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Velocidade do BRT Transbrasil sobe para 60 km/h a partir de 29 de julho

sexta-feira, 19 de julho de 2024


A partir do dia 29 de julho, a velocidade máxima permitida nos corredores do sistema BRT Transbrasil, no Rio de Janeiro, será aumentada de 40 km/h para 60 km/h.

A mudança, implementada pela Prefeitura do Rio, tem como objetivo otimizar a operação do BRT e melhorar o fluxo na Avenida Brasil, especialmente nos horários em que a faixa seletiva é liberada para a circulação de todos os veículos, exceto caminhões, entre 10h e 16h e entre 20h e 5h.

A decisão foi baseada em análises de tráfego que levaram em conta a fluidez e a segurança com as velocidades atuais.

Para informar os motoristas sobre a nova regulamentação, toda a sinalização vertical e horizontal das faixas exclusiva e seletiva do corredor Transbrasil será ajustada.

Informações: Mobilidade Rio

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VLT de Salvador terá velocidade máxima de 50 km/h

O VLT de Salvador, modal que será implantado nos próximos anos ligando o Subúrbio Ferroviário à orla de Piatã, terá uma velocidade média menor do que a do metrô que já circula na cidade. De acordo com estudos contratados pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT), os trens do futuro sistema de transporte soteropolitano poderão chegar, em um cenário conservador, a 50 km/h.

Conforme estudos de demanda, em trechos de alta segregação e com passagens em nível, os trens do VLT de Salvador devem variar a velocidade entre 22 km/h e 50 km/h.

Já nos trechos de segregação baixa e muitas interferências no trajeto do sistema, a velocidade deve cair, variando entre 16 km/h e 40 km/h.

Com isso, os estudos apontam que a velocidade média do VLT de Salvador no trajeto entre a Estação da Calçada e a parada da Orla, no bairro de Piatã, deverá ter uma velocidade média variando entre 21,3 km/h, no cenário mais conservador, e 26 km/h, no cenário mais otimista.
A título de comparação, a velocidade do VLT de Salvador deverá ficar abaixo da já apresentada no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), no qual os trens do metrô circulam em uma velocidade média de 40 km/h, atingindo por alguns momentos até 80 km/h.

Apesar da velocidade menor em relação ao metrô, a chegada do VLT em Salvador deve encurtar a duração de uma viagem entre a Calçada e a Orla de Piatã, com uma pessoa podendo atravessar esses 34,67 km em 1h37, no cenário conservador, ou até em 1h19, no cenário mais otimista.

Passageiros

Ainda segundo o estudo, o VLT de Salvador possui uma demanda estimada de 75.706 passageiros por dia já para o ano de 2025 no cenário conservador; de 91.338 no intermediário; e de 103.975 no mais otimista.

Para 2050, a previsão é de que a demanda de passageiros diários no novo modal de transporte possa chegar a 116.690 pessoas.

Informações: A Tarde

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Novas linhas de ônibus começam a circular em Camaragibe

Após a assinatura de aditivo ao contrato social pela governadora Raquel Lyra e a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, no dia 05 de junho, o município aderiu ao Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM. Essa ação pode proporcionar uma melhoria no deslocamento dos usuários do transporte público de Camaragibe. Após a ativação das novas linhas 2470 – Circular Bairro dos Estados e 2505 – Circular Tabatinga/São Jorge (via Fábrica), a partir de amanhã (20), serão iniciadas as operações de quatro novas linhas de ônibus: 2501-Circular Peroba/Oitenta/Borralho, 2502-Circular Santa Mônica/Maranguape (V. Beira Rio), 2503-Circular Quadra 30 (V. Celeiro) e 2504-Circular Vale das Pedreiras (Shopping). Todas essas linhas passam a compor o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), inclusive com a possibilidade de utilizar o Sistema de Integração Temporal entre linhas metropolitanas, reduzindo o gasto com o transporte público de passageiros, pagando somente uma tarifa, desde que sua viagem seja realizada no mesmo sentido e no intervalo de 120 minutos entre o primeiro e o segundo uso do cartão VEM.


