Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ligeirão Norte/Sul vai funcionar também aos sábados em Curitiba

quinta-feira, 11 de abril de 2024

O Ligeirão Norte/Sul, lançado em janeiro deste ano para operar nos dias úteis, passa a circular também aos sábados, a partir deste fim de semana.

Aos sábados, a linha vai funcionar das 5h45 até 20h, com ônibus a cada 8 minutos e frota de 13 veículos.


“Atendemos a um pedido dos passageiros, principalmente dos que trabalham aos sábados e precisam de um transporte mais rápido no eixo Norte-Sul”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

O Ligeirão Norte/Sul percorre 19 quilômetros (38 km ida e volta) entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. Com menos pontos, o Ligeirão reduziu em 15 minutos o tempo de deslocamento no trajeto em relação às linhas paradoras. 

Nos dias úteis, são cerca de 35 mil passageiros, que têm ônibus a cada 3,5 minutos nos horários de pico e uma frota de 29 veículos.

A linha tem um ganho de velocidade de 23% em relação ao ônibus parador, com pontos de parada nos terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral, nas estações-tubo Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana e nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.

Duas etapas
O Ligeirão Norte/Sul foi implantado em duas etapas. O trecho norte, inaugurado em 2018, contemplava o trajeto de 11 quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a estação-tubo Bento Viana, na Praça do Japão, no bairro Água Verde. O trecho sul, da Praça do Japão até o Terminal Pinheirinho, entrou em operação em 17 de janeiro, com oito quilômetros.  

O Norte/Sul é um dos três Ligeirões em operação na cidade – os demais são as linhas 500-Ligeirão Boqueirão e 550-Pinheirinho/Carlos Gomes. Além destes, a Prefeitura vai implantar o Ligeirão Leste/Oeste.

A capital tem 81 quilômetros de canaletas, com seis eixos de transporte. Outros dez quilômetros estão em construção, na Linha Verde Norte

Informações: URBS

READ MORE - Ligeirão Norte/Sul vai funcionar também aos sábados em Curitiba

Prefeitura de SP abre licitação para obras do BRT Aricanduva, que terá 13,6 km de extensão

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quarta-feira (10), por meio da SPObras, a abertura da licitação para contratação das obras do BRT Aricanduva, no trecho de 13,6 km, da Radial Leste até o Terminal São Mateus, na Zona Leste. Chamado Ônibus de Trânsito Rápido (ou Bus Rapid Transit), o sistema terá capacidade para transportar 290 mil passageiros por dia e beneficiar aproximadamente 1 milhão de pessoas de forma indireta. 

A licitação é feita por meio de uma concorrência internacional (SDP), regida pelo regulamento de aquisições do Banco Mundial em razão do contrato de empréstimo firmado entre a Prefeitura de São Paulo e a instituição financeira. O procedimento licitatório é uma solicitação de proposta (SDP nº 001/2024/BRT Aricanduva), do tipo técnica e preço, e seu orçamento é sigiloso. O Edital de Licitação em inglês ou português poderá ser obtido pelos Licitantes elegíveis interessados através de cadastro realizado em link disponível no site.

O BRT Aricanduva vai interligar os diversos modais da região, com conexões às linhas Vermelha do Metrô, 11 e 12 da CPTM, com a futura extensão da linha 2 (Verde) do Metrô e linha 15 do Monotrilho, além dos corredores de ônibus Radial Leste e Itaquera. 

O projeto prevê que o corredor terá paradas com cobrança desembarcada, pista no canteiro central com pavimento rígido (concreto), faixas de ultrapassagem nas paradas, pavimento flexível (asfalto) para as demais faixas, ciclovia e passeios acessíveis. Outro destaque é a Porta da Plataforma automatizada, que vai garantir a segurança dos usuários ao embarcar e desembarcar dos ônibus, evitando acidentes e garantindo uma operação mais fluida.  

O BRT Aricanduva será um componente essencial da malha de transporte público de São Paulo e, em especial, da zona leste da Capital. Com 13,6 km de extensão, seu trajeto terá início na intersecção da Av. Radial Leste com a Av. Aricanduva, segue acompanhando o traçado do Rio Aricanduva, e posteriormente da Avenida Ragueb Chohfi, seguindo até a altura de onde se situa o Terminal São Mateus da EMTU, na altura da Praça Felisberto Fernandes da Silva.  

