Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Linhas da EMTU da Baixada Santista começam a receber os primeiros de 100 novos ônibus com ar-condicionado

domingo, 22 de setembro de 2024

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0km com ar-condicionado. Até o momento, 21 veículos já foram inspecionados e iniciaram o atendimento em linhas metropolitanas da região.

A nova frota, operada pela BR Mobilidade, conta com veículos 0km, chassi Mercedes Benz Modelo e carroceria Caio Induscar Apache, equipados com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, além de motor Euro VI, a tecnologia mais limpa que contribui para a redução de poluentes e eficiência energética dos motores a diesel.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a modernização da frota durante agenda na região, em julho. “Vamos proporcionar mais conforto aos cidadãos que utilizam o transporte metropolitano na Baixada Santista, com ônibus mais modernos e climatizados”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas. 

O investimento representa um avanço para o transporte metropolitano da região. A renovação da frota é resultado de um esforço conjunto do governo estadual, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, EMTU e concessionária BR Mobilidade para oferecer qualidade, conforto e o melhor atendimento aos passageiros da Baixada Santista.

Os novos ônibus estão sendo entregues gradualmente, passando por inspeção e cadastramento pela EMTU. Os 21 veículos entregues, até o momento, já começaram a operar na linha 942 - Humaitá a Ponta da Praia, serviço de alta demanda que atende cerca de 12 mil passageiros por dia. Demais linhas serão beneficiadas com a modernização da frota.

Atualmente, a EMTU gerencia mais de 60 linhas metropolitanas nos nove municípios da Baixada Santista, transportando mais de 200 mil passageiros por dia, além do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), modal 100% elétrico que liga Santos a São Vicente e atende diariamente a cerca de 25 mil passageiros. 

Informações: EMTU

READ MORE - Linhas da EMTU da Baixada Santista começam a receber os primeiros de 100 novos ônibus com ar-condicionado

Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil

A fabricante chinês Higer Bus apresentou nesta semana no IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, o novo micro-ônibus elétrico Azure 7 para operações urbanas. Além disso, o modelo chegará ao mercado brasileiro ainda neste ano, em dezembro.

Cadu Souza, CEO da TECX Higer, confirmou a informação. A empresa brasileira representa a Higer Bus no mercado nacional. “Urbano, compacto e robusto, o Azure 7 representa a praticidade para deslocamentos em todos os tipos de vias de um município. Com seu design moderno e com alto padrão de qualidade vem ampliar a gama da marca, inclusive no Brasil”, contou o executivo.

Atualmente, os ônibus da linha Azure estão presentes em cidades brasileiras nas versões de 12, 13 e 18 metros de comprimento. Assim, o Azure 7 será o menor modelo da série disponível no País, com sete metros de extensão.

Higer Bus, Arure 7
Conforme dados do fabricante, o novo miucro-ônibus elétrico tem capacidade para até 40 passageiros. Além disso, a cabine oferece piso baixo e plano, permitindo personalizar a disposição dos assentos.

Azure 7 tem “autonomia suficiente”
Por ora, a Higer Bus ainda não divulgou os dados de desempenho e performance do Azure 7. A fabricante, no entanto, informa que o veículo oferece “autonomia suficiente para eliminar a ansiedade” dos clientes em relação aos ônibus pequenos. Ainda de acordo com a empresa, o modelo é equipado com baterias CATL.

Adicionalmente, a empresa divulgou que o novo micro-ônibus possui suspensão dianteira independente equipada com o sistema ECAS II, eixo de acionamento elétrico coaxial integrado traseiro e design de plataforma de porta simples ou dupla.

Informações: Estradão

READ MORE - Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil

VLT inicia teste com circulação do trem no novo trecho, em Santos

Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por todo o trecho, desde a conexão da Linha 1, no cruzamento da rua Campos Melo x Avenida Afonso Pena, percorrendo os 8km, na área central de Santos. 

As atividades de homologação da infraestrutura aconteceram entre 0h e 4h desta sexta-feira e atenderam os gabaritos analisados de via permanente e eletrificação. O projeto continuará passando por testes para que adaptações necessárias sejam feitas para garantir a perfeita operação do modal.

