Trolebus em SP
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Em São Paulo, Faltam ônibus para os passageiros que usam a estação Vila Prudente
segunda-feira, 4 de abril de 2011Postado por Meu Transporte às 10:44 1 comentários
Marcadores: São Paulo
Prefeitura do Rio estuda reajustar a tarifa, pela segunda vez, a partir de maio
Postado por Meu Transporte às 00:50 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
No Recife, Cartão VEM Idoso está emperrado deixando muitos Idosos prejudicados
Cartão que será destinado a pessoas com 65 anos ou mais. Com o VEM Idoso, o usuário terá seu direito à gratuidade garantida e não ficará restrito aos bancos da frente do ônibus, mas passarão na roleta e terão acesso à parte traseira do veículo, que também dispõe de assentos preferenciais
Clayton Leal / Meu Transporte
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Postado por Meu Transporte às 00:50 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Pernambuco
Eixo Anhanguera vai passar por ampla reforma este ano
A Metrobus está fazendo este mês vistorias nos terminais. Qual o objetivo deste trabalho?
As vistorias estão sendo feitas por engenheiros e arquitetos da Metrobus para a elaboração do projeto de reforma do Terminal Padre Pelágio, primeiro, e dos demais na sequência. Todos os terminais do Eixo Anhanguera, por determinação do Governador Marconi Perillo, vão ser reformados na medida em que adquirirmos a nova frota de 90 ônibus articulados. Com estas ações queremos oferecer ao usuário do Eixo um transporte de melhor qualidade.
Que tipo de melhorias estas reformas vão proporcionar ao passageiro?
As obras vão ser direcionadas especialmente para a melhoria na circulação dos ônibus e conforto dos usuários. Observamos que houve um aumento na quantidade de passageiros que utilizam os terminais do Eixo Anhanguera, especialmente no Padre Pelágio, Praça A e Praça da Bíblia. Estes três terminais tiveram um aumento muito grande depois do subsídio na passagem porque muitas linhas que circulam por Goiânia fazem integração em um deles. Neste pacote de obras, os sanitários também serão reformados e adequados para esta nova demanda. Os banheiros estão velhos, malcuidados e, em grande parte, quebrados. Queremos dar conforto e higiene aos usuários.
Quando o usuário vai sentir estas melhorias?
O início dos trabalhos depende de processo licitatório. Tanto a compra dos veículos quanto a reforma dos terminais. Mas queremos começar as reformas nos terminais em no máximo 60 dias. Tudo será feito com a agilidade possível. No final deste mês e março já abriremos a licitação para compra dos veículos e acreditamos que no início de julho os ônibus comecem a chegar. Nesta data queremos estar com boa parte das obras dos terminais finalizadas ou em andamento.
Quanto a Metrobus e o Governo Estadual vão investir no Eixo Anhanguera?
Os investimentos nestas obras serão superiores a R$ 9 milhões. Este dinheiro vai ser pago com recursos do Tesouro Estadual. Para a compra de ônibus, os recursos são da própria Metrobus, que fará um financiamento. Estes gastos são necessários porque hoje a realidade do Eixo mudou. Antes do subsídio a circulação era de 80 a 90 mil passageiros/dia. Hoje é superior a 180 mil, chegando a 200 mil por dia. Nos terminais Praça da Bíblia e Praça A o reflexo deste aumento é ainda maior.
Estas mudanças já oferecem a estrutura necessária para a extensão do Eixo Anhanguera?
A extensão do Eixo será feita este ano. Uma na direção de Trindade, de início até o Conjunto Vera Cruz no segundo semestre, com conclusão até dezembro. Na região Noroeste, até a Vila Mutirão será feito no próximo ano. As obras de extensão começam somente no segundo semestre. Com tudo isto, pretendemos investir R$ 120 milhões no Eixo Anhanguera ainda este ano.
