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Prefeitura do Rio adquire 50 novos ônibus articulados para o BRT

domingo, 4 de maio de 2025


A Prefeitura do Rio finalizou a licitação para a compra de 50 ônibus articulados, reforçando a modernização do sistema BRT. O objetivo da aquisição é renovar a frota, aumentar a capacidade do transporte público e atender padrões ambientais mais rigorosos.

Resultado da licitação divulgado pela SMTR
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) divulgou o resultado do Pregão Eletrônico nº 90016/2025, que selecionou fornecedores para a entrega dos novos  veículos. A licitação ocorreu no dia 15 de abril, com publicação da ata no portal oficial de compras do governo federal.

Divisão dos lotes e empresa vencedora
O processo foi dividido em dois grupos. O Grupo 2, com 30 ônibus, e o Grupo 1, com 20  veículos. Em ambos os casos, a empresa Guanabara Diesel S.A. apresentou o menor preço por unidade: R$ 3.795.000,00, valor abaixo da estimativa inicial. A empresa representa a marca Mercedes-Benz no setor de veículos comerciais.

A licitação adotou o critério de menor preço por grupo na modalidade Aberto/Fechado, com concorrência transparente e homologação regular.

Características dos novos veículos
Os ônibus articulados terão capacidade para pelo menos 180 passageiros e atenderão ao padrão ambiental PROCONVE P-8, equivalente ao EURO VI. Com isso, os novos modelos utilizarão tecnologia a diesel menos poluente, contribuindo para a redução de emissões e melhoria da qualidade do ar na cidade.

Objetivo da renovação da frota do BRT
A medida busca modernizar o sistema BRT do Rio de Janeiro, aumentar a eficiência operacional e proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros. Os novos veículos deverão reforçar os corredores de alta demanda, contribuindo diretamente para a mobilidade urbana e o transporte coletivo de qualidade.

Informações: Mobilidade Rio

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Câmara de Goiânia aprova projeto que exige frota 100% de ônibus elétricos

A Câmara de Goiânia aprovou em última votação, na quarta-feira (30), um projeto do vereador Igor Franco (MDB) que autoriza a Prefeitura a exigir que toda a frota de ônibus do transporte urbano seja movida a eletricidade. A proposta também permite ao prefeito cobrar das empresas a instalação de ar-condicionado nos veículos. Além disso, o texto determina que, a partir de 2025, apenas 10% dos passageiros poderão ser transportados em pé.

As concessionárias que não cumprirem a lei, caso seja sancionada pelo prefeito, poderão perder a concessão. Elas também ficarão impedidas de participar, direta ou indiretamente, de nova licitação pelo período de dez anos.
 
Igor explicou que “os veículos movidos por combustíveis prejudicam o meio ambiente". Ele afirma que a queima de gasolina, álcool e óleo diesel produz moléculas de gás carbônico e compostos de óxidos de nitrogênio, que contribuem significativamente para o efeito estufa, além do enxofre, que, em contato com a umidade do ar, se transforma em gás de ácido sulfúrico.”
 
O parlamentar justificou que os veículos elétricos, além de não poluírem a atmosfera, geram economia aos cofres públicos a curto e médio prazo. Os custos de manutenção são de 20% a 30% inferiores aos de um veículo convencional.
 
De acordo com a justificativa do projeto, os ônibus elétricos também são mais silenciosos, pois não possuem queima de combustível nem sistema de escape. A ausência de ruído proporciona maior sensação de conforto e bem-estar a bordo.

Informações: A Redação

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Transporte de passageiros sobre trilhos economizou cerca R$ 12 bilhões no Brasil em 2024

O setor metroferroviário brasileiro vem em uma crescente nos últimos anos, com novos investimentos e projetos. Esse impulso está exposto no Balanço Metroferroviário da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que revelou o aumento do número de passageiros e uma economia de R$ 11,7 bilhões com transporte no Brasil.

Conforme o balanço, anunciado durante a Intermodal, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo, os sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos transportaram 2,57 bilhões de pessoas ao longo do ano, crescimento de 3,6% em relação a 2023. Se, por um lado, as pessoas utilizaram mais trens, metrôs e VLTs (Veículo Leves sobre Trilhos), a redução da circulação de veículos individuais e ônibus permitiu uma economia de aproximadamente R$ 12 bilhões. Somado a isso, é pertinente supor que houve queda nos gastos com manutenção de vias.

