Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Mineiro viraliza ao fazer 'álbum de figurinhas' com novos ônibus de Belo Horizonte

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Os belo-horizontinos estão reunidos em um único propósito desde a tarde desta terça-feira (26): saber onde estão os 420 novos ônibus que fazem parte da nova frota da cidade.

Parte dos veículos foram entregues no dia 19 deste mês pela Prefeitura de Belo Horizonte. A previsão é que todos os ônibus estejam em circulação até o dia 31 de dezembro.

Assim, foi iniciada uma "caçada" nas redes sociais para saber quem já viu esses novos ônibus em Belo Horizonte. A ideia surgiu do podcaster e estudante de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Thiago Daniel, de 20 anos. (saiba mais abaixo)

Álbum de figurinhas
Ele apelidou a brincadeira de "Álbum de Figurinhas da BHBus 2023", que é nada menos que um compilado de fotos dos usuários do transporte público que mostram a linha que o novo veículo foi alocado.

"Uma pessoa postou a foto do ônibus 39, e falou que era o ônibus mais baixo que já tinha visto. Gerou muitos comentários, até que a prefeitura comentou e postou [a foto] do ônibus número um. Falei, porque não fazer uma coletânea?", disse Thiago.

A ideia é simples, assim que ver o adesivo (plotagem) colado na traseira do ônibus, é só fazer aquela foto marota e comentar na publicação criada por Thiago.


De olho no busão

Imagens são separadas e numeradas no "álbum de figurinhas" — Foto: Reprodução

Até agora, foram encontrados 74 novos ônibus. Ainda faltam 348 (!).

As fotos já localizadas estão reunidas em um drive.

Do total de 220 ônibus, 167 foram acrescidos à frota e 53 substituíram outros veículos.
A frota do transporte coletivo da capital conta agora com 2.484 veículos, com idade média de 6 anos e 9 meses.

Informações: G1 MG

READ MORE - Mineiro viraliza ao fazer 'álbum de figurinhas' com novos ônibus de Belo Horizonte

Em Fortaleza, Terminal de ônibus no Papicu é entregue provisoriamente

A Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra) entregou, nesta quarta-feira (27), o terminal de ônibus provisório para administração da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S/A (Etufor). A plataforma construída pela Seinfra vai possibilitar que, no subterrâneo da área do atual terminal de ônibus, sejam realizados os serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura Estação Papicu da Linha Leste do Metrofor. A previsão é de que esses trabalhos sejam iniciados em 8 de janeiro de 2024.

“Agilizamos a construção deste equipamento para que, a partir de janeiro, sem nenhum prejuízo à população, a cidade passe a fazer uso deste espaço e a gente possa continuar avançando na obra da Linha Leste”, destacou o secretário Antonio Nei de Sousa.

Com uma extensão de 180 metros, 20 a mais que a estrutura permanente, o terminal provisório conta com área coberta em estrutura metálica e telhas de alumínio; plataforma com piso de concreto; sala de apoio aos motoristas com banheiro acessível; banheiros com unidade acessível; piso podotátil; passarela provisória entre plataformas, com rampa elevada e coberta; sinalizações horizontal e vertical do terminal de ônibus provisório; sinalizações horizontal e vertical do novo acesso do terminal antigo pela Rua Pereira de Miranda; estacionamento com pavimento em blocos intertravados; canteiros com pavimentação em lastro de brita e pintura dos muros de fechamento do Terminal de Ônibus Provisório. No total, o investimento foi de R$3 milhões.

Atualmente, cerca de 46 mil pessoas circulam por dia no terminal.

Mais informações

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.

Informações: Governo do Ceará

READ MORE - Em Fortaleza, Terminal de ônibus no Papicu é entregue provisoriamente

SPTrans muda itinerários de linhas para compras natalinas na região do Brás


A SPTrans informa que a partir de sábado (18), devido ao período de compras natalinas, será necessário alterar o itinerário de 14 linhas na região do Brás até o dia 31 de dezembro.

Confira as alterações:

119C/10 Pq. Edu Chaves – Term. Princ. Isabel

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Hannemann, Rua Carnot, Rua Itaqui, Rua Paganini, prosseguindo normal.

Ponto desatendido sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23. Utilizar o ponto da rua João Teodoro nº 1331.

