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Tarifa dos trens e Metrô em SP sobe para R$ 5,20 a partir de 6 de janeiro

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

A tarifa dos trens e metrô em São Paulo passa a ser de R$ 5,20 a partir do dia 6 de janeiro de 2025, um aumento de R$ 0,20 em relação preço anterior, que vigorava desde o início do ano.

A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta quinta-feira (26).

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos justificou o aumento "considerando a manutenção e sustentabilidade do sistema e assegurando o princípio da modicidade tarifária".

"O cenário mais equânime sob o ponto de vista social e econômico-financeiro do sistema é a proposta de reajuste tarifário que resulta na proposição de aplicação de 4% sobre o valor da tarifa vigente, abaixo da inflação estimada para o ano de 2024, prevista em 5,09%, percentual este que gerará diminuição de aportes públicos do GESP às empresas públicas", apontou Manoel Marcos Botelho, secretário da pasta.

Tarifa do ônibus
A tarifa dos ônibus municipais da capital também vai ficar mais cara a partir do dia 6 de janeiro de 2025. Passa de R$ 4,40 para R$ 5, um aumento de 13,6%.

A tarifa na cidade está congelada em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, último ano que houve reajuste, ainda na gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), e a inflação no período foi de cerca de 32% de acordo com o IPCA. A Prefeitura argumenta que caso a tarifa considerasse a recomposição da inflação, passaria dos R$ 4,40 para no mínimo R$ 5,84.

O valor foi apresentado pela SPTrans - a empresa de transporte do município - durante a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), realizada nesta quinta-feira (26).

Na reunião, a administração municipal chegou a cogitar reajuste para R$ 5,20, aumento de 18,2%.

Informações: g1 SP

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Após meses de espera, a Trensurb chega até o centro de Porto Alegre

Responsável pelo transporte de cerca de 100 mil pessoas, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) retomou nesta terça-feira (24) seu funcionamento total, ao reabrir as últimas três estações, São Pedro, Rodoviária e Mercado Público. Atingida fortemente com a enchente de maio, foi durante esses sete meses retomando gradativamente. O processo de recuperação total do transporte deve seguir ainda pelos próximos 120 dias. 

No momento, o transporte até o centro histórico de Porto Alegre acontecerá das 5h às 20h, sendo garantido translado após esse horário da estação Mercado até a estação Farrapos e vice e versa. O intervalo será de 12 minutos.

A inauguração da retomada nesta terça-feira contou com uma coletiva de imprensa e também com a solenidade oficial de abertura, com representantes dos governos federal, estadual e municipais. Assim como entidades sindicais, funcionários da empresa e demais autoridades. 

Com mais de 40 anos de história, a empresa pública, com cerca de mil funcionários concursados, segue na luta contra a privatização, mesmo com o anúncio do Governo Federal, em maio deste ano, de que ela seria retirada do Plano nacional de Desestatização (PND).

Retomada

O transporte foi interrompido no dia 3 de maio quando a enchente atingiu algumas das 22 estações, trazendo avarias ao sistema e à estrutura da empresa, com trilhos submersos, estações alagadas, três subestações de energia completamente perdidas, sistema de bilhetagem além de depredação em algumas estações. Vinte e sete dias após, o serviço foi sendo retomado gradativamente. Em seu funcionamento normal a empresa chega a transportar mais de 100 mil passageiros. Atualmente ela está transportando uma média de 70 mil. 

Durante a cerimônia, o diretor-presidente Nazur Garcia fez um histórico da enchente, dos desafios e a retomada, pontuando que quando as estações estavam fechadas, muitas delas serviram de abrigo aos atingidos pelo desastre climático. A empresa chegou a abrigar três mil pessoas. 

Na coletiva de imprensa, Garcia explicou que a limitação do horário ocorre pela necessidade de mais intervenções na via. De acordo com ele é preciso recuperar a via permanente. “São longos trechos que precisamos intervir, como no pátio de manutenção e área de manobra.” 

Em sua fala o presidente destacou que as estações Rodoviária e Mercado Público ficaram completamente submersas. A retomada de todo o serviço estava no cronograma desde que o transporte voltou a funcionar, no dia 30 de maio, na operação Trilhos Humanitários. 

