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Governo de Pernambuco implantará o BRT da BR-101, principal e mais esperado corredor de ônibus da RMR

sábado, 6 de abril de 2013

Um dia depois de dar ordem de serviço para a construção de um corredor exclusivo para o BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus) na principal artéria viária do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães, o governo do estado deu um novo passo para melhorar a rede de transporte público da Região Metropolitana. A BR-101, no contorno do Recife, será mais um corredor a receber esse modelo de transporte. No Diário Oficial de hoje, foi publicado o edital de licitação para contratar a empresa que requalificará o trecho de 30,7 km entre Abreu e Lima e Jaboatão. Além de se recuperar a pista, será aberta uma faixa exclusiva em todo o percurso para o BRT e ciclovias em ambos os sentidos. As obras começam em agosto. A implantação das estações e a adequação da via para o sistema, que inclui a construção de viadutos, pontes e elevados, deve acontecer no início de 2014.
Trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão contará com 39 estações de transporte rápido e 30,7 km de ciclofaixa
A intervenção que o estado vai fazer no trecho entre o km 51 e o km 82 da BR-101 vai consolidar o novo perfil da rota que se tornou fundamental para a RMR. Desde que foi implementado, na década de 1960, esse trecho deixou de funcionar apenas como passagem para veículos de carga e incorporou o tráfego misto, inclusive o transporte coletivo, assumindo função de perimetral. O aumento de demanda e a falta de investimentos deixou a via sucateada e com gargalos que comprometem a mobilidade. “Não cabe mais fazer só recapeamento. A BR será contemplada com um corredor exclusivo de ônibus, como previsto no PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos)”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Na primeira etapa da obra, cuja licitação foi publicada hoje, será feita a recuperação da pista e a abertura de duas faixas, no canteiro central, para dar passagem ao BRT. A previsão é de que essas obras comecem em agosto e sejam executadas em dois anos. A segunda etapa, que deve começar no primeiro semestre de 2014, contempla viadutos, pontes, elevados, estações do BRT e ciclovias.

Os projetos executivos devem ser entregues ao estado até agosto. Por enquanto, já são consensos dois viadutos tipo ferradura (como os que dão acesso ao aeroporto) na Muribeca e em Dois Irmãos; o alargamento do viaduto da Caxangá, de onde partirá um elevado para o BRT até a BR-232, inclusive com estações suspensas; e a construção de um novo Terminal de Integração na Macaxeira. “Vamos dotar esses corredores com um padrão diferenciado para garantir conforto, velocidade e previsibilidade ao transporte público e atrair o usuário do carro para esse sistema”, declarou o secretário.

saiba mais
A BR-101, no contorno do Recife, foi feita em 1966
Com o tempo, a via ficou saturada e ganhou perfil de perimetral
O trecho já funciona como uma importante rota do transporte público, sem faixas ou corredores exclusivos
O governo do estado vai requalificar o trecho entre o km 51 e o km 82
Os projetos executivos de todas as obras devem ser concluídos até agosto  de 2013
O estado pretende dar a ordem de serviço para o início de todas as obras no primeiro semestre de 2014

Números
58 mil carros passam por dia na BR-101, no contorno do Recife
20% do tráfego são de veículos pesados
30,7 km formam o trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão, o mais prejudicado pelo aumento da frota e a falta de manutenção da estrada
49% das placas de concreto são consideradas regulares ou ruins
22 apresentam fissuras ou trincas
R$ 774 milhões serão aplicados no trecho entre o km 51 e o km 82
150 mil pessoas por dia poderão circular pelo novo corredor após as obras
30,7 km serão adaptados para receber o BRT e ciclovias para destravar o trânsito
39 estações para o BRT e 39 passarelas para pedestres atreladas às estações serão implementadas

R$ 224 milhões serão investidos na primeira etapa, que inclui:
Troca de asfalto e placas de concreto
Abertura de via exclusiva com duas faixas de rolamento para a futura passagem do BRT

R$ 550 milhões serão investidos na segunda fase, que inclui:
Implantação de estaçãoes de BRT e ciclovias
Construção de pontes, viadutos e elevados
Construção de elevado para o BRT entre a Caxangá e a BR-232
Implantação do novo Terminal Integrado da Macaxeira, maior e mais confortável que o atual

Por ANA CLÁUDIA DOLORES
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Corredor Metropolitano ABD contará com três ônibus movido a hidrogênio

O Corredor Metropolitano ABD, que cruza as cidades de Santo André, Mauá, São Bernardo e Diadema contarão com três ônibus movido a hidrogênio até o final deste ano.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia a linhas intermunicipais de São Paulo, está fazendo testes com esses veículos no corredor. A tecnologia a partir do hidrogênio é uma das opções não poluentes mais caras, porém os avanços da indústria e ganho de escala de produção, devem deixar os ônibus mais baratos.

Hoje será realizada visita técnica na Estação de Hidrogênio da EMTU, em São Bernardo, onde especialistas vão conhecer detalhes do projeto.

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Em Fortaleza, Cadastro para bilhete único começa no dia 22

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, informou que o início do cadastramento para os usuários do bilhete único está marcado para o próximo dia 22 de abril. O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante entrevista no programa Grande Jornal, da rádio O POVO/CBN. Apesar de não informar todos os locais que devem ser conveniados, RC adiantou que são vários os postos para a requisição do bilhete, como os terminais de ônibus, shoppings e as sedes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus).

Até o dia 15 de junho, os cadastros devem ser intensificados. Segundo o prefeito, é essa a previsão para que o bilhete único comece a funcionar. O sistema permite que o usuário, em até duas horas, pegue quantos ônibus precisar e em qualquer direção pagando somente uma passagem. “A ideia é fazer esse cadastramento sem fila e sem espera e, depois de duas semanas, o cidadão receba o bilhete com sua foto e nome impresso”, afirmou, durante a entrevista.

RC tem o desejo de fazer com que o experimento do bilhete único seja “singular” e que, “daqui há algum tempo, seja o melhor do Brasil”. Na entrevista, disse ser necessário priorizar obras de mobilidade urbana para o sistema funcionar perfeitamente. Entre as intervenções citadas, estão a construção de viadutos nas avenidas Antônio Sales, Engenheiro Santa Júnior e Padre Antônio Tomás; de corredores exclusivos para ônibus ligando os Terminais do Conjunto Ceará e da Parangaba, e o Terminal do Siqueira até o Centro, pela avenida José Bastos.

O prefeito não deu detalhes de como será o cadastramento do bilhete único, do que será necessário para a inscrição nem especificou todos locais onde será realizada. O POVO procurou a assessoria de imprensa do Sindiônibus e foi informado que somente a Etufor estava autorizada a passar as informações. O POVO também procurou a assessoria do órgão, que afirmou que os detalhes ainda estão sendo discutidos e só serão repassados à imprensa mais próximo à data do cadastramento.

ENTENDA A NOTÍCIA

O bilhete único está previsto para funcionar a partir de 15 de junho. O sistema promete que o usuário pegue qualquer ônibus dentro de Fortaleza, segundo RC em qualquer direção, em um período de duas horas e pague somente uma passagem.

Saiba mais

A Prefeitura deve realizar um cadastramento nos terminais de integração, shoppings, sede da Etufor e do Sindônibus. Devem ser solicitados dados e feita uma fotografia do rosto do usuário em ambiente controlado.

Ao passar o cartão, o usuário é fotografado para fazer uma comparação com os dados do cartão. A partir daí, o usuário tem duas horas para usar outros ônibus municipais pagando apenas uma passagem. O custo da implantação da checagem biométrica é de R$ 2 milhões.

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