A implantação do binário e das faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont resultaram no aumento da velocidade média do transporte coletivo em 5 e 2,5 quilômetros por hora nas respectivas vias.
Foto: Deyvison Teixeira |
Segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, as vias estão sendo monitoradas e a expectativa é de que a velocidade aumente mais com a fiscalização eletrônica das faixas exclusivas. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a fiscalização deve ser iniciada até o fim deste mês.
Um ponto crítico especial na região é a manobra de veículos particulares para acessarem as vagas de estacionamento dos pontos comerciais das duas avenidas. A permanência dos veículos nas faixas exclusivas, seja esperando, saindo ou entrando nas vagas impede o fluxo dos ônibus, que são obrigados a parar ou ultrapassar os carros pela outra faixa.
Quando o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) foi lançado, a regularização dos estacionamentos no binário foi indicada como questão a ser abordada em um segundo momento do projeto, podendo ocorrer no segundo semestre de 2014 e/ou em 2015. Em conjunto com essa ação nos estacionamentos, viria a requalificação dos passeios. Por ora, datas para esse ponto do Plano ainda não foram divulgadas.
Elogios e críticas
Esperando o ônibus na Dom Luís, a estudante Samara da Silva confirmou que a viagem ficou mais rápida após a mudança. Para a promotora de vendas Matércia Jaciara Sena, que esperava ônibus na Santos Dumont, o tempo de viagem também diminuiu. No entanto, ela reclama que a situação não melhorou para os pedestres, pois precisam andar mais para pegar o ônibus em ruas que ficam vazias em determinados horários. “O mesmo aconteceu na Bezerra de Menezes, que tem paradas seletivas”, comentou.
Outro ponto comentado por usuários das duas avenidas é o de calçadas danificadas após a retirada das paradas de ônibus que existiam, assim como o embarque e desembarque fora da parada, uma vez que a fila de ônibus fica muito longa em alguns trechos.
Com o acúmulo de passageiros nas avenidas, as paradas também ficaram com espaço pequeno para acomodar as pessoas. Segundo a Etufor, algumas delas serão ampliadas para atender a maior demanda.
Saiba mais
A implantação da fiscalização eletrônica, prevista para ser iniciada este mês, poderá flagrar veículos particulares que usam de forma indevida as faixas exclusivas, seja percorrendo-as por longos trechos, estacionando com parte do veículo na via ou simplesmente parando na faixa exclusiva com pisca alerta ligado.
Para dar suporte ao binário, diversas ruas da região também sofreram modificações. Mudanças de sentido e implantação de semáforos foram algumas das mudanças.
Por Samaísa dos Anjos