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Greve de ônibus na Grande Vitória está suspensa, após acordo
quarta-feira, 9 de novembro de 2011Postado por Meu Transporte às 21:18 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Espiríto Santo
Em São Paulo, linhas 6093/10 e 6099/10 passarão a operar durante a madrugada no Grajaú
Com a alteração, a linha 6093/10 Vargem Grande – Terminal Grajaú passará a operar 24 horas, aumentando o atendimento na região durante a madrugada.
As linhas também terão acréscimo de partidas diminuindo o tempo de espera pelo transporte na região.
6093/10 Vargem Grande – Terminal Grajaú
6099/10 Divisa de Embu Guaçu – Terminal Grajaú
Ponto inicial: Sem alteração.
Ponto final: Terminal Grajaú
Ida: Normal até a Av. Sen. Teotônio Vilela, Rua Açor, Av. Vale das Canas, Rua Giovanni Bononcini, acesso e Terminal Grajaú.
Volta: Terminal Grajaú, Rua Giovanni Bononcini, Av. Vale das Canas, Rua Açor, Rua São Roque do Paraguaçu, Rua Rubem Souto de Araujo, Av. Carlos Oberhuber, Av. Sen. Teotônio Vilela, Av. Sadamu Inoue, prosseguindo normal.
Postado por Meu Transporte às 19:46 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: São Paulo
No Recife, Interdição no Viaduto Capitão Temudo altera o itinerário de cinco linhas
Detalhamento das mudanças de itinerário:
152-JORDÃO BAIXO
243-VILA DOIS CARNEIROS (via CAIS DE SANTA RITA)
Alteração do Itinerário:
...Viaduto Capitão Temudo, Alça de acesso a Rua Imperial, Rua Imperial, Largo da Paz...
Grupo II:
138-ZUMBI DO PACHECO
Alteração do Itinerário:
...Viaduto Capitão Temudo, Ponte Gov. Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Rua Nogueira de Souza, Av. Eng. Antônio de Góes, Ponte Engenheiro Antônio de Góes (Ponte do Pina), Retorno do Cabanga, Av. Cais José Estelita, Rua Capitão Temudo, Rua Comandante Antônio Manhãs de Matos...
Postado por Meu Transporte às 18:43 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Pernambuco
Em Salvador, Muita chuva, ônibus cheios e passageiros insatisfeitos
Postado por Meu Transporte às 07:57 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Bahia
A cidade do futuro é sustentável, afirma Jaime Lerner
Apresentando a cidade que governou por duas vezes como um exemplo do que significa sustentabilidade (Curitiba é referência internacional em planejamento urbano e apontada como a que oferece melhor qualidade de vida no Brasil), Lerner afirmou em sua palestra na HSM ExpoManagement 2011 que o caminhou mais acertado para um futuro sustentável é a integração entre o verde e o concreto, por meio de políticas públicas acertadas.
"Planejamento de cidades toma tempo, mas nós temos que fazer. E aí, quando vamos vendo resultados importantes com ações simples e pontuais, nos motivamos a continuar o trabalho", afirma Lerner.
O arquiteto destaca, entretanto, que as ações pontuais não devem ser interpretadas como medidas imediatistas. Para ele, tudo deve ser planejado, e bem planejado. Só que isso não deve significar tornar morosa qualquer ação. "É importante que a gente dê celeridade aos processos, fugindo da burocracia. É importante, uma vez tomada a decisão política, agir rápido, sob o risco de sermos barrados pelo medo de colocar novas ideias em prática", afirma.
Sistemas de mobilidade eficientes
Sem dúvida o maior destaque do plano urbano de Curitiba, sua estrutura para transporte e deslocamento foi citada reiteradas vezes por Jaime Lerner, para quem "cidades sustentáveis são cidades com bons sistemas de mobilidade".
Chamando atenção para o caso de São Paulo, que sofre diariamente com quilômetros de engarrafamento e tem buscado diversificar seu sistema com – por exemplo – a ampliação das suas linhas de metrô, Lerner disse que simplesmente condenar o uso de carros e ampliar o transporte coletivo não garante que a mobilidade vai ser mais eficiente. "O sistema ideal é o que você leva menos de um minuto esperando. E uma linha de metrô, por exemplo, não vai passar na porta da sua casa", afirma.
