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Terminal de ônibus de Curitiba (PR) terá energia solar

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Na última quarta-feira (24/05) o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação do sistema de energia solar fotovoltaica no Terminal Pinherinho. A iniciativa faz parte do programa Curitiba mais Energia, que já está acontecendo nos terminais de transporte coletivo Boqueirão e Santa Cândida.

Serão instalados 2.156 painéis fotovoltaicos no telhado do terminal Pinheirinho e as obras devem durar cerca de nove meses. Agora, todo o projeto executivo da obra do terminal será detalhado e os trabalhos devem começar em 45 dias.

Iniciativa no Terminal Boqueirão e Santa Cândida
No Terminal Boqueirão as obras já estão com 30% de execução. No local, todas as telhas estão sendo trocadas para receber a estrutura onde serão instalados os painéis fotovoltaicos. São 10.945 metros quadrados e cerca de 2,6 mil telhas que estão sendo substituídas.
Já no Terminal Santa cândida, atualmente estão sendo feitos os ajustes necessários na cobertura para a instalação de 900 módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica.

Programa Curitiba mais Energia
O programa Curitiba Mais Energia possui diversas iniciativas em locais públicos de Curitiba. Além dos terminais de transporte público, fazem parte do programa a Pirâmide Solar do Caximba, os painéis instalados no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura), no Complexo Imap e no Salão de Atos, ambos no Parque Barigui, e na Galeria Quatro Estações do Jardim Botânico. 

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, pontua que os terminais de ônibus terão cerca de 3,5 mil placas solares e destaca que a iniciativa será capaz de gerar quase metade da energia consumida pelos prédios municipais de Curitiba:

“Eles terão uma capacidade máxima instalada para gerar 1,5 megawatts de energia. Ao somá-la à energia gerada pela Pirâmide Solar do Caximba e pelos outros projetos do programa Curitiba mais Energia, vamos conseguir gerar cerca de 45% do consumo dos prédios municipais”. 
 
Informações: Portal Solar
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Em Campinas, Atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde será ampliado

Como parte do plano de operação gradativa dos Corredores BRT, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) amplia o atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde, a partir desta sexta-feira, 26 de maio. A linha BRT Campo Grande (BRT20) passa a operar o dia todo, com opções de horários entre os picos. E a linha BRT Ouro Verde (BRT10) agora vai e volta, atendendo as nove estações e terminais entre o Ouro Verde e o Centro também no contrafluxo. Ambas circulam em dias úteis.  

A linha BRT20 terá intervalos de 20 minutos e frota de quatro veículos nos horários de entrepico. As partidas do Terminal Campo Grande (sentido Centro) irão ocorrer entre 8h50 e 15h30; e as partidas do Terminal BRT Mercado (sentido bairro), entre 9h30 e 16h10. O tempo de percurso entre os terminais Campo Grande e Mercado fica mantido em cerca de 40 minutos. O número de viagens diárias passa de 96 para 130, sendo 65 por sentido.  

Nos horários de pico, os intervalos de 10 minutos e a frota de oito veículos serão mantidos. Nas partidas do Terminal Campo Grande, permanece a operação entre 4h40 e 8h30; à tarde, as partidas passam a ocorrer entre 15h40 e 18h50. Nas partidas do Terminal Mercado, fica mantida a operação entre 5h20 e 9h10 pela manhã; à tarde, as saídas passam a ocorrer entre 16h20 e 19h30.  

“Gradativamente, o atendimento das linhas BRT está sendo ampliado, dando mais opções de acesso aos usuários do transporte público coletivo. O intuito é que cada vez mais usuários que se deslocam entre o Campo Grande, o Ouro Verde e o Centro sejam beneficiados com o menor tempo de viagem proporcionado pelos corredores e com a estrutura das estações e terminais”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

A linha BRT20 conecta os terminais Campo Grande e Mercado. São 16 opções para embarque e desembarque: três terminais (Campo Grande, Satélite Íris e Mercado) e 13 estações (Nova Esperança, Rossin, Florence, Bela Aliança, Bandeirantes, Roseira/PUCC, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária).  

Para incentivar a migração dos usuários que utilizam o eixo Campo Grande para a linha BRT20, haverá ajustes operacionais nas linhas 212 (Terminal Itajaí) e 220 (Terminal Campo Grande). A linha 212 terá ajustes na programação horária, nos dias úteis, nas partidas do Terminal Itajaí e da Avenida Dr. Moraes Sales. E a linha 220 deixa de operar no período de entrepico, em dias úteis. 
 
Linha BRT10 passa a operar no contrafluxo  
 
A operação da linha BRT10 nos dois sentidos de circulação oferece mais opções de deslocamento aos usuários. Ela passa a atender as nove estações e terminais também no contrafluxo, nos horários de pico, em dias úteis. 

