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Trem da Linha 17-Ouro faz sua primeira viagem teste

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo realizou sua primeira viagem teste na segunda-feira (13), saindo do Pátio Água Espraiada (Bloco A – oficina de trens) até a estação Washington Luís. Movido por energia de suas próprias baterias, o trem percorreu 1.200 metros e venceu uma elevação de 15 metros, demonstrando sua autonomia e tecnologia avançada.

Durante o trajeto, foram verificadas condições técnicas fundamentais, como tração, freios, engates e suspensão, além de inspeções nas vias e aparelhos de mudança de via (AMVs). Este passo marca uma etapa intermediária do comissionamento, essencial para garantir a segurança e o funcionamento do sistema.

Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, o trem tem capacidade para 616 passageiros e é equipado com ar-condicionado, iluminação LED e janelas panorâmicas. Projetado para operar de forma totalmente automatizada, ele oferece eficiência, segurança e intervalos menores entre as composições. Seu sistema de baterias permite autonomia de até 8 km, garantindo movimentação mesmo em caso de falha de energia.


A Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás. Com previsão de conclusão para 2026, o projeto beneficiará cerca de 100 mil passageiros por dia, oferecendo uma nova solução de mobilidade urbana para São Paulo.

Informações: Metrô SP

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No Recife, Consórcio de Transporte intensifica ações contra “surf” e “amorcegamento” nos ônibus


Reiniciando as ações educativas nos Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife – RMR, para o ano de 2025, técnicos de educação e fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, em parceria com a Secretaria de Defesa Social/Polícia Militar, estiveram hoje (17), no TI Joana Bezerra, dando continuidade a ação “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”, quando foi realiza panfletagem e proferida mini palestra, alertando sobre os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus. Diante do ocorrido no último dia 09 de janeiro, onde um jovem que pegava ‘bigu’ no ônibus da linha Zumbi do Pacheco/Tancredo Neves morreu após bater em poste, o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, determinou a intensificação das ações no combate à prática descontrolada de “surf” e “amorcegamento” nos ônibus.


No local, Kathia Sena, gerente de Fiscalização do CTM, em uma conversa dinâmica com os motoristas, passageiros e comerciantes daquele TI, destacou a ameaça à vida que é viajar na parte externa dos ônibus. “Nosso objetivo é conscientizar a todos, principalmente aos jovens, que essa prática não é um esporte, e sim um crime. Por isso, precisamos da ajuda de vocês, alertando a população para que, caso presencie esse crime, denuncie através dos nossos canais de atendimento”. Sena ainda ressaltou que o combate a esse crime é uma luta de todos, Estado e sociedade. “Com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, salvando vidas e preservando o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema”.


Estudos realizados pelo Consórcio destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do “surf” nos coletivos. Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.

DENÚNCIA

Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Curitiba tem o 2º transporte público mais eficiente para deslocamento da população até o trabalho

Um estudo realizado pelo Instituto Cidades Responsivas, pelo Indicador de Mobilidade Urbana, analisou a qualidade do transporte público para deslocamento dos cidadãos até o trabalho em oito capitais brasileiras. O ranking mostra Curitiba com a segunda melhor posição, com uma pontuação de 0,26, atrás apenas de Belo Horizonte (0,36) e à frente de São Paulo (0,23) e Porto Alegre (0,23).

O Indicador de Mobilidade Urbana mede a eficiência com que os domicílios de uma cidade são conectados às oportunidades de emprego existentes. Quanto maior o valor do indicador e mais próximo de 1, maior a eficiência do transporte público.

“Curitiba já tem o transporte público mais integrado do País com sua região metropolitana e um sistema, por corredores exclusivos, que dá agilidade ao deslocamento da população. Mas a nossa meta é que cada vez mais a população possa sair mais tarde de casa para trabalhar e voltar mais rápido para descansar. Temos, para os próximos quatro anos, um amplo programa de melhorias para o transporte coletivo, com o novo contrato de concessão, mais integração e sustentabilidade”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.

