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Na Grande Vitória, Ônibus elétricos do Sistema Transcol chegam na próxima semana

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Mais quatro ônibus estarão circulando pelas ruas da Grande Vitória em breve, operando no sistema Transcol. Os veículos têm como diferencial o fato de serem 100% elétricos. A apresentação dos mesmos está prevista para terça-feira (27).

Uma cerimônia será realizada para a apresentação dos primeiros veículos elétricos e sustentáveis. O evento acontece no Parque da Cidade da Serra.

Durante a participação do governador Renato Casagrande na sabatina promovida pela Rede Vitória, na noite desta terça-feira (20), ele afirmou que os veículos começarão a operar em outubro em linhas já existentes no sistema.

"Chegam dois na semana que vem e outros dois no início de outubro. A operação começa só no próximo mês, por conta da parte burocrática dos veículos", afirmou.

A chegada dos ônibus elétricos foi anunciada no fim de 2021 e a previsão era de que a operação tivesse início no primeiro semestre deste ano. 

De acordo com a montadora Caio, as empresas Expresso Santa Paula, Nova Transportes, Serramar e Unimar foram as primeiras do Estado a adquirirem unidades do eMillennium, modelo desenvolvido especificamente para chassis com propulsão elétrica.

No total são quatro unidades, uma para cada empresa, produzidas para a Expresso Santa Paula, Nova Transportes, Serramar e Unimar, que atuam no transporte coletivo de passageiros no Espírito Santo. Todas as empresas possuem linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória.

Modelos eMillennium
Os ônibus de modelo eMillennium possuem chassi Mercedes-Benz O500U, com piso baixo. Acomodam 32 passageiros sentados e possuem sistema de ar condicionado com filtro antipólen, que evita passar para o ambiente interno do ônibus partículas de poeira, fungos e bactérias.

As poltronas dos passageiros são revestidas com material de fácil limpeza e manutenção. O amplo salão interno conta com catraca eletromecânica, e validador eletrônico, além de preparação para a instalação de microcâmeras, monitor, sistema GPS e Wi-fi.

As unidades possuem poltronas reservadas, espaço para cadeirantes e rampas móveis, que proporcionam 100% de acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

Itinerários eletrônicos estão posicionados em diferentes pontos da carroceria para que os passageiros possam ter maior visibilidade das informações.

Informações: R7
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Em teste, ônibus elétrico em Curitiba é aprovado pelos passageiros do transporte coletivo

Os usuários do transporte coletivo aprovaram o ônibus elétrico que começou a ser testado em linhas comuns nesta segunda-feira (19/9) em Curitiba. O veículo, que está em demonstração no município, vai circular cada dia em uma linha diferente até sexta-feira (23/9). Nesta segunda (19/9), foi a vez da linha 801 Campina do Siqueira/Batel.


“Parecia que eu estava no céu. Não tem barulho e é bem estável”, diz a aposentada Celene Tulio, que geralmente utiliza a linha Campina do Siqueira/Batel para ir ao médico.

“Tomara que esse ônibus fique em linha, é muito melhor do que os demais”, avaliou a aposentada Dinacir Alves Ferreira, que desembarcou no Terminal Campina do Siqueira com a neta. “Não dá para comparar”, elogiou.

A demonstração do veículo, fabricado pela chinesa Higer, faz parte dos eventos que celebram a mobilidade sustentável na capital em setembro, incluindo o Dia Mundial sem Carro, nesta quinta (22/9).
Jeferson Henrique, atendente de telemarketing, estava ansioso para embarcar no ônibus. “Vim aqui porque vi que teria esse teste hoje e me programei. Gosto de observar o ônibus, a nova tecnologia”, disse.

