A partir de 2010 pessoas com mais de 60 anos não ficarão restritas à parte dianteira dos ônibus metropolitanos de BH O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram) lançará, no próximo ano, mais um projeto social voltado para o benefício da terceira idade. Trata-se da distribuição do cartão Ótimo Sênior para os usuários do sistema de transporte metropolitano acima de 60 anos.
O objetivo é possibilitar aos cidadãos da terceira idade que passem pela roleta para que se acomodem melhor dentro dos ônibus. “O cartão beneficiará os usuários idosos porque irá trazer o princípio da cidadania já que eles terão mais opções para escolher seus assentos”, diz a diretora de Marketing e Comunicação Social do Sintram, Valéria Reis Couto.
A partir de parceria com o Servas e o governo de Minas Gerais, o Sintram está investindo em um programa para a valorização do idoso, com propagandas de conscientização ao respeito e à valorização aos mais velhos. “Como a tendência da população é de envelhecer, nos engajamos nesta campanha com a preocupação de preservar os idosos”, explica Valéria. De acordo com a diretora de Marketing e Comunicação Social do Sintram, outra preocupação do sindicato é com os usuários do sistema de transporte coletivo metropolitano que utilizam cadeira de rodas. Alguns veículos estão sendo adaptados com elevadores e também para melhorar as condições de acessibilidade para pessoas obesas, com dificuldade de locomoção. “Foram colocados dentro dos ônibus pistas antiderrapantes e locais demarcados para estas pessoas se acomodarem. Os veículos estão cada vez mais adaptados para atender às exigências ergonômicas para melhor servir aos usuários”, garante Valéria Couto.
Há ainda o compromisso que os sete consórcios que prestam serviços de transportes nos 33 municípios da região metropolitana (exceto Belo Horizonte) firmaram para a construção de 22 terminais de integração na RMBH. “O objetivo destes terminais é trazer mais conforto para o usuário, que poderá pagar somente uma tarifa para se deslocar entre as linhas e ter ligações diretas com diversos pontos”, diz o presidente do Sintram, Rubens Lessa. Ele conta, ainda, que sete terminais já tiveram os projetos aprovados e as áreas onde serão construídos, desapropriadas. A construção deve ser iniciada ainda este ano. O restante vai ficar para 2010.
Outra boa notícia para os usuários foi a renovação da frota de ônibus, que tem idade média de quatro anos e meio de utilização. Há pouco mais de um ano toda a frota foi equipada com sistema de bilhetagem eletrônica e os resultados desta tecnologia foram os melhores possíveis. “Além de agilizar os embarques, a implantação da bilhetagem eletrônica aumentou a segurança dos usuários, que não precisam andar com dinheiro, e dos próprios trabalhadores que manuseiam quantias menores”, assegura Lessa.