“A gente tem que saudar a chegada dos trens ao centro de Porto Alegre. Essa era uma exigência, com muita razão, dos nossos usuários, comerciantes aqui do centro de Porto Alegre. É claro que o fato de chegar ao Centro hoje não significa que o processo de reconstrução da Trensurb esteja concluído. Temos muitas obras ainda pela frente.”

Em seu discurso, o dirigente agradeceu o empenho dos três poderes executivos, assim como órgãos estatais, entidades das categorias e principalmente aos funcionários da estatal. 

“Nós metroviários estamos muito felizes. Nós somos 1000 funcionários que deram duro nesses sete, oito meses, para esse momento acontecer. E a glória é toda da família metroviária, para esse momento estar acontecendo, apesar de hoje a gente seguir na lista das privatizações. Mesmo com essa corda no pescoço, o metroviário e metroviária se dedicou desde o início da enchente, ajudando a população, fazendo a acolhida nas estações e agora esse momento simboliza o trabalho do metroviário e da metroviária”, afirma a vice-presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô RS), e segurança das estações, Ana Paula Pinheiro Almada.

Com 43 quilômetros de malha ferroviária, a Trensurb presta serviço nas cidades da região Metropolitana, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia, Esteio, Canoas e Porto Alegre. Conforme reforça a dirigente, a empresa presta um serviço essencial ao transporte público, em especial para os gaúchos dessa região. 

“A gente trabalha de domingo a domingo, não fecha feriado, não fecha Natal, Ano-Novo. E foi um momento histórico, no momento que a gente precisou fechar e encerrar os serviços. O significado para a população gaúcha, da Trensurb voltar, é um fechamento do ciclo da enchente, do que representou, do quão dolorido foi para os gaúchos esse momento. E a gente ter a volta do trem, que funciona há mais de 40 anos, até a sua estação terminal, que é o Mercado Público, coração do estado, é muito significativo.”

Informações: Brasil de Fato RS

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ABC tem a primeira Floresta Urbana Linear em corredor de ônibus

Com um acervo de 12 mil árvores, a Next Mobilidade lança o 1º Inventário de Floresta Urbana Linear do Brasil já realizado em um corredor de ônibus – o Corredor ABD.

O inventário utiliza, em 100% da área mapeada, duas poderosas tecnologias de apuração de dados de levantamento arbóreo. Essas tecnologias produzem informações precisas e totalmente auditáveis, por meio de monitoramento via satélite e rastreabilidade física e digital dos ativos.

Todas as árvores do Corredor estão cadastradas por QR Code e sua evolução e características podem ser acompanhadas pelo site https://map.forest.watch/nextmobilidade/corredor-verde-abd.

O Corredor ABD – também conhecido como Corredor Verde – tem 90 km de extensão (ida e volta) e conecta as zonas Sul e Leste de São Paulo, passando por Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema.

A Next Mobilidade – Corredor ABD é reconhecida por sua excelência na operação do mais moderno sistema de trólebus do país e pelo uso de veículos de última geração, com menor impacto ambiental. A empresa está na vanguarda das tecnologias para a preservação dos recursos naturais na Grande São Paulo.

O projeto Corredor Verde começou em 2008 com o primeiro plantio de mudas. Desde então, a Next Mobilidade passou a plantar e conservar outros milhares de mudas ao longo dos últimos 16 anos.

Atualmente, mais de 140 espécies predominantemente nativas da Mata Atlântica compõem os jardins dos nove terminais metropolitanos e demais áreas verdes do Corredor ABD, como canteiros de vias, praças e pátios.

Manacás-da-Serra, quaresmeiras, ipês e sibipirunas são alguns exemplos de espécies de grande importância para o bioma da Mata Atlântica preservados no Corredor. Outras, como pau-brasil, jatobá, grumixama e jacarandá-paulista figuram na lista de 15 espécies ameaçadas de extinção.  

MENOS CONCRETO, MAIS VERDE

Para expandir sua floresta urbana, a Next Mobilidade removeu cerca de 200 placas de concreto de 1m² das áreas adjacentes ao Corredor. No lugar de cada placa, foi plantada uma árvore, aumentando a permeabilidade no solo para absorver a água da chuva.