Fonte: Goiás Agora
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Postado por Meu Transporte às 00:50 0 comentários
Marcadores: Goiás
Terminal Ouro Verde em Campinas recebe melhorias
No local do antigo guichê de vendas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) irá implantar um fraldário. Essa é uma antiga solicitação dos usuários do terminal. Com isto, o Ouro Verde será o primeiro terminal urbano do município com este tipo de equipamento. Ao lado do fraldário serão construídos dois novos banheiros acessíveis, ampliando para quatro o número de banheiros no local.
O projeto para a realização das obras foi executado pela equipe técnica da EMDEC e as ações serão custeadas pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).
Mais novidadesO Terminal Ouro Verde também vai ganhar um bicicletário na área interna, com capacidade entre 10 a 20 vagas. Outra novidade é a forma de acesso ao hortoshopping instalado ao lado terminal. A identificação das pessoas que vão realizar as compras e voltam ao terminal será por biometria.
Pela palma da mão será realizada a identificação do usuário, que terá um tempo pré determinado para realizar as compras. Ao passar nas catracas, o usuário coloca a mão no sensor, que procede a leitura das características físicas. A identificação biométrica tem margem de erro perto de zero. Atualmente, a identificação dos usuários é por senhas.
A ligação de acesso do Ouro Verde ao hortoshopping, num trecho de cerca de 100 metros, também receberá nova cobertura, com recursos da Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa).
A reforma do Terminal Ouro Verde começa na próxima terça-feira, dia 5 de abril; e deve prosseguir por dois meses. Os trabalhos não irão interferir na distribuição das linhas dentro do Terminal, evitando transtornos para os usuários.
Dados do Ouro VerdeO Terminal Ouro Verde foi inaugurado em 1988. Ele fica na Rua Armando Frederico Renganeschi, no Jardim Cristina.
O Ouro Verde recebe 28 linhas do Sistema InterCamp. Entre 65 e 75 mil usuários circulam pelo espaço diariamente.
Conheça as linhas no Terminal Ouro Verde:1.01 – Parque Universitário (inclusivo);
1.02 – Recanto do Sol (inclusivo);
1.03 – DIC I e III;
1.04 – DIC IV;
1.05 – COHAB I (inclusivo);
1.06 – COHAB II;
1.07 – Jardim Melina (inclusivo);
1.08 – Jardim Aeronave I (inclusivo);
1.09 – DIC VI;
1.10 – Adhemar de Barros;
1.11 – Jardim Aeronave;
1.12 – Jardim Planalto I (inclusivo);
1.13 – Jardim Planalto II;
1.16 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro (inclusivo);
1.18 – Terminal Ouro Verde;
1.19 – Terminal Ouro Verde (expressa);
1.20 – Terminal Ouro Verde (inclusivo);
1.21 – Terminal Ouro Verde;
1.22 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping (inclusivo);
1.23 – Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde;
1.25 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi (inclusivo);
1.28 – Terminal Vida Nova;
1.32 – Terminal Vida Nova (inclusivo);
1.34 – Terminal Barão Geraldo (inclusivo);
1.96 – Terminal Ouro Verde / Jardim Fernanda;
1.98 – Terminal Ouro Verde / Aeroporto de Viracopos;
2.05 – Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde;
2.39 – Terminal Ouro Verde.
Fonte: EMDEC
Postado por Meu Transporte às 00:49 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Rio: Saiba o que já mudou nas linhas de ônibus da cidade em função do BRS em Copacabana
Com a implantação do BRS, é feita uma reordenação dos pontos de ônibus. Embarques e desembarques só podem ser feitos em paradas determinadas. Uma sinalização especial nos abrigos de ônibus indica as linhas que param em cada local.
As faixas azuis são liberadas nos dias úteis, das 21h às 6h; aos sábados, a partir das 14h, e aos domingos e feriados, em qualquer horário.