Desde o dia 09/09, o VLT passa por testes onde são realizados procedimentos necessários para que o modal esteja apto e adequado a operar com segurança. Ao longo do percurso, estão sendo executadas atividades de validação de redes aéreas e de via permanente por onde passará o VLT.

Na primeira etapa de validação da via permanente as equipes técnicas executaram passagem de equipamento que simulou as dimensões do VLT, carregamento dos trens com materiais que reproduziram o peso dos passageiros, monitorando a medição de ruídos e vibração.

O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalização e melhorias de infraestrutura, será uma importante opção de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.

Os VLTs proporcionarão um transporte confortável, seguro, elétrico, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5km de trajeto.

Conclusão das obras

As obras do VLT estão em fase de conclusão e o andamento dos serviços finais segue simultaneamente aos testes de validação.

Estão avançando trabalhos finais de pavimentação, ajustes da rede aérea, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares. Parte das estações já recebeu identidade visual, mapas indicativos da linha e arredores, placas de sinalização interna e itens de mobiliário, como bancos para os passageiros.

No cruzamento da rua João Pessoa com a Avenida Conselheiro Nébias foram finalizados os serviços de via permanente e no momento seguem as atividades de rede de drenagem. Está prevista, ainda, a interdição em meia pista do cruzamento da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua Bittencourt para ligação de redes de drenagem, com data de início a ser definida a depender das condições climáticas na região, que podem interferir no andamento dos trabalhos.

As interdições e atividades nas vias são estudadas diariamente com a Prefeitura de Santos, determinadas e monitoradas pela CET e informadas à população de diversas formas, como presencial com panfletos, por whatsapp, no site vltsantos.com.br, no diário oficial do município e pela imprensa.

Informações: EMTU

READ MORE - VLT inicia teste com circulação do trem no novo trecho, em Santos

Novo terminal de ônibus em Manaus têm áreas para ciclistas e carros


O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste sábado (21). O novo terminal vai atender as zonas Norte e Oeste, além de 32 comunidades, algumas situadas na rodovia BR-174.

Confira as linhas que passarão pelo T7 e os respectivos itinerários:

Linha 005 - V. Verde/ T7/ C. Salles
Itinerário - Ida: rua do Bosque, Estrada da Vivenda Verde, rua da Floresta, rua 38, rua 31, rua Rio Purus, rua Rio Amazonas, rua 38, rua 25, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua São Pedro, rua Aristínes Pinto, rua Goiânia, rua Santo Fernando Sabino, rua Sabiá, rua Aracuã, rua Tantim, rua Romanzeira, rua 2C, avenida Praia da Ponta Negra, rua Praia de Olinda, avenida do Turismo, rua 25, rua 38, rua 31, rua Rio Amazonas, rua Rio Purus, rua 31, rua 38, rua da Floresta, Estrada da Vivenda Verde, rua do Bosque.

Linha 024 - T7/ Novo Paraíso
Itinerário - Ida: Terminal 7, avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, avenida Claudio Mesquita, ramal Girassol, ramal Novo Paraíso.
Volta: ramal Novo Paraíso, avenida Claudio Mesquita, avenida Prof. Paulo Graça, avenida Torquato Tapajós, Terminal 7.

Linha 038 - Lago Azul/ 23 de Setembro/ Ismail Aziz/ T7
Itinerário - Ida: avenida Acácia Negra, avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, ramal do Luso, rua Jaca, rua Jequitibá, rua Imbú, ramal do Luso, rua Prof. Paulo Graça, avenida dos Guaranás, avenida Torquato Tapajós, Terminal 7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, ramal do Luso, rua Jaca, rua Jequitibá, ramal do Luso, avenida Prof. Paulo Graça, avenida dos Guaranás, avenida Torquato Tapajós, avenida Acácia Negra.

