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Transporte coletivo urbano de passageiros mantém-se como um serviço essencial de mobilidade no país

domingo, 11 de agosto de 2024

Em um ano eleitoral marcado por debates intensos sobre as políticas de mobilidade urbana, o transporte coletivo vive dividido entre suprir as necessidades de deslocamentos diários da população e superar a concorrência dos transportes por aplicativo e o clandestino. Apesar dos desafios, o serviço é essencial, sendo o ônibus a única alternativa de locomoção disponível a 52,7% dos usuários de transporte. É o que mostra a nova Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana, lançada nesta quarta-feira (7), durante a Lat.bus Transpúblico (Feira Latinoamericana do Transporte), em São Paulo/SP.

O levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte), com o apoio da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), ouviu 3.117 pessoas, em 319 municípios com mais de 100 mil habitantes, de 18 de abril a 11 de maio deste ano. A pesquisa busca, entre outros aspectos, identificar os principais modos de transporte utilizados pela população brasileira, bem como caracterizar os deslocamentos diários e avaliar a percepção dos passageiros sobre o setor de transporte urbano no país.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, declara que, ao conhecer os principais problemas enfrentados pelos usuários do transporte público, a CNT tem a oportunidade de propor e trabalhar em prol de soluções que possam fomentar a utilização desses serviços no território nacional. “Em um ano com eleições municipais, é fundamental que os candidatos coloquem a mobilidade urbana no centro de suas propostas, garantindo investimentos e políticas que tornem o transporte público mais eficiente, seguro e acessível para todos.”

Os dados divulgados podem auxiliar os entes públicos, sendo referência na formulação de políticas para o setor e aos agentes privados em seus processos de tomada de decisões, planejamento e desenvolvimento de ações. O diretor executivo da NTU, Francisco Christovam, afirma que “a revitalização do transporte público urbano passa por colocar o passageiro em primeiro lugar. Ele é o nosso cliente e a razão de ser do nosso trabalho. Por isso, precisamos ouvir o passageiro, entender suas expectativas e suas necessidades, para poder entregar um serviço de melhor qualidade. Daí a grande importância da pesquisa CNT de mobilidade”.

Principais resultados

Melhores condições

Em meio à busca por acesso a melhores condições, chama a atenção, nos resultados, o percentual de pessoas que são favoráveis ao investimento em conforto nas viagens e em soluções ambientais. A coleta indica que mais de 57% dos entrevistados estão dispostos a pagar uma tarifa mais cara para viajarem somente sentados nos ônibus. Em relação à sustentabilidade, 52,6% afirmaram estar dispostos a pagar uma tarifa diferenciada por uso de veículos menos poluentes e 32,1% por ônibus elétricos.

Alterações na demanda do transporte público

Por outro lado, em comparação com a edição anterior da pesquisa, realizada em 2017, a parcela da população que considera o transporte um problema quase dobrou. Em sete anos passou de 12,4% para 24,3%. O percentual de pessoas que utilizam o ônibus também diminuiu. Neste ano, o quantitativo é 14,3 p.p. menor na comparação com 2017, quando a parcela que utilizava esse veículo era de 45,2%. Nesse mesmo sentido, o uso do metrô reduziu de 4,6% para 4,2%.

Fatores que podem ter influenciado a queda são o aumento da utilização do carro próprio, que passou de 22,2% para 29,6% no período, e a obtenção de moto própria, que também teve um salto significativo. A utilização desta mais que duplicou, saltando de 5,1% para 10,9% em sete anos.

Concorrência dos serviços por aplicativos

Os serviços de viagens oferecidos por aplicativos têm sua cota de responsabilidade na baixa procura por transporte público. Realizada com veículo particular, a modalidade teve uma evolução expressiva nesse período, passando de 1,0%, em 2017, para 11,1%, em 2024.

