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Sistema de transporte BRT Sorocaba é referência no Brasil

domingo, 12 de julho de 2020

O novo projeto de transporte coletivo de Sorocaba, o BRT, torna-se referência nacional em inovação e tecnologia. A partir do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), 16 soluções integradas via plataforma desenvolvida pelo CittaMobi conectará e integrará todos os dispositivos da operação, desde informações geradas pelas catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, TVs e canais de som.

Na prática, a tecnologia ITS recebe as informações, processa, interage e envia comandos ou mensagem de texto/áudio para a central de controle. O monitoramento de toda operação, acompanha os processos e possui ampla automação para ações remotas.

Luiz Alexandre Massariol, Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, esclarece que esse fluxo será feito a partir de uma única interface com operação controlada de forma remota e estações com menos fiscais e mais autonomia. "Caso uma usuária do sistema acione o Botão de Incidente Grave, conhecido como BIG, do aplicativo CittaMobi, o operador no Centro de Controle Operacional (CCO) recebe o alerta, visualiza as imagens e pode enviar um alerta sonoro ou tomar outra providência. Esse volume de tecnologia ajudará os passageiros durante as viagens, além dos outros recursos do ITS que possibilitará uma operação com deslocamentos mais rápidos, confortáveis, seguros e com previsibilidade". 

Para se ter uma dimensão da inteligência do sistema, outro exemplo é o sistema de monitoramento.  Se um indivíduo com necessidade especial passa o cartão no validador, a plataforma recebe a informação e a câmera mostra que ele é uma pessoa com deficiência (PCD). Logo, a plataforma envia o comando para a porta do meio abrir sem precisar de um funcionário na estação para fazer nenhum tipo de interferência.

No caso do encerramento das atividades do dia, se uma estação for fechar e as câmeras identificam que existe um passageiro dentro da estação, o sistema de som falará com essa pessoa especificamente, informando o encerramento das atividades e solicita que deixe o local.  Desta forma, as soluções interligam esses dados e geram indicadores que darão suporte à operação do BRT.

Massariol destaca também o sistema de bilhetagem. "Para embarcar, o passageiro poderá comprar o seu bilhete por meio do autoatendimento ou a avulso via aplicativo e um QR Code será gerado no celular. Para validar a entrada, basta aproximar o celular no leitor da catraca. Este último recurso é semelhante ao que é utilizado em aeroportos e cinemas".

Primeira fase de operação

Em breve, os sorocabanos poderão usufruir de 43 novos ônibus, sendo 29 tipo padron com 12,5 metros e 14 superarticulados com 23 metros. Todos os veículos possuem maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. A nova operação será controlada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e monitorada por GPS.

Sistemas ITS disponíveis no BRT Sorocaba

Ao total são 16 soluções integradas que darão suporte para eficiência da operação. Os sistemas são:

·Controle Centralizado e Previsões CittaMobi;

·Monitoramento das Unidades BRT;

·Redes de Transmissão de Dados envolvendo 40 km em fibra ótica e centenas de equipamentos;

·Monitoramento embarcado;

·Comunicação terra-ônibus;

·Multimídia, informação e entretenimento;

·Sonorização Digital;

·Automação padrão SCADA;

·Posicionamento do Material Rodante;

·Wi-fi gratuito;

·Comunicação fixa - Telefonia digital IP;

·Alarme de Segurança;

·Alarme e Combate a Incêndio;

·Bilhetagem e reconhecimento biométrico;

·Venda de passagens integrado, aplicativo, bilheteria e autoatendimento;

·Energia inteligente e fotovoltaica (energia solar).

Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Informações: JE Online
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Linhas de ônibus serão modificadas em Florianópolis a partir segunda-feira

O transporte coletivo de Florianópolis terá mudanças a partir de segunda-feira (13). Horários e linhas serão modificados para atender as demandas específicas de ônibus, e alguns trajetos serão desativados temporariamente.

A mudança foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano. Os novos horários e itinerários podem ser conferidos na página da prefeitura de Florianópolis, no site e aplicativo Floripa no Ponto e site do Consórcio Fênix.

Linhas com horários alterados
135 – Volta ao Morro Carvoeira Norte
136 – Volta ao Morro Carvoeira Sul
137 – Volta ao Morro Pantanal Norte
138 – Volta ao Morro Pantanal Sul
163 – Córrego Grande, 168 – Monte Verde
169 – Monte Verde via Mané Vicente
178 – Saco Grande – Retorno SC 401
183 – Corredor Sudoeste via TISAC
186 – Corredor Sudoeste via Túnel
333 – TILAG TITRI via Madre Benvenuta
431 – TICEN Aeroporto
461 – Tapera via Túnel
463 – Castanheiras via Eucaliptos
464 – Castanheiras via Gramal
467 – Tapera via Saco dos Limões
561 – Caieira da Barra do Sul
474 – Morro das Pedras via Gramal
565 – Ribeirão da Ilha
631 – Capoeiras
660 – Aracy Vaz Callado
663 – Coloninha
668 – Promorar via Ivo Silveira
670 – Monte Cristo.

