O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) registrou trânsito lento neste primeiro dia de fiscalização da Faixa Azul na Avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife). A implementação da via preferencial para ônibus na via divide opiniões entre os motoristas que passam no local diariamente.
Foto: Isabelle Marques |
A Faixa Azul está demarcada no trecho entre o viaduto Miguel Arraes e o cruzamento com a Avenida Boulevard.
No total, 37 linhas de ônibus trafegarão pela faixa exclusiva, diariamente, transportando cerca de 140 mil passageiros. O diretor-presidente Manaustrans, Paulo Henrique Martins, informou que 99% dos condutores respeitaram o corredor preferencial entre 7h e 8h, e avalia que a população está aderindo a faixa com tranquilidade.
“Este é um passo para o futuro. O corredor para ônibus é uma forma de equilibrar a equação entre a crescente frota de carros com o transporte público na cidade”, disse.
Paulo Henrique destaca que a Faixa Azul só poderá ser utilizada por veículos para acesso a garagens e conversões à direita. Além disso, os veículos de passeio não poderão prosseguir pelo corredor por mais de um cruzamento.
Para o bancário Jefférson Moraes, 32, o corredor preferencial tornou o trânsito mais lento e confuso na avenida. Ele reclama que, na altura do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, os motoristas optam por entrar na Faixa Azul muito “em cima”, por medo da multa. “A mudança abrupta de faixas é um perigo, pode causar colisões e atropelamentos”, disse.
Mais otimista, a empresária Nadine Abreu, 40, acredita que apesar da lentidão nos horários de pico, ao longo do dia o corredor preferencial pode trazer mais fluidez tanto para os coletivos quanto para os veúculos menores. “Eu realmente espero que funcione bem, gostaria muito de poder deixar o carro em casa e sair de ônibus”.
Na enquete, “Você acredita que a Faixa Azul na Avenida Mário Ypiranga será eficaz?, realizada pelo Portal D24am, até às 11h30, 55,56% dos motoristas opinaram contra o corredor preferencial, e 44,44% afirmaram que a medida pode trazer resultados positivos.
Multa
De acordo com o artigo 184, inciso primeiro do Código de Trânsito Brasileiro, “transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros (vizinhos) ou conversões à direita” é infração leve (três pontos na carteira de habilitação) e a multa é de R$ 53,20.
A Avenida Mário Ypiranga Monteiro, na zona Centro Sul de Manaus, é a segunda via contemplada com a restrição de tráfego implantada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A primeira foi a Constantino avenida Nery, principal corredor de acesso entre os bairros e o Centro de Manaus.
Trânsito
Outros seis trechos na capital apresentaram trânsito lento na manhã desta segunda-feira (6), de acordo com informações do Manaustrans. Entre as 7h às 10h, as avenidas que tiveram retenção não indicaram acidentes ou outras ocorrências como causa do engarrafamento.
Conforme o Manaustrans, as informações do Centro de Controle Operacional (CCO) indicaram que um dos motivos para a lentidão das vias citadas foi por conta do grande número de veículo nas vias e também devido ao feriado prolongado.
A passagem subterrânea da Cidade Nova na Torquato Tapajós, Djalma Batista em frente ao Parque dos Bilhares, Avenida Efigênio Salles, Corredor da Avenida Theomário Pinto, Avenida Maceió entre a Rua Pará e Avenida Álvaro Maia e Avenida Max Teixeira apontaram fluxo de trânsito lento.
*Texto: Clarice Manhã e Isabelle Marques
Informações: d24AM.com