VEJA AQUI AS LINHAS E OS PONTOS DE PARADA
Fonte: O Globo
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Postado por Meu Transporte às 00:49 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Cooperativas de micro-ônibus do DF estão à beira da falência
Sete cooperativas e uma empresa ganharam o direito de fazer parte do sistema de transporte público após licitação iniciada em 2007 e concluída em 2008. Com 620 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, elas circulam por 16 regiões administrativas do DF, operando 166 das mais de mil linhas criadas pela Secretaria de Transportes ao longo dos anos (veja arte). Mas, a partir do primeiro ano de operação, começaram a surgir os problemas e as consequentes paralisações dos funcionários — são cerca de 5 mil motoristas e cobradores, 25% dos rodoviários da capital do país.
Os cooperados reclamam que os itinerários mais rentáveis foram transferidos arbitrariamente às empresas de ônibus do Distrito Federal |
Pirataria “oficial”
O mesmo edital que concedeu as linhas às cooperativas por 10 anos, renováveis por mais 10, tornou os vencedores da concorrência pública reféns de decisões escusas do governo da época e de contratos nada vantajosos com bancos privados e público. Nos quatro anos da administração de José Roberto Arruda e de Rogério Rosso, os cooperados viram os itinerários mais rentáveis serem transferidos arbitrariamente às empresas convencionais, sem que essas enfrentassem uma licitação. Grandes empresários do setor, como Wagner Canhedo e Nenê Constantino — donos dos grupos Viplan e Planeta, respectivamente — passaram a operar o sistema com ônibus piratas, pois os veículos não têm as permissões determinadas em lei.
O DFTrans estima em mais de mil o número de ônibus piratas pertencentes às empresas. “Nem sequer temos o número exato. Foram criando linhas e modificando os operadores, de acordo com interesses políticos e financeiros em detrimento das cooperativas”, afirma Campanella. Parte das cooperativas havia sido criada justamente para substituir 160 ônibus da frota vencida do sistema, que não foi entregue em 21 de abril de 2008, data-limite imposta pela Secretaria de Transportes para a renovação. O acordo entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e as 11 empresas de transporte coletivo do DF previa a troca de 500 veículos. Mas, com o tempo, as empresas não só recuperaram os itinerários como tomaram outros dos cooperados.
Postado por Meu Transporte às 00:49 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Viaduto na Antônio Carlos, em BH, é liberado a partir desta segunda
A obra foi projetada lateralmente ao viaduto Hansen Araújo, conhecido como Viaduto A. A obra tem 352,69 metros de extensão por 9 metros de largura e foi executada pelo governo estadual e pela prefeitura. “É uma obra muito importante para a melhoria do trânsito de Belo Horizonte, sobretudo para quem busca acesso ao vetor norte da capital. Estamos entregando agora esse viaduto complementar, de uso exclusivo para transporte coletivo, que vai facilitar o acesso de diversos bairros ao hipercentro de Belo Horizonte”, disse o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.
Mudança na circulação de veículos
Com a liberação do viaduto, o acesso dos ônibus ao Viaduto A, em direção à pista exclusiva (busway), será todo realizado pela Avenida Oipoque. Os veículos leves e caminhões deverão utilizar o outro acesso, pela rua 21 de Abril.
Postado por Meu Transporte às 00:48 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em Teresina, Setut testa sistema de rastreamento de ônibus visando maior segurança
Foto: Acervo Cidadeverde.com
“O sistema vem do Estado de Minas Gerais e utiliza tecnologia tipo GPS para acompanhar toda a rota dos veículos dotados do equipamento. Assim podemos controlar o trajeto, a velocidade e principalmente a eficiência dos motoristas”, informa o coordenador do Departamento Técnico do Setut, Vinicius Rufino.
A novidade está operacional nas capitais Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Em Teresina, encontra-se na fase de teste, já funcionando em três unidades da frota, que totalizou, no mês de março de 2011, 476 ônibus operantes.