As linhas deverão realizar os seguintes itinerários:

2501 – Circular Peroba/Oitenta/Borralho

Terminal/Ponto de Retorno: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, Primeira Travessa São Lázaro, Rua São Lázaro, Rua Hipólito da Costa, Estrada da Peroba, Estrada Aldeia (PE-027), Avenida Carlos Laet de Lima, Rua José Rufino, Rua Benedito L. Rodrigues, Rua São Pedro, Rua Assis Brasil, Rua Arthur Orlando, Rua Afonso Arinos, Rua Barão do Amazonas, Rua Celso Vieira, Rua das Fronteiras (retorno), Rua Celso Vieira, Rua Barão do Amazonas, Rua Afonso Arinos, Rua Arthur Orlando, Rua Assis Brasil, Rua São Pedro, Rua Benedito L. Rodrigues, Rua José Rufino, Avenida Carlos Laet de Lima, Estrada Aldeia (PE-27), Rua Mr. Fryer, Avenida Rotary, Rua Francisco Gondin.

Ponto de Retorno/Terminal: Rua Francisco Gondin, Avenida Rotary, Rua Mr. Fryer, Estrada Aldeia (PE-027), Estrada da Peroba, Rua Hipólito da Costa, Rua São Lázaro, Primeira Travessa São Lázaro, Rua Nossa Senhora dos Prazeres.
2502 – Circular Santa Mônica/Maranguape (v. Beira Rio)

Terminal/Ponto de Retorno: Rua Arnaldo Câmara Caglioto, Rua Gilberto Freire, Rua José Maria Baracuhy Menezes Lira, Rua Três Marias, Rua Itapissuma, Rua Josadarck Alves de França, Rua Maranguape, Rua Nazaré, Rua Camocim, Rua Margarida Pereira dos Santos, Rua Josadarck Alves de França, Rua Barão de São Francisco, Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005), Ramal da Arena, Rua Santa Diamantina.

Ponto de Retorno/Terminal: Rua Santa Diamantina, Ramal da Arena, Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005), Rua Barão de São Francisco, Rua Josadarck Alves de França, Rua Maranguape, Rua Nazaré, Rua Camocim, Rua Margarida Pereira dos Santos, Rua Josadarck Alves de França, Rua Itapissuma, Rua Três Marias, Rua José Maria Baracuhy Menezes Lira, Rua Gilberto Freire, Rua Arnaldo Câmara Caglioto.

2503 – Circular Quadra 30 (v. Celeiro)

Terminal/Ponto de Retorno: Rua dos Cinegrafistas, Rua dos Programadores, Rua Antônio Soares de Lima, Rua Domingos Martins, Avenida Ademar de Barros, Rua Natividade, Rua Guanabara, Rua Sales Fernandes da Silva, Avenida Márcia de Windson, Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005).

Ponto de Retorno/Terminal: Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005), Rua Monte Carlo, Rua Ceará, Rua Sales Fernandes da Silva, Rua Guanabara, Rua Natividade, Avenida Ademar de Barros, Rua Domingos Martins, Rua Antônio Soares de Lima, Rua dos Programadores, Rua dos Cinegrafistas.

2504 – Circular Vale das Pedreiras (Shopping)

Terminal/Ponto de Retorno: Rua Ametista, Rua Água Marinha, Rua Topázio, Rua Augusto dos Anjos (Ladeira das Pedreiras), Rua Cassimiro de Abreu, Rua João Pessoa, Avenida Samuel MacDowell, Avenida Tiradentes, Rua Ataulfo Alves, Rua Rui Barbosa, retorno Condomínio Parque Capibaribe, Rua Rui Barbosa, Rua Samuel MacDowell, Avenida General Newton Cavalcante (PE-027), Rua Manoel Honorato da Costa, Rua Padre Oséias Cavalcante.

Ponto de Retorno/Terminal: Rua Padre Oséias Cavalcante, Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005), Avenida Joaquim Ribeiro, Praça Joaquim Ribeiro (retorno), Avenida Joaquim Ribeiro, Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005), Avenida General Newton Cavalcante (PE-027), Rua Samuel MacDowell, Avenida Tiradentes, Rua Ataulfo Alves, Rua Rui Barbosa, retorno Condomínio Parque Capibaribe, Rua Rui Barbosa, Rua Samuel MacDowell, Rua João Pessoa, Rua Cassimiro de Abreu, Rua Augusto dos Anjos (Ladeira das Pedreiras), Rua Esmeralda, Rua Coral, Rua Turmalina, Rua Turquesa, Rua Ametista.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Metrô do Distrito Federal ganhará 15 novos trens financiados pelo BNDES

O Metrô do Distrito Federal está negociando com o Ministério das Cidades a aquisição de 15 novos trens. O projeto já foi aprovado e deve ser contemplado com financiamento de R$ 900 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que deve ser aprovado ainda em 2024.

