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Em Porto Alegre, Liberação da avenida Tronco altera itinerário de linhas de ônibus
quarta-feira, 10 de abril de 2024Com a liberação do trânsito em toda a extensão da avenida Tronco nesta terça-feira, 9, oito linhas do transporte coletivo terão alterações de itinerário (confira abaixo). Na rótula da Tronco passam 48 linhas de ônibus. A liberação beneficia cerca de 80 mil passageiros.
Os ônibus que vierem pela Tronco entrarão na rótula seguindo pela avenida Teresópolis até a Gomes Carneiro onde converterão à esquerda, seguindo o seu trajeto anterior à obra. Já aqueles que vierem do Centro pela avenida Cascatinha ou Carlos Barbosa contornam a rótula atendendo duas paradas de ônibus na rua Bispo Laranjeira e ingressando no corredor após a Gomes Carneiro. Os ônibus que vierem da Zona Sul seguem pela Gomes Carneiro e depois o trajeto habitual.
Com o funcionamento do corredor exclusivo da Gaston Haslocher Mazeron, os usuários do transporte coletivo terão mais conforto e segurança na espera da sua linha. O espaço contará com paradas iluminadas, com bancos e cobertura.
Linhas que terão alteração:
Sentido bairro-Centro
244 – Santa Tereza: Moab Caldas, Rótula da Tronco, Gastão H. Mazeron, Azenha e segue itinerário original;
244.1 – Santa Tereza/ Mariano de Matos: Moab Caldas, Rótula da Tronco, Mariano de Matos e segue itinerário original;
T3 (Sentido Sul-Norte) + 282 - Cruzeiro do Sul + 282.1 - Pereira Passos: Moab Caldas, Rótula da Tronco, Bispo Laranjeira, ingressa no corredor da Silva Paes, conversão à esquerda na Gomes Carneiro e segue itinerário original;
263 Orfanotrófio + 263.2 Orfanotrófio/Azenha: Sepé Tiaraju, Bispo Laranjeira, Silva Paes, conversão à direita na Gomes Carneiro e segue itinerário original;
263.1 Orfanotrófio /J. Medianeira: Gomes Carneiro, cruza Silva Paes, Gomes Carneiro e segue itinerário original.
Sentido Centro-bairro
244 – Santa Tereza: Azenha, Rótula do Papa, Gastão H. Mazeron, Rótula da Tronco, Sepé Tiaraju, Manuel Lobato e segue itinerário original;
244.1 – Santa Tereza/ Mariano de Matos: Mariano de Matos, Rótula da Tronco, Sepé Tiaraju e segue itinerário original;
T3 (Sentido Norte-Sul): Niterói, Rótula da Tronco, Moab Caldas e segue itinerário original;
282 - Cruzeiro do Sul + 282.1 - Pereira Passos: Carlos Barbosa, Rótula da Tronco, Moab Caldas e segue itinerário original;
263 - Orfanotrófio + 263.2 Orfanotrófio/Azenha: Carlos Barbosa, Rótula da Tronco, Sepé Tiaraju e segue itinerário original;
263.1 - Orfanotrófio /J. Medianeira: Carlos Barbosa, Clemente Pinto, Cinco de Novembro e segue itinerário original.
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 08:15 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Duas novas linhas de ônibus atendem a Esplanada e Sobradinho
Os usuários do transporte público coletivo que se deslocam entre o Terminal da Asa Sul (TAS) e a Esplanada dos Ministérios contam com uma nova linha de ônibus. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) criou a linha 106.1, que começou a circular nesta segunda-feira (8), oferecendo 43 viagens por dia.
A nova linha substitui a 0.007, que operava com miniônibus e foi desativada. A 106.1 opera com ônibus convencionais, oferecendo mais assentos e mais espaço aos usuários durante as viagens. Os veículos farão o percurso saindo do TAS, passando pela via W3 Sul e em seguida indo para a Esplanada pelo Eixo Monumental. O valor da tarifa é R$ 3,80.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a substituição da linha foi necessária para atender a demanda por transporte coletivo. “Tivemos um aumento na demanda de passageiros nessa região e decidimos ampliar a oferta de coletivos com a troca de tecnologia dos veículos, passando a operar com ônibus básicos que possuem maior capacidade de transporte em cada viagem”, explica.
Nova Colina
A linha 063.3 atende à proposta da equipe técnica e da empresa Piracicabana para melhorar o deslocamento dos moradores de Nova Colina | Foto: Divulgação/ Semob
Outra linha de ônibus que também começou a circular nesta segunda-feira (8) foi criada para beneficiar a região de condomínios residenciais em Sobradinho. A linha 063.3 atende à proposta da equipe técnica e da empresa Piracicabana para melhorar o deslocamento dos moradores de Nova Colina.
A linha 063.3 oferece 38 viagens por dia, com tarifa de R$ 2,70. Os ônibus circulares fazem o percurso Cond. Uberaba/Nova Colina/Sobradinho. Os horários de partida dos veículos poderão ser consultados no DF no Ponto.
*Com informações da Semob
Postado por Meu Transporte às 08:12 0 comentários
Marcadores: Brasília, Distrito Federal
Riocard Mais completa vinte anos e investe em tecnologia
A Riocard Mais completou vinte anos de serviços à população do estado do Rio de Janeiro em novembro de 2023 e segue investindo em tecnologia. Atualmente, a empresa tem investido na incorporação de novos serviços como cartão digital, pagamento com adesivo, atendimento online para serviços de lojas, entre outras ferramentas.