Para o aposentado João Aguiar, era a segunda vez no ônibus elétrico. No último sábado, ele embarcou no Parque Barigui, onde o veículo estava em demonstração com um trajeto especial até o Terminal Campina do Siqueira. “Vim passear mais um pouco, distrair a mente. É tão bom que esse ônibus poderia ir até Guaratuba”, brincou, entusiasmado.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e está na agenda do município para os próximos anos, quando a frota fará a migração para essa matriz energética.

“Estamos iniciando o processo para a matriz elétrica, não poluente, e essa demonstração é importante para que possamos testar o modelo no transporte coletivo. Ainda neste ano iniciaremos os testes técnicos que servirão de base para as diretrizes do edital de compra dos veículos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs)

Leci Branco, motorista há oito anos no transporte coletivo, diz que a experiência de dirigir o novo veículo é maravilhosa. “É uma nova tecnologia, que exige atenção, mas que traz muito conforto para o usuário”, afirma ela, que passou por um treinamento de dois dias, com mais 33 motoristas, para poder conduzir o veículo elétrico.

Programação
Para quem quer conhecer a tecnologia, é preciso ficar atento às linhas que vão testar o modelo. Nesta terça-feira (20/9), será a vez da linha 380 Detran/Vicente Machado. Na quarta-feira (21/9), ele pode ser conferido na 617 Jardim Ludovica; na quinta-feira (22/9), na 654 Campo Alegre (22/9); e na sexta-feira (23/9), na 826 Campo Comprido/CIC.

O ônibus circulará nas linhas no período das 6h às 20h, em uma tabela especial, entre os horários dos demais veículos. Confira aqui os horários. 

O modelo padron Higer Azure A12 BR, com 12,2 metros, tem capacidade para transportar 78 pessoas, segundo a fabricante. A autonomia, de 270 quilômetros, é garantida por meio das 12 baterias do veículo, que serão recarregadas no período noturno, na estação montada na empresa Redentor, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O tempo máximo de recarga é de quatro horas.

O ônibus ainda está equipado com sistema de regeneração, que consiste em recarregar as baterias durante a circulação diária nas linhas, a partir do sistema de frenagem do veículo.

O ônibus da Higer foi equipado com sistema de bilhetagem eletrônica do município e vai funcionar como os demais veículos dessas linhas, com pagamento da passagem exclusivamente por cartão transporte, débito e crédito.

As linhas foram escolhidas por cobrirem várias regiões da cidade, com boa estrutura viária, e ainda terem acesso a terminais, possibilitando que mais pessoas possam conhecer a nova tecnologia. Juntas, as cinco linhas transportam, em média, 16,5 mil pessoas em dias úteis.

Informações: URBS
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Ônibus de São Paulo alugados para BRT do Rio dão pane no primeiro dia de circulação

Na segunda-feira (19), pelo menos dois ônibus que haviam sido incorporados como reforço ao BRT do Rio de Janeiro deram pane. Este seria o primeiro dia de circulação dos veículos, que foram utilizados no serviço Rock Express, montado para o festival Rock in Rio.

Um dos ônibus parou na rua Domingos Lopes, em Madureira, zona Norte do Rio e o outro na Praça Seca, zona Oeste. Os carros, que fazem parte dos 38 coletivos trazidos de São Paulo através de uma medida provisória e emergencial, foram recolhidos para manutenção.

A medida emergencial tem o objetivo de reforçar a operação dos BRTs nos horários de maior circulação e possibilitou a reativação dos chamados “diretões” que ligam Madureira a Alvorada e Penha a Alvorada. Ela é válida por seis meses até a chegada dos 291 ônibus comprados pela Prefeitura do Rio.

Em nota enviada à imprensa, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (MOBI-Rio) informou que “os dois ônibus que apresentaram problemas tiveram a manutenção acionada imediatamente e o transbordo dos passageiros foi realizado minutos depois”.

Além disso, o texto também afirma que os 38 veículos entraram em operação nesta segunda-feira (19) e realizaram, já no primeiro dia, 80 viagens nos serviços Penha-Alvorada e Madureira-Alvorada, transportando 4,5 mil pessoas só na parte da manhã. No Terminal Alvorada, os "diretões" estão saindo da Plataforma D46 (Madureira) e D50 (Penha).

