Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Prefeitura do Rio entrega novos ônibus do BRT para a população carioca

domingo, 18 de dezembro de 2022

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregou, nesta sexta-feira (16/12), os primeiros novos ônibus do sistema BRT. A Transolímpica foi o primeiro corredor escolhido para receber a frota de veículos comprada pela Prefeitura para rodar nos corredores de BRT. No total, 48 veículos (33 articulados e 15 do tipo padron) foram apresentados.

O corredor Transolímpica transporta, em média, 24 mil passageiros diariamente. Além dos novos BRTs, a linha também teve todas as suas 17 estações reformadas e os três terminais revitalizados, por meio da Secretaria de Transportes e da Mobi-Rio.
Os antigos articulados usados nas linhas da Transolímpica serão remanejados para os corredores Transoeste e Transcarioca até a chegada do restante da nova frota, já comprada pela Prefeitura. A previsão é que a operação dos novos ônibus no corredor Transcarioca comece em março do próximo ano e, na Transoeste, no início de 2024, por causa das obras de repavimentação na pista.

A Transolímpica foi inaugurada em 2016 e é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O corredor tem 23 km de pista exclusiva e liga o Recreio dos Bandeirantes à Vila Militar, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.

– Queria fazer um apelo. O ônibus é da população, foi comprado com dinheiro público e se as pessoas não cuidarem é burrice. Todo ônibus que estragar, todo problema que tiver e cada coisa que for danificada é o imposto pago pela população carioca que vai pagar esta conta. Cuidem do BRT – ressaltou Paes.

Novos ônibus

Os novos articulados são da multinacional brasileira Marcopolo, com chassis da fabricante Volvo e capacidade para transportar até 181 passageiros. Já os modelos de ônibus padron têm carroceria da Caio com chassis da Volkswagen e capacidade para 85 passageiros.

Tanto os articulados quanto os do tipo padron contam com moderna tecnologia, como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações, portas reforçadas, ar-condicionado, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, rampas de acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.
Os novos modelos ainda são equipados com circuito fechado de TV, que permite ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veículo. Além disso, a cabine é segredada para o motorista com botão de pânico e cálculo para vazão de ar-condicionado, sistema de comunicação aos passageiros com microfone instalado, câmera de marcha à ré e sistema de iluminação diferenciada, com cromoterapia no interior do veículo.

Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.

561 ônibus comprados

A Prefeitura do Rio comprou 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Foram realizadas três licitações para a aquisição dos veículos. Na primeira, em abril, a Prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron. A segunda ocorreu em maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados. Estes veículos seguirão sendo entregues à Prefeitura, gradativamente, até março de 2023.

A terceira licitação foi realizada em novembro, e mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.

Estações reformadas

A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, reformou as 17 estações que fazem parte do corredor Transolímpica. Entre as melhorias realizadas estão a substituição dos painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.

Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Prefeitura do Rio entrega novos ônibus do BRT para a população carioca

Cartão do metrô de Salvador passa a ser recarregado via PIX

Os passageiros do metrô de Salvador já podem recarregar o cartão de passagem do serviço via PIX. O processo pode ser feito pelo aplicativo de mobilidade urbana CittaMobi, com a opção pela Carteira Digital do App. A informação foi divulgada pela CCR Metrô Bahia nesta sexta-feira (16).

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS através do Google Play e da Apple Store. Para realizar a operação basta criar uma conta, cadastrar o número do cartão utilizado no metrô (numeração individual) e recarregar o saldo via função PIX.
A ativação dos créditos será feita quando o cartão for aproximado dos validadores disponíveis em todas as estações de metrô, localizados na entrada de cada estação ou diretamente nos bloqueios de acesso ao Sistema Metroviário.

A nova ferramenta para recarga dos créditos, como explica Cesar Olmos, CEO da CittaMobi, configura uma alternativa aos usuários do Metrô Bahia. “A tecnologia e a inovação auxiliam a conexão da mobilidade urbana saudável”.

