Mais lidas na semana
-
Com a chegada das férias, muitos poderão aproveitar e conhecer a uma das praias mais badaladas do litoral sul de Pernambuco, e para isso...
-
O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ...
-
O telefone de atendimento ao público 24 horas da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foi modificado nesta quarta-feira (5). Ag...
-
A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta terça-feira (5) a situação das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 . As nov...
-
Nesta semana, a Prefeitura de Suzano disponibilizou em sua página na internet ( http://www.radialtransporte.com.br/#!-suzano/cnd0 ) os ho...
-
Foi lançado oficialmente na noite de ontem (sexta-feira/15), o Itabuna Card, em solenidade no Tarik Fontes Plaza Hotel, com a participação d...
-
O Metrô de São Paulo disponibiliza em sua página na internet um simulador de trajeto. Ao acessar o simulador o passageiro pode selecionar...
-
Representantes do governo do Estado receberam na última quarta-feira um grupo de investidores chineses. Eles estudam a instalação de uma m...
-
A população de Fortaleza recebeu, na noite desta sexta-feira (19), mais uma obra concluída pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza ...
-
O Grande Recife informa que a partir deste sábado (19), a linha 161-Brigadeiro Ivo Borges muda de nome para 161-Brigadeiro Ivo Borges/TI Ae...

Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Desde que assumiu o governo da cidade de Nova York, o prefeito Michael Bloomberg teve como uma de suas principais metas fortalecer o uso de bicicleta como meio de transporte por meio da instalação de várias ciclovias e ciclofaixas na cidade. Para você ter uma ideia de como a bicicleta se tornou crucial no sistema de transportes da cidade, basta ver o impressionante dado a seguir: nos últimos 4 anos, 450 quilômetros de ciclovias foram construídos em Nova York! O problema agora é convencer os nova-iorquinos que ciclovias são boas para eles.
Apesar de agradar os ciclistas e dar a chance para que muita gente comece a pedalar, o sistema de ciclovias de Nova York está sob fortes críticas da população no geral. Além de criar as ciclovias, a administração Bloomberg acabou com centenas de vagas públicas de estacionamento nas principais regiões da cidade e ainda transformou a Times Square em uma grande praça apenas para pedestres. Todas essas mudanças não foram bem aceitas.
24 horas depois do furacão Sandy atingir Nova York, em 28 de outubro, o prefeito Michael Bloomberg anunciou que a secretária de Transportes, Janette Sadik-Khan, tinha um plano para o caos que se instalou no trânsito da cidade --sem metrô e sem semáforos, graças ao blecaute.
"Só carros com três passageiros ou mais poderão entrar em Manhattan. Até o fim de semana, os ônibus circularão com a catraca livre", determinou.
Os nova-iorquinos já se acostumaram com as medidas às vezes radicais da mulher que manda no trânsito da maior cidade americana.
Em cinco anos no cargo, a superpoderosa secretária de Transportes de Nova York abriu 450 km de ciclovias, 50 km de corredores de ônibus e fechou várias praças aos carros --a mais famosa delas, a Times Square, tornou-se um grande calçadão.
Reduziu o número de pistas da Broadway pela metade, dobrando as calçadas dos dois lados e espalhando cadeiras e mesinhas.
Postado por Meu Transporte às 21:09 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Bicicletas, M u n d o, Reportagem especial
Metrô SP abre edital para trocar empresa de recarga do Bilhete Único
O Metrô de São Paulo vai lançar nesta quinta-feira (29) dois editais de licitação para a contratação de empresas credenciadas pela SPTrans para a venda de créditos do Bilhete Único. A medida foi tomada após a falta de atendimento da empresa Serviços Digitais aos usuários que precisam adquirir créditos para o Bilhete Único em 17 estações do Metrô.
![]() |
Ayrton Vignola/AE |
Além dos pontos nas 17 estações do Metrô onde a Serviços Digitais tem a concessão da venda de créditos em guichês e também em equipamentos de autoatendimento, quem vencer a licitação assumirá as vendas que estão sob a responsabilidade da Serviços Digitais em outras estações onde a venda é conjunta com outras concessionárias.
Ne nota, o Metrô orienta os passageiros para realizar suas recargas em outras 46 estações metroviárias, casas lotéricas, bancas de jornais e demais estabelecimentos comerciais credenciados.
As estações com problemas, segundo nota enviada pelo Metrô, são: Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana e Armênia (Linha 1-Azul) e Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde e Penha (Linha 3-Vermelha). Mas a reportagem constatou que cabines das Estações Brigadeiro, Consolação e Vila Madalena, da Linha 2-Verde, também estão inoperantes.
Passageiros reclamam que, sem lugar para recarregar o bilhete nessas estações, as pessoas precisam sair de seus percursos diários para comprar créditos em outros lugares. Mas a queixa principal é de que, na correria diária, o passageiro acaba comprando bilhetes de papel nas estações do Metrô. Essas passagens não dão direito ao desconto nem às gratuidades quando parte da viagem é feita de ônibus.