A redução da poluição por meio da cobertura vegetal ocorre pelo chamado sequestro de carbono da atmosfera. O CO2 é retirado do meio ambiente e fixado na biomassa durante a fase de crescimento das árvores e plantas. Cada grupo de sete árvores do Corredor pode sequestrar até uma tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. 

Com base nesta média e por meio do inventário florestal, é possível determinar a quantidade de árvores necessárias para neutralizar as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) de toda a logística da operação de transporte de passageiros. 

Florestas plantadas num ambiente caracteristicamente urbano, como um corredor de ônibus, são uma importante solução para preservar as árvores das florestas nativas de origem, criar espaços de regeneração e promover a biodiversidade, além de restaurar áreas degradadas e a diminuir os impactos climáticos.

O Corredor Verde conta com uma excelente avaliação de seus usuários: 83,3% de aprovação excelente/bom em 2023, segundo o IQC EMTU.

RISCO DE EXTINÇÃO

Dentre as espécies plantadas no Corredor ABD, 15 delas estão sob risco de extinção:

Amarelinho
Amendoim-Bravo
Araçá-Vermelho
Aroeira-Preta
Dedaleiro
Grumixama
Guanandi
Ipê-Amarelo-Flor-de-Algodão
Ipê-tabaco
Jatobá
Paineira-Vermelha
Pau-Brasil 
Pindaíba
Ipê-Amarelo-do-Cerrado Jacarandá-Paulista

Informações: Folha do ABC

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Prefeitura de Porto Alegre reforma corredor de ônibus na Zona Sul

A prefeitura revitalizou as estações do corredor de ônibus da avenida Padre Cacique, na Zona Sul da Capital.  Em continuidade ao trabalho realizado nos corredores da Zona Norte, para oferecer conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo, foram qualificados ambos os sentidos das estações na avenida Padre Cacique: defronte à sede do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique da Fase-RS, ao estádio Beira-Rio e ao Colégio Maria Imaculada, e também próximo ao prédio da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Segundo o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, a iniciativa faz parte do programa Mais Transporte, que renovou a frota de ônibus e aumentou a oferta de viagens. "É nossa prioridade dar mais dignidade no atendimento aos passageiros em seus pontos de embarque, perto de suas casas e locais de trabalho. É mais uma entrega para qualificar o transporte público da Capital", afirmou Ayres.

As estações do corredor da avenida Padre Cacique atendem 18 linhas em dias úteis que fazem 724 viagens, em operações de embarque e desembarque, e transportam 36,6 mil passageiros em ambos os sentidos. Em dias de jogos e eventos no estádio Beira-Rio, estas estações atendem uma demanda extra e permitem que torcedores e participantes cheguem ao estádio de forma rápida, sem depender de transporte privado, garantindo o acesso a pessoas de diferentes regiões, inclusive aquelas que não têm carro ou que vêm de fora da cidade.

A qualificação, que incentiva o uso do transporte coletivo, evita as emissões de gases poluentes, reduz os congestionamentos nas vias de acesso ao estádio e evita sobrecarga em estacionamentos. A menor necessidade de estacionamento nas proximidades reduz o risco de acidentes e conflitos de tráfego.

Os serviços incluem manutenção e limpeza da estrutura das paradas, de calçadas, colocação de iluminação com LED, recuperação de gradis e guarda-corpos de concreto, assim como a execução de piso podotátil nas plataformas de embarque. Também foi realizada a pintura das estações na cor cinza.

Os contratos com a empresa I9 Engenharia são de R$ 3,7 milhões para a manutenção das estações de corredor, com validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses.
 
Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação do Município de Porto Alegre.

Com a informação PMPA

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Vila Velha ​terá novo corredor exclusivo para ônibus

O projeto do corredor de ônibus que vai conectar a Terceira Ponte ao corredor da Avenida Carlos Lindenberg teve seu termo de compromisso firmado na última quinta-feira (19/12), entre a Prefeitura de Vila Velha e o Ministério das Cidades. O investimento, superior a R$ 143 milhões, será integralmente financiado por repasse a fundo perdido do Orçamento Geral da União (OGU), sem exigência de contrapartida financeira do município.

Este projeto faz parte da proposta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, que foi selecionada no programa Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Mobilidade Grandes e Médias Cidades, coordenado pelo Ministério das Cidades. Vila Velha foi a única cidade capixaba contemplada com recursos.

