

O novo serviço contará com o benefício da integração metropolitana (TOP nos Trilhos), que oferece uma redução de R$ 1,50 na tarifa para a integração de ônibus com trilhos (Metrô e CPTM) e vice-versa em um período pré-determinado.

A linha 849 vai operar nos dias úteis e aos sábados das 04h30 (primeira partida do Parque das Nações) às 22h20 (última partida da Estação CPTM São Miguel Paulista). Aos domingos e feriados, a operação vai das 04h30 (primeira partida do Parque das Nações) às 22h35 (última partida da Estação CPTM São Miguel Paulista). A tarifa autorizada é de R$ 6,05.

Informações: EMTU

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Prefeitura de Blumenau define reajuste da tarifa do transporte coletivo

A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta terça-feira (21) a definição do reajuste da tarifa do transporte coletivo para 2025. Os valores foram decididos em reunião com a Agir (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí).
No encontro, conforme a prefeitura, o prefeito Egídio Ferrari rejeitou a proposta de aumento de 10% sugerida pela concessionária Blumob e tentou equilibrar os custos operacionais da empresa e a capacidade financeira da população. O reajuste das tarifas do transporte coletivo para 2025 será inferior ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Conforme o Ofício 012/2025 da Agir, o INPC acumulado é de 4,8%. O reajuste definido será de 3,77%, passando a tarifa antecipada de R$ 5,30 para R$ 5,50.

Já a tarifa embarcada, que atualmente é de R$ 6,50, será ajustada para R$ 6,80, o que aponta um aumento de 4,61%. O valor cobrado de estudantes é a metade da antecipada, ou seja, R$ 2,75.

A Prefeitura Municipal destacou que aproximadamente 90% dos usuários do transporte coletivo utilizam a tarifa antecipada. O novo valor entra em vigor a partir de 3 de fevereiro deste ano.

O prefeito Egidio Ferrari ainda declarou que o aumento nos custos dos combustíveis, somado a outros custos operacionais e impostos federais, impactam diretamente na prestação do serviço do transporte coletivo.

“No entanto, nossa prioridade é preservar o orçamento das famílias blumenauenses. Por isso, optamos por um reajuste abaixo do INPC, a fim de reduzir o impacto no bolso da população”, afirmou.

Informações: ndMais

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Em Campo Grande, Tarifa do transporte coletivo sobe para R$ 4,95

A Prefeitura de Campo Grande divulgou o novo valor da tarifa de ônibus na noite desta quinta-feira (23). Com reajuste após determinação judicial, um passe do transporte coletivo na Capital de Mato Grosso do Sul custará R$ 4,95, aumento de 3,51%.
Arquivo/Henrique Kawaminami

A informação já tinha sido confirmada pela assessoria de comunicação da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) ao Jornal Midiamax. Na terça-feira (21), a Agência confirmou que o novo valor estava na fase final de cálculos.

Reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23) bateu martelo sobre o reajuste. Após oficial de Justiça intimar o Executivo Municipal sobre decisão judicial para um novo reajuste, o prazo de 15 dias para efetuar o novo valor do passe de ônibus começa a contar. A ação é movida pelo Consórcio Guaicurus para conseguir aumentar a tarifa.

O não reajuste da tarifa poderia render multa ao Executivo de Campo Grande. O risco era de multa diária de R$ 50 mil, penalidade solicitada pelo Consórcio em ação judicial.

Informações: Midiamax

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Motoristas de ônibus de João Pessoa entram em greve a partir de segunda-feira


Os motoristas de ônibus de João Pessoa decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (27).

Segundo um edital publicado pelo sindicato da categoria, a decisão foi tomada em assembleia geral, em virtude da falta de acordo sobre o reajuste salarial dos profissionais.

O sindicato também garantiu que 30% da frota será mantida em circulação, em caráter de emergência.

Antes de deflagrar a greve, a entidade que representa a classe foi acionada na Justiça pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), que pediu à Justiça que declarasse ilegal a greve dos motoristas em João Pessoa. O pedido foi negado.

Informações: Portal Correio

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Ministro Luiz Marinho trata de mobilidade do transporte público com a FNP

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu na manhã desta quinta-feira (23) o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, na sede do MTE, em Brasília (DF). O secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, também participou das discussões que tratou de estratégias para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, analisando modelos existentes e propostas para modernizar o sistema de transporte público, com destaque para inclusão social, eficiência operacional e viabilidade econômica.

As várias experiências exitosas no Brasil e em outras partes do mundo foram tratadas na reunião, lembrando principalmente o modelo francês, que oferece transporte público de qualidade com tarifas acessíveis aos usuários.

Marinho destacou a importância de envolver prefeitos, vereadores e a sociedade em geral na formulação dessas políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana. Na avaliação de Marinho, é preciso vencer o desafio para o estabelecimento de dados consistentes sobre o setor de transporte público com abrangência nacional. “Os dados precários e lacunas em informações sobre mobilidade urbana já foram identificados como barreiras significativas para a melhoria da mobilidade, principalmente dos trabalhadores”, avaliou ele.