O empreendimento interligará os diversos modais da região, com conexões às linhas Vermelha do Metrô, 11 e 12 da CPTM, com a futura extensão da linha 2 (Verde) do Metrô e a linha 15 do Monotrilho, além de corredores de ônibus Radial Leste e Itaquera. 

O corredor terá paradas com cobrança desembarcada, pista no canteiro central com pavimento rígido (concreto), faixas de ultrapassagem nas paradas, pavimento flexível (asfalto) para as demais faixas, ciclovia e passeios acessíveis.   

Estações de Embarque e Desembarque  

Serão implantadas 46 paradas (estações de embarque), com distâncias de 600 metros entre elas. Serão fechadas para viabilizar a cobrança desembarcada, contendo portas automáticas, banheiros, sistema contra incêndio com rotas de fuga e acesso à internet através de WIFI, permitindo que os usuários aproveitem o tempo de espera de forma produtiva. 

As plataformas contarão com acessibilidade, piso tátil, rampas acessíveis e estarão no nível dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque de todos os passageiros. Também serão implantadas Salas de Apoio Operacional (Sala SAP) em cada estação.    

Operação com Sistema Inteligente 

A Prefeitura tem se empenhado em modernizar a cidade utilizando as tecnologias inovadoras com foco em servir a população. O projeto inclui a implantação de um moderno sistema de monitoramento contínuo em todo o trajeto, o que representa um avanço significativo no campo dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS – INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEM), oferecendo uma série de recursos e funcionalidades projetados para melhorar a experiência dos usuários e otimizar a operação do sistema. 

Em termos de gestão, o sistema permitirá a supervisão contínua dos ônibus em todo o corredor, garantindo maior eficiência operacional e pontualidade no serviço. Além disso, possibilita a supervisão do tráfego, contribuindo para uma melhor gestão da mobilidade urbana e uma maior fluidez, resultando em menor tempo de espera no embarque e desembarque dos passageiros. 

A bilhetagem desembarcada vai simplificar o processo de pagamento da tarifa, tornando-o mais rápido e conveniente para os passageiros.  

O recurso de Aviso aos Usuários vai fornecer informações em tempo real sobre horários de chegada e partida dos ônibus, além de alertas sobre eventuais atrasos ou interrupções no serviço, ajudando os passageiros a planejarem suas viagens com mais eficiência e evitarem contratempos. 

Outro destaque é a Porta da Plataforma automatizada, que vai garantir a segurança dos usuários ao embarcar e desembarcar dos ônibus, evitando acidentes e garantindo uma operação mais fluida. As portas vão se abrir automaticamente de acordo com os diversos tipos de ônibus operados pela SPTrans. Além disso, o sistema contará com recursos de sonorização e avisos de abertura das portas. 

Do ponto de vista social, um dos aspectos mais notáveis do sistema de monitoramento é a geração de dados estatísticos em tempo real, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas e aprimoramento contínuo do serviço. O sistema de CFTV com vários vídeos analíticos permitirá uma vigilância abrangente das estações, desempenhando um papel crucial na prevenção de crimes e incidentes, particularmente no combate ao assédio contra mulheres. Além disso, vai permitir a supervisão das estações, com acesso aos dados em tempo real pela zeladoria, facilitando a manutenção e o gerenciamento das instalações. 

Em termos ambientais, o sistema vai contribuir para a redução do consumo de combustíveis, devido à maior fluidez do tráfego. Isso resulta em uma operação mais sustentável e na redução das emissões de poluentes. Outro ponto de inovação é que as paradas preveem placas solares em cada uma das estruturas, gerando economia energética. 

O corredor também contará com sinalização semafórica inteligente, com a implantação de fibra ótica. Os semáforos inteligentes são capazes de monitorar o volume e o fluxo de tráfego para, então, definir o tempo de duração dos sinais verde e vermelho. A captação das informações sobre o comportamento do trânsito ajudará a definir os intervalos que os semáforos vão operar. Todos esses aspectos vão contribuir para o melhor desempenho e produtividade da frota, contribuindo para a agilidade dos trajetos. 


O projeto prevê, ainda, toda a rede de dutos secos ao longo do corredor e travessias para a passagem dos cabos de iluminação pública, semafórica e fibra ótica para transmissão dos dados operacionais do corredor interligado ao COP (Centro de Controle Operacional do Corredor). 

