Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No DF, Pioneira adquire 195 ônibus novos para aprimorar o transporte público

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A Viação Pioneira, uma das principais empresas de transporte público do Distrito Federal, está investindo em melhorias significativas para atender às necessidades dos usuários. A empresa anunciou a aquisição de 195 ônibus novos, dos quais 79 serão destinados ao aumento da frota e 116 para substituir os veículos mais antigos.

Os primeiros 59 desses novos ônibus serão apresentados ao público na manhã de quarta-feira (13), às 9h, no Estádio Nacional de Brasília, e começarão a operar a partir de 25 de setembro nas regiões de Itapoã e São Sebastião. Estes ônibus urbanos básicos convencionais têm capacidade para até 72 passageiros e apresentam a tecnologia Euro 6, que reduz as emissões de partículas e poluentes, contribuindo para um ambiente mais limpo.

Atualmente, a frota da empresa conta com 625 veículos, e até maio de 2024, esse número aumentará para 704 ônibus, atendendo às cidades de Gama, Santa Maria, Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Park Way. Essa expansão reflete o compromisso da Pioneira em oferecer um serviço de qualidade aos passageiros.
Os novos ônibus apresentam diversas características modernas, incluindo lanternas e luzes internas em LED, portas que só podem ser abertas quando os veículos estão parados, portas elétricas com sistema antiesmagamento, elevadores para acessibilidade, sistema de câmeras de segurança e desligamento automático quando estão ociosos. Além disso, uma parte da frota conta com sistemas de energia solar para recarregar as baterias, contribuindo para a redução de custos operacionais e emissões de poluentes.

Com esses investimentos, a Pioneira reafirma seu compromisso em oferecer um transporte público de qualidade, sustentável e seguro para os cidadãos do Distrito Federal.

Informações: Jornal de Brasília
READ MORE - No DF, Pioneira adquire 195 ônibus novos para aprimorar o transporte público

Supervia divulga grade de horários dos trens nos finais de semana

A partir do próximo sábado, dia 16/09, a grade de horários dos trens para os sábados e domingos será atualizada. O objetivo é atender melhor a demanda de clientes que utilizam o sistema ferroviário nesses dias. Nos fins de semana, a SuperVia lembra que a operação funciona de acordo com horários fixos.

Os ajustes vão ocorrer nos ramais Belford Roxo, Santa Cruz, Japeri e extensão Paracambi. Os ajustes ocorrerão ao longo de todo dia. Todas essas atualizações já estão disponíveis no site da concessionária.

A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Veja os horários dos trens nos fins de semana:

Sábado

Ramal Belford Roxo
Sentido Central do Brasil - viagens entre 6h10 e 19h11
Sentido Belford Roxo - viagens entre 5h55 e 19h17

Ramal Santa Cruz 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 4h36 e 20h20
Sentido Santa Cruz - viagens entre 6h18 e 21h14

Ramal Japeri 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 4h15 e 20h29
Sentido Japeri - viagens entre 6h03 e 21h29

Extensão Paracambi
Sentido Japeri - viagens entre 4h41 e 20h04
Sentido Paracambi - viagens entre 0h54 e 22h03

Domingo

Ramal Belford Roxo
Sentido Central do Brasil - viagens entre 6h10 e 13h40
Sentido Belford Roxo - viagens entre 6h17 e 13h47

Ramal Santa Cruz 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 5h06 e 19h49
Sentido Santa Cruz - viagens entre 6h18 e 20h18

Ramal Japeri 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 4h36 e 20h38
Sentido Japeri - viagens entre 5h58 e 20h38

Extensão Paracambi
Sentido Japeri - viagens entre 5h08 e 20h10
Sentido Paracambi - viagens entre 6h20 e 21h59

A SuperVia reforça que só será possível cumprir essa nova grade operacional caso não haja intercorrências na circulação dos trens, como ações externas que têm afetado a operação e a qualidade do serviço oferecido aos clientes.