Perre explicou que várias cidades brasileiras já estudam possibilidades de ampliarem a acessibilidade ao transporte público, citando Curitiba (PR) e Goiânia (GO), como exemplos de capitais que adotaram sistemas que garante o acesso contínuo ao transporte durante toda a semana, não limitado aos dias úteis, principalmente para as pessoas de baixa renda e trabalhadores (formais e informais), estimulando o uso do transporte público em detrimento de veículos particulares. A mudança busca reduzir os impactos negativos no trânsito e melhorar a qualidade de vida nas cidades. “É preciso desenvolver sistemas de transporte público que sejam economicamente viáveis e socialmente inclusivos, garantindo ar eficiência e sustentabilidade no longo prazo”, frisou.

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes, com tendência crescente, sendo 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do PIB, segundo dados de 2021.

Informações a imprensa

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Em Salvador, Linhas de ônibus que estavam suspensas serão reativadas

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a reativação de linhas de ônibus que haviam sido suspensas ao longo dos últimos anos por conta da integração com o metrô. A medida visa atender ao compromisso da gestão municipal de reavaliar a rede de transporte da cidade, além de cumprir a uma reivindicação dos usuários do serviço na capital baiana.

A Semob vem realizando estudos para reativar algumas linhas de ônibus, ainda com horário reduzido, buscando observar a adesão dos usuários a estes atendimentos. No último dia 26 de dezembro, a linha 1633-08 – Alto de Santa Terezinha x Ondina voltou a operar com dois horários, às 5h45 e 6h15.

A partir da próxima segunda-feira (27), a antiga linha 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba terá boa parte do seu itinerário retomado com a ampliação do atendimento da linha 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper.

A linha, que já conta com dois horários pela manhã, terá seu atendimento ampliado para quatro horários por turno. São eles 04:30, 05:00, 05:30, 06:00, 11:10, 11:40, 12:10, 12:40, 16:20, 16:50, 17:20 e 17:50.

A antiga linha teve seu atendimento substituído pela 1655 – Alto de Santa Terezinha x Estação Pirajá. Entretanto, o novo atendimento seguirá direto para a estação Hiper do BRT, de onde o passageiro poderá ir para a Pituba. Com isso, não será mais obrigatório que o usuário faça a integração com o metrô para realizar este deslocamento.

Já no próximo dia 3 de fevereiro, será retomado o atendimento da linha 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira, que também terá 4 horários por turno: 04:30, 05:00, 05:30, 06:00, 11:10, 11:40, 12:10, 12:40, 16:20, 16:50, 17:20 e 17:50. A linha, que foi suspensa em 2021, era um pedido recorrente da comunidade.

“A linha era muito longa e tinha poucos horários, reduzimos o trajeto para a Estação Pirajá, dando maior oferta de ônibus no bairro e na estação com destino à Ribeira”, destacou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

“Entretanto, vamos retomar o atendimento e avaliar o comportamento dos usuários para analisar a viabilidade de retomar este atendimento”, contou.

Entretanto, o secretário reforça que a reativação das linhas tem sido feita em caráter experimental, para avaliação técnica da pasta, e reforça que mantém o conceito de integração como forma de tornar o transporte mais eficiente.

“A Semob segue reavaliando as linhas sem perder o conceito de integração, mas buscando aprimorar, cada vez mais, o deslocamento das pessoas”, destacou Muller.

Informações: Bahia.ba

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Riocard Mais lança sistema de pagamento com QR Code no Metrô Rio

Cariocas e turistas que utilizam o Metrô Rio agora têm uma nova opção de pagamento de passagem. A Riocard Mais lançou o pagamento por QR Code, que facilita a compra de bilhetes e traz mais praticidade para os usuários das linhas 1, 2 e 4. O sistema oferece a possibilidade de pagar de forma digital, por meio de um código gerado no celular, ou de forma física, com a versão impressa disponível nas bilheteiras e máquinas de recarga.

A versão digital do QR Code permite gerar a passagem diretamente no celular. O sistema é compatível com dispositivos Android e iOS e exige o aplicativo Riocard Mais instalado, conexão com a internet e saldo suficiente no cartão digital.

Já o QR Code impresso traz uma alternativa para aqueles que preferem o método de pagamento físico. Pode ser adquirido, por enquanto, nas bilheteiras das estações Central do Brasil e Pavuna ou em máquinas de recarga da Riocard Mais no metrô. Até o fim do mês, todos os equipamentos vão disponibilizar o novo serviço.

A implementação do novo modelo de pagamento começou no fim do ano passado e, até o momento, já foram vendidos mais de 300 mil códigos. A tecnologia está disponível em todas as estações do metrô, que agora contam com validadores sinalizados para indicar a aceitação do pagamento com QR Code. Para acessar o serviço, os clientes precisam atualizar a versão do aplicativo Riocard Mais.

“O lançamento do QR Code é mais uma iniciativa para facilitar e agilizar o acesso ao transporte público. É um serviço inovador que atende aos desejos dos nossos clientes”, afirma Melissa Sartori, gerente de Produto e Marketing da Riocard Mais.