O coordenador de Arrecadação e Clearing da CCR Metrô Bahia, Frederico Pimentel, destaca o investimento da concessionária em inovação e novas tecnologias para trazer ainda mais benefícios e facilidades ao cliente do metrô.

“Investimos continuamente na ampliação das formas de pagamento e de compra de créditos e a parceria com a CittaMobi reforça o nosso trabalho no sentido de ofertar o máximo de serviços e opções para os nossos clientes”, completa.

A compra dos créditos via PIX pela Carteira Digital do CittaMobi é válida exclusivamente para o Cartão Integração Metrô. Os outros cartões aceitos no sistema não estão incluídos.

Informações: iBahia
READ MORE - Cartão do metrô de Salvador passa a ser recarregado via PIX

Prefeitura de Porto Alegre reativa linhas e amplia oferta do transporte em dias úteis

A prefeitura reativa as linhas 4332 Vila Jardim Gasômetro e 4923 Petrópolis Sesc aos domingos a partir deste final de semana. A medida atende a um pedido dos moradores da região da Vila Jardim. Serão 24 viagens disponíveis para os usuários do transporte coletivo. Haverá incremento também nas tabelas horárias em dias úteis com a ampliação da oferta das linhas 497 e 4971 Mario Quintana e Mario Quintana / Safira e na linha 3462 São José / Santa Maria com mais 25 viagens. 


“Essas são três demandas que recebemos e, depois de análise da nossa equipe técnica, solicitamos aos operadores o incremento para melhorar o atendimento da população que usa as cinco linhas”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 
As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC. Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, através do app do cartão TRI. Basta selecionar “GPS” para ser direcionado ao Cittamobi.

Detalhes das alterações

A partir do dia 18 aos domingos

Reativação da linha 4332 Vila Jardim com oferta de oito viagens.

Reativação da linha 4923 Petrópolis Sesc com oferta de 16 viagens.

A linha 433 Vila Jardim terá sua tabela ajustada para sincronizar a sua operação com a linha 4332.

A partir de segunda-feira, 19, em dias úteis

Ampliação de 24 viagens nas linhas 497 Mario Quintana e 4971 Mario Quintana / Safira.

Ampliação de uma viagem noturna (23h30) na linha 3462 São José / Santa Maria.

As linhas alimentadoras A971 Alimentadora Jardim Protásio Alves Escolar e A974 Alimentadora Jardim Protásio Alves / Alzira Rosa terão sua tabela horária ajustada para sincronizar sua operação com as linhas 497 e 4971.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
READ MORE - Prefeitura de Porto Alegre reativa linhas e amplia oferta do transporte em dias úteis

Governo de SP sanciona gratuidade nos transportes para idosos de 60 a 65 anos


O Governador Rodrigo Garcia sancionou nesta sexta-feira (16) a lei nº 17.611 que concede gratuidade às pessoas entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.

A partir de janeiro de 2023, o público desta faixa etária poderá usufruir do benefício por meio de um bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível, que pode ser utilizado no metrô, nos trens e ônibus intermunicipais da EMTU.

“A partir de 1º de janeiro, será dada a gratuidade para essas pessoas no transporte público do estado. É uma lei aprovada pela Assembleia, sancionada por mim, um entendimento de toda a sociedade para a volta da gratuidade para todos os idosos”, disse Rodrigo Garcia.

A nova lei poderá ter impacto orçamentário de R$ 360 milhões. Os estudos foram feitos com base na demanda de passageiros de 2019. Os custos reais dependerão da demanda de passageiros no sistema.

Informações: Governo de São Paulo
READ MORE - Governo de SP sanciona gratuidade nos transportes para idosos de 60 a 65 anos

BRT Transolímpica, têm cabine de segurança para o motorista

Nesta sexta-feira (16) começaram a circular os novos ônibus do BRT prometidos pela Prefeitura do Rio e tão esperado pelos passageiros. Os 33 novos articulados vão operar inicialmente no corredor Transolímpica, por onde passam diariamente, em média, 24 mil passageiros.