Linhas que foram reorganizadas
162 – Saco dos Limões – As linhas 136 – Volta ao Morro Carvoeira Sul, 138 – Volta ao Morro Pantanal Sul e 467 – Tapera via Saco dos Limões atenderão os passageiros que utilizavam a 162 – Saco dos Limões.

177 – Santa Mônica – As linhas 330V – TILAG TICEN via Mauro Ramos via TITRI, atende sentido TITRI  CEPON, e a 233 – TICAN TITRI via UFSC, Sentido Madre Benvenuta atenderão os passageiros que utilizavam a linha 177 – Santa Mônica.

180 –TITRI UFSC –  As linhas 163 – Córrego Grande, 164 – Córrego Grande / Posição, 179 – Serrinha, 233 – TICAN TITRI via UFSC, 320 – TILAG TICEN via Beira Mar e 333 – TILAG TITRI via Madre Benvenuta atenderão os passageiros que utilizavam a linha 180 –TITRI UFSC.

943 – Saco dos Limões/Trindade – As linhas 163 – Córrego Grande, 164 – Córrego Grande / Poção, 179 – Serrinha, atendendo a região da Trindade e a linha  138 – Volta ao Morro Pantanal Sul atenderão a  região do Pantanal.

601 – Circular Abraão Estreito e 605 – Circular Estreito Abraão – O usuário que precisar utilizar essas linhas deverá fazer a integração no Ticen.

Informações: ND Mais
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Prefeitura do Rio monta grande operação para verificar marcações de orientação aos passageiros no piso dos ônibus

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, realizou uma grande ação de fiscalização, nesta quinta-feira (09), para verificar se os consórcios e o BRT cumpriram a determinação de adesivar o piso dos ônibus, indicando a posição recomendada aos passageiros pelos órgãos de saúde. Fiscais estiveram em diferentes garagens, terminais e estações do BRT, e em pontos estratégicos da cidade. Ao todo, 95 multas foram aplicadas, principalmente por ausência de indicação no piso e lotação.

As empresas tiveram cinco dias úteis para se adequar à nova norma, prazo que expirou nesta quarta-feira (08). Caso haja descumprimento, o consórcio responsável fica sujeito à multa de R$ 924,38 por veículo flagrado em desconformidade. Vale destacar que não há quantidade exata de passageiros em pé por veículo, já que há diferentes plantas de ônibus. O importante é respeitar o limite de dois passageiros por metro quadrado, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

Nos terminais e estações de maior demanda do BRT, como Alvorada, Santa Cruz, Madureira, Mato Alto e Pingo D’Água, os agentes aplicaram 32 multas, sendo nove por lotação indevida dos coletivos. Já em outros pontos da cidade, como vias de Campo Grande, São Cristóvão e Centro, 44 autuações foram registradas por descumprimento das medidas adotadas pela Prefeitura para a contenção do novo coronavírus. Outras duas linhas foram multadas por cobrar valor da tarifa inferior ao permitido, sem autorização.

– A secretaria está empenhada em buscar soluções para que o transporte público não seja um fator de risco para passageiros e rodoviários. Por isso, continuaremos a fiscalizar, com rigor, o cumprimento das normas e não vamos poupar esforços para que os operadores cumpram suas obrigações e ampliem sua frota efetiva em circulação – declarou Paulo Jobim, secretário municipal de Transportes.

Fiscais da SMTR também estiveram em diferentes garagens, ainda durante a madrugada, para verificar se os coletivos estavam com as marcações e devidamente higienizados, além do uso de máscara pelos funcionários e disponibilização de álcool em gel para os colaboradores. As equipes observaram que os coletivos haviam passado por desinfecção e os funcionários estavam equipados com máscaras. Porém, 17 autuações foram registradas por má conservação e ausência de marcação de distanciamento. Cinco veículos foram lacrados por falta de vistoria.

– Vamos manter a fiscalização reforçada até que a pandemia seja superada. Nossas equipes estarão, diariamente, em diferentes turnos, verificando a devida marcação do piso dos coletivos e o cumprimento das demais normas sanitárias, importantes para a preservação da saúde dos passageiros e motoristas. Contamos com a colaboração e conscientização da população para superarmos este momento atípico – concluiu o subsecretário municipal de Transportes, Allan Borges.

Fiscalização reforçada
A secretaria tem atuado diariamente para acompanhar os serviços prestados e cobrar que os consórcios e o BRT, que já foram notificados, ampliem sua frota efetiva em circulação, de forma a se adequar e acompanhar o incremento gradativo da demanda em função das fases definidas no plano de retomada.