A integração de diferentes modelos de transporte e locomoção é a saída para o caos das grandes cidades, acredita Lerner, de modo que atendam a três requisitos básicos: rapidez, capacidade e frequência.
Nesse contexto, o sistema empregador (empresas e Estado) também deve dar sua contribuição, explica o urbanista. "Direcionar seus negócios a locais de fácil mobilidade" é uma atitude sustentável, afirma Lerner, para quem "sustentabilidade é a relação entre o que você desperdiça e o que você poupa".
"Tem banco que acha que é sustentável só por que imprime cheque em papel reciclado. Será que é só isso mesmo?", questiona Lerner.
Ideias
Depois da teoria, vem a prática. E Jaime Lerner tem tudo isso na manga. Responsável por projetos ambiciosos e, ao mesmo tempo, bastante plausíveis (conforme ele mesmo garante) ao redor do mundo, o arquiteto apresentou várias ideias que poderiam resolver parte dos problemas das grandes cidades brasileiras.
Um dos seus conceitos é o de cidade sem periferia. Aqui, a ideia é integrar o máximo de pontos possíveis através de um sistema de mobilidade integrado, através do qual todas as distâncias seriam reduzidas e o deslocamento de uma ponta à outra mais distante seria feito em um tempo inimaginável hoje. Na composição desse modelo, você pode incluir aí metrô, ônibus, vans, bicicletas, mini-carros elétricos, suas pernas e até o seu carro, normalmente condenado por quem idealiza sistemas de mobilidade ideais.
Para São Paulo, o urbanista propõe uma grande teia que reuniria trilhos de metrô, carris elétricos, ciclovias e espaços agradáveis e movimentados para pedestres, fator que para ele é fundamental. "Os espaços para pedestres não podem ser isolados", destaca.
Por fim, o Lerner político ainda criticou a construção das arenas da Copa, e foi enfático: "o problema do Brasil não são estádios, é mobilidade urbana. Tem aqui em São Paulo o Morumbi, e não vão utilizar por conta do trânsito?", questiona o ex-prefeito de Curitiba.
Postado por Meu Transporte às 07:57 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Especialistas, Paraná, São Paulo
Prefeito do Rio inaugura segunda estação do BRT na Zona Oeste
Acompanhado dos integrantes da comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016 - que veio à cidade para participar de reuniões de revisão de projeto - o prefeito aproveitou a oportunidade para também mostrar as obras do Túnel da Grota Funda, que liga o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba.
Postado por Meu Transporte às 07:56 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Transporte coletivo em Taubaté é mais caro do que muitas capitais
O reajuste de 16,66% foi aprovado pela prefeitura, após pedido do aumento feito pela ABC Transporte Coletivo, com o percentual o valor saltou de R$ 2,40 para o preço atual.
Dados da Associação Nacional de Transportes Públicos revelam que nas capitais como Rio de Janeiro a tarifa é de R$ 2,50, onde o passageiro pode pegar dois ônibus pagando apenas um bilhete.
No caso de São Paulo, onde a passagem tem valor mais alto que Taubaté, os usuários têm direito a até quatro viagens no período de três horas, com o cartão “Bilhete Único”, que ainda faz integração com trens e metrôs.
A falta de opção é outro problema encontrado pelos passageiros, já que os permissionários do Transporte Complementar de Taubaté (Tctau) também foram obrigados a praticar o mesmo valor dos ônibus.
A ABC justifica o valor da passagem alegando que o preço não deve ser comparado aos de outras cidades, e sim considerar os gastos diários da empresa para a prestação do serviço.
O Departamento de Trânsito alegou que o reajuste foi feito de acordo com a planilha do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (Geipot) vinculado ao Ministério dos Transportes, que considera os gastos apresentados pela empresa.
O preço da passagem em Taubaté é o mesmo que cidade da região como São José dos Campos e Caçapava.
Postado por Meu Transporte às 07:56 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: São Paulo
Idosos são maltratados nos ônibus de Manaus
Postado por Meu Transporte às 07:36 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Acessibilidade, Amazonas