Uma das novidades dos novos veículos é que o motorista passa a trabalhar numa cabine de segurança, um pedido dos próprios rodoviários. Os articulados têm mais espaço interno e um número maior de assentos para pessoas com mobilidade reduzida. Os passageiros também poderão contar com entradas USB, para carregamento de aparelhos eletrônicos como celulares.

A Mobi-Rio, que administra o sistema BRT, diz ainda que os novos articulados serão mais seguros. Eles têm um dispositivo que impede que os ônibus circulem de portas abertas.

O corredor Transolímpica teve todas as 17 estações reformadas e três terminais revitalizados.

A prefeitura informa que em março, os novos ônibus começam a rodar no corredor Transcarioca, com 110 veículos. O último corredor a receber os novos articulados será o Transoeste, após a conclusão das obras de recapeamento da via exclusiva.

O prefeito Eduardo Paes pediu para que passageiros zelem pelo sistema BRT, como um todo.
Se alguém abrir a porta, que ser dar uma de malandro surfista de BRT, o ônibus vai ficar parado. As pessoas se travarem a porta, o ônibus não anda. É importante dizer isso: o ônibus é da população. Ele foi comprado com dinheiro público, não tem empresário. Todo ônibus que estragar, cada problema que tiver, todo ônibus que for danificado é o imposto da população carioca que vai pagar essa conta. Então, cuidem do BRT", disse Paes, na entrega dos novos articulados.

Informações: G1 Rio
READ MORE - BRT Transolímpica, têm cabine de segurança para o motorista

Na Grande Goiânia, Trindade terá meia tarifa no transporte coletivo

Os ônibus do transporte coletivo no município de Trindade, na região Metropolitana de Goiânia, passam a operar neste sábado (17/12) com a Meia Tarifa. O benefício social no valor de R$ 2,15 é destinado à população usuária das linhas alimentadoras locais. A iniciativa é do Governo de Goiás e da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).
Foto: Ednan Ferreira

A cidade é a quarta contemplada com o serviço no sistema de transporte público, implantado como projeto piloto em Senador Canedo no dia 17 de setembro, seguido por Nerópolis, em 26 de novembro, e Goianira, com adoção da medida em 10 de novembro.
 
Atualmente, os moradores de Trindade pagam passagem no valor de R$ 4,30 para utilizar o sistema de transporte público dentro da própria cidade. A partir deste sábado, pagarão a metade do valor para circular internamente no município. Serão seis linhas beneficiadas na implantação da Meia Tarifa. 
Segundo o Estado, as seis linhas contempladas com a Meia Tarifa passarão por melhorias no atendimento, com o incremento de 44% de viagens (inserção de mais 34 viagens) na programação atual. Com mais oferta de viagens também foi possível melhorar a frequência horária das linhas em Trindade.
 
Mudança no embarque
A partir de agora, o Terminal Trindade será aberto para embarque nas linhas alimentadoras, ou seja, sem linhas de bloqueio e sem catracas para acesso. O embarque deverá ser realizado pela porta da frente do veículo nas linhas alimentadoras, com uso do Bilhete Único. Este novo modelo de atendimento proporciona uma mudança de cultura de uso do terminal, já implantado em várias cidades do país, a exemplo de São Paulo. 
 
Para embarque na linha (BRT Anhanguera) com destino a Goiânia, o acesso ao ônibus será feito por meio de pagamento pré-embarque no validador Sitpass e com acesso à plataforma elevada (área segregada) para os ônibus articulados, ou seja, os embarques continuarão sendo feitos normalmente pela porta traseira dos ônibus na linha do BRT Anhanguera. 
 