O corredor exclusivo para ônibus prevê a implementação de um eixo de 7,5 quilômetros, conectando o Terminal de Vila Velha à Avenida Carlos Lindenberg, otimizando o transporte público e beneficiando milhares de passageiros diariamente. Será construída uma ciclovia de 3 km ligando o Terminal de Vila Velha ao Terminal Aquaviário da Prainha, além de calçadas para pedestres, incentivando o transporte ativo e seguro.

Uma passarela será instalada nos pontos de maior movimentação, garantindo travessias seguras e acessibilidade. O projeto incluirá estações de passageiros, abrigos, sistemas de sinalização e uma Central de Controle Operacional, assegurando eficiência e segurança no sistema de transporte. Com essa estruturação, estima-se atender a uma demanda de 62 mil passageiros diários, promovendo a integração entre ônibus municipais, metropolitanos, ciclovias e transporte aquaviário.

Equipe
Segundo a secretária da pasta, Adriana Miguel Peixoto, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, se mobilizou para atender os requisitos necessários para a formalização do termo de compromisso. Agora, a equipe técnica se debruça em planejar soluções para impactar a fluidez no trânsito. “O objetivo é priorizar o transporte coletivo e ampliar a segurança e a acessibilidade para pedestres e ciclistas”, explicou a secretária.

As próximas etapas incluem a elaboração dos projetos executivos pelo município e a aprovação junto ao Ministério das Cidades; o processo licitatório para execução das obras; a autorização para início das obras pelo Ministério das Cidades e a execução das obras.  

por Fábio Grabriel
Informações: ESBrasil

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SuperVia terá trens extras na madrugada do primeiro dia de 2025

A SuperVia terá uma operação especial no Réveillon. No retorno das comemorações, a concessionária oferecerá viagens extras durante a madrugada do primeiro dia do novo ano com destino a Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. No total, serão cinco viagens extras no ramal Saracuruna e cinco nos ramais Japeri e Santa Cruz. Todos os trens farão serviço parador e as viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz atenderão também às estações do ramal Deodoro.  

Os passageiros poderão realizar embarques na Central do Brasil, além de Madureira, Realengo e Inhoaíba, locais onde haverá festas nos parques municipais que estão próximos dessas estações. A estação Central do Brasil estará aberta para embarque a partir de 0h20. Já Madureira abrirá às 1h30, Realengo às 1h40 e Inhoaíba às 1h20. Durante a madrugada, as demais estações estarão abertas apenas para desembarque de passageiros.  
 
Para evitar filas, a concessionária sugere que os clientes adquiram as passagens de ida e volta antecipadamente.  
 
No dia 31 de dezembro, os trens vão circular com horários fixos. A  SuperVia orienta ainda que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, entrem em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.  




Informações: Supervia

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Transporte coletivo de Curitiba volta a ser forte, com reintegração metropolitana e entrada na eletromobilidade

Ônibus sucateados, estações-tubo e terminais mal cuidados e, o pior, a desintegração do transporte de Curitiba com a Região Metropolitana, um sistema que era referência nacional e internacional pela eficiência. Este foi o cenário encontrado na cidade no início de 2017. Mas ao longo de 8 anos de trabalho, a gestão do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel reverteu o quadro.

A Prefeitura retomou a integração do transporte com municípios vizinhos, implantou 40 novas linhas de ônibus, 53 integrações temporais e mais formas de pagamento da passagem (com cartão de débito e crédito), inaugurou o Terminal do Tatuquara e fez a ligação inédita da região com o Centro da cidade. Foram comprados 543 veículos entre 2017 e 2023 e outros 187 devem ser adquiridos até março de 2025, completando a renovação de 62% da frota. Além disso, revitalizou estações-tubo e terminais, equipamentos urbanos e modernizou o atendimento aos passageiros.

O transporte coletivo de Curitiba também chegou à era da eletromobilidade nesta gestão, com a entrada em operação dos primeiros ônibus elétricos, proposta alinhada com o objetivo de fazer da capital uma cidade cada vez mais sustentável.

