Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Alemanha estreia primeiros trens movidos a hidrogênio do mundo

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Nesta quarta-feira (24) a Alemanha inaugura a primeira frota de trens com passageiros operada com hidrogênio no mundo. O empreendimento conta com 14 veículos que atuam com baixo nível de ruído, enquanto emitem apenas vapor e água condensada.

O sistema de reabastecimento de hidrogênio permite que cada locomotiva percorra um trajeto de 100 quilômetros entre as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervoerde e Buxtehude, no norte do país.

O estado da Baixa Saxônia está investindo mais de 93 milhões de euros no projeto fechado pela subsidiária estatal Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LVNG), a Alstom, construtora dos trens, a Elbe-Weser Railways and Transport Company (EVB), que conduz as máquinas, e a empresa de gás e engenharia Linde.

Desde 2012 a LNVG vinha desenvolvendo alternativas aos mais de 4.000 trens movidos a diesel na região. Hoje, cinco deles serão substituídos pelos novos modelos, sendo os outros nove gradualmente trocados até o final deste ano.

“Não compraremos mais veículos a diesel para fazer ainda mais pela proteção do clima. Também estamos convencidos de que os trens a diesel não serão mais econômicos para operar no futuro. Estamos satisfeitos por termos alcançado mais um marco com nossos parceiros Linde e Alstom, bem como EVB”, explica Carmen Schawabl, porta-voz de gestão da empresa.

Funcionando com apenas um tanque de hidrogênio diário, os veículos contribuem na redução de carga sobre o meio ambiente, levando em conta que um quilo de hidrogênio substitui aproximadamente 4,5 litros de óleo diesel. “A mobilidade livre de emissões é um dos objetivos mais importantes para garantir um futuro sustentável”, diz Henri Poupart-Lafarge, CEO e presidente do conselho da Alstom.

É importante ressaltar que apenas o hidrogênio verde é de fato livre de carbono. Suas moléculas de água são separadas a partir de um processo chamado eletrólise. Inicialmente os trens do projeto serão abastecidos com hidrogênio resultado da produção industrial química.

Porém, a expectativa é que o elemento passe a ser produzido por eletrólise em Bremervörde a partir do terceiro ano, sendo um parque solar ou eólico calculado para esse fim. A medida deve aumentar a proporção de uso de “hidrogênio verde” nos trens inicialmente para 35%.

O grupo alemão, Siemens em parceria com a Deutsche Bahn também conta com um projeto parecido: um trem a hidrogênio com 800 km de autonomia. Em comunicado, as empresas informam que os testes começarão em 2024, com duração de um ano. Martin Schneider, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens Energy, elucida que o processo de eletrificação das vias para esse tipo de iniciativa são muito caros:

“Embora muito esteja sendo feito agora para reduzir o custo da eletrificação, ainda custa cerca de 1 a 2 milhões de euros para eletrificar um quilômetro de trilho – e não vale a pena para cerca de 30% das linhas”.

“Agora temos que estabelecer a infraestrutura de hidrogênio correspondente – em outras palavras, criar as condições tecnológicas para produzir e transportar hidrogênio verde de forma econômica. Infelizmente, ainda estamos nos primórdios desse desenvolvimento – e mais uma vez tudo dependerá das decisões corretas que estão sendo tomadas: os formuladores de políticas precisam declarar um compromisso claro, os mercados precisam usar ferramentas inteligentes e, finalmente, a indústria precisa desenvolver as tecnologias necessárias para um futuro movido a hidrogênio”, completa Martin Schneider.

*Com supervisão de Carolina Figueiredo
Informações: CBN
READ MORE - Alemanha estreia primeiros trens movidos a hidrogênio do mundo

Etufor amplia itinerário de linhas de ônibus para atender área comercial do Centro


Com a finalidade de ampliar a oferta de ônibus no Centro da cidade, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera a partir deste sábado (27/08), o itinerário das linhas 308-Lagoa/Demócrito Rocha/Centro, 316-Genibaú/Centro, 307-Itaoca/Jardim América e 314-Henrique Jorge/Centro. Outras duas linhas, 374-Aracapé/Centro e 385-Conjunto Ceará/Centro, já tiveram seu itinerário ampliado, em maio.

Confira os mapas de alteração

A alteração tem como objetivo aproximar as linhas de ônibus da área de maior fluxo de passageiros, como a Rua Senador Pompeu e a Rua General Sampaio. A mudança, realizada após diálogo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, beneficiará aproximadamente quase três mil passageiros que circulam pela região diariamente.

Para proporcionar o embarque e desembarque na Rua Senador Pompeu, entre a Rua São Paulo e a Avenida Duque de Caxias, foram implantados três pontos de parada, marcados e sinalizados. Então, além da linha 132 – Leste Oeste/Centro que já trafegava pela referida rua, passam a transitar as linhas 307 - Itaoca/Parangaba e linha 314 - Henrique Jorge/Centro.

A Rua General Sampaio já conta com 17 linhas operando, além de faixa exclusiva para ônibus. Dessa forma, as linhas 308-Lagoa/Demócrito Rocha/Centro e 316-Genibaú/Centro passam a trafegar pela referida rua, retornando pela Rua Senador Alencar.

“Paulatinamente, iremos avaliar as condições de circulação e, assim, o número de linhas pode ser ampliado para a rua Senador Pompeu para contemplar cada vez mais os usuários que desejam deslocar-se por esta região do Centro”, afirma David Bezerra, presidente da Etufor.

Para Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza, é uma grande conquista a alteração das linhas de ônibus chegando até a Senador Pompeu, importante corredor comercial do Centro. “Os moradores de diversos bairros poderão chegar ao coração de Fortaleza com toda praticidade e comodidade. E o aumento de fluxo, tanto de pessoas e, consequentemente, de vendas, vai gerar mais emprego e renda”, explica.

Informações: ETUFOR
READ MORE - Etufor amplia itinerário de linhas de ônibus para atender área comercial do Centro

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960