Informações: Supervia
READ MORE - Supervia divulga grade de horários dos trens nos finais de semana

Em SP, Passageiros devem antecipar suas recargas do Bilhete Único neste mês de setembro

Os passageiros de transporte público que irão realizar suas viagens nos próximos fins de semana devem antecipar a recarga de seus cartões do Bilhete Único. Os sistemas de atendimento, recarga, compra e venda de créditos ficarão indisponíveis a partir das 23h de sexta-feira até a manhã do dia seguinte, em virtude de manutenção programada dos sistemas realizada pela SPTrans.

A indisponibilidade será nas sextas-feiras, dias 15 e 22, podendo se estender até a manhã de sábado. Neste período, nenhuma venda e recarga de crédito de Bilhete Único será realizada, em qualquer dos canais existentes, incluindo apps e pontos físicos. Por isso é importante que o passageiro faça sua recarga antecipadamente.

Quem possui cartão do tipo Estudante, idoso 60 a 64 anos, ou utiliza créditos de Vale-Transporte também deve realizar a recarga do seu cartão de forma antecipada para conseguir viajar normalmente no fim de semana.

A SPTrans orienta aos passageiros que não deixem sua recarga para a última hora, comprem os créditos e façam a carga em seus cartões de forma antecipada para que não sejam prejudicados ao tentar utilizar o transporte público por ônibus e outros modais, inclusive fazendo uso da integração.
As opções para recarga antecipada disponíveis estão listadas em http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/, em máquinas de autoatendimento ou nos postos da SPTrans nos terminais. Ao fazer a compra, os passageiros devem encostar seus cartões em uma máquina de recarga para carregar seus créditos antes dos dias mencionados para manutenção.

Informações: SPTrans
READ MORE - Em SP, Passageiros devem antecipar suas recargas do Bilhete Único neste mês de setembro

Prefeitura de Palmas divulga novos horários para recarga nas estações de ônibus

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) atualizou a grade de horário do funcionamento dos pontos de recargas do sistema de bilhetagem eletrônica nas estações. A medida, que entra em vigor a partir desta quarta-feira, 13, foi estabelecida com o intuito de aprimorar a experiência dos usuários do transporte coletivo e, ao mesmo tempo, a garantia de um ambiente de trabalho mais seguro para os servidores que atuam nos pontos de recargas.

Com a nova relação do quadro de funcionamento, as recargas dos cartões passam a ser realizadas nos seguintes horários nos guichês das estações: segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30; no sábado, das 7 às 18 horas, e no domingo, das 7 às 13 horas.

Aos sábados, domingos e feriados as recargas funcionarão somente nas estações Apinajé (região central) e na estação Javaé, em Taquaralto (região sul). 

A ATCP ressalta que as modificações representam o compromisso constante da Agência em proporcionar um serviço de qualidade aos usuários.

Confira os pontos de recargas:

Estação Apinajé - Avenida Teotônio Segurado, ACSU - NO 10
Estação Xambioá - Avenida Teotônio Segurado, ACSU SO-60 (602 Sul)
Estação Krahô - Avenida Teotônio Segurado, ACSU SO-120 (1.201 Sul)
Estação Javaé - Avenida Tocantins Quadra 19, Taquaralto
Estação Xerente - Avenida I, APM 13, Jardim Aureny III
Estação Karajás - Jardim Aureny I, S/N, Qd. NW, Lote 10

A Superintendência de Bilhetagem Eletrônica (SUBE), antigo Seturb, continua com o funcionamento de 8 às 16 horas, de segunda a sexta.

Informações: T1Notícias
READ MORE - Prefeitura de Palmas divulga novos horários para recarga nas estações de ônibus

Investimentos da prefeitura em mobilidade urbana revolucionam transporte público de Manaus

Diariamente, uma média 400 mil pessoas utilizam o transporte público na capital amazonense. São 1.141 ônibus, distribuídos em 219 linhas que atendem todos os bairros de Manaus e a zona rural. Após anos de abandono e descaso, o transporte público está de cara nova nesses 1.000 dias da gestão atual, sobretudo, com os investimentos feitos na renovação da frota de ônibus, na segurança e em tecnologia, mudando a vida da população.

Assim, a Prefeitura de Manaus, por intermédio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vem inovando com a instalação de câmeras de segurança e coletivos com ar-condicionado; novo sistema de bilhetagem; rastreamento da frota em tempo real; drones de monitoramento; serviço PassaFácil Delivery. Além da instalação de semáforos inteligentes, abertura de novas vias e construção de novos viadutos, para mudar a realidade da mobilidade urbana da capital.

