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BRT começa a operar em Goiânia na próxima semana; veja linhas exclusivas

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Após uma série de adiamentos, o sistema do BRT Norte-Sul começa a operar em Goiânia no dia 31 de agosto, com as primeiras viagens previstas para às 4h30 da manhã, conforme informou a prefeitura da capital. O serviço contará com cinco linhas exclusivas que atravessam a cidade de ponta a ponta em 29,6 km, ligando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o Parque Atheneu, passando por importantes terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Estarão integradas ao corredor BRT, 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia. 

Os últimos detalhes para início da operação e inauguração do serviço foram definidos em reunião na tarde desta quinta-feira (22/8) entre gestores do Paço e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que opera em corredores exclusivos, o que permite maior velocidade e, consequentemente, redução no tempo de deslocamento e mais conforto durante as viagens.
 
As cinco linhas exclusivas do BRT Norte-Sul são as seguintes: NS 1: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia; NS 2: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia - Semi-expresso; NS 3: Atheneu - T. Paulo Garcia; NS 4: T. Recanto do Bosque - Praça Cívica; NS 5: T. Recanto do Bosque - T. Paulo Garcia.
 
O ex-presidente da CMTC e consultor de implantação do sistema, Tarcísio Abreu, explica que as linhas foram estrategicamente planejadas para cobrir as regiões de maior demanda. “Dentro do projeto da Nova RMTC, fizemos o Novo Planejamento Operacional (NPO). Assim, foi redefinido todo um estudo de origem e destino dos passageiros que utilizam as linhas que agora irão compor o BRT Norte-Sul”, diz.
 
O consultor também deu detalhes sobre o planejamento das linhas exclusivas do BRT. “Utilizamos a nomenclatura de linhas NS (Norte-Sul) 1, 2, 3, 4 e 5, para remeter à nomenclatura de metrô. Cada linha dessa tem um objetivo de atendimento”, pontua. 
 
O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, destaca a importância da inauguração do BRT. “Estamos trabalhando em conjunto para entregar o BRT em operação no dia 31 de agosto. Tenho certeza de que essa inauguração vai ser um marco na história da nossa capital, porque é uma obra que nós estamos aguardando há muitos anos”, ressalta.
 
Estrutura
O corredor de 29,6 km, que intercepta o Eixo Anhanguera no centro da cidade, foi planejado para atender às regiões de maior demanda e será operado por 60 veículos de 14 metros, equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados. A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.
 
As linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. Por exemplo, uma viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em comparação com a NS1. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.
A frequência de serviço também será um diferencial. Nos horários de pico, os ônibus sairão do Terminal Veiga Jardim a cada 3 minutos, e a mesma frequência será mantida nos Terminais Cruzeiro e Isidória. No Terminal Paulo Garcia, a frequência será de 4 minutos, e no Terminal Recanto do Bosque, de 5 minutos. No Parque Atheneu, o intervalo será de 10 minutos. Esse planejamento visa atender à alta demanda de maneira rápida e eficiente, garantindo um ganho de tempo de viagem entre 30% e 40% em relação ao transporte convencional.
 
A expectativa é de que o BRT Norte-Sul atenda a cerca de 1,2 milhão de viagens por mês, percorrendo aproximadamente 500 mil km.
 
Modernização
A nova frota de veículos que vão operar no BRT Norte-Sul faz parte do investimento em modernização do transporte público, uma iniciativa financiada pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com outras prefeituras e o governo de Goiás, sem reajuste nas tarifas. 
 
A prefeitura da capital contribui com 41,2% do valor total, o que representa um aporte mensal de R$ 21,5 milhões. A obra do BRT Norte-Sul, a maior intervenção de mobilidade urbana da história de Goiânia, foi iniciada em 2015 e enfrentou paralisações em gestões anteriores, com previsão inicial de entrega para 2019. Agora, o novo sistema chega para transformar o transporte público, oferecendo mais eficiência e sustentabilidade, além de reduzir o tempo de deslocamento para a população. 
 
O sistema de informação presente nos terminais do BRT Norte-Sul, baseado no aplicativo SimRMTC, também se destaca pela modernidade. Com painéis eletrônicos, sinalização sonora e displays, os passageiros terão acesso a informações em tempo real para auxiliar no planejamento das viagens. 

Informações: A Redação

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No Rio, Lei permite uso de bicicletas elétricas em ciclovias e ciclofaixas

O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou a lei que regulamenta o uso de bicicletas elétricas em ciclovias e ciclofaixas da cidade. A circulação só será permitida para veículos com pedal assistido, com velocidade máxima de 25 km/h e potência de até 350 Watts.

Segundo o texto, publicado no Diário Oficial de segunda-feira (26), fica permitida a circulação de equipamentos auxiliares de mobilidade utilizados para a locomoção de pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

No entanto, a circulação de veículos ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos não está permitida nas ciclovias e ciclofaixas. Somente as bicicletas elétricas, que devem respeitar as seguintes condições:

- Serem providas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, ou seja, o veículo deve ter pedal assistido;
- Desenvolvam velocidade máxima de 25 km/h;
- Potência máxima de até 350 W;
- Estar com sinalização noturna, campainha ou buzina, pneus em condições mínimas de segurança e de pedal.

Quem não respeitar as regras pode ser penalizado com uma multa no valor de R$ 1.000. Caso haja uma reincidência, o valor será o dobro. 