Desde o início das ações de combate ao novo coronavírus, a SMTR aplicou 3.200 multas ao BRT e aos consórcios que operam linhas de ônibus regulares, especialmente por lotação, inoperância de linhas e circulação com frota inferior ao permitido.

A fiscalização seguirá intensificada em terminais, garagens e nas ruas, em diferentes turnos, para garantir que as novas medidas sanitárias sejam cumpridas pelos operadores, além de orientar motoristas e usuários sobre as recomendações dos órgãos de saúde.

Informações: Prefeitura do Rio
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Tire suas dúvidas sobre o bloqueio dos cartões TRI e SIM

A partir desta quinta-feira (9), os cartões TRI e SIM, utilizados como vale-transporte nos ônibus e no trensurb por trabalhadores de atividades não essenciais e não autorizadas de Porto Alegre, já suspensas por decreto — confira abaixo a lista de atividades permitidas —, serão bloqueados. A intenção da prefeitura é reduzir a circulação de pessoas. Permanecerá com VT ativo todo trabalhador de serviços essenciais e de outras atividades com funcionamento permitido.

A medida irá impactar, ao menos, 130 mil usuários do transporte coletivo da Capital. A Trensurb não informou o impacto entre seus passageiros. 

Abaixo, confira perguntas e respostas sobre a ação.

Quem terá o cartão suspenso a partir de quinta-feira?

Todos os trabalhadores de atividades não essenciais de Porto Alegre, já suspensas, que utilizam os cartões TRI e SIM como vale-transporte nos ônibus e no trensurb. Com a suspensão, os cartões não serão aceitos nas roletas dos ônibus e das estações da Trensurb.

Quais áreas que são consideradas essenciais pela prefeitura e não serão impactadas com o bloqueio do cartão TRI?

Todas listadas nos artigos 13 e 14 do decreto 20.625, de 23 de junho (Mais informações abaixo).

Como os cartões serão bloqueados?

A prefeitura solicitou o bloqueio de todos os cartões TRI e SIM utilizados para vale-transporte que estejam ligados ao CNPJ de empresas que estão proibidas de funcionar na Capital. O entendimento é que, com a empresa fechada, o trabalhador não precisa utilizar o benefício.

Como o usuário saberá se teve o cartão TRI bloqueado?

Nesta quarta-feira (8), através do site Tri Poa, é possível conferir a lista de empresas (CNPJ e razão social) que terão os cartões TRI e SIM bloqueados para os funcionários. A partir desta quinta-feira (9), mesmo dia da suspensão, o usuário poderá fazer a consulta individual pelo seu cartão. A pesquisa só pode ser feita através do site Tri Poa, já que não está disponível no aplicativo TRI.

Quem tiver o cartão bloqueado de forma equivocada o que deverá fazer?

Caso haja bloqueio indevido, o usuário deverá ligar para a EPTC, pelo telefone 118, ou para a central de atendimento do cartão TRI, através do número (51) 3027.9959, para atualizar suas informações. Também é possível entrar em contato pelos e-mails: bloqueiotripoa@eptc.prefpoa.com.br e bloqueiovt@tripoa.com.br. É preciso apresentar documentos que comprovem que o trabalhador está ligado a uma empresa com atividade liberada pela prefeitura.

Por quanto tempo será mantido o bloqueio nos cartões?

Inicialmente, por 15 dias.

O pagamento da passagem em dinheiro será proibido em algum horário?

Não. A ação chegou a ser anunciada pela prefeitura, mas não será adotada neste momento. Assim, os passageiros poderão pagar a passagem com dinheiro a qualquer hora do dia.

Passageiros de ônibus da Região Metropolitana serão afetados?

Inicialmente, não. A prefeitura pediu que a Metroplan determine restrição semelhante para o cartão TEU vale-transporte. O assunto será debatido pelo governo do Estado nesta quinta-feira (9). No momento, o uso do cartão TEU segue normal para todos os usuários.

Idosos seguirão com cartões TRI bloqueados das 6h às 9h e entre as 16h e às 19h?

Sim, no mesmo sistema adotado desde o início da pandemia.

Cartões TRI utilizados por estudantes seguirão bloqueados? 

Sim, como ocorre desde a suspensão das aulas, em março. Nesse caso, a suspensão é durante todo o dia.

Usuários de qualquer outra modalidade do cartão TRI e SIM serão impactados com a medida?

Não. Apenas trabalhadores que utilizam os cartões como vale-transporte e trabalham em empresas com sede em Porto Alegre e que atuam em áreas consideradas não essenciais pela prefeitura

Haverá novos cortes de linhas e horários de ônibus?

A prefeitura afirma que não estão previstos novos cortes.

Informações: Diario Gaucho
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