Atuando há mais de 20 anos como motorista, Domingos Ferreira, confirma como os investimentos em tecnologia e em segurança influenciam na melhor comodidade, tanto para os passageiros quanto para os usuários do transporte coletivo.

“Hoje, nós nos sentimos bem ao conduzir esses veículos novos. É uma grande satisfação fazer parte dessa mudança do transporte público na cidade. Hoje, me sinto mais seguro com as câmeras, sem contar na qualidade dos ônibus adquiridos nesta gestão”.

O prefeito David Almeida declarou que o processo de renovação da frota e os investimentos em tecnologia são compromissos da sua gestão, para garantir mais segurança e conforto para a população. “Demos um salto de qualidade e de tecnologia no transporte. Uma verdadeira revolução. A população necessita e merece ter as melhores condições possíveis nesse serviço. E tudo começa quando buscamos acertar ao máximo nas ações. Vamos continuar dando o nosso melhor para os usuários do transporte público”.

Frota com mais qualidade

São mais de 200 veículos novos na frota do transporte, levando mais qualidade no serviço prestado à população. Os ônibus são 60 vezes menos poluentes que os fabricados há mais de 10 anos, beneficiando também o meio ambiente. 
Outra medida tomada para melhorar a eficiência e a vida da população que utiliza o transporte público foi a instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus de Manaus, que têm contribuído para a redução no número de assaltos nos coletivos. Quase 70% da frota conta com sistema de segurança via monitoramento por câmeras, o que auxiliou para redução de 34% no número de assaltos, somente nos seis primeiros meses de 2023. 

“Estamos muito entusiasmados com estas mudanças na gestão do prefeito David Almeida. É uma verdadeira revolução no sistema de transporte público em nossa cidade. Nossa visão é garantir que cada manauara possa chegar ao seu destino de maneira rápida, segura e conveniente”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Transformação digital

O IMMU e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) estão conduzindo uma série de iniciativas tecnológicas no sistema de transporte.

Em junho de 2022, foi lançado o Sistema de Bilhetagem Prodata:  o bilhete de ônibus passou a ser pago por meio de QRCode. E para manter a segurança dos usuários, câmeras de alta resolução foram instaladas nas catracas com sistema de biometria facial, impedindo as fraudes no uso das carteirinhas estudantis e do Passe-Livre. 

Outra tecnologia disponível aos passageiros é o rastreamento da frota em tempo real, por meio de GPS, revolucionando a logística do transporte, desde julho do ano passado.

Lançado em dezembro de 2022, o “Cadê Meu Ônibus”, plataforma que permite aos usuários acompanhar em tempo real a localização dos veículos, também os permite recarregar os cartões Passa-Fácil e até pagar a passagem usando uma carteira digital no aplicativo. 

Além disso, os usuários têm a opção da emissão da 2ª via do PassaFácil, pelo serviço PassaFácil Delivery, com a emissão do cartão também pelo WhatsApp: (92) 98444-4412. E ainda tem o projeto itinerante “Vem com o Sinetram”, oferecendo a emissão gratuita do cartão Passa-Fácil diretamente onde a pessoa vive.

Segundo a auxiliar administrativo, Flávia Castro, a tecnologia no sistema de transporte veio para ficar, agregar e facilitar a vida dos usuários.

“É muito prático fazer uma recarga de onde eu estiver, sem me preocupar em ir até um posto para fazer a compra. Hoje em dia, nem para tirar o cartão é preciso sair. Perdi meu cartão de vale-transporte e pedi outro no WhatsApp, e no outro dia recebi em casa”, disse Flávia.
O diretor-presidente do IMMU finalizou: “Manaus está se transformando em uma cidade do futuro, uma cidade onde a tecnologia e o transporte público se unem para tornar a vida urbana mais simples, mais conveniente e mais conectada”.

Informações: Prefeitura de Manaus
READ MORE - Investimentos da prefeitura em mobilidade urbana revolucionam transporte público de Manaus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960