É possível que essa evolução seja um dos fatores que contribuem para a substituição de um meio por outro, uma vez que, neste ano, 56,9% dos entrevistados confirmaram que deixaram de usar totalmente o ônibus (29,4%) ou diminuíram o uso (27,5%). Além disso, essa modalidade vem ganhando espaço na população de baixa renda. Segundo a pesquisa da CNT, dentre as pessoas que substituíram o ônibus pelos aplicativos de transporte, 56,6% pertencem à classe C e 20,1% às classes D/E.

Serviço essencial

Mesmo com todas as mudanças, o transporte público coletivo urbano ainda se caracteriza como um serviço fundamental para a faixa populacional de baixa renda, haja vista as classes C e D/E serem as que mais se deslocam por ônibus (79,2%), trem urbano/metropolitano (77,1%) e metrô (62,3%). O alto percentual ressalta a importância de maior atenção ao acesso da população com menor poder aquisitivo.

Informações a imprensa

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No DF, Mais 99 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie

Mais 99 linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal vão deixar de receber o pagamento de dinheiro em espécie a partir do dia 15. São 30 da Piracicabana, 19 da Pioneira, dez da Urbi, 24 da Marechal e 16 da BsBus. Essas linhas se somam às 52 que já não aceitam esse tipo de pagamento desde 1º de julho.

“Com essa inclusão, 16% das linhas do sistema passam a aceitar somente pagamento por meio eletrônico, com o uso de cartões de transporte e bancários, além do QR Code [bilhete avulso]”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Atualmente, 933 linhas de ônibus atendem à população do DF.

Segundo o secretário, a tarifa paga em dinheiro está sendo retirada gradualmente das linhas em que o pagamento em espécie já é usualmente pouco utilizado. “A previsão é que, até final do ano, o dinheiro não esteja mais em circulação nas demais linhas”, afirma.

Para facilitar a rotina da população que utiliza o transporte público e dar suporte aos usuários do cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade implementou mais 25 novos pontos de retirada de cartões e recarga. Agora, há 151 pontos de atendimento disponíveis. Todas as informações podem ser vistas no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

Modernização

A medida implantada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços.

Em 2023, o pagamento da passagem com dinheiro em espécie representava um montante de R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% do total de acessos. Atualmente, o pagamento em espécie representa cerca de 16% desse total. “Desde o início do programa, constatamos redução no pagamento em espécie em todas as linhas”, contabiliza Zeno Gonçalves.

Veja abaixo a relação das linhas que deixam de receber dinheiro em espécie a partir do dia 15.

Piracicabana (Bacia 1)

