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quinta-feira, 25 de agosto de 2011Postado por Meu Transporte às 01:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Curitiba apresenta plano de mobilidade em encontro da FIFA
Aeroporto Internacional Afonso Pena |
Estarão reunidos no Seminário representantes das 12 cidades-sede, da FIFA e do Ministério do Esporte, além dos responsáveis do COL pelas áreas de Transportes e Tráfego, Segurança, Estádios e Relacionamento com as Sedes.
Vão representar Curitiba e o estado do Paraná engenheiros e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbs, e da Comec.
Obras - Estão em andamento várias intervenções na área de mobilidade em Curitiba ligadas à Copa do Mundo. São investimentos de R$ 141 milhões em oito grandes obras, com recursos do Município, do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa (AFD). Estas obras são: Trincheira Bacacheri/Bairro Alto (R$ 9 milhões); Linha Verde Norte (R$ 52 milhões); Binário Chile/Guabirotuba (R$ 9,5 milhões); Anel Viário (R$ 36,3 milhões; Rua 24 Horas (R$ 4 milhões); Avenida Marechal Floriano Peixoto (R$ 8,4 milhões); e as Avenidas Toaldo Túlio (R$ 4,7 milhões) e Fredolin Wolf (R$ 17 milhões) que formam uma nova ligação viária BR 277/Santa Felicidade/Parques Tingui e Tanguá/Ópera do Arame.
PAC da Copa – O PAC da Copa é um complemento importante para as obras do mundial, com mais R$ 450 milhões em financiamento ao município e ao governo do Paraná. São mais oito obras de mobilidade urbana em Curitiba e Região Metropolitana: Avenida das Torres (Corredor Aeroporto/Rodoferroviária/Estádio); Linha Verde Sul; Corredor Metropolitano; Marechal Floriano; Rodoferroviária; Terminal Santa Cândida; Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) e Vias de Integração.
Postado por Meu Transporte às 01:15 0 comentários
Obra da Prefeitura de Fortaleza altera rota de sete linhas de ônibus
Serão realizados serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, padronização das calçadas e sinalizações em toda a extensão da via. No total, serão investidos mais de R$ 2 milhões.
Durante a execução da obra, o desvio de tráfego será feito pela Rua Lauro Maia, que ira mudar de sentido na altura do trecho interditado, assumindo o sentido da Avenida Visconde do Rio Branco. Assim, a Lauro Maia passa a ter o sentido Sertão-Praia.
Para amenizar os transtornos, o Transfor libera, nesta terça, o tráfego da Avenida 13 de Maio, no trecho entre as vias Paula Rodrigues e Jaime Benévolo, que também foram restauradas.
Com o início das obras na Avenida Visconde do Rio Branco, são 18 locais com intervenções em andamento pelo programa, que há três anos já investiu R$ 86 milhões em obras.
Transporte coletivo
Com as obras, a Empresa de Transporte Urbano (Etufor) vai alterar o itinerário de sete linhas de ônibus a partir de quarta-feira (24).
Avenida 13 de Maio 1: desvio na Rua Professor Carvalho, Soriano Albuquerque, Coronel Pergentino Ferreira, e segue o itinerário vigente.
Avenida 13 de Maio 2: desvio nas ruas Coronel Pergentino Ferreira, Aguanambi, José Euclides, Dom Sebastião Leme e retorna ao itinerário vigente.
Aerolândia: desvios nas avenidas Visconde do Rio Branco, Pontes Vieira, Lauro Maia, Guilherme Moreira, Visconde do Rio Branco e retorna ao itinerário.
Postado por Meu Transporte às 01:13 0 comentários
Marcadores: Ceára
Em Cuiabá, Sistema VLT superou o BRT
Para se obter uma base, a Avenida da Prainha, segundo o presidente Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi-MT), Marcos Pessoz, pode-se recorrer ao relatório da Prefeitura, para fins de imposto. Neste o terreno fica entre R$ 400 e R$ 600/m². “Sobre este valor, temos a edificação que pode estar em média R$1 mil/m²”, informa ele. Pessoaz pontua ainda que os valores são bastante variáveis, inclusive quando se fala de edificação, pois o acabamento, condições de encanamento e de espaço para aumentar a construção, idade do prédio, número de banheiros e diversos outros critérios pesam na avaliação imobiliária.
“A análise é complexa e técnica, e sendo bem feita pelos peritos evita questionamentos jurídicos” - completa, esclarecendo que o levantamento que a Agecopa está fazendo, além de englobar o imobiliário se estende à avaliação contábil.
O apontamento do investidor do Grupo Infinity no Veiculo Leve sobre Trilhos, Rowles Magalhães, é que não é cabível realizar em Mato Grosso, e em qualquer outra cidade, um projeto mais caro (o BRT), quando, no caso de Cuiabá e Várzea Grande, há outro mais moderno, ideal para a demanda das duas cidades e ambientalmente correto, além de exigir menos desapropriações, o que se torna um fator socioeconômico positivo.