Como vai funcionar
Qualquer morador de Trindade, ao embarcar no ônibus, vai pagar apenas R$ 2,15 para circular dentro da própria cidade, sendo, assim, efetivamente contemplado com o benefício da Meia Tarifa. Caso o morador precise ir até o terminal para fazer a integração, pegar uma outra linha que sai do terminal, ele vai acessar diretamente o ônibus pela porta da frente e, nele, fazer a validação do seu Cartão Bilhete Único. 
 
As pessoas que têm destino a Goiânia deverão pagar o complemento de R$ 2,15, porém a validação do seu cartão Bilhete Único será feita no validador de solo da plataforma elevada da linha BRT Anhanguera. Com este novo modelo de embarque, feito pela porta da frente dos veículos das linhas alimentadoras, é importante que os usuários do transporte coletivo respeitem a ordem de chegada e a formação da fila para o embarque.
 
A expectativa é que, com a nova modalidade, a população de Trindade possa utilizar o sistema de transporte público coletivo com mais frequência, com uso do ônibus e do benefício da Meia Tarifa para resolver suas atividades sociais cotidianamente dentro da própria cidade.
 
O Bilhete Único será utilizado para que o usuário pague a Meia Tarifa local (faça suas viagens internas), assim como para viabilizar, quando for o caso, o acesso ao segundo trecho e pagamento da segunda meia tarifa. O passageiro poderá usar o Bilhete Único como benefício por um período de até 2h30, contando a partir da sua primeira validação – sua origem.

Informações: A Redação
READ MORE - Na Grande Goiânia, Trindade terá meia tarifa no transporte coletivo

Oito linhas de ônibus serão extintas em Salvador a partir do próximo sábado

Quem depende do transporte público em Salvador precisa ter atenção às mudanças no sistema nos próximos dias. A partir do próximo sábado (17) oito linhas de ônibus serão extintas na cidade e mais uma será criada. 
 

Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), apesar das alterações, não haverá nenhuma perda para o usuário, uma vez que todo o atendimento poderá ser feito através de integração com outras linhas de ônibus. 
 
As linhas que deixarão de existir são:
 
Santa Cruz x Aquidabã;  Boca do Rio x Ribeira; Alto do Coqueirinho x Campo Grande; Alto do Coqueirinho x Metrô Imbuí; Estação Mussurunga x Barra 1; Estação Mussurunga x Barra 2; Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e São João do Cabrito x Pituba. A nova linha fará o trajeto Alto do Coqueirinho/KM 17 x Estação Pituaçu.
A pasta informa que, com o início da operação do BRT, entre a Rodoviária e o Itaigara, sete linhas deixarão de circular pela região da Avenida ACM. Desta forma, o usuário deverá utilizar o BRT, para fazer o deslocamento. 
 
No bairro de Santa Cruz, por exemplo, quem utiliza a linha 0710 – Santa Cruz x Aquidabã sentido Brotas, Barroquinha ou Campo da Pólvora, deverá utilizar uma das linhas com destino ao Itaigara e, de lá, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como por exemplo a 1614 ou 0125. Já para a região da Sete Portas e Ladeira dos Bandeirantes o usuário deve seguir até o supermercado Atakadão, na Avenida ACM, e integrar com a linha 0339 – Rodoviária Circular.
 
O atendimento entre a Ribeira e a Boca do Rio também será modificado. Quem tem como destino a Avenida Bonocô, Ribeira ou Comércio deve utilizar a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé e, na Rodoviária, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como 0933, 0125, 0218, 1372 ou 1634. Para a Boca do Rio, o usuário deverá ir até o Terminal Acesso Norte com a linha 1145 e integrar com a 1158 ou 1158-01.
 
Usuários das linhas 1622 - Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e 1652 - São João do Cabrito x Pituba devem integrar na Estação Pirajá com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, com destino ao Caminho das Árvores e Ave. Paulo VI, ou com a 1341 – Est. Pirajá x Barra 2 para o Itaigara e Manoel Dias.
 
