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terça-feira, 23 de novembro de 2010Postado por Meu Transporte às 22:49 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Londres deve lançar novo ônibus de 2 andares em 2012 e ampliar metrô
Postado por Meu Transporte às 22:44 1 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Bicicletas, M u n d o, trem/metrô
Metrô Rio: Passageiros reclamaram do fim da gratuidade na Cidade Nova
Postado por Meu Transporte às 22:32 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Grande Recife: Obra na Pan Nordestina altera o itinerário de 14 linhas
A interdição está ocorrendo em um trecho de aproximadamente 380 metros entre a Rua Cônego Xavier, antes da Soservi Empresa de Serviços Gerais, e a giratória da Av. Presidente Kennedy. A alteração nos itinerários tem caráter provisório, ou seja, com o fim das obras e a liberação das vias, as linhas voltarão a trafegar normalmente.
Durante a execução das obras, os ônibus que trafegam pela Avenida Pan Nordestina em direção à Avenida Presidente Kennedy estão seguindo o itinerário provisório:
...Avenida Pan Nordestina, Rua Cônego Xavier, Rua Professor Agamenon Magalhães, Avenida Presidente Kennedy...
Para saber maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode acessar o site www.granderecife.pe.gov.br. Caso deseje esclarecer outras dívidas ou realizar uma reclamação/sugestão, pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.
Detalhamento das linhas que tiveram o itinerário alterado:
822–JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ)
823–JARDIM BRASIL II (ESTRADA DE BELÉM)
831–JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)
838–ALTO DA CONQUISTA
841–NOVA OLINDA
842–ÁGUAS COMPRIDAS
843–ALTO DA BONDADE (VILA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO)
844–SANTA CASA
846–ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
847–ALTO NOVA OLINDA
851–CÓRREGO DO ABACAXI
852–CAIXA D’ÁGUA
881–CAENGA/RIO DOCE (GETÚLIO VARGAS)
882–CAENGA/RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)
Postado por Meu Transporte às 22:25 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Caos no trânsito: Greve de ônibus promete tumultuar a vida de capixabas nesta quarta
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) informaram que ofereceram aos rodoviários um reajuste de 5,39%, referente ao INPC acumulado entre novembro de 2009 e outubro de 2010, a ser aplicado sobre salário, plano de saúde, seguro de vida e ticket refeição.
O GVBus e o SETPES alegam que, com a instauração do Dissídio Coletivo, a deflagração da greve é desnecessária, uma vez que as empresas solicitaram a arbitragem do Judiciário para resolver o impasse.
Escolas e faculdades mantém aulas
Apesar da greve, as escolas públicas, particulares e faculdades da Grande Vitória manterão as aulas normalmente. A única alteração será em relação à apresentação de trabalhos e aplicação de avaliações, que serão remanejados na maioria dos casos.
Fonte: Folha Vitória
Postado por Meu Transporte às 21:55 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Prefeito Eduardo Paes diz que Bilhete Único já é um avanço, mas sistema de ônibus ainda precisa melhorar
Postado por Meu Transporte às 19:06 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Greve de ônibus começa às 3h desta quarta-feira na Grande Vitória
Na manhã desta terça-feira (23), os empresários do transporte coletivo apelaram para que os motoristas de ônibus suspendam a paralisação marcada para essa quarta-feira (24). Segundo o diretor executivo do GVBus Elias Baltazar, não há motivo para a greve já que o impasse salarial será definido no julgamento do dissídio coletivo da classe que já está tramitando na justiça do trabalho. (Confira a nota do GVBus e Setpes, na íntegra, no final da matéria). Já os rodoviários garantem que vão parar porque a greve é uma forma de pressão para a melhoria das condições de trabalho dos motoristas e cobradores.
Segundo o GVBus o salário dos motoristas é o 4º melhor piso do país. Os motoristas recebem R$ 1.154 e mais auxílio alimentação de mais de R$ 300,00. Edson Bastos, presidente do Sindirodoviários também ouvido na manhã desta terça disse que os trabalhadores precisam garantir um salário digno porque lidam com a segurança da vida dos passageiros que utilizam o sistema. Ele garantiu que 50% da frota via rodar conforme determinação judicial. A concentração nas portas das garagens começa às 3h desta quarta.
