Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira Filho, as primeiras ações no Sistema Integrado de Transportes contemplaram o início de um projeto de revitalização dos cinco terminais de integração com a higienização das plataformas e demais dependências; recuperação das vias; troca da iluminação e a solução definitiva para o problema crônico de saneamento (fossas) dos terminais, com a interligação dos mesmos à rede de coleta de esgotos.
Números positivos - O transporte coletivo de São Luís já teve um aumento de 15% em sua frota nesta gestão, o que corresponde à colocação de cerca de 120 novos ônibus em circulação. Entre as metas a curto prazo da secretaria, está a renovação de 25% da frota em 2009. "Todos os novos veículos estão de acordo com as normas da ANTP e contam com elevadores para cadeirantes, o que representa o compromisso da SMTT com os direitos do cidadão e a acessibilidade de todos ao transporte coletivo de qualidade", frisou Ribamar Oliveira Filho.
Fiscalização e recadastramento - No setor de transportes, com a prorrogação do prazo de cadastro e recadastro das escolas para a emissão do Cartão Estudantil, a SMTT evitou que um número elevado de alunos das redes pública e privada de ensino tivessem o benefício da meia-passagem interrompido. A secretaria recadastrou cerca de 430 mil alunos no sistema de bilhetagem eletrônica este ano.