Tempo de deslocamento
O índice do Instituto Cidades Responsivas é calculado pela relação entre a quantidade de vínculos de trabalho e de domicílios que podem ser alcançados em até 45 minutos de carro ou com transporte público a partir de cada lugar da cidade.

“O que favorece Curitiba em relação a outras cidades é a forma relativamente compacta e radial da cidade, que faz com que as distâncias a serem percorridas sejam reduzidas e permitam que a infraestrutura de mobilidade não precise ser tão robusta", diz Luciana Fonseca, sócia-fundadora e diretora do instituto. 

"Nesse sentido, Curitiba está em uma situação melhor do que, por exemplo, o Rio de Janeiro, onde alguns bairros da zona noroeste estão a cerca de 40 km do Centro, exigindo investimentos maiores em sistemas de transporte para conectar a população até os empregos”, compara.

Para calcular os índices de transporte público e individual nas cidades, o estudo utilizou dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, do IBGE, e do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, que indicam as vagas formais. Os tempos de deslocamento foram simulados entre 6h30 e 8h em dias úteis com a plataforma Google para o transporte público. Confira AQUI O ESTUDO.

Dessa forma, quando o indicador registra “1” (a melhor taxa possível), isso significa que o número de residências equivale ao de vagas de trabalho formais alcançadas em até 45 minutos. Na pesquisa, foram considerados dados de São Paulo (0,23), Florianópolis (0,19), Porto Alegre (0,23), Curitiba (0,26), Belo Horizonte (0,36), Salvador (0,16), Fortaleza (0,19) e Rio de Janeiro (0,13).

Os pesquisadores dizem que embora os deslocamentos da casa para o trabalho sejam apenas uma fração das viagens urbanas, eles são aqueles que mais exigem do sistema e que mais tendem a gerar congestionamento e poluição, uma vez que os horários de pico do uso da infraestrutura de transporte de uma localidade tendem a ocorrer justamente no início ou fim do horário comercial.

BRT
Quanto maior a capilaridade e mais eficiente a distribuição de linhas de ônibus e suas rotas, maior a qualidade do transporte coletivo. Em Curitiba, o BRT (Bus Transit Rapid), sistema de canaletas exclusivas que deu notoriedade mundial à capital paranaense e que completou 50 anos no ano passado, contribui para a qualidade do sistema, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 

Nos corredores, que transportam 65% dos passageiros do transporte coletivo de Curitiba, os ônibus têm conquistado mais velocidade com os Ligeirões, que têm menos paradas e começam a fazer a transição energética - do modelo movido a diesel para o elétrico. 

Em 2024 começou a operar o Ligeirão Norte/Sul, que reduziu o tempo de deslocamento entre o Santa Cândida e o Pinheirinho em 15 minutos, e mais recentemente o Ligeirão Expresso Linha Verde, entre o Atuba e o Pinheirinho, que atinge velocidade de 30 km/h. “São 41 quilômetros do Pinheirinho ao Atuba, percorridos em apenas 42 minutos”, diz Maia Neto.

“O BRT possui uma grande importância para tornar o transporte coletivo mais eficiente, pois ele tende a diminuir o tempo de deslocamento que os ônibus precisam para percorrer seu itinerário. Essa diminuição do tempo de deslocamento faz com que uma quantidade maior de empregos esteja dentro dos 45 minutos de viagem considerados na nossa pesquisa, melhorando os resultados do nosso indicador”, completa Luciana.

Informações: URBS

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Linhas da EMTU do Litoral Norte de SP recebem 23 novos ônibus 0km com ar-condicionado

As linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram modernizadas com a inclusão de 23 novos ônibus 0km com ar-condicionado.

Os veículos mais modernos, confortáveis e climatizados vão atender mais de 5 mil passageiros que utilizam as linhas 5505, 5506 e 5509, que fazem o deslocamento entre São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Natividade da Serra.