Além disso, 2,4 milhões de toneladas de poluentes não foram emitidos. Esse dado vai ao encontro do estudo ‘Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global’, publicado durante a COP-24, em 2018. Neste relatório, consta que os trens, principalmente os cargueiros a diesel, são os menos poluentes entre os modais. O transporte sobre trilhos seria responsável por apenas 3% das emissões de CO2, enquanto os carros de passeio seriam responsáveis por 45%.

Aliás, o balanço da ANPTrilhos levantou que o uso de transporte metroferroviário para passageiros reduziu o consumo de 1,2 bilhão de litros de combustíveis fósseis. Já no quesito bem-estar, os modais que funcionam sobre trilhos permitiram uma economia de 1,5 bilhão de horas no transporte diário.

O tamanho do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil
Para a ANPTrihlos, 2024 foi um ano marcado por avanços importantes no setor. Por exemplo, a operação da Linha 4-Laranja do VLT do Rio de Janeiro e a expansão do Metrô de Teresina. Até o fim do ano de 2024, a malha metroferroviária brasileira somava 1.137,5 km.

Além disso, o balanço ressalta a concessão do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas e os avanços nos sistemas metroferroviários de São Paulo e Belo Horizonte como pontos positivos do ano.

Ao longo do ano, o setor inaugurou três estações de embarque e desembarque de passageiros: a Estação Várzea Nova (Trens Urbanos de João Pessoa), a Estação Colorado (Metrô de Teresina) e o Terminal Gentileza, que, além de atender o VLT Carioca, integra outros dois modos de transporte. Por outro lado, houve desativação da Estação Mutange do Trens Urbanos de Maceió.

Ao total, o Brasil conta com 21 sistemas de transporte urbano de passageiros sobre trilhos, localizados em 12 unidades federativas e 15 regiões metropolitanas. São 73 municípios atendidos, com cerca de 8,1 milhão de passageiros por dia. Esses usuários utilizam 49 linhas de metrô, trens urbanos, VLT, Monotrilho e AMP (Automated People Mover).

Para isso, percorrem 633 estações, administradas por 16 empresas. Nove delas são concessionárias e sete empresas públicas. Apenas duas gestões de sistema ficam no âmbito federal: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).

Tamanho das linhas
Em 2024, a Linha 4-Laranja do VLT do Rio de Janeiro acrescentou 0,4 km de trilhos. Somado à expansão do Metrô de Teresina, com mais 2,5 km, a malha ferroviária para passageiros fechou o ano com mais 2,9 km. Entretanto, a revisão dos dados de outros sistemas mexeu na somatória dos quilômetros de trilhos brasileiros. Em Brasília, o metrô saiu dos 39,10 km para 42,38 km. Já o Metrô de Teresina foi de 13,6 para 13,5 km. A maior redução foi percebida no VLT do Rio Janeiro, de 13,1 para 11,1 km.

Portanto, dos 1.137,5 km de malha metroferroviário brasileira, os metrôs têm 310,8 km distribuídos em 16 linhas e os trens urbanos têm 536,0 km em 15 linhas.

Passageiros do transporte sobre trilhos no Brasil

Os passageiros do transporte metroferroviário no Brasil atingiram uma média diária de 8,61 milhão de pessoas em 2024. Isso representa uma alta de 420 mil passageiros por dia. Conforme o balanço do setor, 73,4% dos passageiros usam o transporte para ir trabalhar. Dos usuários, 55,2% tem entre 20 e 39 anos e 51,2% são do gênero feminino.

Apesar do aumento no número de passageiros, alguns Estados apresentam quedas significativas. No Rio Grande do Sul, o reflexo das enchentes que afetaram a região no primeiro trimestre de 2024 levou a uma queda de 34% no volume de passageiros.

Na mesma toada, a Paraíba continuou em queda, situação já identificada em 2023. Apesar da redução ser menos, de 27,1% para 20%, o sistema ainda enfrenta desafios para atrair usuários. Em Pernambuco, a queda saiu de 10,8% para 6,9%, entre 2023 e 2024. Conforme a ANPTrilhos, essa redução está associada diretamente a problemas operacionais, como cancelamento e atrasos.

Já no Rio de Janeiro, o registro de redução foi menos, de 3,5% para 1,2% de queda. No caso carioca, a associação explica que o principal causador da redução é o aumento da tarifa e a força do subsídio municipal no sistema de ônibus.

Por outro lado, o Distrito Federal, que havia registrado crescimento no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, apresentou, no acumulado do ano, pequena oscilação negativa no acumulado do ano. De 2,2% de crescimento em 2023 para 0,9% de queda em 2024. Entretanto, no Piauí, a recuperação foi expressiva, com reversão do cenário anterior, de -20% para +30%.