Informações: BdF Rio de Janeiro
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EMTU SP estuda novo atendimento metropolitano em Suzano

A EMTU está estudando implantar um novo atendimento metropolitano em Suzano, na região do Alto Tietê. A informação oficial veio no último sábado. A proposta recebeu aprovação na Secretaria de Transportes Metropolitanos.

O atendimento em questão deve atender o bairro Jardim Casa Branca. Ele seria uma variação da linha 025, que parte do Cidade Edson. Caso entre em operação, sua denominação será “025BI1 – Suzano (Jardim Casa Branca x Mogi das Cruzes (Estudantes)”.

Caso saia do papel, a nova linha facilitará o acesso dos moradores da região do Casa Branca a CPTM, com integração por meio do cartão TOP. Além disso, ela facilitaria também o trajeto entre o bairro e o centro de Mogi das Cruzes.

A proposta ainda deve passar por outros trâmites e, caso aprovada, a linha deve ganhar uma data de início da operação por parte da EMTU futuramente.

Informações: Linhas Metropolitanas
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Nova linha da EMTU entre Juquitiba e Taboão ganha aprovação por parte da Prefeitura de SP

A nova linha da EMTU entre as cidades de Juquitiba e Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande SP, teve mais uma etapa de sua criação concluída na última semana. Desta vez a linha, prometida por políticos da região à população desde a extinção da linha 282, ganhou aprovação por parte da Prefeitura de São Paulo.

A aprovação em questão autoriza o retorno da linha por dentro do território paulistano. Isso ocorre devido à necessidade de a linha passar por logradouros da Capital para retornar do Terminal do Largo do Taboão à cidade do Juquitiba. O documento diz ainda que a linha não deve realizar embarques dentro da cidade de São Paulo – o que, naturalmente, não teria como ocorrer.

A nova linha da região terá o número “856TRO”, e partirá da rodoviária de Juquitiba, indo até o Terminal do Largo do Taboão. De lá, os passageiros poderão embarcar no ônibus gratuito com destino à estação Vila Sônia, da linha 4 – amarela. Ela deve mitigar problemas causados a moradores da região pela exclusão da linha 282, promovida pela prefeitura de São Paulo em 2020.
De acordo com a prefeitura, a frota da linha deve ser de 4 ônibus urbanos – diferente da linha 282, que operava com veículos “semi-rodoviários”. Além disso, como previsto, a linha passará pelo centro de São Lourenço da Serra. No entanto, a quantidade de partidas deve vir a público futuramente.

Informações: Linhas Metropolitanas
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Santo André adquire 12 novos ônibus e moderniza frota

Trazendo modernização, facilidade e segurança para o dia a dia do andreense, a Prefeitura de Santo André entregou nesta terça-feira (20) 12 novos ônibus para a frota do transporte público municipal. Os veículos são zero-quilômetro e irão reforçar o uso diário dos munícipes, trazendo ar condicionado, e sobretudo a novidade do sistema de bilhetagem eletrônica, que cobra as passagens com o passageiro usando apenas o celular, pelo aplicativo do banco digital, aproximando o aparelho ao leitor. Se o pagamento for realizado pelo meio digital, o sistema imediatamente libera o acesso pela catraca. Esta nova tecnologia ainda está em fases de testes e em breve será disponibilizada.

Além disso, a nova frota - com investimento de R$ 8,4 milhões - conta com câmera para reconhecimento facial, trazendo segurança e evitando fraudes. Por fim, os veículos trazem porta USB para os usuários e elevador para os cadeirantes. Todos os ônibus fazem parte da Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André.