Ciclovia e paisagismo 

Em ambos os lados do Rio Aricanduva, entre as pistas sentido bairro e sentido centro da Av. Aricanduva, o projeto prevê a construção de ciclovia e passeio ao longo de todo BRT, atendendo as normas de acessibilidade vigentes. Com foco na segurança dos ciclistas, a ciclovia será equipada com totens estrategicamente posicionados entre as estações, contendo botões de alarme, câmeras para registro de vídeo e um sistema de comunicação direto com as estações e a Central de Controle. Isso permitirá o acionamento rápido de equipes de segurança em caso de emergência ou necessidade de assistência. 

O empreendimento inclui um completo tratamento paisagístico e urbanístico, revitalizando a paisagem urbana da região e tornando as viagens mais agradáveis. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

READ MORE - Prefeitura de SP abre licitação para obras do BRT Aricanduva, que terá 13,6 km de extensão

Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre


O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transportou, em março, 9,684 milhões de passageiros. Este número representa uma alta de 7,4% em relação a igual mês de 2023. No primeiro trimestre de 2024 foram 27,275 milhões de usuários, crescimento de 11,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. O metrô conta com 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária.

O sistema já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 370 mil pessoas por dia.

Informações: BadeValor

READ MORE - Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

A Higer acaba de lançar o novo ônibus elétrico Fencer F6ev. O novo modelo urbano se destaca pelas linhas modernas, tem 12, 5 metros de comprimento e capacidade para 52 passageiros. Segundo a marca, Fencer F6ev tem autonomia de 530 quilômetros. Assim, trata-se de uma boa opção para grandes cidades, como São Paulo.

Portanto, a Higer Bus Brasil não descarta trazer o modelo ao País. De acordo com a empresa, inclusive, o novo modelo atende as demandas da SPTrans, que faz a gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade de São Paulo.

Nesse sentido, o ônibus elétrico Fencer F6ev traz componentes feitos por grandes sistemistas globais. Ou seja, tem eixos ZF, motor Dana, ar-condicionado Valeo e conjunto de Bosh. Além disso, as baterias, com capacidade de 422 kWh, são fornecidas pela CATL e os pneus são Michelin.

Conforto para usuários
Entre os destaques, o novo ônibus elétrico da Higer pode vir com câmera no lugar dos espelhos retrovisores convencionais. Da mesma forma, há sistemas eletrônicos modernos, como sensores que permitem manter distância segura do veículo à frente de forma automática.

Além disso, há soluções avançadas para melhorar o conforto a bordo para os passageiros. É o caso do ar-condicionado, por exemplo. Bem como de portas USB para carregamento de telefones celulares em todas as poltronas. O ônibus elétrico Fencer F6ev também tem wi-fi a bordo.

Segundo a Higer, a linha Fencer é a de topo de seus ônibus elétricos. Assim, esses modelos são oferecidos em vários países da Europa. Assim como em mercados como Oriente Médio, Ásia e América Latina. Portanto, isso inclui o Brasil.

Informações: Estradão
READ MORE - Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

No DF, Mais de 2,3 mil novos ônibus entraram em circulação

A frota de ônibus do Distrito Federal passa por uma renovação. Desde 2019, 2.303 novos veículos entraram em circulação para substituir os coletivos mais antigos e outros 158 foram incorporados ao sistema, ampliando a oferta aos usuários. Até o final deste ano, mais 850 novos ônibus deverão entrar em operação nas ruas para a continuidade do processo de troca.

“Podemos afirmar que temos a frota mais nova de todo o Brasil. São veículos com idade média de quatro anos. Dos 2.850 ônibus em operação no sistema, 2.303 foram renovados. O que falta para que todos sejam substituídos é o que está ocorrendo agora com os veículos da São José, que estão sendo entregues, e da Marechal, que nos apresentou recentemente um cronograma garantindo a renovação dos veículos antigos”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Os veículos atenderão as regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN), Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), Estrutural, Vicente Pires e Brazlândia | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Serão 473 novos ônibus da São José e 377 da Marechal. No caso da primeira empresa, 150 já estão em operação. Os demais entrarão gradativamente até dezembro. “Todos os ônibus que serão renovados são mais modernos e contam com uma tecnologia de eficiência energética e baixa poluição. É mais conforto para o usuário”, afirma Gonçalves.

Entre as novidades estão veículos com ar-condicionado e adaptados para a operação de cartões de crédito e débito, além de modelos com capacidade maior de passageiros.

Os veículos atenderão as regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN), Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), Estrutural, Vicente Pires e Brazlândia.