“A linha de crédito faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e nós entraremos pelo projeto da Mobilidade via Renova Frota. Nossa expectativa é de que esse processo esteja concluído no máximo até novembro deste ano”, informa o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

A aquisição de novos trens é uma das etapas do trabalho de melhoria do sistema. Durante coletiva de imprensa na segunda-feira (15), acompanhado do secretário de Transportes e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o presidente do Metrô-DF explicou as providências que vem tomando para prevenção de acidentes, como o incêndio em um vagão ocorrido no sábado (13).

 “Já estamos em contato com a fabricante dos trens para que eles realizem uma inspeção detalhada de todos os trens da série 1000, para identificarmos o que está causando o problema e planejar a substituição de componentes, se for o caso”.

O Metrô-DF tem 20 trens da série 1000, com cerca 30 anos de uso, e 12 trens da série 2000, mais novos. A idade avançada dos equipamentos tem causado seguidas panes. Outro incêndio em vagão ocorreu em janeiro. Desde então, os trens da série 1000 passaram por ‘inspeção termográfica’ (uma simulação da operação e medição da temperatura para identificar possível elevação ou sinal de curto circuito). Só após a etapa burocrática no BNDES é autorizada a licitação. A estimativa é de que a chegada de novos trens levará aproximadamente três anos.

Informações: BSB Capital

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Aeroporto de Porto Alegre reabrirá parcialmente para voos em outubro

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, já tem data para retomar as operações aéreas. O principal aeroporto da região Sul voltará a receber voos no mês de outubro. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante coletiva de imprensa. Antes do comunicado, a Fraport, concessionária do terminal, apresentou ao Governo Federal o diagnóstico sobre a situação da pista de pouso e decolagem, que durante semanas ficou submersa pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas na região.

Costa Filho destacou que, inicialmente, o aeroporto voltará a operar de forma parcial com cerca de 50 voos diários, o que representa média de 350 operações aéreas por semana. O ministro ressaltou que o Governo Federal trabalha com plano de retomada integral das operações até o final deste ano.

“Essa será a primeira etapa da reabertura do aeroporto. Nossa estimativa é que, até dezembro, o terminal estará 100% aberto e operando como estava funcionando antes da enchente que ocorreu no estado. Isso revela o esforço coletivo realizado pelo Governo Federal e pela Fraport”, indicou.

A análise técnica da pista, iniciada em junho, foi apresentada pelos representantes da concessionária em reunião realizada na Casa Civil da Presidência da República. De acordo com o cronograma previsto, na sua abertura, os voos serão realizados em 1.700 metros da pista, que conta com 3.200 metros de comprimento e 45 metros de largura. Até o final do ano, a pista será integralmente utilizada.

“Na primeira etapa, está sendo feito um esforço concentrado, no qual serão abertos, no mês de outubro, cerca de 1.700 metros. Os outros quase 2.000 mil metros serão reabertos em dezembro. A nossa meta é que o aeroporto possa funcionar das 10h da manhã às 22h da noite, com voos domésticos e internacionais”, frisou.

“O ministro da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, classificou como positiva a reunião realizada entre o Governo Federal e os representantes da concessionária. Segundo ele, a reabertura do terminal Salgado Filho demonstra o comprometimento de todos para o fortalecimento do estado. A orientação do presidente Lula, para todos nós, foi de construir essa alternativa e eu considero que é um resultado muito positivo, muito satisfatório, uma resposta concreta do compromisso do nosso governo em fazer tudo aquilo que for necessário para a retomada da atividade econômica, de todas as atividades do nosso estado”, destacou.

Retomada do aeroporto
O aeroporto Salgado Filho reabriu na última segunda-feira (15) os serviços de embarque e desembarque de passageiros. Desde então, os procedimentos de processamento de passageiros e controle de segurança passaram a ser realizados no sítio aeroportuário. Até outubro deste ano, os voos continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas, aberto em maio para operações comerciais.