Na Estação Mussurunga, duas linhas passarão por mudanças. São elas a 1051 – Estação Mussurunga x Barra 1 e a 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2. Em ambos os casos, o usuário deverá utilizar o metrô até a estação de transbordo mais próxima do seu destino e, de lá, integrar com o BRT ou outra linha de ônibus, como a 1230, na Rodoviária, para a Heitor Dias ou Sete Portas, 1144 no Terminal Acesso Norte para o Comércio, ou 0136 na Lapa para a Av. Centenário. 

Informações: A Tarde
READ MORE - Oito linhas de ônibus serão extintas em Salvador a partir do próximo sábado

Zonas Norte e Leste de SP recebem novas faixas exclusivas para ônibus

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar no sábado (17) mais cinco faixas exclusivas de ônibus em vias das zonas Norte e Leste.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que 66,5 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

Com um total de 3,1 km de extensão, as faixas serão utilizadas por 21 linhas de ônibus diferentes. A soma das linhas na relação abaixo ultrapassa o número de 21 porque algumas delas atendem mais de uma faixa. As vias com as novas faixas são Av. Barão de Alagoas (sentido Centro e sentido bairro), Rua Itajuíbe (sentido Centro e sentido bairro) e Rua Voluntários da Pátria (sentido Centro).
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021 e até o momento, foram implantados 31,7 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 63,4% do total previsto.

Linhas beneficiadas pelas novas faixas em cada via, extensão e o horário de funcionamento:

Av. Barão de Alagoas, sentido bairro, entre a Av. Mal. Tito e Rua Floraí, no Itaim Paulista, 1.210 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 16h às 20h, no sentido bairro

2007-10 Cid. Kemel II - CPTM Itaim Paulista
2031-10 Cid. Kemel II - Term. A. E. Carvalho
2076-10 Jd. das Oliveiras - Term. Penha
2079-10 Jd. Nélia - CPTM Itaim Paulista
2678-10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
273N-10 Cid. Kemel II - Metrô Vl. Matilde 
273X-10 Jd. das Oliveiras - Metrô Artur Alvim
2780-10 Jd. Camargo Novo - Metrô Itaquera
3001-10 Itaim Paulista - Term. São Miguel
3002-10 Jd. Mabel - São Miguel
3459-10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II
3459-23 Metrô Bresser - Itaim Paulista

Rua Itajuíbe, sentido bairro, entre Av. Barão de Alagoas e Av. Bandeira dos Cataguases, no Itaim Paulista, 1.360 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 16h às 20h, no sentido bairro
2007-10 Cid. Kemel II - CPTM Itaim Paulista
2031-10 Cid. Kemel II - Term. A. E. Carvalho
2076-10 Jd. das Oliveiras - Term. Penha
2079-10 Jd. Nélia - Cptm Itaim Paulista
2678-10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
273N-10 Cid. Kemel II - Metrô Vl. Matilde
273X-10 Jd. das Oliveiras - Metrô Artur Alvim
2780-10 Jd. Camargo Novo - Metrô Itaquera
3001-10 Itaim Paulista - Term. São Miguel
3002-10 Jd. Mabel - São Miguel
3459-10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II
3459-23 Metrô Bresser - Itaim Paulista

Rua Voluntários da Pátria, entre a Rua José Pardelli e Av. Eng. Caetano Álvares (ambos os sentidos), no Mandaqui, 440 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro
118C-10 Jd. Pery Alto - Term. Amaral Gurgel
211L-10 Mandaqui - Lapa
971M-10 Vl. Penteado - Metrô Santana
1742-10 Jd. Antártica - Metrô Santana 
1756-10 Pedra Branca - Metrô Santana 
1757-10 Conj. dos Bancários - Metrô Santana 
1758-10 Jd. Antártica - Metrô Santana 
1759-10 Jd. Pery - Metrô Santana 
1775-10 Vl. Albertina - Shop. Center Norte

Informações: Prefeitura de São Paulo
READ MORE - Zonas Norte e Leste de SP recebem novas faixas exclusivas para ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960