Segundo a Prefeitura do Rio, a nova regulamentação é complementar às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), inclusive no que se refere à limitação de velocidade dentro das ciclovias. A prefeitura destacou que, através da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria de Transportes e da CET-Rio, já realiza reuniões para verificar a melhor forma de regulamentar a nova lei.

Aprovação na Câmara
O projeto, de autoria do vereador Dr. Gilberto (SDD), foi aprovado pela Câmara de Vereadores do Rio em junho deste ano. Segundo o parlamentar, a proposta foi construída depois do veto de Paes a um projeto mais rígido, aprovado em 2023, que vetava qualquer tipo de bicicleta elétrica.

"Modificamos, fizemos um novo projeto que permite a circulação de bicicletas elétricas que funcionem propulsão por pedal assistido. Permite-se também a circulação de veículos que auxiliem a mobilidade de pessoas especiais e com necessidades físicas. Acredito que esse projeto melhora a vida das pessoas que circulam pelas ciclovias da cidade", disse.

O vereador Pedro Duarte (Novo), defendeu a flexibilização incluída no texto, que autorizou bicicletas com acelerador, desde que tenham pedais. "Lutei, desde o começo, para manter a possibilidade de circulação de bicicletas com acelerador. Isso é essencial porque a bicicleta elétrica é bem mais pesada do que a comum, e, muitas vezes, o usuário ou usuária não tem força suficiente para avançar só pedalando. Felizmente, os vereadores concordaram comigo, aprovando uma emenda nesse sentido", pontuou.

Informações: O Dia

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Grau de satisfação dos usuários do Metrô-DF é de 84%

Quem é o brasiliense que usa o metrô no Distrito Federal? Como ele acessa o sistema, para onde vai, que outros tipos de transporte pega para chegar ao destino, com que frequência usa, como avalia o serviço? A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) concluiu o relatório da Pesquisa de Avaliação de Serviços Prestados 2023/2024, que traz também dados sobre o perfil do passageiro do sistema metroviário.

O índice de satisfação do usuário (percentual de entrevistados que atribuíram nota geral igual ou superior a 7 ao Metrô-DF) foi de 84,21% –  3,2% maior do que na última pesquisa realizada em 2022/2023.

Foram entrevistadas 3.003 pessoas entre os dias 11 e 22 de março deste ano, em todas em estações do Metrô: 14,8% dos questionários foram aplicados em Central; 7,6% em Arniqueiras. As demais estações tiveram percentuais entre 1,3% e 6,2% dos entrevistados.

“O questionário da pesquisa tem 55 perguntas e foi aplicada em todos os horários e estações, com usuários de todas as idades, durante a semana e também no fim de semana, atendendo a todos os critérios metodológicos. Portanto, a amostra representa de fato um perfil de usuários do Metrô-DF, o que permite à gestão ter dados importantes para balizar suas ações estratégicas, entender os gargalos e mitigar problemas apontados”, explica o Ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Rocha.

Segundo Rodolfo Rocha, fica claro que o Metrô é usado por um público em dias úteis (trabalho) e por outro aos domingos (lazer) – especificamente, apenas 9% dos brasilienses usam o metrô todos os domingos.



Os resultados mostram ainda que a maioria dos respondentes usa exclusivamente o metrô e faz o restante do trajeto a pé (seja indo para o trabalho ou voltando para casa); quase um terço acessa o sistema com gratuidade. Ir ao trabalho ou a instituições de ensino são os principais objetivos.

Em termos de perfil, a maioria do público que usa o sistema é formada por mulheres; trabalhadores; empregados; brancos (embora a soma de pretos e pardos seja superior). A faixa etária prevalente é entre 21 e 30 anos e a faixa de renda da maioria está entre R$ 1.412 a R$ 2.640.

O Ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Rocha, salienta a importância de usar o canal da Ouvidoria para registrar reclamações, sugestões e elogios 77,81% dos usuários afirmaram não utilizar nenhum meio de comunicação com o Metrô-DF. Entre os que se comunicação de alguma forma, o maior percentual (10,59%) afirmaram usar o aplicativo. Por meio do aplicativo, há link direto para a Ouvidoria, que também pode ser acessada pelo (61) 99265-1178 ou pelo e-mail: atendimentoaousuario@metro.df.gov.br.

Reivindicações
Entre as reivindicações, está a expansão da linha para Samambaia e Ceilândia. “A pesquisa mostra que estamos no caminho certo. A expansão para Samambaia e Ceilândia é uma demanda importante e o GDF já deu a largada nesses dois processos. A modernização da bilhetagem também proporcionou um ganho importante: hoje menos de um terço precisa ir às bilheterias para acessar o sistema. Apesar dos bons resultados, não estamos acomodados”, disse o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Em relação ao sistema de bilhetagem, 78,1% dos entrevistados avaliaram como bom e ótimo. A imensa maioria dos usuários aprova o horário de funcionamento de segunda a sábado (93,8%) e aos domingos e feriados (82,4%). Os usuários também consideram o metrô seguro: 96% nunca foram roubados, nem furtados e nem presenciaram ações dessa natureza no Metrô-DF.

A principal demanda, no entanto, é a redução nos intervalos entre os trens, apontado por 55,3% da população. O Metrô-DF está modernizando o sistema de energia e aguarda o resultado do processo de seleção do Ministério das Cidades, onde tramita o projeto para a obtenção de recursos para a compra de 15 novos trens. Com uma nova frota e modernização concluída, será possível reduzir o intervalo entre os trens com a nova frota.

Informações: Metrô DF

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