Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Curitiba, Ligeirão Norte-Sul tem mais duas estações-tubo liberadas para voltar a operar

terça-feira, 21 de dezembro de 2021


Com a conclusão da obra de desalinhamento, a estação-tubo Silva Jardim volta a operar a partir desta terça-feira (21/12) e os passageiros poderão utilizar novamente os pontos de parada (nos dois sentidos) localizados na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde. Também foi concluída a reforma e está novamente recebendo passageiros a estação-tubo Hospital do Trabalhador, na mesma via, no bairro Novo Mundo.

As duas unidades integram o conjunto de intervenções coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

A obra para ampliar o trajeto do ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, abrangendo 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas. Ela está sendo realizada em lotes e 12 estações-tubo já foram remodeladas. Após a conclusão de toda a intervenção, o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital paranaense.

Estações concluídas

Já tiveram as obras concluídas e foram colocadas em funcionamento, nos dois sentidos da via, as estações-tubo Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador e Silva Jardim.

Nas estações-tubo Carlos Dietzsch e Vital Brasil, as obras seguem em andamento nos dois sentidos de cada uma das unidades.

Mudança no trânsito

Na Estação Carlos Dietzsch, no Portão, os trabalhos já executados para o desalinhamento da estação-tubo vão permitir a liberação da via lenta de veículos na República Argentina, na região da Igreja do Portão. Com isso, a partir desta terça-feira (21/12), as ruas Carlos Dietzsch e João Bettega, que precisaram ter o trânsito alterado durante o período de obras, terão o trânsito restabelecido.

No Portão, a Rua Carlos Dietzsch volta a ter sentido duplo em toda a sua extensão, enquanto a João Bettega retorna ao sentido único entre a Avenida República Argentina e a Rua Francisco Frischmann (via rápida) sentido bairro. As alterações serão implantadas pela Superintendência de Trânsito (Setran).

Nova pavimentação

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destaca que, além do desalinhamento das estações-tubo, os serviços para extensão do Ligeirão Norte-Sul incluem a parte de pavimentação das pistas lentas - além da canaleta exclusiva dos ônibus - e implantação de novo calçamento, novo sistema de iluminação e paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

“Os trechos não alcançados pelas intervenções de desalinhamento das estações-tubo foram contemplados com requalificação do asfalto. São 5.103 metros de novo asfalto já executados em diferentes pontos da República Argentina”, explica Rodrigues.

A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente. Enquanto o trabalho ainda estiver em andamento, os ônibus estão fazendo o desvio pela pista lenta do eixo estrutural.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que com a remodelação das estações já concluídas e colocadas novamente em funcionamento os usuários do transporte terão mais qualidade nos serviços. “As estações propiciam maior conforto térmico, são mais acessíveis - com elevadores e portas mais amplas e com toda a iluminação em LED. São estações novas e inovadoras”, explicou o presidente.

Entre as inovações implementadas nas estações-tubo estão fechadura magnética para a porta de isenção, que confere robustez ao equipamento e maior controle de acesso. Ainda houve mudança do posto de trabalho visando proporcionar um vão de mais de 80 centímetros para a porta de isenção, atendendo a norma do vão mínimo para acesso de cadeirantes.

O conforto térmico no interior das novas estações é garantido pelo forro isolante, vidros curvos com filtro solar e vidros do entorno do posto de trabalho com filtro solar e pintura reticulada para uma proteção extra ao cobrador.

Informações: URBS
READ MORE - Em Curitiba, Ligeirão Norte-Sul tem mais duas estações-tubo liberadas para voltar a operar

Grande Recife, Novo corredor de ônibus em Jaboatão muda itinerário de linhas


As 15 linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Ayrton Sena da Silva, em Piedade, tiveram mudança em seus itinerários. A alteração ocorre para dar prosseguimento à implantação do corredor exclusivo de ônibus, na faixa oeste da via, viabilizando a ligação com a Avenida Visconde de Jequitinhonha até a Avenida Barreto de Menezes. Confira, abaixo, as linhas, seus percursos e pontos de parada:

Linhas que trafegam pela Avenida Visconde de Jequitinhonha e deixam de circular pela faixa leste da Avenida Ayrton Sena da Silva:

011 – Piedade/Derby
020 – Candeias/TI Tancredo Neves
061 – Piedade
062 – Jardim Piedade
063 – Jardim Piedade (Bacurau)
064 – Piedade (Opcional)
069 – Conjunto Catamarã
070 – Candeias/Shopping Rio Mar
071 – Candeias
072 – Candeias (Opcional)
073 – Candeias (Bacurau)
910 – Piedade/ TI Rio Doce

…Av. Visconde de Jequitinhonha, pista oeste da Av. Ayrton Senna da Silva, Av. Barreto de Menezes, Av. Ayrton Senna da Silva…

