Uma série de intervenções viárias vai beneficiar a circulação, sobretudo do transporte público, em dois importantes corredores do Recife nas próximas semanas. Na avenida Norte, giros à esquerda serão extintos em três pontos. Um deles é o cruzamento com a Cruz Cabugá, em Santo Amaro.
Já na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, será o contrário - a criação de um giro à esquerda - que vai facilitar o acesso de ônibus ao Terminal Integrado (TI) Tancredo Neves, beneficiando 10,6 mil passageiros por dia. As ações vêm sendo feitas de forma conjunta pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Na Cruz Cabugá, a proibição será nos dois sentidos. Nesta quinta-feira (21), quem vem de Olinda pode convergir à esquerda na avenida Norte rumo à Ponte do Limoeiro. Agora, terá que seguir em frente pela Cabugá e entrar à direita na rua Frei Casimiro, fazendo o giro de quadra pela rua 13 de Maio até a avenida Norte (ver arte). Já quem sai do Centro pela Cabugá terá que fazer a conversão à direita na rua 24 de Agosto e fazer o looping de quadra até a avenida Norte.
Para permitir o cruzamento, o canteiro central foi aberto, perto da Contax. A intersecção Norte-Cruz Cabugá recebeu nova sinalização e foi recapeada. Até setembro, giros também serão extintos nos cruzamentos da avenida Norte com a Praça Castro Alves (Encruzilhada) e com a avenida Professor José dos Anjos (Casa Amarela).
“No caso da Cruz Cabugá, existe o terceiro tempo semafórico. Em breve, passará a ser feito um giro de quadra, beneficiando linhas de ônibus e, sobretudo, o BRT Norte-Sul”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. É nesse trecho que o modal tem a menor velocidade média ao longo do corredor: 4 km/h. A medida antecede planos de implantação de uma faixa exclusiva na avenida. “Para a operação do BRT, será uma intervenção fantástica. O transporte público agradece”, diz o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.
Tancredo Neves
No acesso ao TI Tancredo Neves, é o oposto. Ônibus de três linhas que seguem para o Centro (avenida Conde da Boa Vista, rua do Príncipe e Imip) perdem tempo fazendo giros de quadra para retornar ao terminal, mesmo passando praticamente ao lado dele. São 2,1 km que serão convertidos em menos de 600 metros com a abertura de um giro à esquerda na altura da rua Coronel Fabriciano, que dá acesso ao TI.
Para isso, um trecho do canteiro central da Mascarenhas de Morais está sendo aberto pela Emlurb desde o dia 11 e tem conclusão prevista para a primeira quinzena de agosto. Um semáforo foi implantado. Além dos ônibus, que terão uma redução entre cinco e sete minutos no tempo de viagem, veículos menores poderão usar a nova estrutura. Devido à mudança, um ponto de retorno metros antes será desativado.
“Isso vai trazer mais rapidez ao transporte público. Era uma demanda antiga de moradores do Ibura, que integram naquele terminal e vêm sendo beneficiados com a Faixa Azul da Mascarenhas e da avenida Recife”, diz Taciana.
André Melibeu, do Grande Recife, afirma que a mudança terá impacto direto no atendimento aos passageiros. “Essas linhas terão uma redução em torno de 10% em sua extensão, o que significa, já de saída, um ganho de até sete minutos no tempo de viagem. Para a operação, é algo bastante expressivo”, declara.
Informações: Folha de PE