Trolebus em SP
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Metrô de São Paulo expandiu-se, em média, apenas 1,6 quilômetro por ano nos últimos 36 anos.
sexta-feira, 8 de abril de 2011Postado por Meu Transporte às 14:17 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Recife, Uma Cidade sem Ciclovias
Postado por Meu Transporte às 09:02 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Pernambuco
Metrô de São Paulo indica rota de fuga para caso de pane
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 09:02 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Agência adia licitação do trem-bala para julho, e ACM Neto diz que Trem Bala não é prioridade
De acordo com o presidente da agência, Bernardo Figueiredo, o adiamento em três meses das datas foi pedido pelas empresas interessadas na obra. Dentre as justificativas dadas pela ANTT estão a demora na aprovação da MP (Medida Provisória) que autoriza o financiamento público pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a insegurança sobre a viabilidade do projeto durante as eleições.
- Tivemos um processo eleitoral que colocou em dúvida o projeto, já que os custos eram elevados. Assim que foi definido o quadro político, as empresas puderam voltar a investir no projeto. Além disso, o fato de não termos podido aprovar a MP antes, e por ela ainda ter de ser votada no Senado, também gera instabilidade. Não poderíamos manter o prazo se a votação não fosse concluída, como ainda não foi. Como esse processo estaria sujeito a ser modificado, seria difícil para os investidores formular uma proposta sem ter definidas as regras para o financiamento.
Na quarta-feira (6), a Câmara dos Deputados concluiu a votação da MP enviada pelo governo que garante o financiamento ao consórcio vencedor da licitação para a construção do trem. A matéria ainda tem de ser votada pelo Senado, que tem até o dia 17 para aprová-la, sob risco de perder a validade.
A MP autoriza o BNDES a conceder um empréstimo de até R$ 20 bilhões ao consórcio vencedor da licitação e cria a Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A.). Uma das funções da empresa será planejar e promover o desenvolvimento desse tipo de trem de forma integrada com os outros transportes.
Segundo o projeto, o primeiro desembolso do BNDES, de R$ 3,5 bilhões, será em 2012 e prosseguirá anualmente até 2016. A Etav deverá aportar R$ 3,4 bilhões até 2016, sendo a maior parte em desapropriações, e os investidores privados deverão entrar com aproximadamente R$ 10 bilhões.
Obras
Bernardo Figueiredo disse que a ANTT trabalha para que as obras sejam iniciadas no início do segundo semestre de 2012, sendo que o prazo máximo para o término é de seis anos. O presidente da agência disse, contudo, que é possível antecipar esse prazo.
- O caminho crítico para o início das obras é o processo de licenciamento ambiental, que está a cargo da ANTT. Por isso mesmo já contratamos alguns estudos e vamos fazer todo o esforço possível para que tenhamos essa liberação rapidamente. Vamos tentar recuperar esse tempo junto com o consórcio que vencer o leilão para fazer essa mais rápido. A meta é ficar pronto para as Olimpíadas [de 2016]. Para a Copa [de 2014], está muito em cima. Tínhamos de ter licitado há dois anos.
O trem-bala O TAV (Trem de Alta Velocidade) tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a ANTT, e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km. Desse percurso, 312 km serão de superfície, 108 km sobre pontes e 91 km em túneis.
Ao total, estão previstas oito estações obrigatórias no traçado, incluídas paradas nos aeroportos do Galeão (Rio), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas). Há outras três estações, nas cidades paulistas de Jundiaí e Aparecida e na fluminense Resende, que podem ou não ser incluídas a critério do consórcio vencedor.
A passagem da estação Barão de Mauá, no Rio, a Campo de Marte, em São Paulo, deve ficar em R$ 150, a econômica, e R$ 250, a executiva. No horário de pico, esses valores sobem para R$ 200 e R$ 325. Pelo estudo encomendado pela ANTT, o valor é menor que o das passagens aéreas do Rio para São Paulo que fica em R$ 400 no horário de pico e R$ 180 nos demais horários. Os valores foram calculados a partir de uma tarifa teto de R$ 0,49/km estabelecido no edital da construção.
O tempo de viagem do Rio a São Paulo, com velocidade média de 280km/h, será de 93 minutos contra 110 minutos por avião (incluindo o tempo de vôo e espera para embarque e desembarque). A velocidade máxima prevista do trem-bala é de 350 km/h.
Postado por Meu Transporte às 09:02 0 comentários
No Rio, Sinalização do corredor exclusivo da Barata Ribeiro é concluída
Postado por Meu Transporte às 09:02 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
SPTrans informa como chegar de ônibus a show de rock no Morumbi
O início do show está marcado para as 21h e com término previsto para à 0h.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linha e itinerário:
Morumbi - Pça. Ramos de Azevedo
Ponto Inicial: Av. Jorge João Saad entre a Pça. Roberto Gomes Pedrosa e o n.º 931 da Av. Jorge João Saad.