Paulo Marcos da Costa: “Antes o ônibus estragava sempre e eu chegava atrasado no meu trabalho. Agora são ônibus mais novos, então isso não acontece mais”

O ascensorista Paulo Marcos da Costa, 51 anos, é morador de Ceilândia e costuma utilizar as linhas da empresa São José. Ele conta que já teve oportunidade de andar em um dos novos veículos da companhia e gostou. “Percebi mudança sim. Antes o ônibus estragava sempre e eu chegava atrasado no meu trabalho. Agora são ônibus mais novos, então isso não acontece mais”, comenta.

A renovação da frota ocorre para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos em circulação e atendam o aumento da demanda pelo transporte público devido à expansão de áreas como São Sebastião, Itapoã Parque e Taquari II.

Todo o processo de renovação está previsto em contrato e não impacta no valor que o usuário paga pela passagem.

Informações: Agência Brasília

READ MORE - No DF, Mais de 2,3 mil novos ônibus entraram em circulação

A importância do BRT na Avenida Brasil e como diminuir engarrafamentos

Em um lado da pista, passageiros no BRT Transbrasil conseguem reduzir bastante o tempo de viagem até o centro do Rio desde que o sistema começou a operar, no dia 01/04. Na mesma Avenida Brasil, fora da faixa exclusiva dos articulados, pessoas em ônibus convencionais e demais veículos sofrem com o aumento dos engarrafamentos, que em alguns casos impactam em muitas partes da cidade.

Na última quarta-feira (03/04), 184 km de congestionamento foram registrados às 8h. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), em relação ao mesmo horário das últimas três quartas-feiras, esse número representou mais que o dobro da média (138%), já que esses dias tiveram 77 km de carros parados.

Especialistas destacam a importância do novo sistema de transporte coletivo e apontam o que pode ser feito para reduzir o problema.

“O Transbrasil é um marco para a cidade. É um corredor há muito tempo esperado. Ele tem uma escala diferente dos outros corredores do BRT, não só cortando diversos bairros do Rio, mas também conectando com municípios da Baixada Fluminense, ainda que isso esteja até o momento em suspenso, esse é um aspecto fundamental por conta da conexão com os ônibus convencionais provenientes da Baixada. É um corredor que tem um potencial de redução das desigualdades para a população como um todo. A gente estima que pode beneficiar até 58% da população do Rio de Janeiro, aumentando o acesso às oportunidades de emprego, principalmente para as pessoas de baixa renda“, declarou Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que completou comentando as possíveis soluções para a redução dos engarrafamentos:

“Uma primeira questão é pensar em um pacote de medidas restritivas para caminhões de carga, que faça sentido, que seja coerente, acordado com o setor logístico. E uma segunda questão é a entrada do Governo do Estado para garantir que os ônibus intermunicipais façam parte da operação plena do BRT. É do interesse de todos que o sistema funcione, que seja bom e atrativo para que, inclusive, algumas pessoas possam trocar os carros pelos BRTs“.

Enquanto alguns novos usuários dos BRTs estão fazendo seus trajetos em bem menos tempo e sem congestionamentos, passageiros de linhas de ônibus convencionais municipais e intermunicipais que passam pela Avenida Brasil e motoristas de carros de passeio que usam a via diariamente têm sentido o trânsito piorar. “O trecho que eu levava uns 20 minutos em um dia normal, estou levando uma hora nos últimos dias. Ninguém anda. Tudo parado“, conta Anderson Ribeiro, que pega a linha 348 (Riocentro-Candelária) para chegar ao trabalho no centro da cidade.

Nesta segunda-feira, 08/04, mais registros de trânsito ruim na Avenida Brasil. Os trechos mais engarrafados ficavam na altura dos bairros de Irajá, Penha, Cidade Alta e Manguinhos. O Centro de Operações informou, às 7h15, que o gráfico de trânsito do Waze apontava congestionamento 15% maior que a média de três semanas. Contudo, frisando que que nesse período houve uma colisão entre caminhão e moto na pista central da via, na altura de Bonsucesso, que colaborou para o congestionamento.

Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes ainda não respondeu o contato da reportagem, que questionou sobre o que está sendo feito para corrigir o problema do trânsito na Avenida Brasil para quem não utiliza o BRT.

A Comissão de Transportes da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizará, nesta terça-feira (09/04), às 10h30, audiência pública no Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia. A ideia é debater sobre os engarrafamentos e também a quantidade de multas aplicadas aos motoristas na primeira semana de funcionamento do sistema BRT na Avenida Brasil.