⇒0.022: W3 Norte-L2 Sul (SDN)/Vila Telebrasília /SQS 616 (SQS 216 – 416) / W3 Sul – L2 Norte (SDN)
⇒0.023: TAN (SQN 212 – 213) / L2 Norte-W3 Sul (SDN) / Vila Telebrasília / L2 Sul – W3 Norte (SDN)
⇒0.032: Terminal Asa Sul / L2 Sul – Norte (Esplanada) / W3 Norte – Sul
⇒642.2: Planaltina (BR-020) / W3 Norte – Sul (Terminal Asa Sul)
⇒0.025: Rodoviária Plano Piloto / Sudoeste-Octogonal / F. Importados / SIA (Trechos 2 e 17) / Setor de Inflamáveis
⇒616.1: Arapoanga / Paranoá (Ponte JK) / Rodoviária do Plano Piloto
⇒0.604: Planaltina (Buriti III) / SAAN / SIA / TAS
⇒0.519: Sobradinho II (Mansões – Condomínio Sansão) / Eixo Norte – Sul / TAS
⇒0.518: Sobradinho II / Rodoviária do Plano Piloto (Esplanada)
⇒600.8: Planaltina (Av. Independência) / L2 Norte (UnB) / L2 Sul
⇒0.031: Terminal Asa Sul / W3 Sul – Norte / L2 Norte – Sul (Esplanada)
⇒518.2: Sobradinho II / Rodoviária do Plano Piloto (Esplanada)/ L2 Norte (UnB)
⇒110.2: Rodoviária do Plano Piloto / UnB (Caesb)
⇒116.2: Rodoviária do Plano Piloto / Eixo Monumental / Setor Noroeste
⇒115.2: Rodoviária do Plano Piloto (Esplanada) / L2 – W3 Norte
⇒604.3: Vale do Amanhecer / Planaltina (Av. Independência) / SAAN / SAI / SGCV / TAS
⇒0.521: Sobradinho I (Q 18) / L2 Norte – Sul (UnB – Esplanada) / TAS
⇒0.006: Cruzeiro / Sudoeste / W3 Sul / Octogonal
⇒0.503: Sobradinho Q. 18 / SAAN / SIA / SGCV / TAS
⇒0.624: Planaltina / Eixo Norte / Esplanada (Catedral)
⇒605.1: Planaltina / Buritis III / Jardim Roriz / L2 Norte-Sul (Esplanada) / TAS
⇒0.527: Nova Colina / Sobradinho (Q. 18) / Cruzeiro (Epia-Eixo Monumental-SIG)
⇒0.522: Sobradinho I (Q 18) / Sobradinho II (DF-150) / L2 Norte-Sul (UnB – Espl/TAS)
⇒0.024: Cruzeiro / Octogonal – Sudoeste / Esplanada (CNB)
⇒0.516: Sobradinho / Esplanada (Grande Colorado / DF-425 – DF-150)
⇒600.5: Estância (Cond. Total Ville) / Eixo Norte e Sul
⇒600.1: Estância (Cond. Total Ville) / Eixo Norte/ Rodoviária do Plano Piloto
⇒519.3: Sobradinho II / Mansões / Eixo Norte-Sul / Terminal Asa Sul
⇒642.4: Estância (Cond. Total Ville) / W3 norte/ Rodoviária do Plano Piloto
⇒022.1: Circular Garagem Piracicabana / Palácio do Buriti / Noroeste

Pioneira (Bacia 2)

⇒0.011: TAN (Entrequadra Norte) / Esplanada (L2 Norte) / Aeroporto (Eixão Sul)
⇒073.4: Circular Park Way / Aeroporto
⇒182.2: São Sebastião (Residencial do Bosque) / SAAN (Ponte JK)
⇒180.6: Jardins Mangueiral / W3 Norte
⇒3206: Setor Sul (Lado Oeste) / BRT
⇒100.4: Itapoã / Paranoá / Cidade do Automóvel (Zoológico – Park Shopping – SIA)
⇒180.5: Jardins Mangueiral / W3 Sul
⇒3317: Term. 279 / Av. Alagados / Porto Seco (DF-290) / Term. Integração Sta Maria – BRT
⇒3307: Terminal de Integração de Santa Maria / Expansão / Total Ville
⇒3203: Terminal Gama Sul / Setor Leste (PFDF)
⇒194.2: São Sebastião (Residencial Oeste – Pró DF) / W3 Sul (Ponte JK)
⇒0.030: Terminal Asa Norte (SQN 212 – 213) / W3 Norte – Sul / Aeroporto
⇒761.2: Terminal do Paranoá / Paranoá Parque / Rodoviária Plano Piloto (Ponte JK)
⇒0.756: Paranoá / Itapoã / SAAN / SIG / Sudoeste
⇒3212: Terminal de Integração BRT Gama / DF-475 / Ponte Alta Norte ( Av. Buritis )
⇒0.194: São Sebastião (Bairro São Francisco – Quadra 09) / W3 Sul (Ponte JK)
⇒0.197: São Sebastião (Res. Bosque – Vila São José – Q. 100 e 200) / W3 Norte (Ponte JK)
⇒197.7: São Sebastião (Parque dos Ipês/Crixá) – QI 23) / Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)
⇒3202: Setor Sul – Leste (Q. 50) / BRT Gama

Urbi (Bacia 3)