Oferta de lugares caiu
O que também impacta a aderência no sistema de transporte sobre trilhos é a oferta de lugares. Em 2023, a ANPTrilhos identificou que haviam 5,4 bilhões, já em 2024, o número caiu para 5,2 bilhões. Isso fica perceptível no número de carros, que registrou queda de 1,8%, chegando a 4.790. Apesar disso, o índice de previsibilidade nos sistemas cresceu, de 98,6% para 98,8%.

Funcionários do setor metroferroviário
O setor metroferroviário fechou 2024 com 39,7 mil empregados, uma queda de 6,9% em relação a 2023. A principal redução foi no quadro de funcionários com vínculo empregatício, que saiu de 30,5 % para 28,4%. Entretanto, a quantidade de terceirizados cresceu, de 10,2% para 11,3%.

De acordo com o balanço, a participação feminina se manteve, com 22% do quadro das contratações.

Transporte regional

Apesar do potencial do transporte sobre trilhos regionais, o Brasil só contêm dois sistemas desse tipo. As linhas em operação são: Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e Estrada de Ferro Carajás (EFC), ambas operadas pela Vale.

Juntas, essas linhas transportaram 1,2 milhão de passageiros em 2024, conforme dados da companhia. A EFVM tem 584 km e apresentou crescimento no número de passageiros de 742 mil em 2023 para 836 mil em 2024.

O aumento também ocorreu na EFC, com 892 km. A linha saiu dos 399 mil passageiros em 2023 para 423 mil em 2024.

Crescimento da rede de transporte de passageiros sobre trilhos
Apesar dos números positivos de 2024, o setor ainda precisa avançar. É consenso para aqueles que trabalham com o sistema metroferroviário que o investimento público é essencial para avançar. Entretanto, a capacidade de investimentos municipais, estaduais e federais é pequena, em relação à demanda. Por isso, as parcerias público-privadas são vistas como a alternativa viável para buscar a transição energética e solução dos problemas de mobilidade urbana.

Está previsto para lançamento o Plano Nacional Ferroviário, que ainda depende de alguns ajustes antes da publicação oficial. O que se sabe e espera é um plano de investimentos de cerca de R$ 100 bilhões. Disso, o governo federal deve ficar responsável de 20% a 30% do aporte financeiro. Dentro do plano, é esperado que haja autorizações para concessões e incentivos ao setor privado.

Em janeiro deste ano, o ministro dos Transportes Renan Filho anunciou que publicaria o Plano Nacional Ferroviário até fevereiro, entretanto, o texto ainda passa por revisões.

Informações: Estadão

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Sensores para novo sistema de bilhetagem são instalados em Joinville

Os novos sensores de passe já foram instalados nos principais terminais de Joinville e devem entrar em operação a partir do dia 5 de maio, marcando o início da transição para o Cartão Ideal, novo modelo de bilhetagem que substituirá os passes descartáveis.

Em funcionamento desde 2009, o atual sistema de bilhetagem eletrônica será desativado. Durante a transição, que durará 45 dias, os novos sensores funcionarão junto com os antigos até a descontinuação total do passe retornável, prevista para o fim de junho.

Apesar da descontinuação do passe retornável, modelo já extinto em diversas cidades brasileiras, os créditos carregados continuarão válidos até o esgotamento total, sem prejuízo ao usuário.

O que o passageiro precisa saber?
A principal mudança é que o Cartão Ideal passará a ser o meio de pagamento padrão no transporte coletivo da cidade. Para facilitar a adaptação, os ônibus terão sinalizações internas com orientações sobre o uso dos novos equipamentos.

Quem ainda não tiver o Cartão Ideal poderá, temporariamente, adquirir tíquetes descartáveis com QR Code, válidos por até 72 horas após a compra. A tarifa embarcada permanecerá inalterada.

Vantagens do Cartão Ideal
O Cartão Ideal não possui taxas de emissão nem de administração, o que significa que todo o valor carregado é utilizado integralmente no pagamento das passagens.

Entre as principais vantagens oferecidas ao usuário está a integração temporal gratuita, com ela  é possível embarcar em mais de uma linha no mesmo sentido sem pagar uma nova tarifa, desde que o segundo embarque ocorra dentro de uma hora e dez minutos após o primeiro.

Além disso, em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser cancelado por meio do telefone 0800 608 1300, e os créditos remanescentes são transferidos para um novo cartão em até 48 horas.