Principais ações realizadas pelo Governo Federal desde o fechamento do aeroporto Salgado Filho:

  • 6 de maio – Apresentação de medidas emergenciais para garantir continuidade dos serviços essenciais no modais portuário, hidroviário e aeroportuário;
  • 9 de maio – Anúncio da malha aérea emergencial para atender a população do Rio Grande do Sul. Ampliação de voos em 6 aeroportos do Estado (Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana) e abertura da Base Aérea de Canoas para operar voos comerciais;
  • 27 de maio – Início das operações comerciais na Base Aérea de Canoas. O aeródromo militar iniciou com capacidade em receber até 35 voos semanais,
  • 10 de junho – Ampliação da malha aérea na Base de Canoas, passando de 35 para 70 frequências semanais;
  • 11 de junho – Reabertura do terminal de cargas do Salgado Filho. Local não foi danificado pelas águas. Espaço voltou a funcionar após recebeu o aval dos órgãos competentes: Anvisa, Receita Federal e Vigiagro;
  • 15 de julho – Retomada dos procedimentos de embarque e desembarque no aeroporto Salgado Filho;

Informações: Movimento Econômico
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Salvador planeja investir mais de R$ 100 milhões em dez anos para ampliação da rede cicloviária

Salvador quer chegar a 2034 com 700 km de malha cicloviária, o que representa mais que o dobro da infraestrutura disponível na cidade atualmente (300 km). Para alcançar a meta, o município deve investir mais de R$100 milhões, conforme prevê um inédito plano elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) com o apoio do governo britânico, através do UK Pact.

O plano traça 12 objetivos e tem entre os destaques incentivar o uso da bicicleta como um modal de transporte diário em substituição ao transporte motorizado individual e como complemento do transporte coletivo. Além disso, visa integrar a bicicleta aos diversos subsistemas de transporte público e melhorar a infraestrutura cicloviária disponível, de modo a constituir um espaço viário adequado e seguro para a circulação de bicicletas.

A ideia é reforçar o compromisso da capital baiana em ser cada vez mais sustentável, segura e inclusiva, consolidando alternativas de transporte zero emissões de gás carbônico. O documento, inclusive, foi elaborado com base em extensas consultas públicas, análises técnicas e melhores práticas internacionais.

“Esse plano não é simplesmente uma previsão de aumento de rede cicloviária, mas um diagnóstico preciso da infraestrutura atual, mostrando onde deve ser aprimorado e ampliado. Temos políticas para fomentar o uso da bicicleta, como educação, conectividade e integração multimodal”, explicou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.
“Salvador é uma cidade em que 38% da população se desloca a pé, e melhorar os sistemas de cobertura permitirá mais deslocamentos de bicicleta. Pretendemos, com esse plano, chegar a 25 quilômetros de ciclovias por 100 mil habitantes em uma década, atingindo níveis de cidades cicláveis da Europa”, acrescentou o gestor.

Em junho passado, a administração municipal destinou recursos em novas intervenções para ampliar a rede cicloviária da cidade, readequando ciclovias na Avenida Suburbana e do Rio Vermelho. Neste último, alguns trechos passarão a contar com nova ciclorrota, por exemplo, na Rua do Meio, e uma ciclovia ao lado do Mc Donald’s até o Quartel de Amaralina.

Diagnóstico – O Plano Cicloviário de Salvador analisa toda infraestrutura disponível, desde pavimentação, iluminação, sinalização, bicicletários e paraciclos, bem como condições de segurança viária.

O mapeamento mostra que, embora Salvador tenha grande parte de relevo acidentado – conta com 45% da área urbana com declividade acima de 10% –, a cidade apresenta diversas regiões com topografia adequada ao uso da bicicleta e modais assemelhados, favorecidos por uma extensa orla marítima. São mais de 30 quilômetros de vias à beira-mar, dentro dos limites municipais da capital – desde a Baía de Aratu (no Subúrbio Ferroviário) até os limites com a cidade de Lauro de Freitas (na praia de Ipitanga).

A ciclovia da Avenida Suburbana é a mais longa existente no município, com duas faixas de aproximadamente 12 km de extensão, ligando bairros populosos na região. A via para pedal, aliás, foi alargada para atrair um maior número de ciclistas para a área, garantindo assim maior segurança e conforto aos usuários.

