Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em São Paulo, Corredor de ônibus terá velocidade padronizada em 60 km/h

sábado, 2 de julho de 2011

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade no Corredor Lapa - Paulista - Jabaquara, em São Paulo, em 60 km/h a partir da próxima segunda-feira. A mudança tem como principal objetivo proporcionar mais segurança aos que circulam pelos 21 quilômetros do trecho.

Entre as vias que terão a velocidade uniformizada estão as avenidas Doutor Arnaldo, Paulista, Bernardino de Campos, Professor Noé de Azevedo, Jabaquara, Engenheiro Armando de Arruda Perreira e Doutor Hugo Beolchi, além das ruas Heitor Penteado, Domingos de Morais e Vergueiro.

Segundo a CET, as mudanças acontecerão especialmente nas avenidas Doutor Arnaldo, Paulista e Bernardino de Campos, em um total de 5,3 km de extensão, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Nos 15,7 quilômetros restantes, a velocidade regulamentada já é de 60 km/h.

Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade no trecho da Rua Heitor Penteado, na altura da Rua Capote Valente, no sentido Lapa, onde, devido às características físicas da via, está instalada uma lombada eletrônica. Serão implantadas 155 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 12 faixas informativas para alertar os motoristas sobre a alteração.



Fonte: Agência Estado
 

READ MORE - Em São Paulo, Corredor de ônibus terá velocidade padronizada em 60 km/h

Em Curitiba, ônibus Ligeirão vai atender todos os eixos de Curitiba até 2013

O prefeito de Curitiba (PR), Luciano Ducci, afirmou nesta sexta-feira (1º), que o ônibus Ligeirão, com capacidade para 270 passageiros, vai atender todos os eixos da cidade até 2013. Atualmente o coletivo de 28 metros faz duas linhas, uma que liga o Alto Boqueirão ao centro, com somente quatro paradas, e a linha Pinheirinho-Linha Verde-Centro. Segundo Ducci, já foi lançada a licitação para o Ligeirão que deve atender o eixo norte-sul.

- Agora nós lançamos a licitação para um outro eixo, que é o norte-sul de Curitiba. Assim, ano que vem teremos mais um eixo e, em 2013, o eixo leste-oeste.

De acordo com o prefeito, o transporte público de Curitiba atende hoje a uma demanda de quase 2 milhões de passageiros por dia, por meio de uma rede de 2.000 ônibus. O Ligeirão que já está em circulação desde março deste ano passa pelos corredores dos coletivos e só para em alguns pontos.

- Ele reduz o tempo médio de viagem em praticamente 50%. Ele melhora bastante o tráfico. Se for de carro no horário de pico, ou com o ônibus, o usuário chega mais rápido de ônibus.

Ducci também garantiu que até o ano que vem serão implantados 30 ônibus elétricos na cidade, o que deve reduzir a emissão de poluentes e não faz barulho durante a circulação. Inicialmente, quatro linhas serão implantadas.

- Ele é com baterias, super silencioso. Quando ligado, sai em partida elétrica até 20 km/h e depois passa biocombustível [automaticamente]. Quando freia, ele recarrega as baterias. Ele traz melhoria para o meio ambiente e reduz a poluição em quase 90%.



Fonte: R7.com

READ MORE - Em Curitiba, ônibus Ligeirão vai atender todos os eixos de Curitiba até 2013

Prefeitura de São Paulo não vai cumprir a meta de construir 66 quilômetros de corredores de ônibus

A Prefeitura de São Paulo reconheceu ontem que não vai cumprir a meta de construir 66 quilômetros de corredores de ônibus até o fim da gestão, no fim do ano que vem. Serão concluídos apenas o corredor da Radial Leste (zona leste) e o da Avenida Luís Carlos Berrini (zona sul).

Os dois corredores juntos somam pouco mais de dez quilômetros. A primeira parte do corredor da Radial (que deve ser concluída bem no fim da gestão) terá 8 km de extensão entre o Terminal do Parque D. Pedro e a região do Aricanduva. Serão no total 12 paradas - três delas ao lado de estações de metrô: Pedro II, Belém e Tatuapé. O projeto prevê ampliação de 9,5 km na zona leste, mas ainda sem previsão. O corredor da Berrini terá cerca de 3 km.

O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, explica que a meta inicial foi abandonada para fazer investimentos em sistemas de transporte de alta capacidade. Alguns projetos, como o Expresso Tiradentes, deixaram de ser corredor de ônibus e se transformaram em metrô, sob responsabilidade do governo estadual.

"Demos uma solução de projeto muito maior do que a que proposta inicialmente. Em quilômetros de corredor, não serão feitos os previstos na meta, mas os projetos serão feitos com um prazo maior, mas para uma capacidade maior", informou o secretário, que ressaltou que a Prefeitura pretende investir R$ 2 bilhões em obras do Metrô.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

READ MORE - Prefeitura de São Paulo não vai cumprir a meta de construir 66 quilômetros de corredores de ônibus

Grande Recife: Empresa Itamaracá realiza mais um fórum com seus usuários


Visando melhorar o atendimento, a empresa Itamaracá de transportes realizou neste sábado mais um fórum de clientes, onde foram mostrados metas e problemas a serem enfrentados neste ano, este encontro teve a participação das comunidades atendidas, que também expuseram suas dificuldades em relação ao atendimento prestado.
Para hélio Brandão, este momento é muito valioso, pois esclarece aonde se precisa melhorar, bem também como ajustar o atendimento.
As cerca de 100 pessoas que participaram do Fórum, responderam a um questionário sobre atendimento, qualidade entre outros.


Fonte: Meu Transporte

Share |
READ MORE - Grande Recife: Empresa Itamaracá realiza mais um fórum com seus usuários

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960