Informações: Diário do Rio

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Em Goiânia, Reforma do Terminal Novo Mundo é entregue junto com 46 novos ônibus

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, inaugurou, nesta sexta-feira, 24, a reforma completa do Terminal Novo Mundo, na região Leste de Goiânia, marcando uma importante etapa do projeto Nova RMTC. Após duas décadas sem intervenções de grande escala, o terminal foi ampliado e modernizado para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo. Com investimento de R$ 18,5 milhões, o espaço ganhou novas áreas de embarque e desembarque, um centro comercial para 84 permissionários e um estacionamento com capacidade para 35 ônibus.

Além da infraestrutura renovada, o terminal, que agora possui 6,4 mil metros quadrados, conta com tecnologias avançadas, como catracas inteligentes e sistema de monitoramento 24 horas. Durante o evento, Caiado destacou o impacto do projeto no transporte público e entregou 46 novos ônibus com tecnologia Euro VI, mais ecológica e menos poluente, que beneficiarão a Região Metropolitana de Goiânia.

O Terminal Novo Mundo, que atende aproximadamente 40 mil passageiros e 34 linhas diariamente, foi equipado com painéis informativos digitais, iluminação de LED, bebedouros, sanitários modernos e acessibilidade plena. No discurso de inauguração, Caiado enfatizou a importância da obra para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos usuários. “Esses terminais estavam destruídos. Hoje, transformamos o transporte público em algo comparável a aeroportos no Brasil, com tecnologia avançada, segurança e dignidade para os passageiros”, disse o governador.

O governador Ronaldo Caiado junto com o vice-governador, Daniel Vilela e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel | Foto: Guilherme Alves / Jornal Opção
Um dos destaques é o sistema de monitoramento com 36 câmeras ligadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP), garantindo maior proteção para quem transita pelo terminal. Outro avanço são as catracas inteligentes, que impedem a evasão e agilizam o fluxo de passageiros. A modernização reforça o compromisso do governo estadual com um transporte coletivo eficiente e sustentável.

A Metronização
Durante a reinauguração, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou um sistema de metronização que promete revolucionar o trânsito na capital. A tecnologia, prevista para começar em março, permitirá que semáforos inteligentes identifiquem a aproximação dos ônibus e ajustem automaticamente o tempo de abertura, otimizando a fluidez do tráfego nos eixos do BRT. “Os ônibus saem das estações e os semáforos já os reconhecem. Isso vai aumentar a velocidade do transporte coletivo e agilizar o tráfego nas principais vias da cidade”, explicou Mabel.

Além disso, o prefeito garantiu a instalação de semáforos inteligentes em toda a cidade de Goiânia até 2026. Segundo ele, o objetivo é trazer modernidade e eficiência ao sistema viário, proporcionando maior conforto e rapidez aos usuários do transporte público.

Parceria com resultados
O projeto Nova RMTC é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, a Prefeitura de Goiânia e municípios vizinhos, como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira. Durante a coletiva de imprensa, Ronaldo Caiado destacou o impacto dessa cooperação: “Estamos pagando 82% das despesas junto com as prefeituras parceiras. Essa integração entre Estado e municípios é o que torna possível essa transformação no transporte público”, afirmou.

O governador também ressaltou o esforço para manter a tarifa congelada em R$ 4,30 por seis anos consecutivos, mesmo diante de desafios como a inflação e a pandemia de Covid-19. “Não existe nenhuma outra capital no país que tenha feito isso. Enquanto outras aumentavam suas tarifas, nós mantivemos o preço acessível para o passageiro, investindo pesado na qualidade do transporte”, disse Caiado.

Sustentabilidade e expansão
Os novos ônibus entregues durante o evento têm padrão ambiental elevado, emitindo menos gases poluentes e sendo mais silenciosos. Segundo Caiado, a prioridade do governo é aliar conforto à sustentabilidade: “Além de uma frota renovada e ampliada, temos uma preocupação ambiental. O transporte coletivo aqui segue um padrão que é referência não só no Brasil, mas mundialmente.”

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também destacou a magnitude dos investimentos: “Essa transformação inclui a reconstrução de terminais, como o Novo Mundo, e a implantação de novas tecnologias. É um esforço conjunto que beneficia meio milhão de pessoas por mês e melhora a percepção do transporte público como um serviço de alta qualidade.”

Durante o evento, os representantes enfatizaram que o objetivo não é apenas atender à demanda atual, mas também atrair mais pessoas para o sistema de transporte coletivo. “Com essas melhorias, queremos resgatar a qualidade do transporte público e transformá-lo em referência mundial”, afirmou Adriano da Rocha Lima.

O prefeito Sandro Mabel complementou que o trabalho não para por aí. Ele mencionou planos para modernizar terminais em outras localidades e expandir os benefícios das novas tecnologias para todas as áreas de Goiânia. “Até maio de 2026, entregaremos todos os terminais totalmente remodelados, com a mesma qualidade de infraestrutura e tecnologia que estamos inaugurando aqui”, garantiu o prefeito.

Informações: Jornal Opção

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