Locais mais frequentados – O plano traz ainda uma pesquisa que traz os locais de maior circulação de ciclistas. Os pontos com maior fluxo registrados são Boca do Rio, Pituba, Calçada e Itapuã, sobretudo entre 17h e 19h. Observou-se, também, uma grande movimentação de ciclistas na região da Ribeira, onde também há topografia quase plana, convidativa para o uso de bicicletas, e um fluxo razoável na região de Cajazeiras.

Informações: Alô Alô Bahia

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SuperVia tem em média 54 mil passageiros por dia que não pagam passagem

O número de pessoas que burlam o sistema para viajar de graça nos trens cresceu muito desde a pandemia. Por isso, a SuperVia montou um grupo de trabalho, há um ano, para contabilizar e combater a evasão de renda. E os números impressionam: hoje, a média diária de pessoas que pulam muros ou entram por passagens não oficiais para não pagar passagem é de 54 mil pessoas. Contando apenas os dias úteis, são quase 1,2 milhão de caloteiros que se arriscam por mês nessa perigosa manobra ilegal. No fim das contas,  a concessionária deixa de arrecadar mais de R$  8,4 milhões mensalmente. Essa é só uma das contas que pode ser feita: há atropelamentos, mortes, mutilações e serviços parados. O pior: muitas vezes, as pessoas praticam a ação carregando crianças e bebês.

“A maior parte dos caloteiros é de jovens entre 20 e 27 anos, mas há também muitos idosos, além de homens e mulheres carregando filhos – inclusive, de colo. Eles vão andando pela linha férrea até chegarem aonde está a plataforma, que é alta com relação à via, e muitas vezes os outros passageiros os ajudam a subir. Tudo isso correndo o risco de algum trem chegar”, lamenta o gerente executivo de Segurança da SuperVia, Marcus Almeida. 
Infelizmente, não são poucos os casos de pessoas que acabam atingidas pelos trens. Não que ela não saiba o perigo que corre, mas quando andar pelos trilhos vira uma rotina, a pessoa pode ficar menos alerta com relação ao perigo de atropelamento. Alguns, inclusive, praticam a ação com fones de ouvido. Mesmo que o maquinista aviste o acesso indevido, as leis da física não ajudam: por serem grandes e pesados, os trens não conseguem parar imediatamente após o acionamento do freio de emergência. A uma velocidade de 80km/h, por exemplo, o trem ainda percorre 290 metros antes de parar por completo. 

No combate

Após a identificação das estações mais problemáticas, e os horários em que é maior o acesso dos não-pagantes, foram criadas equipes para inibirem a ação. Ou seja, para evitar evasão de renda, a SuperVia precisa gastar com mais colaboradores e agentes do Proeis (Programa de Integração de Segurança, da Polícia Militar) – em média, seis homens somente para esse trabalho em cada estação e no “cinturão” – estações próximas que podem também ser burladas. Hoje, a concessionária conta com 38 policiais do Proeis e em torno de 80 agentes próprios, que se dividem em 26 estações, em horários diversos.

Cada ramal tem trechos mais críticos com relação aos acessos indevidos.

Deodoro: Madureira e entre Maracanã e São Cristóvão;
Japeri: Queimados e Nova Iguaçu;
Saracuruna: Caxias e Corte 8;
Santa Cruz: Campo Grande e Santa Cruz;
Belford Roxo: estação de Belford Roxo.

Informações a Imprensa

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Ônibus elétricos serão destaque na Latbus 2024


Os ônibus elétricos terão destaque em vários estandes das marcas do setor na Latbus 2024. Afinal, as leis de controle de emissões de poluentes por veículos pesados estão cada vez mais severas, sobretudo em áreas urbanas. Nesse sentido, o projeto de lei 1743/23 visa incentivar o uso de ônibus elétricos nos sistemas municipais de transporte coletivo. Além disso, a cidade de São Paulo prevê trocar toda a frota de modelos com motor a combustão por elétricos.

Os ônibus elétricos confirmados
Assim, para a próxima edição do evento, que vai de 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, várias empresas confirmaram que levarão novidades elétricas. Segundo os organizadores, todos os espaços da feira estão vendidos desde o ano passado. No total, serão cerca de 100 estandes e mais de 150 marcas.
Montadoras destacam seus ônibus elétricos na Latbus


Latbus vai ser palco de novidades das marcas com destaque para os ônibus elétricos

Iveco Bus
De acordo com a Iveco Bus, por exemplo, seu estande terá um portfólio completo e renovado de ônibus para os segmentos escolar, urbano, rodoviário e de turismo. Nesse sentido, um dos destaques vai ser a linha Daily, bem como o 17-210 G com motor a gás natural e biometano.

