Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

BH terá novas faixas exclusivas e preferenciais para ônibus

quinta-feira, 17 de novembro de 2022


A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quinta-feira (17) a operação de novas rotas de prioridade para o transporte coletivo na capital. Serão cerca de sete quilômetros de novas faixas exclusivas e preferenciais nas avenidas do Contorno e dos Andradas, que vão melhorar a velocidade operacional dos ônibus nos trechos, reduzindo assim o tempo de viagem dos usuários.

Confira abaixo os locais das faixas, que vão funcionar de segunda a sexta-feira: 

Avenida do Contorno (faixas exclusivas)

Avenida do Contorno, entre a Avenida Barbacena e a Rua Rio de Janeiro, sentido Carlos Prates/Área Hospitalar (faixa exclusiva entre 6h e 19h30); 

Avenida do Contorno e dos Andradas, entre a Rua Rio de Janeiro e a Alameda Ezequiel Dias, sentido Carlos Prates/Área Hospitalar (faixa exclusiva 24 horas). 

Avenida dos Andradas (faixas exclusivas e preferenciais)

Avenida dos Andradas, entre Alameda Ezequiel Dias e Viaduto da Floresta, sentido Área Hospitalar/Carlos Prates (faixa exclusiva 24 horas); 

Avenida dos Andradas, entre a Avenida do Contorno (Perrela) e a Avenida Mem de Sá, sentido Centro/Bairro (faixa exclusiva entre 6h e 9h);

Avenida dos Andradas, entre a Avenida Mem de Sá e Avenida do Contorno (Perrela), sentido Bairro/Centro (faixa preferencial entre 7h e 9h). 

As novas faixas exclusivas fazem parte de uma série de ações na mobilidade urbana de Belo Horizonte com o objetivo de melhorar a velocidade e o desempenho dos ônibus na capital. A expectativa é que a velocidade média operacional dos ônibus nas rotas de prioridade cresçam 20%, de acordo com estudos de simulação de tráfego, passando de 17,2 km/h para 20,7 km/h nos horários de pico da tarde. 

Confira todos os locais e trechos de rotas de prioridade para o transporte coletivo de Belo Horizonte no portal da PBH.  

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
READ MORE - BH terá novas faixas exclusivas e preferenciais para ônibus

Maioria do STF mantém gratuidade de passagem para jovem de baixa renda em ônibus interestaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (16) maioria de votos para confirmar a validade de dispositivo da Lei nº 12.852/13, conhecida como Estatuto da Juventude. A norma garantiu a gratuidade de duas vagas em ônibus interestaduais para jovens de baixa renda. 


Ação contra a lei foi proposta em 2017 pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros. Entre os argumentos apresentados, a entidade alegou que a gratuidade provoca desequilíbrio econômico dos contratos de autorização para operação das linhas e não prevê ressarcimento ao prestador privado de serviço público pelos encargos impostos pela lei. 

De acordo com o artigo 32 da Lei nº 12.852/13, o sistema de transporte coletivo interestadual deve reservar duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda e mais duas vagas com desconto de 50% para o mesmo público. 

Até o momento, o placar do julgamento está em 6 a 0 e prevalece o voto do ministro Luiz Fux, relator do processo. Segundo o ministro, o artigo é constitucional por tratar-se de direito fundamental implícito. 

"A reserva de vagas gratuitas e com valor reduzido para os jovens de baixa renda não implica ônus desproporcional às empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo interestadual de passageiros", afirmou. 

O voto do relator foi seguido pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. 

Após as manifestações, a sessão foi suspensa e será retomada amanhã (17). O plenário é formado por 11 ministros.

Edição: Maria Claudia
Informações: Agência Brasil
READ MORE - Maioria do STF mantém gratuidade de passagem para jovem de baixa renda em ônibus interestaduais

Uso de máscara no transporte público volta a ser recomendado em cidades do Grande ABC

O uso de máscaras no transporte público voltou a ser recomendado no Grande ABC, que engloba os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, por decisão do Consórcio Intermunicipal em assembleia. A medida passa a valer a partir da próxima quinta-feira, 17, por conta do aumento de casos de covid-19 no Estado.
A única parte que não participou da reunião foi São Bernardo do Campo, com isso, a recomendação não se aplica à cidade. Além do transporte público, o Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio ABC deve se reunir, na próxima semana, com o grupo técnico do governo do Estado para alinhar outras possíveis medidas com base no monitoramento epidemiológico.

Os municípios também reforçarão sobre a importância de completar o esquema vacinal com as doses de reforço contra a covid-19, consideradas essenciais para imunização completa contra a doença. De acordo com o último Boletim Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, 84,4% dos adultos com mais de 18 anos tomaram a 3ª dose e 57,7% - considerando o público alvo, de mais de 35 anos - a 4ª.
Já o boletim epidemiológico mais recente apontou que estão ocupados 49% dos leitos de UTI destinados à doença na rede pública, e 58% de enfermaria. Hospitais privados, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês. também notificaram aumento de internações.

Instituições de ensino, como a USP e a Unicamp, também voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. Nesta quarta-feira, passou a valer a recomendação nas instalações do Museu do Ipiranga, localizado na zona sul da capital paulista.

Informações: Terra
READ MORE - Uso de máscara no transporte público volta a ser recomendado em cidades do Grande ABC

EPTC divulga esquema especial de transporte para segundo dia de provas do Enem

No próximo domingo, 20, será realizada a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como no fim de semana anterior, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou reforço no transporte público nos locais que concentram maior número de candidatos. O cartão TRI dos estudantes estará liberado para uso no dia da provas, com a isenção correspondente à categoria de cada usuário conforme permite a Lei 12.944. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 118. A  localização das linhas pode ser  consultada. , em tempo real, pelo aplicativo Cittamobi.  

Este ano, são 21.615 candidatos inscritos para o Enem em Porto Alegre. A orientação é que os participantes se informem com antecedência sobre o local e linhas de transporte que atendem a região da prova. Com a oferta disponível, há capacidade para transportar 347 mil passageiros. Em um domingo comum são transportados, em média, 120 mil passageiros.

Confira os três locais com mais candidatos e que recebem reforço da oferta:

- PUCRS (7.069 candidatos) - As linhas T1, T4, T12/T12A e 353 da Carris vão circular com veículos articulados entre 11h30 e 12h.

Linhas que atendem a PUCRS: 343/353/T1/T4/T9/T12/T12A.

- Uniritter Campus Fapa, Manoel Elias (1.439 candidatos) – Será colocada uma viagem extra na linha 656 Passo das Pedras Fapa. As demais linhas têm oferta que comporta a demanda,  conforme anos anteriores.

Linhas que atendem o local: 656/B55/494.4/495.1

- Uniritter Orfanotrófio (237 candidatos) – Apresenta número reduzido de candidatos em relação a anos anteriores, mesmo assim foi programado reforço na linha em caso de necessidade.

Linhas que atendem o local: 263.1/263.2/C80.

A EPTC vai monitorar a circulação nas principais vias para identificar congestionamentos e reprogramar os semáforos conforme necessidade para melhorar a mobilidade no início e término das provas.

Informações: EPTC
READ MORE - EPTC divulga esquema especial de transporte para segundo dia de provas do Enem

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960