Até então, a linha vinha realizando retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. Agora, os usuários poderão utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã, com partidas entre 5h30 e 9h06; e o Centro no pico da tarde, com partidas entre 14h54 e 18h30.  

Serão mantidos os intervalos de 18 minutos e a frota de quatro veículos. O tempo de percurso será de, aproximadamente, 36 minutos. No total, serão realizadas 52 viagens, sendo 26 por sentido.
Não haverá alteração nos horários de partida já praticados atualmente nos sentidos de maior fluxo. Pela manhã, os horários de saída do Terminal Ouro Verde (sentido Centro) têm início às 4h54 e seguem até as 8h30. À tarde, a linha tem partidas do Terminal Central (sentido Ouro Verde) entre 15h30 e 19h06. 

A linha BRT10 opera de forma semiexpressa entre os terminais Ouro Verde e Central. São nove opções para embarque e desembarque. Além dos terminais, ela atende as estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge; além de passar pelo Santa Lúcia.  

Para informar os usuários, a Emdec instalou faixas informativas nas estações. Cartazes foram inseridos nos ônibus das linhas BRT e, também, nas linhas que circulam nos eixos Campo Grande e Ouro Verde. Agentes da Mobilidade Urbana também orientam os passageiros nas estações e terminais.  

Histórico  
 
A operação gradativa da linha BRT20 (Campo Grande) foi iniciada em novembro de 2022, atendendo a três terminais (Campo Grande, Terminal Satélite Íris e Mercado) e duas estações (Londres e Rodoviária), nos horários de pico. Foi a primeira linha com características BRT a entrar em operação em Campinas.  

Em janeiro de 2023, o atendimento foi ampliado para 10 estações e terminais no total, incluindo no trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira/PUCC, Garcia e Aurélia. Em março, a linha passou a realizar o percurso de ida e volta, atendendo aos usuários também no contrafluxo (sentido Campo Grande no pico da manhã e Centro no pico da tarde).  

E em abril, a linha passou a atender seis novas estações, tornando operacionais 100% das estações entregues do Corredor BRT Campo Grande – Nova Esperança, Bela Aliança, Bandeirantes, Vila Teixeira, Alberto Sarmento e Bonfim. A linha BRT20 atende, em média, 2,7 mil passageiros diariamente. 

Já a linha BRT10 (Ouro Verde), a segunda com características BRT, entrou em operação no dia 31 de março, conectando o Ouro Verde ao Centro, com nove opções de embarque e desembarque.  Ela atende, em média, 850 passageiros diariamente. 

Com a operação gradativa dos Corredores BRT, os usuários já usufruem de estações e terminais mais modernos, com portas automáticas, acessibilidade, iluminação em LED e catracas eletrônicas. O pagamento da tarifa deve ser feito por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.
 
Informações: Prefeitura de Campinas
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Goiânia terá transporte gratuito em ônibus elétricos para Campus Party

As secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), vão disponibilizar transporte gratuito para a Campus Party 2023 com ônibus elétricos. O maior evento de tecnologia do mundo será realizado de 7 a 11 de junho, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia.

Um dos temas centrais da terceira edição da Campus Party Goiás é a mobilidade urbana. Por isso, a escolha dos ônibus elétricos para fazer a locomoção dos passageiros entre o Terminal Bíblia e o Passeio das Águas Shopping.

ÔNIBUS ELÉTRICOS
Este será o primeiro teste desta tecnologia com a circulação de passageiros. A previsão é de que os ônibus elétricos sejam implementados em Goiás, começando pelo Eixo Anhanguera.

Segundo o secretário Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o Estado quer transformar a Região Metropolitana de Goiânia em referência nacional de transporte urbano.

“Nós estamos dando um passo a mais ao fazer aquilo que chamamos de mobilidade como serviço. Estamos assumindo o desafio de integrar todos os modais de mobilidade, garantindo que o cidadão consiga se locomover da maneira mais eficiente possível”, diz.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a terceira edição da Campus Party deixará sua contribuição para a mobilidade urbana.
“Todas as edições da Campus Party deixam um legado para Goiás. Eu tenho certeza de que um dos legados desta terceira edição será o avanço em mobilidade urbana, não só pelo teste inédito dos ônibus elétricos, mas também pela discussão sobre outras tecnologias de mobilidade”.

TRAJETO E HORÁRIOS
Os ônibus elétricos sairão do Terminal Bíblia, passarão pela Praça Universitária, Praça Cívica, Terminal Paulo Garcia, até chegar ao Passeio das Águas Shopping, e voltarão pelo mesmo trajeto. Serão 14 viagens de ida e volta, por dia.

As saídas do Terminal Bíblia estão previstas para 9h, 9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 13h, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 20h, 20h40, 21h20 e 22h.

Os retornos, saindo do Passeio das Águas Shopping, estão previstos para 9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 11h55, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 15h55, 20h35, 21h15, 21h55 e 22h35.

Informações: Governo de Goiás
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