Além disso, a marca informa que terá uma novidade com sistema de propulsão alimentado por baterias. Porém, não foram revelados detalhes. Seja como for, é certo que a aposta visa atender operações urbanas de transporte de passageiros.

Scania
Recentemente, a Scania anunciou investimentos de R$ 60 milhões para a produção de seu ônibus elétrico no Brasil. Segundo a empresa, as primeiras unidades serão feitas em março de 2025 e as entregas devem começar em setembro.

Assim, trata-se do K 230E 4x2, modelo urbano com versões de 12,5 metros a 14 m, com piso baixo. Ou seja, a versão Padron pode levar até 80 passageiros. De acordo com a fabricante, a autonomia varia de 250 km a 300 km, conforme o pacote de baterias e o tipo de operação.

VWCO
O e-Volksbus será uma das atrações da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Latbus. A marca já iniciou o processo de homologação da linha de ônibus elétricos em Curitiba. Além disso, o modelo vai ser testado em São Paulo, para atender as regras da SPTrans, que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista.

Recentemente, a fabricante apresentou uma versão do e-Volksbus com baterias de nióbio. Embora tenha autonomia de apenas 60 km, a vantagem está no sistema de recarga de oportunidade. Seja como for, um protótipo do novo ônibus, que não está à venda, será uma das atrações da marca na Latbus.

Mercedes-Benz
Conforme a Mercedes-Benz, além de novidades com motor a diesel, o ônibus elétrico eO500U, que estreou na edição de 2022 da Latbus, estará de volta no evento deste ano. Dos modelos convencionais, o destaque será o OF 1621.

O modelo foi desenvolvido especialmente para fretamento contínuo. Assim, é uma boa opção para o transporte de funcionários de empresas, entre outras demandas corporativas. Portanto, atende um dos segmentos cujas vendas vêm crescendo de forma sustentável.

Marcopolo
Em 2024, a Marcopolo celebra 75 anos de atuação. Por isso, a fabricante promete aproveitar a feira para comemorar, com a apresentação de novidades importantes. Entre os destaques está o Viaggio G8 1050, modelo que chega para complementar a linha Paradiso. 

Irizar
Da Irizar, a atração vai ser o ônibus rodoviário i6S Efficient. Segundo a empresa, o novo desenho visa melhorar a aerodinâmica e, com isso, reduzir o consumo de combustível. Nesse sentido, contribuem as câmeras no lugar dos retrovisores convencionais. Além disso, há novidades na configuração das poltronas e revestimentos, assim como nos climatizadores.

Eletra
No estande da Eletra na Latbus, o visitante vai encontrar a linha de ônibus elétricos escolares. Segundo a empresa, esses modelos têm integração da Caio. 

Serviço
Feira Latinoamericana do Transporte (Latbus)
6 de agosto, das 13h às 22h
7 e 8 de agosto, das 9h às 22h
São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda, São Paulo

Informações: Estradão

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Em Porto Alegre, Três linhas de ônibus voltam a operar nesta segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, 22, as linhas de ônibus C5-Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento; 705.2- Aeroporto/Ceasa; e 705.3-Aeroporto/Ceasa/ Fecomércio retomam as operações. Elas deixaram de circular devido à enchente histórica.

A linha 705.2 - Aeroporto/Ceasa, que atualmente está operando apenas nos finais de semana, retorna com 24 viagens diárias, partindo da rua Cel. Vicente, no Centro Histórico, indo até o aeroporto, circulando pela região e retornando para o Centro.

A linha 705.3 - Aeroporto/Ceasa/Fecomércio contará com dez viagens diárias, partindo da rua Cel. Vicente, no Centro Histórico, até o bairro Anchieta por onde circula antes de retornar ao Centro.
A linha C5-Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento terá quatro viagens diárias, partindo da avenida Mauá, no Centro Histórico, circulando pelo 4º Distrito e Moinhos de Vento e retornando para o Centro.

Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, através do app do cartão TRI. Basta selecionar “GPS” para ser direcionado ao Cittamobi.