Confira as linhas de ônibus que não vão circular em Vila Velha durante a greve
008 - São Torquato/Jockey de Itaparica - via Lindenberg
011 - Vila Nova/Praia da Costa - via Araçás
012 - Boa Vista/Praia da Costa - via Soteco
016 - 1º de Maio/Praia de Itapoã
018 - Planalto/Praia de Itapoã - via Santa Rita
019 - Sagrada Família/Praia de Itapoã
020 - Terra Vermelha/Glória
021 - Terra Vermelha/Praia da Costa
025 - Sagrada Família/Jockey de Itaparica- via Alvorada
026 - Araçás/Praia da Costa - via Santos Dumont e Ibes
032 - Alecrim/Barra do Jucu
033 - São Torquato/Coqueiral de Itaparica - via Alecrim
034 - Terra Vermelha/Praia da Costa - via Araçás
038 - São Torquato/Jockey de Itaparica - via Cais de Capuaba
039 - São Torquato/Praia da Costa - via Lindenberg
040 - São Torquato/Praia de Itapoã - via Lindemberg
041 - Terra Vermelha/São Torquato - via Caixa d´Água
044 - Conjunto Darly Santos/Praia da Costa - via Coqueiral
047 - Ilha das Flores/Jockey de Itaparica
048 - Jockey de Itaparica/Glória
054 - Morada da Barra/Praia da Costa - via Castanheira
055 - São Conrado/Glória
057 - Conjunto Darly Santos/Praia de Itapoã - via Ibes
058 - São Torquato/Praia da Costa - via Santa Rita
061 - São Torquato/Xuri - via Lindenberg
062 - Recanto da Sereia/Córrego Sete/São Torquato
Fonte: Gazeta Online
Postado por Meu Transporte às 18:50 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Campo Grande testa uso de catraca em ponto de ônibus
Postado por Meu Transporte às 12:32 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Edital prevê leilão das linhas de ônibus em Rio Preto
De acordo com Tavolaro os lotes seguirão parâmetros apontados pelo estudo elaborado pela Logitrans, de Curitiba, a pedido da Prefeitura. “O estudo aponta a necessidade de mesclar as linhas, para que haja três lotes equilibrados. Cada lote terá linhas boas (de grande fluxo de passageiros) e linhas ruins (com poucos passageiros). As linhas boas compensam as ruins”, disse o procurador. As linhas ainda não foram definidas, mas o estudo apontou a necessidade de trajetos interbairros, que não passam pela região central da cidade. Tavolaro não quis adiantar, porém, por quanto tempo será o contrato. O atual tem 20 anos. Foi firmado em 1991.
A Logitrans ouviu usuários dos sistema de transporte coletivo atual que exigiram linhas diretas da zona norte de Rio Preto para o Distrito Industrial (zona oeste) e também para a área dos condomínios residenciais Damha (zona leste). Tavolaro disse que além dos apontamentos do estudo as regras da concessão serão definidas também na audiência pública que será realizada na terça-feira, dia 23. “O modelo da concessão ainda não está pronto. Na audiência pública vamos ouvir todas as opiniões, todas as entidades e associações para fazer o modelo do edital da concessão”, disse.
Valdomiro quer GPS e micro-ônibusA implantação de corredores exclusivos para ônibus nas principais avenidas de Rio Preto ainda é dúvida, apesar de o estudo elaborado pela empresa Logitrans apontar essa necessidade em pelo menos sete vias da cidade. Para a implantação dos corredores o prefeito prefeito Valdomiro Lopes (PSB) teria que tomar medidas que podem desagradar comerciantes da região central da cidade, como a proibição de estacionar veículos nos dois sentidos das avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt. “Vai ser preciso fazer estudo (para avaliar a proibição)”, disse o prefeito.
Valdomiro afirmou que na audiência pública a ser realizada na terça-feira, dia 21, a Prefeitura apresentará a proposta da Logitrans de implantação de ônibus menores nas linhas que cortam a região central da cidade e que estará aberto a sugestões dos usuários. “Vamos acatar. Desde que não seja inexequível.” Os ônibus convencionais têm capacidade para transportar em média 75 pessoas. “O estudo, que vai para a audiência pública, vai referendar isso: a colocação de ônibus de menor tamanho na região central. Não é perua. É o ônibus de 40 lugares”, afirmou.
Tecnologia
O prefeito quer ainda que o novo contrato de concessão exige das empresas a instalação de GPS (sistema que controla a localização do ônibus) e de seguranças nos veículos. “Se o usuário reclamar que os ônibus deixaram de atuar em determinado horário, teremos como conferir essa reclamação com o GPS”, comentou. “Vamos melhorar a segurança e colocar câmeras”, completou Valdomiro.
Para o prefeito as exigência não devem influenciar em pedidos de reajuste da tarifa. “Não queremos que isso (instalação de GPS e presença de seguranças) provoque impacto na tarifa”, disse. Ele afirmou que as sugestões propostas na audiência pública serão acatadas desde que sejam “exequíveis”.