“Temos o desafio de melhorar a mobilidade urbana nestes oito anos de gestão e por isso sempre renovamos a frota, mantendo uma média razoável da idade dos veículos, trazendo principalmente inovação, como foi o caso do ar condicionado, que teve início na nossa gestão. Temos um grande planejamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a melhoria da mobilidade da cidade, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo conforto. O pós-pandemia traz novos parâmetros e vamos nos adequando às mudanças dinâmicas do dia a dia”, comenta o prefeito Paulo Serra. Desde 2017, Santo André já entregou 131 novos ônibus.

Inicialmente, os 12 ônibus atenderão as linhas B21 (Cidade São Jorge – Campestre), T27 (Condomínio Maracanã – Estação Santo André) e T29 (Vila Suiça – Estação Santo André), suprindo demanda do segundo subdistrito. Cerca de 24 mil usuários em média diariamente utilizam as linhas. Novos veículos estão em processo de contratação e serão distribuídos para as diferentes linhas da cidade.

Santo André também já está inovando com ônibus elétricos em sua frota. No final do primeiro semestre, os testes foram feitos e em breve veículos deste modelo estarão rodando pela cidade. A previsão é que até o primeiro semestre do ano que vem, cerca de 20 unidades do tipo estejam circulando em Santo André, após passarem por todas as certificações e homologações.

Os ônibus possuem baterias com recarga rápida de até quatro horas com autonomia para 250 km por dia com uma carga noturna, sendo que pode transportar 87 passageiros, dependendo do comprimento e quantidade de portas. As provas se estenderão até o final do ano na lista de testes da Marcopolo, na cidade de Caxias do Sul/RS, e os primeiros lotes piloto comercializáveis saem ao mercado logo no início de 2023.

Informações: AbcdoAbc
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Mais 17 ônibus zero quilômetro entram em circulação na sexta-feira em Juiz de Fora

Mais 17 ônibus zero quilômetro começam a circular na próxima sexta-feira (23) em Juiz de Fora. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (21) pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), que afirmou que a medida faz parte da transição de linhas do Consórcio Manchester para o Via JF.

No início deste mês, o g1 mostrou que o Consórcio Via JF assumiu todas as linhas de ônibus da cidade e, desde então ocorre o processo de transição das linhas. Enquanto ele não é concluído, os problemas no transporte público continuam afetando usuários em diversas regiões.


Veja abaixo quais linhas do transporte público passam a operar com ônibus novos na sexta-feira:

400 (Alto Grajaú)
412 (Parque Burnier)
413 (Bom Jardim)
420 (Linhares)
422 (Santa Cândida)
426 (Grajaú)
431 (São Benedito)
434 (Vila alpina)
445 (Nossa Senhora de Lourdes)
511 (Dom Bosco),
512 (Dom Bosco)
516 (São Pedro)
519 (Torreões – Via Estrada Rio Preto)
520 (Aeroporto)
521 (Teixeiras)
522 (Teixeiras)
547 (Nossa Senhora de Fátima)

Com esta nova alteração, todas as linhas de prefixo 300 e 400 passam a ser operadas pelo Consórcio Via JF. De acordo com a SMU, até o próximo domingo (25), todos os 170 ônibus zero quilômetro da nova frota do transporte coletivo já estarão na cidade.

Linhas já alteradas
O processo de alteração de linhas ocorre de maneira gradual. De acordo com a Prefeitura, 31 linhas serão substituídas e a previsão é que o processo de troca da operação das empresas seja concluído em três semanas.

302 (Floresta)
303 (Jardim Esperança)
304 (Caeté)
306 (Retiro)
313 (Sarandira)
523 (Monte Verde)
529 (Torreões)
546 (BR 040/Mirante)
745 (Rosário de Minas)
403 (Nossa Senhora Aparecida)
424 (Aracy)
429 (Linhares)
713 (Náutico)
411 (Vitorino Braga)
415 (Linhares)
428 (Linhares)
444 (Nossa Senhora de Lourdes)
535 (UFJF)
727 (Araújo)

Informações: G1 Zona da Mata
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