Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Promessas de Dilma Russeff para o Transporte Público e Mobilidade Urbana no Brasil

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vejam aqui as promessas que a futura presidenta do Brasil Dilma Russeff fez durante a campanha no que diz respeito a infra-estrutura nas principais cidades e na questão de resolver os problemas do transporte público no país, vejam a lista de promessas:

*       Modernizar o transporte público das grandes cidades.
*       Investir R$ 18 bilhões em obras de transporte público.
*       Implantar transporte seguro, barato e eficiente.
*       Ampliar o aeroporto Galeão/Tom Jobim, com a conclusão do terminal 2 e melhorias no terminal 1.
*        Fazer novos aeroportos em Goiânia, Cuiabá e Porto Seguro (BA).
*       Ampliar os aeroportos Afonso Pena (Curitiba) e Guarulhos.
*       Fazer nova pista no aeroporto de Confins (Belo Horizonte).
*       Construir o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN).
*       Fazer o trem de alta velocidade (entre Rio e São Paulo).
*       Expandir e construir metrô nas principais aglomerações urbanas.
*       Ampliar o Trensurb em Porto Alegre.
*       Duplicar as rodovias BR-116 e BR-386, no Rio Grande do Sul.
*       Estender a rodovia BR-110 (RN).
*       Duplicar e melhorar as estradas: Manaus-Porto Velho, Cuiabá-Santarém, BR-060 em Goiás, BR-470 em Santa Catarina, BR-381 em Minas (de BH a Governador Valadares), BR-040 (de BH ao Rio).
*       Concluir a Via Expressa em Salvador.
*       Ampliar e modernizar os portos de Salvador, Vitória, Itaqui (MA), Suape (PE) e Cabedelo (PB).
*       Fazer 51 grandes obras viárias, como novos corredores de transporte, mais metrô e veículos leve sobre trilhos.
*       Eliminar os gargalos que limitam o crescimento econômico, especialmente em transportes e condições de armazenagem.
*       Investir em transporte de carga.

Fonte: O Globo
READ MORE - Promessas de Dilma Russeff para o Transporte Público e Mobilidade Urbana no Brasil

Porto Alegre: Assinado contrato para construção do aeromóvel que ligará Trensurb e Aeroporto Salgado Filho

O contrato para a construção do aeromóvel que fará a integração da Estação Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi assinado na tarde desta quinta-feira, na sede da Trensurb, na Capital, com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Primeira obra de infraestrutura com recursos liberados pelo governo federal para a Copa do Mundo de 2014, a instalação está orçada em R$ 29,8 milhões. Com todas as licenças ambientais e o processo de licitação aberto oficialmente nesta quinta-feira, a empresa responsável pela construção, a Aeromóvel do Brasil, pretende iniciar a operação do meio de transporte no segundo semestre de 2011.

Os testes devem começar em oito meses. O projeto usa tecnologia 100% nacional e será totalmente desenvolvido no Rio Grande do Sul. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal.

O trajeto de 944 metros entre a estação do trensurb e o aeroporto, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300.

Fonte: Zero Hora
READ MORE - Porto Alegre: Assinado contrato para construção do aeromóvel que ligará Trensurb e Aeroporto Salgado Filho

BHTRANS amplia projeto Leitura para Todos

Desde março, estão circulando, nos ônibus da capital, textos literários selecionados no concurso "Eu sou a Natureza" do projeto Leitura para Todos. No dia 22 de outubro, iniciou-se a terceira etapa com divulgação em 53 ônibus de cinco outras linhas.

Os textos foram produzidos por alunos, pais e funcionários de escolas da rede municipal de ensino, selecionados no concurso "Eu sou a Natureza", realizado em março deste ano, pela Secretaria Municipal de Educação, BHTRANS e Associação Cultural Teia de Textos. Publicados em diversos gêneros, como crônica, poema, contos, dentre outros, esses textos nos levam a refletir sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, despertando uma consciência ecológica nos participantes e na população em geral.

Essa fase do projeto foi dividida em quatro etapas, sendo cada uma com duração de dois meses. No total, vão circular 4.662 lâminas ilustradas e coloridas em 259 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do concurso.

Veja, abaixo, a relação das linhas contempladas na terceira etapa (a partir de 22/10):
  • 302 (Estação Diamante/Vila Pinho)
  • 5506 C (Paulo VI Via Ribeiro de Abreu)
  • 9410 (Sagrada Família/Coração Eucarístico)
  • 2256 A (São João Batista A)
  • 5502 B (Capitão Eduardo)
O projeto Leitura para Todos, implantado em parceria pela BHTRANS e Associação Cultural Teia de Textos, teve início em 2/12/04 e tem como objetivo levar à população a literatura, de forma gratuita e descontraída, e incentivar o hábito da leitura. Com o concurso "Eu sou a Natureza", o projeto Leitura para Todos visou também estimular a produção literária sobre um tema em destaque, como é o caso da natureza. Os textos são afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, plastificados no formato A4, permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem.