⇒870.9: Riacho Fundo II (Av. Contorno) / Rodoviária do Plano Piloto (EPNB- Eixo)
⇒811.1: Riacho Fundo II (Avenida Contorno) / W3 Sul -Norte (EPNB – Epia – Setor Policial Sul)
⇒807.5: Metrô Furnas / Sest-Senat
⇒806.2: Circular QS 18 / 31 (via Caub I e Estação BRT)
⇒0.871: Recanto das Emas (Q. 800) / Rodoviária do Plano Piloto (EPTG -SIG)
⇒870.7: Recanto das Emas (Q. 800) / Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
⇒871.3: Recanto das Emas (Q. 800 – EPNB – Epia) / W3 Sul – Norte
⇒874.4: Recanto das Emas (Q. 800) / Rodoviária do Plano (EPNB-SIG)
⇒0.176: Riacho Fundo (EPNB – Epia – Zoo) / L2 Sul-Norte / Esplanada / UNB / TAN
⇒160.2: Núcleo Bandeirante (Zoológico) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN

Marechal (Bacia 4)

⇒0.345: Setor P Sul / L2 Sul (Estrutural)
⇒383.1: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto (Pista do Estádio – EPTG – Epia)
⇒337.1: Setor P Sul / W3 Sul (via Setor Policial) / Rodoviária do Plano Piloto
⇒942.2: Sol Nascente Trecho I (Estrutural)/W3 Norte
⇒336.1: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto (Park Shopping – Zoológico)
⇒376.2: Taguatinga Sul (EPTG) / W3 Norte (Eixo Monumental)
⇒0.378: Setor P Sul / EPTG / W3 Norte / Terminal Asa Norte
⇒0.914: Setor P Sul / SAAN (Estrutural)
⇒0.305: Taguatinga Sul / W3 Sul (SIG)
⇒0.167: Guará II – I / EPTG / L2 Sul – Norte / UnB / Terminal Asa Norte
⇒305.4: Taguatinga Sul / QS 11 / Vereda da Cruz / Areal / Águas Claras /W3 Sul-Norte (EPTG)
⇒0.301: Setor P Sul / W3 Sul (P3 Sul – SIG)
⇒910.1: Setor P Sul / SIA Trecho 17 / Cruzeiro / SAAN / Setor Terminal Norte (EPCT)
⇒0.910: Setor P Sul / SAI / Cruzeiro / Sudoeste (EPTG)
⇒376.3: Taguatinga Sul / SIA-SAAN / Terminal Provisório da Asa Norte
⇒386.1: Setor P Sul / Aeroporto/ Lago Sul / QI 25
⇒306.5: Taguatinga Sul / Areal / Arniqueira / Esplanada / Rodoviária do Plano Piloto / EPNB (Eixo)
⇒0.903: Setor P Sul / Esplanada (Estrutural)
⇒850.1: Samambaia Norte (2 Avenida – Q. 400/600) / Guará I e II (via Pistão Sul)
⇒154.3: Guará I-II (QE 32-58) / Zoológico / Esplanada dos Ministérios (Eixo)
⇒167.1: Guará II – I / EPTG / L2 Sul – Norte / Esplanada / Terminal Asa Norte
⇒300.1: Setor P Sul (Nova QNL) Rodoviária do Plano Piloto ( Eixo)
⇒0.008: Circular Águas Claras (Taguatinga Shopping)
⇒336.2: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto / Esplanada (Eixo)

BsBus (Bacia 5)