Sentido único: Av. Jorge João Saad, Av. Prof. Francisco Morato, Pça. Jorge de Lima, Pte. Euzebio Matoso, Av. Euzébio Matoso, Av. Rebouças, Rua da Consolação, Rua Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos de Azevedo.
Além do serviço exclusivo, saiba a relação das demais linhas que circulam nas imediações do estádio:
- Avenida Jorge João Saad:
746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro
- Avenida Morumbi:
6291/10 INOCOOP Campo Limpo - Term. Bandeira
8020/10 Butantã - Shop. Morumbi
7040/10 Paraisópolis - Pinheiros
- Avenida Giovanni Gronchi:
5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
647A/10 Valo Velho - Pinheiros
647P/10 COHAB Adventista - Pinheiros
7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo
807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
775F/10 Jd das Palmas - Hosp. das Clinicas
- Avenida Professor Francisco Morato:
857A/10 Term. Campo Limpo - Metrô Santa Cruz
857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso
809P/10 Term. Campo Limpo - Pinheiros
809C/10 Term. Campo Limpo - Hosp. das Clínicas*
8605/10 Term. Campo Limpo - Term. Bandeira
6245/10 Vila Sônia - Hospital das Clínicas
6250/10 Jd. Jaqueline - Term. Bandeira*
857R/10 Term. Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Term. Campo Limpo - Pça. Ramos de Azevedo
775P/10 Jd. Guarau - Metrô Ana Rosa**
- Avenida Eliseu de Almeida:
7013/10 Pq. Arariba - Pinheiros
7043/10 Jd. Ingá - Pinheiros
7357/10 Pq. Ipê - Pinheiros
7701/10 Jd. Guaraú - Term. Amaral Gurgel
809L/10 Campo Limpo - Lapa
Informamos também que nove linhas de ônibus terão os seus itinerários alterados em virtude do evento, das quais seguem abaixo:
5118/10 Terminal João Dias - Lgo. São Francisco*
Ida: normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, Rua Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
5119/10 Terminal Capelinha - Lgo. São Francisco
Ida: normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, Rua Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
647P/10 COHAB Adventista - Pinheiros
Ida: normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
647A/10 Valo Velho - Pinheiros
Ida: normal até Av. Carlos Caldeira Filho, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo (Circular)
Sentido único: normal até Rua Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, prosseguindo normal.
746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
Ida: normal até Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, R. Taborda, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Silvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panômia, R. Dr. Silvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, R. André Saraiva, R. Gen. Francisco Morazan, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.
807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
Ida: normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Gen. Francisco Morazan, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
775F/10 Jd. das Palmas - Hospital das Clínicas (Circular)
Sentido único: normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Gen. Francisco Morazan, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro
Ida: normal até Av. Eliseu de Almeida, R. Edmundo Scannapieco, R. José Jannarelli, R. Regente Leon Kanielfsky, R. dos 3 Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Luis Oliani, Av. Com. Adibo Aires, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Dr. Chucri Zaidan, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.
* Linhas que não operam aos sábados, domingos e feriados.
** Linha que não opera aos domingos e feriados.
Fonte: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 09:01 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Transalvador reforça transporte para o Hospital do subúrbio
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o aumento no número de viagens é de 8%, passando de 127 viagens diárias para 138. Além disso, o horário final de circulação dos veículos passa das 20h para as 21h30.
Em nota oficial divulgada à imprensa, a Transalv ador informou que, tendo em vista as constantes reclamações dos usuários do Hospital do Subúrbio, "altera os parâmetros nos dias úteis das respectivas linhas para melhor atendê-los". (As informações do A Tarde)
Postado por Meu Transporte às 09:01 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em Goiânia, Tarifa de ônibus terá aumento divulgado na próxima semana
Postado por Meu Transporte às 09:00 0 comentários
Marcadores: Goiás
Em Porto Alegre, Audiência pública na Câmara de Vereadores discutiu a circulação de ciclistas na cidade
Segundo a EPTC, as sugestões servirão para futuros projetos voltados a melhorar a convivência entre ciclistas e veículos motorizados na Capital.
— Nossos técnicos da EPTC terão a transcrição de tudo o que foi dito aqui pelos ciclistas. Com isso teremos condições de adequar e tornar nossos projetos mais eficientes. O debate serve para melhorar a convivência de ciclistas e motoristas — avaliou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari.
A conversa teve o comando da presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon, a participação de diversos vereadores, integrantes EPTC, do movimento Massa Crítica, Defensoria Pública, secretarias do Meio Ambiente e Planejamento, além de entidades diversas.