“Curitiba fez uma transformação histórica na mobilidade urbana em oito anos, melhorando o transporte coletivo, que ganhou eficiência, novas tecnologias e integração”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. “Com ônibus elétricos, de zero emissões, iniciamos a transição energética no sistema, um salto tecnológico importante alinhado ao projeto de sustentabilidade da cidade para as próximas décadas.”

Norte/Sul, Novo Inter 2 e Leste/Oeste
Grandes projetos estruturantes de mobilidade saíram do papel, como a inauguração do Ligeirão Norte/Sul, em janeiro de 2024, e da linha Fagundes Varela/Pinheirinho na Linha Verde, em 2021 que depois foi ampliada e batizada de Expresso Linha Verde-Atuba/Pinheirinho, em 2024. Além desses, há grandes projetos em andamento: o novo Inter 2 e o Ligeirão Leste/Oeste, já em obras, que vão melhorar o deslocamento da população nos próximos anos. A Prefeitura também assinou contrato com o BNDES para elaboração de estudo para concessão e instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolita de Curitiba (RMC).

O Ligeirão Norte/Sul, com menos paradas, trouxe comodidade para os passageiros, que reduziram o tempo de deslocamento em 15 minutos com um ganho de velocidade de 23% em relação às linhas paradoras. São 19 quilômetros (38 km ida e volta) entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

Nova concessão
Curitiba também firmou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) o contrato para a estruturação e modelagem do novo projeto de concessão do transporte coletivo de Curitiba, que prevê a modernização do sistema, reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte e a descarbonização gradual da frota.

O novo modelo de concessão, que deverá ser lançado no segundo semestre de 2025, será o primeiro do País a contemplar, já na sua origem, a prioridade de redução de emissão de gases do efeito estufa com mudança na matriz energética.

Primeiros ônibus elétricos
Conhecida por sempre estar na vanguarda do transporte coletivo no país, Curitiba deu, nos últimos anos, um salto seguro para o futuro, com a substituição de veículos movidos a diesel por outros movidos com energia limpa.

Seis deles começaram a circular em julho, nas linhas Interbairros I (horário e anti-horário), e um entrou em operação na linha Água Verde, em meados de agosto. No primeiro trimestre de 2025 entra em teste o primeiro biarticulado elétrico, que vai circular nas canaletas do BRT.

Outros 54 vão ser adquiridos em 2025, com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Mais 70 estão programados com lei aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, que prevê recursos de R$ 317 milhões nos veículos. E outros 84 estão previstos com financiamento do KfW Bankengruppe, o banco de Desenvolvimento da Alemanha.

O grande projeto de eletromobilidade do município, alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba), é um dos pilares para tornar Curitiba mais sustentável nos próximos anos.

A meta é que 33% da frota seja elétrica até 2023, percentual que deve subir para 100% em 2050. Hoje a frota é de 1,1 mil veículos.

Reintegração
Graças à integração com a Região Metropolitana, retomada pela gestão em 2017, a população pode hoje se deslocar entre Curitiba e os municípios vizinhos sem ter que pagar uma nova tarifa.

Dos 15 milhões de passageiros por mês que utilizam o transporte de Curitiba, 3,2 milhões são da Região Metropolitana, que entram no sistema sem ter que pagar uma nova passagem. São 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas). 

Hoje é possível ir de Fazenda Rio Grande a Colombo, uma distância de 43 quilômetros, passando por Curitiba pagando apenas uma passagem (R$ 6). Ao longo de oito anos foram retomadas linhas como Colombo/CIC, Pinhais/Rui Barbosa, Caiuá/Cachoeira, Barreirinha/São José e Roça Grande/Estação Solar.