Linha 055 - T3/ N. Israel/ J. Me Deu/ T7
Itinerário - Ida: T3, avenida Max Teixeira, avenida Francisco Queiroz, rua Ianomâmi, avenida Cristã, rua Fenícia, rua Samuel, rua Francisco Paiva, rua Piquizaleiro, rua Cacau Pereira, rua Francisco Paiva, rua San Miguel de Tucuman, avenida Sucupira, rua Santa Marta, rua Monte Gilboa, avenida Bom Jesus, rua Monte das Oliveiras, rua Galiléia, rua Coração de Jesus, rua Santa Marta, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua Santa Marta, rua Coração de Jesus, rua Galiléia, rua das Oliveiras, avenida Bom Jesus, rua Monte Gilboa, rua Santa Marta, avenida Sucupira, rua San Miguel de Tucuman, rua Fenícia, rua Cristã, rua Pascoal Ranieri Mazzili, avenida Max Teixeira, T3.

Linha A302 - T7/ KM-15/ Fazenda Esperança
Itinerário - Ida: Terminal 7, avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, BR-174, avenida Claudio Mesquita, Fazenda Esperança.
Volta: avenida Claudio Mesquita, BR-174, avenida Prof. Paulo Graça, Torquato Tapajós, Terminal 7.

Linha A307 - Sta. Etelvina/ T7
Itinerário - Ida: avenida 17 de Março, rua Jorge Teixeira, rua Vanda Maria, rua Quatro de Abril, avenida 17 de Março, rua Juruá, rua Dom Milton, rua Santa Etelvina, rua Samambaia, rua Matamata, rua Paxiúba, rua Nossa Sra. de Fátima, avenida Torquato Tapajós, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua Nossa Sra. de Fátima, rua Paxiúba, rua Matamata, rua Samambaia, rua Santa Etelvina, rua Dom Milton, rua Juruá, Avenida 17 de Março, rua Quatro de Abril, rua Vanda Maria, avenida 17 de Março.

Linha A325 - T7/ Pq. Santa Etelvina
Itinerário - Ida: Terminal 7, avenida Torquato Tapajós, avenida Santa Tereza D'Ávila, rua Matupiris, rua Ayres da Cruz, avenida 7 de Maio, rua das Laranjeiras, rua Genipapo, avenida Mulateiro, avenida 7 de Maio, avenida Gov. José Lindoso, avenida Maria Marreira (retorno).
Volta: avenida Maria Marreira, avenida Gov. José Lindoso, avenida 7 de Maio, avenida Curaçao, rua San Lorenzo, rua Karaman, rua 248, rua Jorua, rua Ordu, avenida Gov. José Lindoso, avenida 7 de Maio, rua Mulateiro, rua Genipapo, rua das Laranjeiras, avenida 7 de Maio, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.

Linha A326 - Jesus Me Deu/ T7
Itinerário - Ida: rua Gabriel Henrique, rua São Gabriel, rua Jericó, rua Coração de Jesus, rua Galiléia, rua do Areal, rua São Francisco de Canindé, rua Monte das Oliveiras, avenida Bom Jesus, rua Coração de Jesus, rua Santa Marta, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua Santa Marta, rua Coração de Jesus, avenida Bom Jesus, rua Monte das Oliveiras, rua São Francisco de Canindé, rua do Areal, rua Galiléia, rua Coração de Jesus, rua Jericó, rua São Gabriel, rua Gabriel Henrique.

Linha A323 - União da Vitória/ T7
Itinerário - Ida: avenida Peixe Cavalo, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, avenida Peixe Cavalo.

Linha 560 - T4/ C. de Deus/ N. Cidade/ T7
Itinerário - Ida: T4, avenida Autaz Mirim, avenida Margarita, avenida Curaçao, avenida Gov. José Lindoso, avenida 7 de Maio, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, avenida 7 de Maio, avenida Gov. José Lindoso, avenida Curaçao, avenida Margarita, avenida Autaz Mirim, T4.