Informações: iG São Paulo
Postado por Meu Transporte às 11:44 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Rio, BRT TransOeste vai ganhar mais ônibus na frota
O BRT Transoeste terá, além dos cinco novos ônibus articulados, 12 outros veículos do mesmo tipo que já foram encomendados pelas empresas operadoras do BRT e serão entregues ao longo dos próximos quatro meses. Com isso, a frota passará dos atuais 91 veículos para 103 veículos neste período.
“O Rio Ônibus também tem se articulado com a Prefeitura para implementar alternativas, como a criação de dois novos serviços, de modo a possibilitar maior frequência de saída dos terminais Santa Cruz e Alvorada”, informou o Rio Ônibus em nota.
O primeiro serviço a se iniciar em dezembro, sairá de Santa Cruz com destino ao Recreio e fará o retorno entre as estações Salvador Allende e Barra Sul. Com isso, serão economizados 30 minutos em todo o percurso de ida e volta. Para o segundo, que estará em operação em janeiro, a saída será do terminal Alvorada e o retorno será feito junto à estação Mato Alto.
Informações: Governo do Rio
Postado por Meu Transporte às 11:31 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Painéis de ônibus de Fortaleza não funcionam
A estudante Dayse Sanford calcula os minutos que faltam para a aula começar em ponto de ônibus no Bairro de Fátima, em Fortaleza. O ônibus que espera está atrasado, mas o painel eletrônico que deveria indicar a hora de chegada do próximo coletivo está sem funcionar. “O ônibus nunca vem no horário que o painel indica”. Às 8h da manhã, o aparelho mostrava que o próximo ônibus chegaria às 21h32 da noite.
Ao todo, Fortaleza conta com 38 painéis informativos que foram instalados nas paradas de ônubus desde 2005. Na época, o investimento, segundo a prefeitura, foi de R$ 4 milhões. Sete anos depois da implantação, a maioria dos painéis não funciona mais ou está desregulado.
Além do painel desregulado na parada do Bairro de Fátima, o painel da Praça da Imprensa, no Bairro Dionísio Torres, está desligado. No visor do equipamento na Avenida 13 de Maio, a mensagem sempre é “carregando informações”. Em frente à reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), outro equipamento está sem funcionar.
De acordo com o presidente da Autarquia Munipal de Trânsito (AMC), Ademar Gondim, o contrato de funcionamento dos painéis foi encerrado em 2009. “A Prefeitura achou por bem não licitar neste momento o contrato porque em função do trânsito as programações estabelecidas nos horários não eram cumpridas”, afirma. Segundo ele, a medida que as faixas exclusivas para ônibus forem implantadas, os painéis eletrônicos podem voltar a funcionar, mas será preciso fazer uma nova licitação.
Informações: G1 Ceará
Postado por Meu Transporte às 11:31 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Ceára
Tarifa de ônibus em Vila Velha é unificada
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha (Semtran) decidiu unificar o valor da tarifa dos ônibus do sistema municipal de transporte. A medida começou a valer na terça-feira (27) e todos os passageiros pagarão R$ 2,30 para qualquer percurso.
A decisão foi tomada em conjunto com a empresa Sanremo e vai beneficiar os usuários que moram na área rural de Xuri. Há mais de 20 anos, de acordo com a legislação vigente, os moradores do local pagam a passagem dobrada na linha 061, que faz o itinerário São Torquato x Xuri.
Ainda esta semana, a Prefeitura vai publicar um decreto municipal revogando a legislação anterior que permitia a cobrança. Em Vila Velha, cerca de 30 mil usuários utilizam o transporte coletivo municipal diariamente.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Bruni Lorenzutti, a mudança foi uma determinação do prefeito Neucimar Fraga. “Há 20 anos, a área rural de Vila Velha era de difícil acesso, por isso a autorização dessa cobrança duplicada. Mas hoje, a realidade é bem diferente e as vias de acesso à Xuri estão bem melhores e não se justifica a tarifa em duplicidade”, explicou.
A melhoria da qualidade do transporte coletivo oferecido aos usuários é uma preocupação constante da Semtran. Uma das ações é a renovação dos ônibus da frota. Quase metade da frota do sistema de transporte coletivo municipal da Sanremo já foi renovada. A expectativa é que até 2013 todos os ônibus já tenham sido substituídos, com a adaptação para acesso dos deficientes físicos. Atualmente, todos os coletivos já contam com câmeras de vídeo para combate à evasão e à violência.
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha e a empresa municipal de ônibus já iniciaram as mudanças necessárias nos coletivos para a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica para o recebimento da passagem em toda a frota da Viação Sanremo. A previsão é que todos os veículos estejam operando com o novo sistema neste segundo semestre.
O processo de transferência das catracas da porta traseira para a porta dianteira já foi iniciado, com a finalidade de modificar o embarque, que hoje é realizado pela parte de trás do coletivo. Estão sendo realizadas ainda alterações referentes à acessibilidade.
Postado por Meu Transporte às 11:30 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Espiríto Santo
Assinar:
Postagens (Atom)