Informações: Diário do Rio

READ MORE - A importância do BRT na Avenida Brasil e como diminuir engarrafamentos

Em Ponta Grossa, Terminais de ônibus terão R$ 2,3 milhões em obras

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza obras de acessibilidade nos terminais de transporte coletivo de Oficinas e da Nova Rússia. Os investimentos nestes espaços ultrapassam os R$ 900 mil. Para todos os terminais de ônibus estão previstos R$ 2,3 milhões em benfeitorias na estrutura.

“É mais um avanço na realidade do transporte coletivo em Ponta Grossa. Baixamos a tarifa para R$ 4, ampliamos o serviço com a linha interbairros, estendemos o atendimento na região do Itaiacoca e contamos, atualmente, com o Centro de Controle de Operações. Essas obras nos Terminais de ônibus são de grande importância, pois terão impacto positivo para a comunidade no que se refere à acessibilidade”, diz a prefeita Elizabeth Schmidt.

Terminais de ônibus
O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, conta que diversas intervenções já estão em andamento. “Nos terminais de Oficinas e Nova Rússia, os trabalhos contemplam a instalação de piso podotatil, reforma das rampas e instalação de placas em braile. Além disso, no Terminal Nova Rússia, teremos ainda a construção de um novo banheiro”, relata.

Honesko destaca que no Terminal Oficinas as obras terão um custo superior a R$ 500 mil e, no Nova Rússia, mais de R$ 400 mil. Em ambos os casos, a previsão de entrega é para o início do segundo semestre deste ano.

“Ainda neste ano contaremos com as obras no Terminal Central, com a instalação até de um elevador na estrutura, e no Terminal de Uvaranas, levando mais acessibilidade e conforto para os usuários do transporte coletivo”, finaliza o secretário municipal.

Informações: DCMais

READ MORE - Em Ponta Grossa, Terminais de ônibus terão R$ 2,3 milhões em obras

Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju

Nesta segunda-feira, dia 8, uma notícia de grande impacto para o transporte público em Aracaju foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe. Trata-se da Portaria do Governo que isenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel para as empresas integrantes do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju. A medida, que já está em vigor a partir deste mês, visa beneficiar o sistema de transporte coletivo, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

De acordo com a Portaria, as empresas do consórcio poderão adquirir o óleo diesel sem a incidência do imposto, que atualmente corresponde a R$ 1,06 por litro. Em abril, as empresas terão à disposição uma cota de 900 mil litros, quantidade considerada necessária pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) para garantir o funcionamento adequado do sistema.

Mensalmente, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) irá publicar uma portaria com a cota prevista, assegurando a continuidade do subsídio. Com essa iniciativa, o Governo de Sergipe investirá aproximadamente R$ 10 milhões por ano para subsidiar o transporte coletivo na região metropolitana de Aracaju. Em contrapartida, as empresas se comprometem a melhorar a qualidade dos serviços e a renovar suas frotas, priorizando a aquisição de ônibus menos poluentes e mais sustentáveis.

O governador Fábio Mitidieri ressaltou a importância dessa medida para o transporte público na capital sergipana, destacando o compromisso do Estado em proporcionar um serviço de qualidade aos usuários da região metropolitana. “Com a isenção de ICMS para o Consórcio de Transporte, nosso governo investe R$ 10 milhões para renovar a frota de ônibus da capital, estimulando também a aquisição de veículos sustentáveis, movidos a gás, promovendo uma renovação gradual com sustentabilidade”, enfatizou.

Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) revelam que diariamente são transportados 170 mil passageiros, totalizando 3,5 milhões por mês, nos veículos que atendem à região metropolitana. Com uma frota de 461 ônibus operando em 101 linhas, o sistema de transporte público da cidade busca atender às demandas da população de forma eficiente e sustentável.

A concretização do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju foi viabilizada pelo Governo de Sergipe por meio da Lei Complementar nº 266, de 11 de novembro de 2015, que regulamenta a concessão do transporte público aos municípios da região metropolitana e estabelece diretrizes para uma gestão coletiva e integrada.

Informações: Imprensa 24Horas

READ MORE - Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju

Trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é a maior causa de multas em Goiânia

Desde sua implementação em 2012, as faixas exclusivas para ônibus têm contribuído significativamente para a redução da letalidade no trânsito de Goiânia, além de melhorar o tempo de viagem dos ônibus. No corredor da Avenida T-63, por exemplo, a fluidez aumentou entre 14% e 26% nos horários de pico. Dados da Delegacia de Crimes de Trânsito mostram que em 2013 ocorreram 275 mortes, número que caiu para 269 em 2014 e 221 em 2015.