Linhas que vão atender no Terminal 7
011 - Vivenda Verde/ T7/ T1/ Centro - (Apenas sentido bairro/centro);
354 - Viver Melhor/ Turismo/ Ponta Negra/ T7 - (Apenas no sentido Ponta Negra/Viver Melhor);
430 - Col. Japonesa/ AM-010/ T7/ T1/ Pç. Saudade - (Em ambos os sentidos);
643 - T4/ Via Norte/ Tarumã/ Ponta Negra/ T7 (Apenas no sentido Ponta Negra/T4).

Informações: g1 Amazonas

READ MORE - Novo terminal de ônibus em Manaus têm áreas para ciclistas e carros

Ônibus elétricos começam a operar novas linhas em Lauro de Freitas e Simões Filho

O município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu nesta sexta-feira (20), duas novas linhas de ônibus elétricos. Os veículos farão o trajeto Parque São Paulo (Lauro de Freitas) x Terminal Aeroporto e Simões Filho x Terminal Aeroporto.

A Superintendente de Mobilidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Grace Brito, explicou como funcionará os novos transportes adquiridos pelo governo da Bahia, por meio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

“Essas linhas vão funcionar diariamente, com intervalos de 30 minutos. Inicialmente serão gratuitas, já que fazem parte de um projeto piloto. Depois, à medida que novos ônibus elétricos chegarem, o número de linhas será ampliado. Atualmente, temos quatro ônibus, mas a meta é aumentar essa quantidade”, disse.

As linhas serão operadas por sete dos 19 veículos elétricos adquiridos em 2022, e custaram em torno de R$ 45 milhões, como parte do projeto piloto que visa modernizar e tornar o transporte público mais sustentável.

“Isso faz parte do compromisso do nosso governador com o transporte limpo, ajudando a fomentar o uso da estação, promovendo um serviço mais eficiente e ecológico. Esses dois novos planos de ação visam melhorar a mobilidade dentro e fora do terminal, beneficiando tanto quem viaja quanto quem depende do transporte para chegar ao aeroporto”, acrescenta o diretor -geral de departamento de qualidade e serviço da Agerba, Eurico Isaac.

Linhas de Atendimento

A linha Parque São Paulo x Terminal Aeroporto oferecerá 20 horários diários, com parada na plataforma C17, com operações iniciando às 5h e se estendendo até às 21h30. O itinerário cobrirá o Parque São Paulo, o Largo do Caranguejo em Itinga e finaliza no Terminal Aeroporto.

Já a linha Simões Filho x Terminal Aeroporto disponibilizará sete horários diários na plataforma A7 e a operação dessa linha terá início às 5h30 terminando às 21h30. O trajeto passará pela Praça Noêmia Meireles, Avenida Elmo Serejo de Farias (Simões Filho), Ceasa, BA-526 (CIA Aeroporto) e encerra no Terminal Aeroporto.

Os ônibus 100% elétricos com ar-condicionado e Wi-Fi já operam desde 2022 com as linhas Kartódromo (Praia de Ipitanga) x Terminal de Pituaçu e Ilha de São João x Terminal de Pituaçu.

Informações: Bahia.ba

READ MORE - Ônibus elétricos começam a operar novas linhas em Lauro de Freitas e Simões Filho

Avanço no projeto do VLT: equipamentos elétricos chegam a Salvador

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) recebeu, nesta semana, os equipamentos elétricos destinados à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com esses equipamentos será possível implantar as três subestações retificadoras, que são responsáveis pelas trações dos trens, ao longo do trecho 1: Calçada-Ilha de São João.

A entrega faz parte do cronograma de execução do projeto, que visa à melhoria e ampliação da mobilidade urbana na região de Salvador e Lauro de Freitas.

Ao acompanhar a descarga dos materiais, Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB destacou a importância da preparação da antiga estação de trem, localizada no bairro da Calçada, para o recebimento adequado desse material. “Foi preparada uma área específica para que esses equipamentos sejam armazenados de forma correta até o momento da instalação.”, observou Ana Claudia.

O VLT recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, foi oficializada a compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso, resultando em uma economia de 37,5% por VLT para a Bahia.