⇒872.3: Recanto das Emas (Q 800) / Riacho Fundo II / Taguacenter
⇒313.2: Setor O / W3 Sul 716 (SIG) – Semiexpressa
⇒0.370: Ceilândia (QNR 5) / Expansão Setor O / Estrutural / L2 Norte / UnB / TAN
⇒0.371: Setor M Norte / Estrutural / Eixo Monumental / L2 Norte / UnB / TAN
⇒338.1: Setor O (Expansão – P2 Norte) / Estrutural / L2 Norte / UNB / TAN
⇒334.4: QNR / Sol Nascente (Trecho 3) / P2 Norte / Rodoviária do Plano Piloto (EPTG – Eixo)
⇒0.918: Setor O (Via O2) / M Norte / SIA Tr. 3 / Cruzeiro / Sudoeste
⇒324.1: Setor M / Esplanada (Estrutural)
⇒313.1: Sol Nascente (Trecho II) / W3 Sul / Rodoviária do Plano Piloto
⇒920.4: Setor O (Cond. Privê-Via Leste) / EPTG / Via Eixo / Esplanada / Rodoviária do Plano Piloto
⇒384.1: QNR 5 (P2 Norte – Hélio Prates) – EPNB / Lago Sul (Aeroporto – QI 25)
⇒323.1: Setor M Norte (Nova QNL) / W3 Sul (SIG – 716 Sul)
⇒0.551: Setor O (via M2) / W3 Sul (Semiexpresso) / EPTG / SIG
⇒335.1: Setor O / EPTG / SIG / W3 Sul (Quadra 716 Sul) – Semiexpressa
⇒389.1: Setor M Norte / Lago Sul (Aeroporto)
⇒323.2: Setor O / M Norte ( M – L) / W3 Sul (SIG – Q 716) – Semiexpressa.

*Com informações da Semob

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Transporte público perde passageiros para aplicativos, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou que o deslocamento urbano através de transporte público, no Brasil, caiu para 30,9% e está perto de se igualar com veículo próprio, com 29,6%. O levantamento foi realizado entre maio e abril e entrevistou mais de 3 mil pessoas moradoras de cidades com mais de 100 mil habitantes. Se comparado a última pesquisa, houve uma queda de 14% no uso do transporte coletivo.

Para o coordenador institucional do Fórum Mova-se, Tarcísio Abreu, em Goiânia e Região metropolitana, a perda de passageiros no sistema de transporte passou a  ocorrer em 2013 e se agravou com a pandemia de Covid-19. Atualmente a demanda foi recuperada a patamares pré-pandemia. Segundo a CMTC, são em média, 500 mil validações por dia.

Tarcísio Abreu justifica a recuperação às melhorias feitas na infraestrutura e no financiamento do sistema. Mas ainda falta um longo caminho para atrair mais passageiros.

A pesquisa da CNT também mostra que  entre os motivos apresentados para o abandono do transporte público estão falta de conforto (28,3%), falta de flexibilidade (20,7%) e tempo de viagem (20,4%).

Em um intervalo de 7 anos, a busca por aplicativos de transporte saltou de 2,1% para 18,2%. O movimento preocupa, já que esbarra na necessidade de desafogar o trânsito. Por isso mecanismos devem ser buscados para tornar o coletivo mais atrativo.

Apesar da redução do uso, o transporte coletivo ainda custa um terço do valor gasto quando se locomove com um carro, tanto próprio como de aplicativo.

Por José Bonfim
Informações: CBN

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Terminal de Igarassu com nova etapa de obras e mudanças na operação

Em virtude das obras de infraestrutura do Terminal Integrado Igarassu, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM informa que a partir de segunda-feira (12), considerando a necessidade de instalação/içamento de vigas no referido equipamento, será realizada a interdição total do terminal. Por questões de segurança, até a conclusão da obra, todas as linhas daquele TI irão operar às margens da PE-035, ou seja, na área externa daquele terminal.

As linhas afetadas serão 1903–Araçoiaba/TI Igarassu; 1905–TI Abreu e Lima/TI Igarassu; 1908-TI Igarassu (Botafogo); 1918–TI Igarassu (Circular); 1946–TI Igarassu (BR-101); 1963–TI PE-15/TI Igarassu (Sítio Histórico); 1964–TI Igarassu/TI Macaxeira; 1967–TI Igarassu (Sítio Histórico); 1968–TI Igarassu/Ilha de Itamaracá e 1969–TI Igarassu/Itapissuma.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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