A Pássaro Marron está introduzindo de forma gradativa na frota os novos ônibus Mercedes-Benz OF 1726 L, com carroceria Marcopolo Torino. Os coletivos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB em todos os bancos para carregamento de dispositivos móveis, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e motor Euro VI, tecnologia a diesel mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas onde atua já somam 809 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023.

Confira abaixo as linhas beneficiadas com os novos veículos:

5505 - São Sebastião (Balsa)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário de Caraguatatuba)

5506 - Ubatuba (Terminal Rodoviário Naim Elias Abdalla)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário de Caraguatatuba)

5509 - Natividade Da Serra (Bairro Alto)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário De Caraguatatuba)

Informações: EMTU

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No Recife, Projeto prevê que empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a disponibilizar bicicletários

Uma nova proposta em tramitação na Câmara Municipal do Recife busca ampliar os direitos dos trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte. O Projeto de Lei nº 140/2024, de autoria do vereador Fred Ferreira (PL), prevê que empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a disponibilizar infraestrutura de apoio, incluindo bicicletários, banheiros e armários, dentro de suas dependências.

De acordo com o texto, o objetivo é incentivar o uso de bicicletas no deslocamento diário e oferecer mais conforto e segurança aos ciclistas. A proposta está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, e Planejamento Urbano e Obras.

Fred Ferreira destaca que à medida que as grandes cidades brasileiras expandem suas redes de ciclovias, cresce a demanda por instalações como bicicletários e vestiários nas empresas. “Colaboradores motivados influenciam positivamente o ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional e a qualidade das tarefas executadas. Isso pode começar com poucos funcionários, mas logo se espalha por toda a empresa”, pontuou o autor da iniciativa durante a apresentação na Câmara, em 6 de janeiro deste ano.

O projeto se soma a iniciativas já existentes em Pernambuco, como a Lei nº 14.740/2012, de caráter mais abrangente, sem distinção entre usuários, que determina a instalação de estacionamentos para bicicletas em órgãos públicos e empresas privadas com circulação diária superior a 100 pessoas. Sancionada há mais de uma década, a lei estadual exige apenas estacionamentos para bicicletas com sinalização.

Apesar de ambas as medidas visarem a inclusão dos ciclistas no planejamento urbano, há diferenças significativas entre elas. Enquanto a legislação estadual exige apenas estacionamentos com sinalização para a segurança das bicicletas, o projeto municipal propõe uma infraestrutura mais completa, voltada especialmente para trabalhadores.

Setor empresarial não foi consultado sobre bicicletários
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Fred Leal, a iniciativa é positiva, mas é preciso ser estudada e desenvolvida de forma viável: “onde estão localizadas essas empresas? Se estiverem em shopping centers, quem será responsável pela instalação do bicicletário: o shopping ou as empresas? Caso estejam na rua, haverá espaço disponível para essa estrutura? São questões que precisam ser analisadas antes de implementar uma lei desse tipo”, questiona Leal.

Ele ainda afirma que a CDL não foi consultada a respeito do projeto e que a entidade civil não teve acesso ao conteúdo completo da proposta. “Precisamos conhecer melhor o projeto antes de emitir uma posição mais detalhada”, afirma.

Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Recife comenta também que a organização não foi questionada sobre a viabilidade do PL: “não tinha conhecimento dessa proposta até então e ninguém nos procurou pra discutir sobre o tema”, relata o presidente da associação, Toni Sousa.

Toni lembra que já existe uma previsão legal, exigindo que as empresas tenham armários e banheiros a partir de um número específico de funcionários, mas que é preciso entender melhor se há algum embasamento constitucional ou não para a obrigatoriedade de bicicletários.

“Para ter obrigatoriedade é preciso levar em conta a capacidade física de cada estabelecimento. Tem lugares que, simplesmente, não têm como instalar um bicicletário, por falta de espaço mesmo. Então, é algo que precisa ser analisado com mais cuidado”, comenta Sousa.