“Os dados são envidados dos veículos para a central de informações a cada 30 segundos desde a saída do ônibus da garagem até a conclusão da rota. O Setut e a Strans irão acompanhar os dados e ter uma mapeamento mais verídico do trânsito na capital”, disse Rufino.
Foto: Acervo Setut
Painel de Controle - Mapa com o itinerário da(s) linha(s) a serem acompanhadas, com visualização do veículo monitorado. |
De posse desse monitoramento, os agentes de trânsito poderão identificar com mais rapidez a ocorrência de um engarrafamento o excesso de velocidade de um determinado veículo. Ainda sobre segurança, poderá ser determinado se um desvio de rota está acontecendo.
“Isso representa mais confiabilidade para o passageiro. Estamos percebendo que os assaltos aos ônibus tem acontecido dessa maneira. Os bandido fazem o motorista desviar do trajeto planejado para uma região inóspita. Ao perceber uma situação dessas entraremos em contato imediatamente com o cobrador para saber o que está acontecendo de estranho”, explica o coordenador do Departamento Técnico do Setut.
Inicialmente, toda a comunicação com o veículo será feita através de telefone celular que estará em posse do cobrador. A intenção, é que cada veículo possua, em um futuro próximo um aparelho fixo no ônibus que permita a comunicação entre a base e a unidade.
Foto: Acervo Setut
Painel Sinótico - Visualização do itinerário em uma linha reta, como uma segunda visualização do posicionamento do veículo no percurso da linha. |
“Queremos aperfeiçoar e investir nessa tecnologia. Em um futuro próximo, quem sabe, poderemos instalar painéis nas principais paradas de cada linha para que o passageiro possa acompanhar o veículo e saber quanto tempo falta para que o ônibus chegue no ponto”, planeja Vinicius.
Visão do passageiroPara a professora Eleusa Nascimento a segurança pessoal, e da família, é um fator de grande importância. A servidora estadual, inclusive, já mudou de casa e bairro visando o bem estar dos filhos que faziam uso do transporte coletivo público para se deslocar.
“Antigamente, vivia em uma casa longe da parada de ônibus. Meus filhos e eu fomos assaltados várias vezes. Por isso, um dos fatores determinantes da minha mudança foi ficar próximo de um ponto bem serviço de ônibus”, conta a professora.
Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com
Atualmente, ela faz uso diário de 4 ônibus para ir para o trabalho e retornar a casa. A servidora vê com alegria as modificações propostas pelo Setut para garantir ainda mais segurança para os usuários do transporte coletivo.
“Fiquei satisfeita quando colocaram as câmeras para registrar as viagens. Agora, com essa nova tecnologia de rastreamento, acredito que os assaltos diminuirão e poderemos ter mais segurança ao pegar um ônibus”, afirma.
Entenda melhor o sistemaO sistema contem uma série de alarmes que informarão em tempo real a constância de algum problema pré-definido na execução da rota. Os principais são:
Foto: Reprodução arcevo Setut
Linha azul representa a rota a ser seguida; trechos em vermelho indicam desvio no trajeto. |
- alarme de desvio de rota: um fiscal será determinado para conferir, de acordo com as informações vindas por satélite, o porquê do problema e buscará soluções para o mesmo;
- alarme de comboio: o sistema informará a pertinência dois ou mais veículos da mesma linha em determinado trecho da rota. A informação será repassada aos cobradores e auxiliará no combate a superlotação dos veículos;
- alarme de excesso de velocidade: caso o motorista exceda a velocidade máxima cadastrada no sistema, a central emitirá um sinal para que o veículo volte a praticar a aceleração ideal que não prejudique a rota, nem cause mal estar para os passageiros.