Número de passageiros cai ano a ano
As empresas de ônibus Circular Santa Luzia, Itamarati e Pevetur transportaram aproximadamente 27 milhões de passageiros em 2009, de acordo com a Conjuntura Econômica da Prefeitura de Rio Preto. Esse número já foi maior. Em 2005, por exemplo, as empresas transportaram 29 milhões de passageiros. Apesar da queda no número de usuários, a Santa Luzia, que detém 95% das linhas de transporte coletivo da cidade e declarou que vai disputar a nova concessão. “Vamos cumprir nosso contrato até o final (fevereiro de 2011). E também vamos participar da nova concorrência”, afirmou Euclides Spatti, chefe de tráfego da empresa.
Usuários cobram tarifa e agilidade
Usuários do transporte coletivo de Rio Preto querem que a nova concessão do serviço garanta redução no valor da tarifa, redução no tempo de espera nos pontos de ônibus, a presença de cobradores em todas as linhas e conforto nos ônibus. “O preço da passagem é caro e muitos passageiros são obrigados a viajar em pé nos ônibus. Precisa aumentar o número de ônibus nas linhas movimentadas”, afirmou Magda Oliveira da Silva, 25 anos, moradora do Parque da Cidadania.
No estudo encomendado pelo Prefeitura a empresa Logitrans apresentou um diagnóstico dos sistema de transporte mostrando que 59% das linhas têm até 20 minutos de intervalo, enquanto 38% das linhas têm intervalo de 21 a 45 minutos. Os ônibus trafegam com ocupação média de 58%. O próprio secretário de Trânsito, Aparecido Capello, considera elevado o tempo de espera de 40 minutos nos pontos de ônibus.
Fonte: DiárioWeb
Postado por Meu Transporte às 12:25 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Manaus, Linhas inteiras ficam sem os ônibus nos finais de semana
Postado por Meu Transporte às 12:19 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Terminais de Campo Grande começam a receber fiscalização
Fonte: Correio do Estado
Postado por Meu Transporte às 12:16 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Goiânia: Decisão sobre concessão do Eixo Anhanguera vai até 31 de dezembro
Durante a entrevista, Paulo Garcia foi questionado sobre as declarações do presidente da CDTC, o secretário de Cidades, Paulo Gonçalves, ao POPULAR. O secretário avaliou que a prorrogação emergencial da concessão à Metrobus é "inevitável", diante da falta de tempo para realizar uma licitação e da necessidade de manter o serviço em funcionamento. O Eixo Anhanguera transporta diariamente cerca de 200 mil passageiros, com passagem subsidiada pelo governo do Estado em 50%. "Não conversamos sobre esse assunto", disse Garcia sobre as declarações de Gonçalves. Cuidadoso, o prefeito falou duas vezes que a CDTC tem autonomia para tomar a decisão, mas destacou que "o Município de Goiânia não vai se furtar a apresentar seu posicionamento". "A CDTC deverá votar o que a maioria decidir e nós vamos seguir". Garcia não adiantou qual é a posição da Prefeitura de Goiânia em relação ao impasse. A Metrobus solicitou à CDTC, há um ano e meio, a prorrogação da concessão do Eixo por mais 20 anos. "Eu só anuncio posições no momento e no local oportunos. Não tenho o hábito de divulgar antecipadamente nada do que vamos fazer", disse.
Garcia deixou claro que a Prefeitura de Goiânia estuda até mesmo a possibilidade de assumir a operação do Eixo Anhanguera a partir de 1º de janeiro de 2011, caso não haja um acordo com o Estado para a prorrogação do contrato. "Todas as possibilidades estão em aberto", admitiu. "Existem várias possibilidades e nosso posicionamento será anunciado em momento oportuno". O prefeito lembrou que logo depois de assumir o cargo - em abril deste ano, com a saída de Iris Rezende - procurou o governador Alcides Rodrigues com uma carta de intenções para melhorar o transporte coletivo, incluindo o Eixo Anhanguera.
"A validade das propostas apresentadas por nós ainda é atual", acrescentou o prefeito. Estudos da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) mostram que o novo concessionário do Eixo Anhanguera terá de investir pelo menos R$ 200 milhões, só para a troca da frota atual, de 120 ônibus (com 12 reservas), sem o prolongamento do Eixo Anhanguera até o Conjunto Vera Cruz, a Vila Mutirão e o Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo, conforme prevê o projeto.
O impasse sobre o Eixo Anhanguera se arrasta desde 2007, quando foi realizada a licitação para operação das linhas da Região Metropolitana. A pedido do governador Alcides Rodrigues, a linha ficou fora da concorrência. Desde então, o assunto foi tratado diretamente entre o governador e o prefeito de Goiânia (primeiro, Iris Rezende e depois, seu sucessor, Paulo Garcia), sem uma definição.
Postado por Meu Transporte às 12:13 0 comentários
Marcadores: Goiás