Em 2007, o "Leitura para Todos" foi o vencedor do Prêmio "VivaLeitura" dos Ministérios da Cultura e da Educação na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1860 projetos de todo o Brasil. Esse é o mais importante prêmio de incentivo à leitura no país.

Leitura para Todos Cidade Administrativa

O título "Leitura para Todos Cidade Administrativa" marca outro momento do projeto, contemplando ônibus de linhas que dão acesso à Cidade Administrativa. O patrocínio é da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, já está na segunda etapa, utilizando 1.998 lâminas afixadas em 111 ônibus de 12 linhas que vão para a Cidade Administrativa e bairros do entorno. Um grande diferencial desse projeto é que ele conta com belas criações do funcionalismo público estadual, que tem enviado sua contribuição para a circulação de uma literatura de qualidade nos ônibus.

A intenção da BHTRANS e da Associação Cultural Teia de Textos é expandir o Leitura para Todos para a frota total dos ônibus municipais de Belo Horizonte, despertando a atenção e o interesse pela leitura em pessoas de diferentes faixas etárias, tornando a viagem de ônibus mais divertida e atraente. No Brasil, a mídia mais eficiente depois da TV são os transportes coletivos. A BHTRANS e a Teia de Textos estão empenhadas em buscar mais empresas dispostas a apoiar a ampliação do projeto. Os parceiros contam com isenção fiscal, já que o Leitura para Todos foi aprovado pela Lei Rouanet em 2007. A frota de ônibus municipais da capital tem hoje 2.832 veículos, que são utilizados por 1,5 milhão de passageiros diariamente.

Outras empresas como o Hospital Semper, Agência Lapis Raro, AEC e Copasa já apoiaram o projeto por meio das leis municipal e federal de incentivo à cultura.

Veja, abaixo, a relação das linhas contempladas na segunda etapa patrocinada pela Accenture:
  • 65 (Estação Vilarinho/Centro Via Antônio Carlos)
  • 66 (Estação Vilarinho/Savassi Via Hospitais)
  • 601 (Nova York/Juliana)
  • 609 (Serra Verde/Santa Mônica)
  • 637 (Canaã/Estação Vilarinho Serra Verde)
  • 642 (Estação Venda Nova/Vilarinho)
  • 2207 (Serra Verde)
  • 2224 A (Jardim dos Comerciários A)
  • 2234 A (Jaqueline A) e 2234 B (Jaqueline B)
  • 5513 (Juliana Via Etelvina Carneiro)
  • 5517 (Minas Caixa Via Serra Verde)
  • 8650 (Estação São Gabriel/Cidade Administrativa)
Fonte: BHTrans
READ MORE - BHTRANS amplia projeto Leitura para Todos

Teresina ganha novas de paradas de ônibus a partir de quarta-feira

A Prefeitura de Teresina inicia nesta quarta-feira (03) a implantação de novas paradas de ônibus da cidade. O termo de ratificação da concorrência pública 003/2002 ( Mobiliário Urbano) foi assinado hoje (29) pelo prefeito Elmano Férrer com a empresa cearense MC Sinalização, vencedora da licitação. As obras começam pelas paradas de ônibus da Avenida Frei Serafim.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Ricardo Freitas, explica que o Mobiliário Urbano foi criado para dotar a cidade de equipamentos importantes como placas direcionais e de sinalização de ruas, avenidas e praças, totens informativos, novas paradas de ônibus, termômetros e relógios. “É uma obra importante que vai renovar todas as placas de sinalização, as paradas. Enfim,Teresina vai ficar ainda mais bonita e organizada,” pontua o superintendente.

O prefeito Elmano Férrer diz que o Mobiliário Urbano é um termo coletivo utilizado para objetos e equipamentos instalados em ruas para diversos propósitos. De modo geral, são peças e equipamentos colocados em meio público para uso dos cidadãos ou como suporte às redes urbanas fundamentais. “Estou muito feliz com a execução dos trabalhos feitos pela MC Sinalização, principalmente pelas paradas de ônibus, que é uma coisa que a população precisa muito e vejo a dificuldade do trabalhador e dos estudantes nas paradas já desgastadas”, ressalta o prefeito.

O termo Mobiliário Urbano é do ano de 2002 e por conta de problemas judiciais estava parado pela justiça. Em 2004 foi retomado, mas em seguida embargado. Tão logo assumiu a Prefeitura, o prefeito Elmano Férrer pediu celeridade para o processo por entender que é de grande importância para a população.

Cândido Albuquerque, diretor da MC Sinalização, já está com todo o cronograma de execução preparado para iniciar aos trabalhos nesta quarta-feira (03). “ Vai ser um trabalho em parceria com a Prefeitura e vamos obedecer o cronograma que nos foi repassado pela Strans. O prefeito Elmano pediu agilidade para que possamos compensar o tempo perdido. Esse é o nosso compromisso com a cidade,” conclui Albuquerque.

Fonte: 45 Graus
READ MORE - Teresina ganha novas de paradas de ônibus a partir de quarta-feira

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960