Apesar de o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) classificar como infração gravíssima o tráfego de veículos não autorizados pela faixa exclusiva, sujeito a multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação, o número de autuações tem sido alarmante. Em 2022, foram registradas 94.312 infrações; em 2023, 78.570; e até o dia 4 de abril deste ano, 26.908 infrações foram registradas, todas por meio de equipamentos eletrônicos.

“Para se ter uma ideia, em apenas três meses deste ano já foram registradas 26.908 infrações. Esse número coloca a infração em segundo lugar no ranking de autuações na Capital, perdendo apenas para o excesso de velocidade. Este é um número que preocupa a secretaria, pois, além do nosso trabalho educativo, precisamos contar com o bom senso e o respeito às leis de trânsito por parte dos condutores. A faixa exclusiva existe para garantir segurança para os demais usuários da via pública em relação a um veículo de grande porte. Vale lembrar que em Goiânia táxis e veículos do transporte escolar têm permissão para transitar pelo corredor”, explica o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

O secretário afirma que tecnicamente o ônibus requer um tempo maior de distância e parada, além da existência de pontos cegos que podem “esconder” outros condutores, como ciclistas, motociclistas e automóveis menores. “As estatísticas mostram que os acidentes relacionados a pontos cegos aumentaram nos últimos anos, tornando-se um problema preocupante. Qualquer manobra realizada com um veículo de grande porte pode resultar em acidente de trânsito”, afirma.

O titular da Mobilidade destaca que a Prefeitura de Goiânia tem trabalhado no sentido de coibir as imprudências. Além dos equipamentos eletrônicos que registram os veículos que transitam, nossos agentes realizam o monitoramento nos corredores. Além da fiscalização, a pasta foca na Educação para o Trânsito. “O tema é abordado em empresas, escolas e faculdades com o objetivo de alertar os condutores para que não transitem no local destinado aos ônibus. Conduzir outros veículos na faixa preferencial é um desrespeito à garantia e à defesa da vida”.

Saiba como fazer a conversão em ruas com faixas exclusivas para ônibus

O funcionamento da faixa de ônibus em Goiânia (Avenida 85, Avenida T-63, Avenida T-7 e Corredor Universitário) é simples e segue as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar a conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve observar a linha tracejada pintada no asfalto.

Informações: Jornal Opção

READ MORE - Trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é a maior causa de multas em Goiânia

Ribeirão Preto iniciará teste com ônibus elétrico chinês a partir do dia 15 de abril

A rede de transporte coletivo urbano “Ribeirão Mobilidade” iniciará a partir da próxima segunda-feira, 15 de abril, um teste com um ônibus elétrico totalmente fabricado na China. O veículo oriental está na cidade e começou a ser vistoriado na manhã desta terça-feira, 9, por integrantes da prefeitura de Ribeirão Preto e da RP Mobi.

“Este é um novo ônibus 100% elétrico, diferente daquele que anunciamos na semana passada. De origem chinesa, o veículo tem uma eficiente capacidade de carga, além de telas de informação durante toda a sua carroceria para que os passageiros possam ter informações adicionais”, destacou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Ainda, o chefe do Executivo destacou que o ônibus conta nove câmeras de segurança, que são monitoradas pelo motorista durante o período tráfego e as imagens também podem ser emitidas para as centrais através de ondas de informação.

De acordo com o diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, assim como o outro ônibus elétrico de fabricação nacional que iniciou teste na cidade na semana anterior, o veículo produzido na China passará por testes alternados no itinerário da linha 902 - Norte-Sul 2, que liga a região Norte ao RibeirãoShopping.

“Essa fase de experimentos e avaliações com os ônibus elétricos busca agregar mais qualidade à frota de ônibus da cidade que já conta com 204 novos ônibus movidos a diesel já em circulação pelas ruas e avenidas de Ribeirão Preto”, completou o dirigente da RP Mobi.

Sobre o veículo – O ônibus elétrico chinês possui ar condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Com autonomia reforçada, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e possui tempo de recarga em até 3h. 

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto 

READ MORE - Ribeirão Preto iniciará teste com ônibus elétrico chinês a partir do dia 15 de abril

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960