Entre as falas de vereadores e representantes dos ciclistas, o tema da implementação urgente de ciclovias ganhou força.
— Vamos transformar a Ipiranga na primeira grande ciclovia de Porto Alegre — defendeu o conselheiro do Plano Diretor da Capital, Eduíno de Matos, que foi aplaudido pelos participantes nas galerias.
Chamou atenção ainda no debate a posição dos ciclistas sobre o fato do motorista ter grande responsabilidade pela segurança no trânsito, já que recebe instrução para tirar a CNH. Outra fala aplaudida foi do integrante do Movimento de Defesa da Orla do Guaíba, Sílvio Nogueira.
— Não acredito que a minha cidade ficou mundialmente conhecida por um evento como esse — referindo-se ao atropelamento dos ciclistas — temos que ter obras para melhorar a convivência dos porto-alegrenses — defendeu Nogueira.
Infraestrutura e educação de motoristasVítima do atropelamento coletivo ocorrido em fevereiro no bairro Cidade baixa, Marcos Rodrigues, que participa do Massa Crítica, se recuperou bem dos ferimentos. Durante a audiência pública na Câmara, destacou que — na sua avaliação — educar o motorista é prioridade.
— Não tem como cobrir Porto Alegre com ciclovias. Tem que educar os motoristas — acredita o ciclista.
Mesma ideia defende o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari.
— Não temos como colocar ciclovias nas 12 mil vias de Porto Alegre. Temos que ter projetos para que o ciclista seja tratado como membro do trânsito na cidade e que os motoristas sejam devidamente educados para isso.
Ainda segundo Capelari, a EPTC pretende usar as informações da audiência para adequar e tornar mais eficientes os projetos das ciclovias.
Fonte: Zero Hora
Postado por Meu Transporte às 09:00 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Rio Grande do Sul
O cartão BHBUS Master de transporte coletivo completa um ano
Postado por Meu Transporte às 08:59 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Minas Gerais
Após atrasos e superfaturamento, Exército fiscaliza obras do Metrô de Salvador
O TCU informou que o Exército oi contratado para elaborar uma planilha detalhada de custo, para posterior envio ao tribunal. É com base no orçamento detalhado da obra, a ser elaborado pelo Exército, que o TCU vai avaliar se houve ou não superfaturamento. Ainda de acordo com o TCU, a retenção de valores não impede o andamento da obra. Com essa medida uma parte de cada pagamento fica retida e não vai para a empreiteira, que só as receberá caso os preços estejam adequados.
Em agosto do ano passado, seis trens do metrô começaram a ser levados para a Estação do Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. Os veículos estavam armazenados em Simões Filho (BA). Cada trem, composto por quatro vagões, tem capacidade para transportar 1.250 passageiros. A estimativa da Companhia de Transporte de Salvador (CTS) era a de iniciar o funcionamento no primeiro semestre de 2011.
Ribeiro afirmou ainda que quer integrar o máximo de meios de transporte com o metrô. "Quero dar uma cara de transporte metropolitano, integrando o metrô, da Rótula do Abacaxi, com o município vizinho de Lauro de Freitas, por meio de ônibus ou trem."
Ele disse que a conclusão do trecho de seis quilômetros do metrô é prioridade da secretaria. "A obra do metrô começou toda errada, cheia de problemas. Hoje, temos um trecho pronto e com uma dificuldade operacional grande. Para funcionar direito, vamos integrar o transporte da cidade de maneira operacional, física e tarifária. Vamos estudar uma única tarifa para uso do sistema integrado, como é em São Paulo".
Sobre a participação do Exército na fiscalização da obra do metrô, Ribeiro disse ser favorável. "A engenharia do Exército está presente nas obras estruturais da Bahia desde a década de 1970, quando o Exército construiu a BR-242, que liga o litoral ao interior da Bahia, além da recuperação de estradas. Será positivo o envolvimento do Exército no metrô de Salvador."
Postado por Meu Transporte às 08:59 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Transporte coletivo de Uberlândia pode parar na próxima semana
Postado por Meu Transporte às 08:57 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em Palmas, ônibus do transporte coletivo passarão por vistorias
Segundo a Portaria, os trabalhos serão executados aos sábados, entre as 8h e às18h, e nos domingos, entre as 8h e às 12h. A Empresa Miracema, por ter a maior quantidade de ônibus, será a primeira a ter seus veículos vistoriados. Na sequência vêm a Viacap e a Expresso Palmas.
A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes busca resultados positivos para os milhares de usuários do sistema e quer, com as vistorias, garantir o máximo de conforto, segurança e boa condição das partes mecânica, elétrica, documental e pneus dos veículos.
Fonte: Portal Stylo
Postado por Meu Transporte às 08:57 0 comentários
Marcadores: Tocantins