A Avenida João Firmino, que liga a região central de São Bernardo ao Bairro Assunção, passa por uma ampla reforma que inclui faixas exclusivas para ônibus - iniciativa inédita na cidade -, área para estacionamento de veículos, ciclovias, rebaixamento de guias, nova sinalização, entre outras.
A obra da Prefeitura, com investimento total de cerca de R$ 18 milhões, foi iniciada em junho do ano passado e deverá ser entregue em fevereiro de 2012. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego de veículos e oferecer condições de conforto e segurança aos pedestres.
Após as intervenções, no período das 6h às 9h, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas priorizará o corredor de ônibus sentido bairro e liberará o estacionamento no sentido Centro. Já na parte da tarde, das 16h às 19h, os sentidos serão invertidos. A maior parte da avenida tem proibição de estacionamento, que será liberada fora dos horários de pico. No local circulam nove linhas de ônibus.
Para facilitar e promover melhor fluidez no tráfego de veículos, a Prefeitura também eliminará as conversões à esquerda no canteiro central e dará como alternativa para trânsito as ruas Cristiano Angeli (que já possui mão única de direção) e Walter Carlos Zanini (que passará a ter mão única de direção com as novas propostas). A melhora do fluxo viário nessas duas vias será possível também graças a novas programações que eliminarão uma fase semafórica nos equipamentos.
Drenagem e ciclovia - Atualmente na via está sendo construída a rede de coletor-tronco pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que permitirá que o esgoto seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto ABC. As tubulações são fundamentais para a ampliação dos índices de tratamento de esgoto do município, melhorando a qualidade de vida da população.
Para minimizar os problemas de enchentes e alagamentos na região da Avenida João Firmino, a Secretaria de Serviços Urbanos está executando obras para captação de água, aumento e reforma das bocas-de-lobo, além da troca das galerias de águas pluviais. O projeto prevê ainda uma nova galeria na Avenida Ana Maria Martinez.
Outras intervenções previstas são o recapeamento em 1,7 quilômetro da Avenida João Firmino, implantação de canteiro central com ciclovia, que possui fluxo intenso de bicicletas, geralmente da região do Bairro Alvarenga para o Centro, sinalização vertical e horizontal, além de revitalização das Praças Luis Casa e Antonio Bellabarba.