Com o desvio, estas linhas deixam de atender todas as demais paradas da faixa leste, da Avenida Ayrton Sena da Silva: nº 010341, nº 010342, nº 010343, nº 010028 e nº 010029. As opções para os usuários são as paradas localizadas na faixa oeste da pista. Veja:

– Parada nº 010025, que fica ao lado do imóvel nº 794, antes da esquina com a Rua Brigadeiro Melibeu;

– Parada nº 010026, lado do imóvel nº 130, lado oposto ao imóvel 140B;

– Parada nº 010027, em frente à Eurovia Renault Piedade;

– Uma nova parada implantada na calçada, antes do semáforo do Shopping Guararapes e lado oposto à lanchonete Burger King.

Linhas que trafegam pela Rua Arão Lins de Andrade e deixam de circular pela faixa leste da Avenida Ayrton Sena da Silva:

001 – Ponte dos Carvalhos/Prazeres (Barra de Jangada)
065 – Piedade/TI Prazeres
075 – Candeias/Ii Prazeres

…Rua Arão Lins de Andrade, pista oeste da Av. Ayrton Senna da Silva, Av. Barreto de Menezes, Av. Ayrton Senna da Silva…

Por conta do desvio, estas linhas deixam de atender todas as demais paradas da faixa leste, da Avenida Ayrton Sena da Silva: nº 010028 e nº 010029. As opções para os usuários são as paradas localizadas na faixa oeste da pista. Veja:

– Uma nova parada implantada na calçada, antes do semáforo do Shopping Guararapes e lado oposto à lanchonete Burger King.

– Parada nº 010030, após o cruzamento com a Avenida Barreto de Menezes e antes do cruzamento com a Rua Rosa Amélia da Paz.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT 
READ MORE - Grande Recife, Novo corredor de ônibus em Jaboatão muda itinerário de linhas

Recarga do CartãoGV poderá ser feita também pelo PicPay

Quem utiliza o Sistema Transcol para se deslocar na Região Metropolitana da Grande Vitória, já pode contar com mais um parceiro na hora de recarregar seu CartãoGV. O app de pagamentos PicPay começa a oferecer a recarga para todos que utilizam o aplicativo. A novidade foi anunciada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em vídeo divulgado nas redes sociais.


"Estamos anunciando mais um avanço para o transporte público e para o Sistema Transcol. Com a possibilidade de recarga do CartãoGV com o PicPay, o usuário terá mais facilidade e comodidade quando precisar abastecer seus créditos. Além disso, é um aplicativo capixaba que ganhou todo o País. Essa ação é mais um passo para melhorarmos a qualidade do transporte público capixaba”, disse o governador.

O PicPay foi criado no Espírito Santo e atualmente é o maior aplicativo de pagamentos do Brasil, com mais de 60 milhões de usuários. Disponível para download no Google Play e na App Store, o app PicPay permite resolver toda a vida financeira pelo celular, como pagar e receber dinheiro, fazer compras em estabelecimentos comerciais e na PicPay Store (loja do aplicativo), fazer recargas, quitar contas, enviar mensagens, e ter acesso a inúmeros outros serviços financeiros.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a implantação do CartãoGV, junto com o novo sistema de bilhetagem, foi pensada para agregar tecnologia. “Foi uma modernização importante. Um sistema que permite trazer novas formas de recarga e de pagamento de tarifa. Para fomentar o uso do transporte coletivo, é imprescindível que o usuário tenha diversas opções para que o serviço seja uma comodidade”, reforçou.

Como fazer uma recarga de cartão de transporte pelo PicPay:

Abra o aplicativo PicPay e clique em Pagar;
Toque no ícone Cartão de Transporte;
Selecione o cartão desejado;
Informe os dados do cartão de transporte;
Selecione o tipo e valor da recarga;
Escolha a forma de pagamento (cartão de crédito ou saldo PicPay);
Toque em Pagar e pronto.

CartãoGV

O CartãoGV é o Bilhete Único Metropolitano e utilizado no Sistema Transcol. O cartão tem tecnologia anti fraudes, trazendo mais segurança e agilidade a bordo. Atualmente, O CartãoGV também permite que moradores de Viana e de Vitória possam fazer conexões entre linhas sem precisar passar por um terminal ou pagar uma segunda tarifa.

Como adquirir: o Cartão GV pode ser adquirido nos postos de venda do GVBus, nos terminais, rede física de parceiros ou ainda em máquinas de auto-atendimento, pelo valor de R$ 10,00 que são convertidos em créditos.