Informações: Governo da Bahia

READ MORE - Avanço no projeto do VLT: equipamentos elétricos chegam a Salvador

Dia Mundial Sem Carro: transporte público é decisão de gente consciente

Em apoio ao Dia Mundial Sem Carro (22/9), a BRT Sorocaba reforça o compromisso com a mobilidade urbana e a importância do transporte coletivo para a posteridade.  Nos últimos quatro anos, os ônibus do sistema BRT rodaram mais de 21 milhões de quilômetros, ajudando a retirar milhares de carros das ruas e facilitando a rotina dos sorocabanos.

O futuro é agora e ele clama pelo despertar de uma nova consciência para o entendimento que o transporte coletivo urbano é uma solução para o equilíbrio das cidades.  

Ter consciência é ter conhecimento, é o estado de saber. Por isso, é fundamental que as pessoas entendam que utilizar o transporte urbano vai muito além de simplesmente andar de ônibus, é olhar para a vida em sociedade numa perspectiva coletiva. É ter a compreensão que a atitude de hoje, contribuirá para o dia de amanhã. O todo é feito por várias partes e, em cada parte, há um cidadão que pode ser um novo passageiro e um agente de transformação.

Para se ter uma noção do quanto cada pessoa pode auxiliar nessa mudança de mentalidade, é válido saber que um único ônibus substitui pelo menos 40 carros, e isso ajuda a otimizar o uso do espaço urbano. Essa é uma constatação da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Somado a isso, segundo a entidade, um ônibus comum polui oito vezes menos que um carro, por passageiro transportado.

No sistema BRT, 123 ônibus possibilitam retirar mais veículos automotores do trânsito, o que torna a cidade menos poluída e barulhenta. “Se conseguirmos diminuir o número de carros e motos, menores serão as emissões de poluentes. A atmosfera tem sido fortemente impactada pelo excesso de gases nocivos e isto tem trazido implicações a natureza e, consequentemente, gerado episódios climáticos extremos. São fortes ondas de calor, altos volumes de chuvas, secas, incêndios e inundações. Muitos podem achar que nada tem a ver com isso, mas tem sim. As escolhas e as ações de cada um têm impactado no contexto de onde habitamos”, destaca Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.     

É preciso entender que decidir usar o ônibus é uma escolha de gente consciente. Não se trata de falar sobre uma pessoa, mas sim, sobre todos. Se cada cidadão fizer sua parte, juntos em sociedade será possível mudar este cenário e viver de maneira mais harmônica e equilibrada, sem tantos extremos climáticos e em um ambiente urbano mais limpo.

Para as cidades que ainda não entenderam a importância do transporte coletivo, é necessário o despertar de consciência não somente do passageiro, mas também daqueles que cuidam da estrutura e também de quem opera. É imprescindível que haja o investimento em infraestrutura e na qualidade do serviço ofertado para torná-lo atraente, seguro e acolhedor. Um sistema bem cuidado, com rapidez e eficiência possibilita mais agilidade no dia-a-dia da população e traz o passageiro para o ônibus.

Elevar os indicadores de qualidade dos serviços é uma iniciativa que depende se todos os envolvidos estiverem cientes que a mudança se faz necessária. A transformação precisa acontecer em todas as esferas, desde quem embarca no ônibus até os que monitoram e operam.

É pensando no coletivo e no futuro da cidade, que a BRT Sorocaba, oferece um serviço de transporte onde a sustentabilidade, a qualidade e a conscientização andam juntas.

“Fomentamos ações que contribuem para esse despertar de consciência onde o ônibus é o presente e o futuro. Convido os empresários do transporte, os gestores e os órgãos públicos a estimular uma comunicação mais próxima e amiga para transportar não somente passageiros, mas também, uma nova mentalidade. O despertar de consciência é um convite, para que nós, que já sabemos do potencial do transporte, possamos levar essa mensagem para aqueles que ainda não sabem. É preciso mudança de comportamento para enxergar o ônibus como um aliado para as cidades. Desejo de fato, um transporte coletivo em mente, espírito e ação”, finaliza Andere.

Informações:  Concessionária BRT Sorocaba

READ MORE - Dia Mundial Sem Carro: transporte público é decisão de gente consciente

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960