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Realizações no transporte coletivo e equipamentos urbanos
- Renovação de 62% da frota, com a compra de 730 novos ônibus.
- Inauguração do Terminal do Tatuquara (2020).
- Inauguração do Mercado Municipal Capão Raso onde era o Shopping Popular (2020).
- Revitalização da Rodoviária (2020).
- 22 terminais urbanos revitalizados (2017 a 2024).
- Gestão na pandemia - implantação do Regime Emergencial para manter o equilíbrio do Sistema de Transporte, sanitização de ônibus, terminais e estações-tubo, criação de linhas especiais para profissionais da Saúde e vacinação (2020-2022).
- 40 novas linhas de ônibus criadas entre 2017 e 2024: 242 linhas (total) e 15 milhões de passageiros/mês 
- Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho na Linha Verde (2021)
- 53 integrações temporais ativadas entre linhas (2017 a 2024).
- Integrações temporais entre terminais Pinheirinho, Santa Cândida, Boqueirão com Sacolões e Armazéns da Família (outubro 2023).
- Integrações temporais entre os terminais Vila Oficinas e Barreirinha com Sacolões e Armazéns da Família (maio de 2024).
- 204 estações-tubo reformadas: 60% do total (2022 a 2024).
- Redução da passagem em 11 linhas fora do horário de pico (R$ 5): 49 mil pessoas beneficiadas/dia (2017 a 2024).
- O Urbs Móvel, ônibus itinerante, para levar os serviços do transporte coletivo, como confecção do cartão-transporte até a população (2020).
- Novos meios de pagamento: cartões de débito e crédito (2022).
- Implantação do EstaR digital (2020).
- Inauguração dos SmartPark São Francisco, Jardim Botânico e Campina do Siqueira (2021).
- Lançamento do Curitiba +, cartão pré-pago mais barato e ilimitado para o uso fora do horário de pico (2023).
- Inauguração das Lojas #CuritibaSuaLinda, administradas pela Urbs: Palacete Wolf (2018), Torre Panorâmica (2018), Mercado Municipal (2019), Espaço Cultural David Carneiro (2019), Jardim Botânico (2020), Shopping Estação (2021), Memorial Paranista (2021), Aeroporto (2024).
- Início dos testes com táxis elétricos da Renault (2023).
- Início dos testes com ônibus elétricos (2023).
- Totens de atendimento nas Ruas da Cidadania e recarga de cartão-transporte com cartão de débito e crédito em terminais (2022).
- #CuritibaSuaLinda inicia vendas pela internet (2023).
- Inauguração do trajeto completo da linha Ligeirão Norte/Sul (38 km), entre Santa Cândida e Pinheirinho.
- Curitiba e BNDES dão início aos trabalhos para estruturação e modelagem da nova concessão do transporte coletivo de Curitiba (2024).
- Inauguração da loja-tubo itinerante #CuritibaSuaLinda (2024).
- 1ª estação sustentável Prisma Solar Agrárias do Novo Inter 2 (2024).
- Compra dos primeiros ônibus elétricos (2024).
- Retomada da linha Barreirinha/São José e implantação da linha Roça Grande/Solar (2024).
- Integração entre SmartPark e o Terminal Campina do Siqueira (2024).
- Início da circulação dos primeiros sete ônibus elétricos nas linhas Interbairros I (horário e anti-horário) e Água Verde (2024).
-Assinatura do contrato com o BNDES para estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura de SP suspende licitação para conceder terminais de ônibus

A Prefeitura de São Paulo suspendeu mais uma vez o edital de licitação para a concessão do Bloco Leste dos terminais de ônibus da capital paulista. Essa é a terceira vez que o processo é suspenso desde que foi anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em 2023.

No documento que anuncia a decisão atual, assinado na última sexta-feira (20/12), a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias diz que a suspensão considera a “necessidade de resposta às considerações feitas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre o edital”.

Em nota, a pasta disse que a medida visa assegurar a segurança jurídica do processo. Segundo a gestão, a licitação será retomada em breve.

O edital prevê passar para a iniciativa privada, por 30 anos, a gestão de 12 terminais de ônibus da cidade, além das estações do Expresso Tiradentes.

Entre os locais que terão a gestão privatizada caso a concessão avance estão os terminais Cidade Tiradentes, Sapopemba e Sacomã. Vence a concessão a empresa que aceitar receber o menor valor mensal de contraprestação.

No dia 11 de dezembro, dois consórcios e uma empresa de engenharia manifestaram interesse na licitação. Entre as propostas apresentadas, a que ofereceu o menor valor de contraprestação foi a do Consórcio Terminais Leste SP, que aceitou receber R$ 8,1 milhões por mês da Prefeitura para gerir os espaços.

Em segundo lugar ficou o Consórcio Bloco Leste, que ofereceu R$ 8,5 milhões como prestação, e por último a Egypt Engenharia e Participações Ltda, que propôs receber R$9 milhões mensais.

Informações: Metropoles

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