A empresa nasceu a partir de uma lei federal, em 1985, que criou o VT (Vale-Transporte) em papel, que evoluiu para os cartões Riocard no início dos anos 2000. Desde então, a companhia atravessa uma ampla transformação digital, com foco em melhoria em inovação, experiência do cliente e segurança.
Entre as iniciativas, a marca investe em melhorias no aplicativo e um diferencial que é a função Valida Mais. Por meio dela, o cliente pode abrir o aplicativo, comprar a recarga e validar no próprio app. Além disso, o investimento em tecnologia possibilitou o pagamento por meio do cartão virtual e a oferta de novos produtos, como a pulseira e o adesivo/mini-Riocard, ambas opções de pagamento no transporte público que são aceitas em todos os modais.
Hoje, a Riocard Mais soma a emissão de mais de 70 milhões de cartões, que já proporcionaram mais de 20 bilhões de viagens no transporte público do Estado do Rio de Janeiro, segundo dados da própria empresa. Só no ano passado, foram 7 milhões de cartões em uso e 6 milhões de transações por dia (mais de 150 milhões por mês). Entre os 92 municípios do estado, é possível chegar a 70 com os cartões da Riocard Mais. Além disso, 85% da população economicamente ativa do Rio utiliza um cartão da marca.
A tecnologia Riocard Mais possibilitou a existência de políticas tarifárias, como o Bilhete Único Intermunicipal, o Bilhete Único Carioca e a Tarifa Social nos trens, metrôs e barcas, entre outros. Além do mais, a tecnologia tornou possível a produção de cartões especiais para eventos de grande porte, como o Rock in Rio, as Olimpíadas de 2016 e a Jornada Mundial da Juventude, que reuniram participantes do Brasil e do mundo.
Para Renata Faria, diretora executiva de TI (Tecnologia da Informação) da Riocard Mais, a companhia sempre foi uma empresa "na vanguarda". "Evoluímos o sistema nessas duas décadas, sempre pautando nossas escolhas na tecnologia que ofereça praticidade, agilidade e segurança ao cliente".
Faria conta que, ao longo de todo esse tempo, a empresa definiu o que seria um sistema ideal, no qual foi evoluindo para o tamanho que ele exige. "Dentro desse planejamento, entendo que o ano de 2008 é um marco com a criação da Riocard TI. Cada município trabalhava a sua forma de pagamento de maneira independente, quando unificamos a operação, passando a oferecer os mesmos serviços para dezenas de cidades".
Ela explica que a evolução da empresa foi acelerada, muitas vezes, para implementar soluções de benefícios tarifários definidos pelo Governo: "O Bilhete Único Intermunicipal, por exemplo, foi a nossa primeira integração de grande porte - uma política pública voltada para o transporte coletivo de passageiros que gerou um grande estudo das possíveis combinações de linhas de ônibus da região metropolitana, metrô, trem e barcas na nossa matriz", afirma. "Há, também, a questão do subsídio e do repasse aos operadores e o cumprimento da regra de integração entre os meios de transporte", completa.
Para a diretora executiva de TI da Riocard Mais, vale ressaltar que a empresa é auditada pelo Governo desde o início de operação do benefício, com uma acuracidade de 99,98%: "Em seguida, implementamos controles biométricos digitais, em um primeiro momento, e depois, o facial. Além disso, cada benefício agregado à operação gera mais complexidade ao sistema e mais desafios para que não haja sobreposição entre os inúmeros benefícios".
Planos para o futuro
Segundo Cassiano Rusycki, diretor executivo da Riocard Mais, a empresa caminha para movimentos ainda maiores. "O futuro da marca passa pela participação em novas licitações, chamamentos públicos, novos contratos para expandir o campo de atuação, soluções personalizadas em cartões e projetos especiais que tragam soluções para poder público, modais e cliente final."
Rusycki observa que a questão da mobilidade urbana se tornou um assunto popular na sociedade. "Nunca se falou tanto em subsídio como ultimamente. Tratar o transporte público como serviço essencial e debater políticas públicas voltadas para controlar o reajuste da tarifa é um movimento necessário e interessante que se criou nesse pós-pandemia."
Ele destaca que, a médio prazo, o investimento em transformação digital deve impactar em uma disponibilidade de serviços cada vez maior, impulsionada pelo avanço tecnológico de diversas partes do ecossistema que compõem o Sistema de Bilhetagem Eletrônica.
"Em 2019, a empresa iniciou um projeto de transformação digital - embora, internamente, já trabalhasse com foco na melhor experiência do cliente, lançando aplicativo, cartão digital como forma de pagamento, opção de recarga e validação desse crédito dentro do app e implementando o atendimento por chatbot", reporta.
Para o diretor executivo da Riocard Mais, fazer algo que impacte no bolso do trabalhador é quase que "uma saída" na rota da empregabilidade.
"Soluções que passem por Bilhete Único, tarifas sociais - ou, mesmo, zero - são as mais aguardadas. E tudo isso demandará segurança jurídica, transparência, fiscalização dos dados", considera Rusycki . "Um sistema interoperável, ou seja, lido em qualquer validador de qualquer meio de transporte, é o diferencial para a boa gestão dessa política", afirma.
Para mais informações, basta acessar: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional
Informações: Terra
Postado por Meu Transporte às 08:08 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
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