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Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025A prefeitura recebeu, nesta quarta-feira, 22, o primeiro ônibus elétrico articulado a ser testado em Porto Alegre. O veículo atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), para apresentação, análise e testes de soluções inovadoras com foco nos fabricantes de veículos elétricos que tenham interesse em demonstrar essa tecnologia na frota da Capital.
Durante a entrega, Melo, acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, conheceu o veículo articulado elétrico que ficará em operação por 30 dias, em quatro diferentes linhas, em sistema de rodízio, atendendo diversas regiões da cidade. A vice-prefeita Betina Worm também participou da entrega.
A iniciativa integra o Programa Mais Transporte que busca qualificar o serviço prestado aos usuários. “Vamos realizar testes com este veículo de alta capacidade em trajetos com características variadas para avaliar seu desempenho operacional. Queremos proporcionar aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente com esses ônibus 100% elétricos, o que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo“, afirma Castro Júnior.
Itinerário - O primeiro trajeto a receber o ônibus elétrico articulado, a partir desta quinta-feira, 23, é o da linha 398 - Pinheiro. A operação, que transporta diariamente 16,4 mil passageiros entre Centro Histórico e o bairro Lomba do Pinheiro, na divisa com Viamão, percorre um trajeto de 23 quilômetros, entre o Terminal Salgado Filho e a altura da parada 21 da Estrada João de Oliveira Remião. As demais linhas serão anunciadas em breve.
O e-Bus Articulado de 21,5 metros de comprimento, com capacidade para até 150 passageiros, é integralmente fabricado no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG. Com autonomia de 220 quilômetros, o ônibus possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para recarga de aparelho celular, acessibilidade universal com espaço para duas cadeiras de rodas e suas baterias podem ser recarregadas em apenas quatro horas.
A Secretaria de Mobilidade Urbana submeteu o projeto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para renovação da frota e aquisição de ônibus elétrico, totalizando mais de R$ 1 bilhão de investimento para a qualificação do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre.
Linhas 100% elétricas - Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo em três linhas 100% elétricas: E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos.
“Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente", conclui Castro Júnior.
Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022 o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC).
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Marcadores: Ônibus Elétricos, Rio Grande do Sul
Curitiba dá novo passo para a compra de mais ônibus elétricos e construção de eletroterminais
Nas próximas duas semanas, Curitiba recebe missões de avaliação do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão. Representantes do órgão estrangeiro vêm à cidade para validar a aprovação do financiamento pela Comissão de Financiamentos Externos (Confiex), do governo federal, obtido em setembro do ano passado. O empréstimo de €$ 100 milhões será usado para a compra de 84 ônibus elétricos, construção de dois eletroterminais e a instalação de painéis de energia fotovoltaica em 27 equipamentos públicos. Em contrapartida, estão previstos investimentos de €$ 25 milhões pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC).
Com o sinal verde para a nova contratação, o município agora faz o detalhamento do projeto Curitiba Carbono Neutro para os executivos do banco. O trabalho é feito pelo time do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
“Nossos desafios não são triviais e exigem decisões complexas, que impactam diferentes áreas da administração e de políticas públicas. Mas temos uma rede de cooperação técnica que vai nos ajudar a alcançar objetivos ambiciosos no enfrentamento de mudanças climáticas, especialmente na mobilidade e na eficiência energética, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, avalia Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.
A primeira parte da missão é conduzida pela consultora do KfW Bankengruppe Christiane Kunze. Ela é responsável por elaborar a documentação básica que dá aos executivos o panorama geral do projeto, bem como a estrutura institucional da prefeitura para a gestão do contrato e a execução das obras e aquisições. Para isso, até a próxima sexta, dia 24, Christiane vai passar por uma imersão com equipes multidisciplinares da Prefeitura.
Informações: Prefeitura de Curitiba
Postado por Meu Transporte às 00:05 0 comentários
Marcadores: Paraná, Tecnologia Renovável
Metrô de Salvador supera 117 milhões de usuários em 2024 e bate recorde
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) bateu seu recorde de circulação em 2024. Durante todo o ano, a concessionária CCR Metrô Bahia e a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) contabilizaram a entrada de 117.533.257 passageiros no modal soteropolitano, somando as linhas 1 e 2.
O número superou em mais de 10 milhões o recorde anterior de circulação, registrado em 2019, antes da pandemia de Covid-19, quando 107.431.208 usuários adentraram no metrô de Salvador. O crescimento também foi considerável na comparação com 2023, quando 101.684.054 pessoas usaram o SMSL.
Apesar disso, a CTB avalia que o recorde obtido em 2024 não representa a recuperação total do sistema metroviário após o impacto sofrido durante a pandemia de Covid. Em 2020 e em 2021, a doença fez despencar o número de passageiros do metrô de Salvador, para 62 milhões e 72 milhões, respectivamente, como resultado da diminuição da demanda pelo transporte público.
Após a Covid, houve um aumento da procura pelo transporte via aplicativo, além da consolidação do trabalho remoto como uma opção comum. Diante disso, a presidente da CTB, Ana Claudia Nascimento, afirma que os números ficaram abaixo do que era projetado para 2024 antes do período pandêmico.
"Comemoramos o alcance de um recorde de passageiros no SMSL em 2024, mas a recuperação completa da demanda prevista ainda não foi atingida. Esse fenômeno se deve a mudanças nos hábitos da população no período pós-pandemia, como o aumento do uso de aplicativos de transporte, além do impacto do desemprego e do trabalho remoto, que reduziram o volume de deslocamentos diários”, analisou Ana Claudia, com exclusividade para o Portal A TARDE.
A perspectiva, tanto da CTB quanto da concessionária, é que o número de passageiros em circulação no sistema metroviário siga aumentando em 2025, especialmente devido à chegada e à consolidação das novas estações de metrô, instaladas no miolo de Salvador: Campinas e Águas Claras.
Informações: A Tarde
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Marcadores: Bahia, trem/metrô
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