Há também a possibilidade de verificar os horários, por meio do WhatsApp do 156. Basta clicar no menu 4 “Trânsito e Transporte (EPTC)” e em seguida no submenu 2 “Ônibus: Linhas e Horas”. Para utilizar o serviço, é necessário salvar o número (51) 3433-0156 no celular e escrever um “oi” no WhatsApp.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Prefeitura de Campo Grande sanciona política de mobilidade e revisão de plano de transporte

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou a regulamentação da Política Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana e a revisão o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana. A Lei n° 7.282 foi publicada na edição suplementar do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (17).

O texto é resultado de estudos coordenados pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e visa promover formas de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta e o transporte público.

Entre os princípios previstos para a Política Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana está a segurança nos deslocamentos das pessoas. A meta se alinha a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de prevenir pelo menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, conforme a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030).
A publicação ainda prevê a acessibilidade universal, equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo e eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano. Uma das formas apontadas pelo estudo para alcançar esses objetivos é a melhoria dos pontos de ônibus da cidade, isso tornaria mais eficiente a experiência dos usuários do transporte coletivo, reduzindo a percepção de tempo de espera e aumentando a atratividade do sistema como um todo.

Outros princípios previstos pela legislação são a justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes; o desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais; e a gestão democrática, controle social do planejamento e avaliação da Política Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

Já a revisão do Plano Diretor de Transporte, segundo a publicação, é composta pelo diagnóstico da Mobilidade, prognóstico da Mobilidade; e proposição de Metas e Ações Estratégicas. Os estudos embasarão as medidas dos próximos quinze anos e a Prefeitura deverá elaborar anualmente relatório de gestão contendo as prioridades para cada exercício.

Os relatórios serão enviados para o CMDU (Conselho Municipal da Cidade), assegurando o controle social e participação da sociedade, acompanhando a evolução das ações adotadas pelo Executivo.

A implementação das medidas previstas pela Política Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana e o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana serão desenvolvidas pelo Comitê de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, coordenado pela Planurb e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Segundo a publicação, em cinco anos deverá ser feita análise de monitoramento com a participação do Conselho Municipal da Cidade e a legislação será revisada, pelo menos, a cada 10 anos.

Informações: Campo Grande News

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Prefeitura de Feira de Santana encaminha projeto para aquisição de 12 ônibus elétricos

A Prefeitura de Feira de Santana encaminhou à Câmara Municipal nesta quinta-feira (18) o projeto de lei nº 12/2024, que visa autorizar a captação de um empréstimo de R$ 37.374.000,00 junto à Caixa Econômica Federal para a aquisição de 12 ônibus elétricos. Os novos veículos, selecionados pelo Governo Federal através do programa Novo PAC - Mobilidade Urbana Sustentável - Renovação de Frota, serão destinados a operar no Sistema Integrado de Transporte (SIT) do município.

A iniciativa, além de contribuir para a modernização da frota do transporte público, trará diversos benefícios à cidade, como:

  • Redução da emissão de gases poluentes: Os ônibus elétricos não emitem gases de efeito estufa e material particulado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.
  • Menor ruído: Os veículos elétricos são mais silenciosos que os ônibus movidos a combustíveis fósseis, o que gera um impacto positivo no conforto acústico da cidade.
  • Economia de custos: A eletromobilidade pode gerar economia de custos no longo prazo, devido à menor necessidade de manutenção dos veículos elétricos e ao menor preço da energia elétrica em comparação ao diesel ou à gasolina.
  • Estímulo à geração de emprego e renda: A implantação da eletromobilidade pode impulsionar a criação de novos negócios e oportunidades de trabalho na área de manutenção e recarregamento de veículos elétricos.

O projeto de lei, protocolado com pedido para trâmite em regime de urgência, depende da aprovação da Câmara Municipal para seguir em frente. Em mensagem encaminhada à presidência da Casa Legislativa, a Prefeitura destaca a importância da deliberação positiva dos vereadores para o sucesso da iniciativa, que visa promover a sustentabilidade e a qualidade de vida da população de Feira de Santana.

A aquisição dos ônibus elétricos se soma a outras ações da Prefeitura para a modernização do transporte público e a promoção da sustentabilidade na cidade, como a implantação de novas linhas de ônibus, a construção de terminais e a criação de ciclovias.

Informações: Prefeitura de Feira de Santana

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