Também é possível consultar o saldo e o extrato de utilização tanto na sede da Passebus quanto nos terminais, garantindo mais controle sobre os gastos com transporte.

Onde e como fazer o Cartão Ideal
A primeira via do Cartão Ideal será gratuita durante todo o ano de 2025. A emissão pode ser feita mediante apresentação de documento com foto e CPF. O atendimento será realizado na sede da Passebus (Rua XV de Novembro, 707 – Centro), das 6h às 20h em dias úteis, entre os dias 5 de maio e final de julho, além de todos os terminais de ônibus da cidade a partir do início do mês.

Informações: ndMais

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Cartão BOM deixa de ser aceito nos ônibus municipais de Taboão da Serra

A partir desta quinta-feira, dia 1º de maio, o Cartão BOM não será mais aceito como forma de pagamento nas linhas municipais de ônibus de Taboão da Serra. A mudança foi anunciada pelas empresas concessionárias Fervima e Pirajuçara, responsáveis pelo transporte coletivo na cidade.

Segundo as empresas, os passageiros poderão utilizar outras formas de pagamento, como dinheiro, cartões de débito e crédito, além do novo Cartão TOP, que passará a ser o único aceito para concessão de gratuidades.

Em entrevista ao Portal O Taboanense, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcos Paulo de Oliveira, afirmou que a substituição do Cartão BOM representa um avanço tecnológico para o município. “É um novo sistema, muito mais tecnológico e amplo, que vem para somar e melhorar a qualidade do transporte público”, destacou o secretário.

Segundo ele, a modernização vai facilitar o acesso e agilizar o embarque dos passageiros, modernizando a operação. “O TOP melhora muito a nossa adaptação ao novo sistema e traz mais agilidade ao transporte. É uma tecnologia superior à do sistema anterior”, concluiu.

Ainda de acordo com Marcos Paulo “em breve teremos mais novidades, estamos preparando um grande plano de mobilidade urbana para aprimorar o sistema. A ideia é melhorar a integração das linhas e aumentar o tempo de conexão entre os ônibus, beneficiando o usuário”, completou.

Gratuidade

A gratuidade para servidores públicos municipais e para passageiros com idade entre 60 e 64 anos será mantida, mas somente mediante o uso do Cartão TOP e do TOP Sênior, respectivamente. Quem não possuir o cartão até a data limite deverá pagar a tarifa integral para utilizar os ônibus circulares da cidade.

Como solicitar o Cartão TOP
Servidores públicos municipais devem comparecer à sede da Prefeitura de Taboão da Serra, na Rua Pedro Mari, 80 – Parque Assunção, para providenciar o Cartão TOP.

Passageiros com idade entre 60 e 64 anos (TOP Sênior Municipal) e estudantes devem agendar atendimento pelo site da Viação Pirajuçara para emissão do cartão. A solicitação é feita na garagem da empresa, localizada na Avenida Rotary, 600 – Embu das Artes.

🔗 Agendamento: vpirajucara.com.br/agendamentoem caso de dúvidas de como tirar o cartão TOP, o usuário pode ter mais informações aqui

Documentos necessários:

RG (CNH não é aceita);
Comprovante de endereço de Taboão da Serra;
Quem já possui um Cartão TOP de outra modalidade deve levá-lo para inclusão do benefício Sênior 60+.

Informações: OTaboanense

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Em Cuiabá, Tarifa zero é aplicada pela primeira vez no domingo após a publicação da Lei

Este domingo (4) marca a primeira aplicação da Tarifa Zero no transporte público de Cuiabá, após a sanção de nova legislação pelo prefeito Abilio Brunini. 

O benefício será válido em todos os domingos e poderá ser estendido para feriados e pontos facultativos por força de decreto.

A expectativa é que o número de usuários ultrapasse o registrado no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, quando a Tarifa Zero esteve em vigor e 27.722 passageiros aproveitaram a oportunidade para visitar espaços públicos, parques, amigos e familiares.

Ao longo do ano, serão 34 domingos para que a população possa se programar para atividades de lazer, além de alguns feriados.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, a mobilidade acessível e o fortalecimento do transporte público como ferramenta de cidadania.

“Com a economia gerada ao longo dos primeiros 100 dias de governo conseguimos pagar dívidas, mas não poderíamos deixar de olhar para a população que tanto contribui para o desenvolvimento da cidade, impulsionando o comércio e nossas ações. Enfim, estou feliz em viabilizar essa ação social em prol dos que mais precisam”, afirmou o prefeito.

