O ônibus do futuro circulou ontem à tarde por Salvador e chamou a atenção que nem trio elétrico. O Mega BRT (Bus Rapid Transit) saiu da Avenida Tancredo Neves, trecho da Dismel, e seguiu pela Av. Luis Viana Filho ( Paralela) até o Aeroporto para, em seguida, retornar via CAB, Rótula do Abacaxi, Acesso Norte, e encerrar a viagem na garagem da BTU, na região do Iguatemi. Durante o percurso, sempre acompanhado por batedores da Transalvador e Polícia Militar, foi fotografado e aprovado como opção para o sistema de transporte de massa em Salvador.
“É muito lindo e confortável. Vou perder todos os pontos porque vou acabar dormindo nele. Isso aqui é o metrô que já chegou sobre rodas. Pode mandar o outro metrô embora”, disse o técnico Alberto Pedreira, 36, que entrou no ônibus e gostou do que viu. O supervisor Evanilson Pereira de Souza, 45, passou diante do Mega BRT ainda parado e comentou: “Nota dez, show de bola. É o ideal pra o transporte de massa em Salvador”.
“A nossa intenção hoje é trazer uma solução pro transporte de passageiros na condição do BRT. Cidades como Salvador, que comporta um corredor, precisarão de um veículo igual a esse”, declarou Renato Miotto, da empresa gaúcha Neobus, responsável pela fabricação do ônibus de designe inspirado no trem bala, com ar-condicionado, circuito fechado, sistema de anúncio digital e de áudio da próxima parada, dois aparelhos de vídeo, sistema de câmeras interno e externo, GPS, moderna tecnologia, quatro portas do lado esquerdo, duas no direito, espaço para bicicletas e poltrona de obesos e cadeirantes. Se aprovado pelo poder público, cerca de 300 ônibus neste estilo poderão circular em Salvador em corredores especiais que poderão fazer as ligações Calçada-Pituba, Aeroporto-Lapa.
“É o mínimo que precisará ser implantado para a gente poder oferecer um serviço de qualidade pra cidade”, ressaltou na oportunidade Horácio Brasil, superintendente do Setps, que participou do passeio do Mega RBT, que tem capacidade para 50 passageiros sentados e 110 em pé, e confirmou já ter o sistema desenhado, cobrindo 42 kms, para ser posto em prática a partir da sua aprovação.
“Estamos muito contentes com esta perspectiva do BRT porque o ônibus tem uma configuração e padrão muito legal e vai fazer com que melhore o sistema de transporte coletivo da cidade”, disse o “busólogo”- pessoa que gosta de ônibus e corre atrás de informações a respeito do tema – Frant Hechir, 19, estudante de Arquitetura da UFBa, ao final do passeio.
Informações: Tribuna da Bahia
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