“O projeto VLT que apresentamos estabelece 80% menos expropriações e uma grande diferença nos custos em relação ao BRT, que é mais caro por causa de alto número de proprietários e inquilinos a serem indenizados, numa região altamente comercial; os relativos a causas judiciais daqueles que questionarão o valor judicialmente; e, em terceiro, quanto maior a área desapropriada, maior o valor a ser gasto com a demolição, encaminhamento e destino final do entulho (estimado no projeto em R$ 600 milhões, referentes a cerca de 223 mil metros quadrados de área), sem contar outros valores relativos à compra de ônibus”, explica Rowles, lembrando que quer fazer seja Concessão seja uma Parceria Público Privada (PPP). Rowles estima ainda que os valores indenizatórios da desapropriação chegue a R$ 1,1, bilhão ou mais.
Para Rowles “só avaliando o metro quadrado a cerca de R$ 500, no tamanho da área a ser desapropriada se for BRT, já temos 1,2 bi. E sabemos que há imóveis mais baratos, como mais caros. Mas, na média, temos este valor”, fala ele, apontando que o custo citado é apenas sobre imóveis e terrenos, sem contar o Fundo de Comércio. Ele conclui ainda que na formatação do projeto VLT, todos os parâmetros foram considerados, o que leva ao fato de que se gastará mais com BRT do que para viabilizar VLT em Várzea Grande-Cuiabá.
Postado por Meu Transporte às 01:05 0 comentários
Marcadores: B R T, Mato Grosso, VLT
Em Campinas, Corredor da Amoreiras está interditado até sexta
Postado por Meu Transporte às 00:58 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Aracaju, Plano de Mobilidade Urbana é apresentado
Postado por Meu Transporte às 00:53 0 comentários
Marcadores: Sergipe
Conheça mais o sistema Integrado de Transporte Urbano de Criciúma
Tecnologia Convencional: 103
Tecnologia Padron: 16 veículos
Mineirinho: 07 veículos
Articulado: 03 veículos
Total: 129 veículos
Troncal: 01
Expressa: 02
Inter-Bairro: 02
Alimentadoras: 54
Postado por Meu Transporte às 00:47 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Transporte Público em Curitiba: Linha Verde Norte terá duas linhas de Ligeirão
A implantação de mais um eixo de transporte representa na prática novas linhas de ônibus, mais integração e viagens mais curtas e confortáveis. O Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, por exemplo, atende por dia em torno de 27 mil passageiros, numa viagem de 25 minutos, dez a menos do que pelo Eixo Sul, formado pelas avenidas Winston Churchil, República Argentina e Sete de Setembro.
Além de quem se desloca direto do Pinheirinho para o centro, também passageiros de ônibus alimentadores são beneficiados com a implantação de um novo corredor de ônibus, ganhando tempo e qualidade de vida. Antes da Linha Verde Sul, inaugurada em maio de 2009, quem saia do bairro Xaxim, por exemplo, precisava ir até o terminal Pinheirinho, Portão ou Capão Raso para fazer a integração e se deslocar para o centro, porque o ônibus atravessava a antiga BR 116. Agora, o usuário do ônibus alimentador faz a integração na Linha Verde, sem precisar ir até um terminal.
Rapidez - Com projeto que permite embarque e desembarque em nível mesmo de ônibus que não possuem plataforma, as estações da Linha Verde Sul beneficiaram diretamente passageiros das linhas alimentadoras São Pedro, Urano, Fanny, Gramados, Alto Boqueirão, Xaxim e Capão Raso. Moradores do Parolin também foram beneficiados com a integração, que antes não existia, do ônibus convencional Alferes Poli na estação Fanny.
Além de ganhar tempo, os usuários do novo eixo de transporte ganharam também conforto. As estações são climatizadas, amplas, com portas dos dois lados e total acessibilidade. Os ônibus são os mais modernos do mundo – os chamados Mega BRT, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros. E as canaletas do novo eixo são ladeadas por extensas áreas gramadas, arbustos e árvores. Só na Linha Verde Sul foram plantadas 2,5 mil árvores que, na fase adulta, vão formar bosques no entorno das estações. Ao longo dos 9,4 quilômetros do trecho Sul foram plantados 13,6 mil arbustos nativos.
Fonte: URBS
Postado por Meu Transporte às 00:40 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraná
BRS reduz tempos de viagem para ônibus no Leblon e em Ipanema
"Nossas estimativas iniciais eram conservadoras em função das limitações que o traçado da Avenida Ataulfo de Paiva e da Rua Visconde de Pirajá, que dispõem de três faixas, nos impunham. Mas estamos trabalhando em ajustes nos tempos de sinais e na operação do própria operação do BRS, reprimindo irregularidades no corredor, e temos consciência de que existe margem para evoluir", afirmou o secretário Alexandre Sansão, que atribui o sucesso inicial do BRS nesses dois bairros à pronta adesão da população às faixas preferenciais para ônibus.
Postado por Meu Transporte às 00:34 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Em Alagoas, Sistema de Transporte Público Intermunicipal terá licitação inédita
Postado por Meu Transporte às 00:28 0 comentários
Marcadores: Alagoas