No Dia do Trabalhador, quando a medida já havia sido aplicada de forma pontual, o prefeito Abilio, acompanhado da primeira-dama e vereadora Samantha Iris e  vereadores, percorreu de ônibus o trajeto entre o Centro e o bairro Tijucal, onde conversou com diversos passageiros.

A Tarifa Zero é válida apenas para Cuiabá e não se aplica ao transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.

Para usufruir do benefício, é necessário possuir o cartão transporte, que pode ser solicitado pelo link https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte, nas cabines da MTU, nos terminais/estações de transporte ou com monitores devidamente identificados.

Informações: Prefeitura de Cuiabá

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Ciclovia pode unir Guarapari à Serra em trajeto de 56 km

A Região Metropolitana da Grande Vitória poderá ganhar uma ciclovia de mais de 56 quilômetros, conectando a Serra a Guarapari, passando por Vitória e Vila Velha. A proposta foi apresentada na manhã de sexta-feira (2) pelo secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, em entrevista à Rádio CBN Vitória.

Segundo o secretário, a nova ciclovia será resultado de uma ação conjunta entre o Governo do Estado e as prefeituras das quatro cidades envolvidas. A iniciativa visa ampliar e integrar as opções de mobilidade urbana na Grande Vitória.

“A Ciclovia da Vida é um case de sucesso que mudou a característica de transporte por bicicletas. Então, é um modal que temos que adotar na concepção urbana atual. O Estado tem suas limitações para implantar ciclovias, mas, em uma ação coordenada com as prefeituras, temos um projeto para essa nova conexão metropolitana”, explicou Damasceno.

A proposta integra um conjunto de estudos realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 21 regiões metropolitanas do país. No caso da ciclovia, batizada de Ciclovia da Vida Metropolitana, o trajeto previsto começa no Trevo de Carapina, na Serra, e segue até Setiba, em Guarapari. O planejamento envolve a conexão de ciclovias já existentes nas cidades com novas rotas a serem implantadas.

Com informações de A Gazeta e Rádio CBN Vitória

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Domingo é Livre faz três anos com economia de R$ 25,5 milhões aos maceioenses

Desde sua implantação, em abril de 2022, o projeto “Domingo é Livre” vem fazendo a diferença no bolso dos maceioenses e no incentivo ao uso do transporte coletivo. O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) já contabilizou mais de 7 milhões de embarques gratuitos nesse período, com uma média de 47 mil passageiros por domingo.

Só no primeiro quadrimestre de 2025, o número de embarques gratuitos chegou a 840 mil, com média semanal de 49 mil embarques. Isso representa uma economia direta de R$ 2,9 milhões para os usuários de transporte público da cidade apenas neste ano. Desde a implantação da política pública, os maceioenses já economizaram R$ 25,8 milhões com as passagens dominicais.

O diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Glauco Oliveira, comenta sobre o programa, que até já foi finalista na categoria "Iniciativas públicas que inovam e transformam" do Prêmio Nacional do Parque da Mobilidade Urbana em 2024. “Isso é resultado de um planejamento técnico cuidadoso, o projeto de tarifa zero aos domingos busca resgatar os passageiros. Continuamos trabalhando para garantir que a operação do transporte coletivo aos domingos continue eficiente, e o retorno positivo da população reforça que estamos no caminho certo", pontuou.

O projeto tem sido reconhecido como uma importante ação de inclusão social, possibilitando que famílias inteiras se desloquem para atividades de lazer, cultura, esporte e até trabalho aos domingos sem custo algum. Além disso, contribui para a redução do uso de veículos particulares e o incentivo a uma mobilidade urbana mais sustentável.

“Os números de usos e de economia deste importante programa demonstram que a iniciativa tem impactado na vida das famílias. Seja economicamente ou seja possibilitando que se desloquem para atividades de lazer nos fins de semana. É um dos compromissos de nossa gestão em oferecer mais qualidade de vida para as pessoas”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.

Com resultados tão positivos, o “Domingo é Livre” se consolida como um dos principais programas da gestão de mobilidade urbana em Maceió, fortalecendo o acesso da população ao transporte público e promovendo uma cidade mais acessível e justa para todos.

É necessário obter o cartão Cidadão do sistema Vamu Mobilidade para usufruir da gratuidade, aproximando o cartão no validador no ônibus, a catraca será liberada. Durante todo o domingo são liberadas seis passagens gratuitas em cada cartão. O bilhete pode ser adquirido em terminais de ônibus, na sede do DMTT (Tabuleiro do Martins) e do Vamu Mobilidade (Centro)

Informações: Prefeitura de Maceió

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