Os pontos de recarga do CartãoGV podem ser consultados no site: www.cartaogv.com.br

Onde adquirir/ Recarregar o CartãoGV

Site: www.cartaogv.com.br (É possível acessar a lista completa e georeferenciada, com endereços e contatos de lojas e parceiros. Ao todo, são mais de 140 pontos. No site também é possível fazer a recarga)

Aplicativo: ÔnibusGV - disponível para Android e IOS – Recarga

MobiGV – Van itinerante: programação no site: www.cartaogv.com.br

Agentes de Venda: Agentes de vendas que circulam nos terminais vendendo cartões e créditos.

Outra forma de realizar a compra de créditos e cartões é na roleta de entrada dos terminais, onde dois agentes se posicionam nas guaritas para atender os passageiros que não possuem créditos ou cartões e desejam entrar para pegar um ônibus.

Máquinas de autoatendimento

- Terminal Campo Grande: Próximo à loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do terminal

- Terminal Jardim América: Próxima à loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do terminal

- Terminal de Itacibá: Na loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do terminal

- Terminal de Laranjeiras: Próximo à loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do terminal

- Terminal de Jacaraípe: Próximo à loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do terminal

- Terminal de Carapina: Na loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do terminal

- Terminal de Vila Velha: Próxima à loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do Terminal

- Terminal do Ibes: Próximo à loja do GVBus. Funcionamento: O mesmo do terminal

- Terminal São Torquato (Pagamento somente com cartão de crédito/débito).

- Rodoviária de Vitória: AV. Alexandre de Buaiz (350), Ilha do Príncipe. Funcionamento: Aberta 24 horas. (Pagamento somente com cartão de crédito/débito).

- Masterplace Mall (Supermercado OK da Reta da Penha): Av. Nossa Sra. Da Penha (2150), Barro Vermelho. Funcionamento: De segunda a sábado, de 8h às 21h. Aos domingos, de 8h às 15h (Pagamento somente com cartão de crédito/débito).

- Loja de Cadastro Vitória: Rua Constante Sodré (265), Santa Lúcia. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória. Funcionamento: De segunda a sexta, de 7h às 17h. (Pagamento somente com cartão de crédito/débito).

- Shopping Moxuara - Avenida Mário Gurgel, 5353 - São Francisco, Cariacica (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

- Shopping Mestre Álvaro - Av. João Palácio, 300 - Eurico Salles, Serra (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

- Shopping Montserrat - Av. Eldes Scherrer Souza, 2162- Colina de Laranjeiras, Serra (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

- Shopping Praia da Costa - Avenida Doutor Olívio Lira, 353 - Praia da Costa, Vila Velha (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

- Shopping Boulevard - Vila Velha Rod. do Sol, 5000 - Itaparica, Vila Velha (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

- Shopping Vila Velha - Av. Luciano das Neves, 2.418 - Divino Espírito Santo, Vila Velha (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

- Shopping Norte e Sul - Av. José Maria Vivácqua Santos, 400 - Jardim Camburi, Vitória (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

- Shopping Vitória - Av. Américo Buaiz, 200 - Enseada do Suá, Vitória (Pagamento somente com cartão de crédito/débito)

Como adquirir o Cartão GV nas máquinas de autoatendimento

Para adquirir o CartãoGV nas máquinas de autoatendimento, basta escolher a opção "Faça seu Cartão" na tela inicial. Em seguida, a pessoa deve digitar o número do CPF no teclado. Na sequência, deve selecionar o valor da recarga, lembrando que para a aquisição nas ATM, o valor mínimo cobrado é de R$ 10,00. Se o pagamento for efetuado em dinheiro (no caso das máquinas disponíveis nos terminais), não é possível efetuar o troco. Concluído este processo, o CartãoGV será liberado pelo dispenser da máquina.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br 

Informações: CETURB ES
READ MORE - Recarga do CartãoGV poderá ser feita também pelo PicPay

EMTU SP e BR Mobilidade realizam ação educativa para prevenção a acidentes ao longo do VLT


Na última quinta-feira (16), EMTU e a concessionária BR Mobilidade, responsável pela operação do VLT, realizaram ações nos horários de pico da manhã e tarde para conscientizar passageiros do VLT, ciclistas e motoristas sobre a importância de respeitar a sinalização e, assim, evitar acidentes ao longo do trecho Barreiros-Porto.

Um casal de mímicos interagiu com a população, entregando folhetos sobre procedimentos recomendados tais como obedecer a sinalização sonora do VLT, além dos cuidados para atravessar a rua a pé. No caso dos ciclistas, a recomendação é pedalar sempre na área da ciclovia.

A primeira atividade ocorreu entre 7h e 09h na ciclovia do Itararé, em São Vicente. No final da tarde, repetiu-se das 17h às 19h na estação Ana Costa do VLT.

Acesse para mais imagens da ação educativa: 

Informações: EMTU SP 
READ MORE - EMTU SP e BR Mobilidade realizam ação educativa para prevenção a acidentes ao longo do VLT

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960