Por meio de nota, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) respondeu que o projeto está sendo analisado internamento pela equipe técnica. Além disso, a entidade afirmou que não comentará o assunto por enquanto.

Fonte: Movimento Econômico

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Primeiro ônibus elétrico de Aracaju já está em circulação na capital e população aprova

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou a operação do primeiro ônibus elétrico da capital no sistema de transporte público coletivo. Os usuários da linha 001, que faz o trajeto Augusto Franco/Bugio, foram os primeiros passageiros a experimentar a novidade.

“Eu me sinto como uma criança que ganha um presente. Chega a ser inacreditável andar em um transporte assim, ainda mais sendo público. Muito bom. Se depender de mim, já está aprovado”, comemora Júnior Almeida Nascimento, de 63 anos, beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As amigas Marinalva dos Santos e Maria Noêmia Marques, ambas aposentadas, também estavam animadas com a chegada do novo transporte. “Eu gostei de tudo. Tô achando um luxo. Agora é que eu vou conversar muito dentro do ônibus”, brinca Noêmia. “Parabéns, prefeitura! É desse tipo de transporte que o povo merece: um ônibus confortável, sem barulho e com ar-condicionado. Nem precisa andar mais vezes para aprová-lo; não é nem nota dez, é nota mil”, avalia Marinalva.

A estreia na condução do ônibus elétrico ficou com a motorista Juliene Lima. Ela diz que se sente lisonjeada por ser a primeira mulher a dirigir um veículo 100% elétrico e automático no sistema de transporte público coletivo de Aracaju. “É uma sensação única. O transporte é muito confortável, sem ruídos. Espero que a população goste, porque eu, como profissional, posso afirmar que é um transporte de qualidade”, conclui Juliene.
Juliene Lima estrea condução do ônibus elétrico

A primeira empresa a operar o ônibus elétrico é a Progresso. As próximas serão a Modelo e a Atalaia. O veículo ficará em circulação por um período de 30 dias, tempo em que será avaliado pela população. Caso aprovado, a Prefeitura de Aracaju iniciará o processo de aquisição desse modelo para integrar o sistema de transporte público do município. Além da linha Augusto Franco/Bugio (001), o ônibus elétrico também circulará no trajeto da linha 002, que faz o itinerário Fernando Collor/D.I.A.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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Prefeitura de SP entrega cem novos ônibus elétricos na próxima semana

A Prefeitura de São Paulo entregará na próxima semana, no dia 23 de janeiro, cem novos ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A informação é do prefeito, Ricardo Nunes, durante entrevista para a Rádio CBN, que abordou vários temas, entre eles a mobilidade urbana. Segundo ele, falta apenas escolher o local onde será exibido essa centena de novos veículos para realizar o evento.

A ação faz parte de um investimento já separado de R$ 6 bilhões para aplicar na compra destes ônibus e assim alcançar a meta de 20% da frota total sendo movidas com este sistema de energia limpa.

Nunes destacou que a meta não foi atingida na gestão anterior devido entraves , especialmente por parte da ENEL que cobrou dos cofres públicos 1,6 milhão de reais para aprimorar a infraestrutura, mas não conseguiu entregar os pontos de carga dos ônibus, além da indústria não dar conta da demanda.

”Nós já temos 6 bilhões de reais garantidos para o financiamento. Nós hoje temos uma das maiores frotas de ônibus elétricos do Brasil, mas nossa meta é fazer com que a gente tenha pelo menos 20% da nossa frota de ônibus elétricos, até porque 64% da emissão de dióxido de carbono na cidade de São Paulo é proveniente dos veículos. 

O que atrasou um pouco? A ENEL nos cobrou 1.6 milhão de reais para fazer a infraestrutura e a indústria não conseguiu produzir a quantidade de ônibus que a cidade de São Paulo precisa”, explicou.

Atualmente a cidade possui 489 veículos elétricos em operação no transporte público, número que será ampliado gradualmente, como destacou Ricardo Nunes.

Informações: Diário nos Trilhos

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