Postado por Meu Transporte às 00:48 0 comentários
Marcadores: Piauí
Rio de Janeiro: Zona Oeste perderá 1.500 vans sem garantia de ônibus a mais
Postado por Meu Transporte às 00:48 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Com reajuste de 12,5%, tarifa de ônibus de Limeira sobe para R$ 2,70
O decreto que reajusta o preço cobrado pelo serviço foi publicado ontem no Jornal Oficial, mas o prefeito Silvio Félix (PDT) e o secretário municipal dos Transportes, Rodrigo Oliveira, não deram entrevista sobre o aumento.
Em nota emitida a pedido da Gazeta, o titular da pasta alegou que o reajuste "não segue somente questões financeiras", depois que a reportagem o indagou, por meio de assessoria de imprensa, sobre o motivo de o índice ser mais que o dobro da inflação de 5,91% de 2010.
Oliveira disse que a alta leva em conta serviços agregados à concessão, como integração, que completou um ano de funcionamento, e atende em média 120 mil usuários por mês. "São pessoas que deixaram de pagar duas passagens a cada viagem".
Acrescentou que em maio será adotado o bilhete único e o passageiro terá benefícios, como recarregar seu cartão no próprio veículo.
Outra ação prevista, já anunciada no ano passado, é a adoção de GPS nos ônibus. "O equipamento permitirá acompanhamento da forma como as linhas agem e interagem, resultando num fluxo mais lógico de carros no transporte coletivo", afirma. Com isso, devem terminar, por exemplo, os comboios vistos atualmente.
A etapa de melhoria seguinte, segundo o secretário, será a conclusão do terminal urbano em julho.
ATRASOS
O aumento decepcionou a universitária Joice Gonçalves Lima. Segundo ela, a linha 2 da Viação Limeirense não passou no horário de costume na quinta e sexta-feira, entre 22h30 e 22h40, no ponto da Avenida Campinas. "Fiquei esperando sozinha e com muito medo", reclamou. Ela teve que embarcar no ônibus da linha 104, somente às 23h10.
A funcionária pública Neusa Rita da Silva criticou o baixo número de veículos do transporte coletivo, principalmente em horários de pico. Acrescentou que os passageiros ficam amontados nos ônibus das linhas 107 e 11, principalmente.
A estudante Adrieli Vigineli alega que antes de pensar em aumento, os atrasos deveriam acabar. Ela se refere às linhas 103 e 103. Letícia Assis faz a mesma crítica, mas à linha 12.
Reclamações semelhantes foram registradas em março do ano passado, quando a tarifa subiu 9%. Outra diferença é que o usuário teve 30 dias para comprar créditos com o preço antigo. Neste ano, são apenas dez.
Passe em Limeira vai superar valor de capitais
O novo preço do passe de ônibus em Limeira está acima do praticado em capitais. Uma delas é o Rio de Janeiro, onde após a implantação do bilhete único em novembro, a passagem custa R$ 2,40. Estudos estimam que o preço suba para R$ 2,55 (6,25%) para veículos sem ar-condicionado ou R$ 2,60 (8,3%) com o equipamento. Por esse valor, o passageiro pode pegar até duas conduções no período de duas horas. Em Curitiba, mesmo com alta de 13%, a tarifa foi neste mês a R$ 2,50. Em Salvador, o reajuste de janeiro elevou a passagem, de R$ 2,20 para R$ 2,50. Já em Florianópolis, a tarifa única de ônibus é de R$ 2,38 para passageiros que utilizam o bilhete eletrônico. Já quem paga em dinheiro desembolsa R$ 2,95.
Esse valor ainda era mais baixo que o solicitado à Prefeitura de Limeira pelas viações Limeirense e Sudeste. Como a Gazeta publicou em fevereiro, as empresas queriam R$ 2,98 de aumento, preço bem próximo da tarifa mais cara do País, de R$ 3, em São Paulo. Na época, Claudio Mendes, diretor da Sudeste, alegou que a se a Prefeitura subsidiasse o serviço, como ocorre em muitas capitais, os usuários poderiam pagar menos. (ESS)
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Marcadores: São Paulo