Ponto desatendido sentido bairro:

- Rua Hannemann 176, 412, deverá atender ponto da Rua Afonso Arinos 226.
- Rio Bonito 1589, utilizar o ponto da Rua Itaqui 268 ou Rio Bonito 1201 e Rua Itaqui 266.

2123/10 Vl. Medeiros – Liberdade
2127/10 Pq. Edu Chaves – Liberdade

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, prosseguindo normal.


Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23 ou Rua Oriente, 760.
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.


271F/10 Center Norte – Metrô Belém

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Celso Garcia, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. de Abaeté, Rua Maria Marcolina.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Rua Br. de Ladário, 485 e 195, utilizar o ponto da Rua Oriente, 760.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. de Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368 e Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

2161/10 Pq. Edu Chaves – Pça. do Correio

Ida: Normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Silva Teles, 99, utilizar o ponto da mesma via no nº 281.
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079 ou  R. Oriente, 760

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

272N/10 Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II

Sentido Único: Normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal, até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro: 

- Rua Silva Teles, 99, utilizar o ponto da mesma via no nº 281
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079. R. Oriente, 760

Pontos desatendidos sentido bairro: 

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga

Ida: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Vd. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, Barão de Ladário, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da Rua Jairo Góis, 91.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visconde de
Abaeté, 79.
Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).

271P/10 Cangaíba – Pça. do Correio

Ida: Normal até a Rua Vautier, Rua Conselheiro Dantas, Rua Canindé, Rua Vitor Hugo, Rua Carnot, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Hannemann, Rua Carnot, Rua Itaqui, Rua Paganini, prosseguindo normal.

Obs.: No sentido bairro, os usuários que utilizam o ponto da Rua Hanneman, 176 e Rua Itaqui, 268, deverão utilizar o ponto da Rua Afonso Arinos, 226.

701A/10 Pq. Edu Chaves – Metrô Vl. Madalena

Ida: Sem Alteração.
Volta: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido bairro.

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana, 2212 – parada 1 - Concórdia.
- Rua Oriente, 374, 556 e 760, deverão se deslocar à Av. Rangel Pestana, 2212, Parada 1 (Concórdia).
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS), Parada 02

2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia

A linha deverá ser operada em sistema circular

Sentido Único: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, Barão de Ladário, 195 e o atual ponto final no Lgo. da Concórdia, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana, 2212 – parada 1 -  Concórdia.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).

172U/10 Cem. Pq. dos Pinheiros – Moóca

Ida: Normal até Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: Normal Até a Rua do Hipódromo, Av. Rangel Pestana (à direita), Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Rua Oriente, 374, 556, 760, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia e utilizar  o ponto de parada 1 (Concórdia) Av. Rangel Pestana, 2212.
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS), parada 02
- Rua Mons. Andrade, 871, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana (Parada Piratininga), 1479

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).
- Av. Rangel Pestana, 2079, utilizar o ponto da Rua Visconde de Abaeté, 79.

311C/10 Pq. São Lucas – Bom Retiro

Ida: Sem Alteração.
Volta: Normal até o retorno sobre o Túnel Tom Jobim, Avenida Prestes Maia, Rua São Caetano e Rua da Cantareira Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Avenida Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.

5144/10 Term. Sapopemba – Term. Princesa Isabel

Ida: S/Alteração.
Volta: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Avenida Rangel Pestana, Avenida Celso Garcia, Rua Bresser, prosseguindo normal.

407A/10 Shop. Aricanduva – Lgo. da Concórdia

A linha deverá ser operada em sistema circular

Sentido Único: Normal até o Lgo. da Concórdia, Vd. Gasômetro, Rua do Gasômetro, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Vd. Mto. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia Prosseguindo Normal.

Pontos desatendidos no sentido centro:

- Ponto Terminal no Lgo. da Concórdia, utilizar o ponto Parada 1 – Concórdia, Av. Rangel Pestana, 2212, no sentido bairro.

Pontos desatendidos no sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos utilizar o ponto Parada 1 – Concórdia, Av. Rangel Pestana, 2212, no sentido bairro.
- Rua Oriente, 556, 760, deverão se deslocar à Av. Rangel Pestana, 2212 e utilizar  o ponto de parada 1 (Concórdia).
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS).
- Rua Maria Joaquina 44 e 388, rua Bresser 542 e 888 deverão se deslocar à Avenida Celso Garcia e utilizar o ponto de parada 1/3 (Parada Bresser) e nº 416

Devido às alterações as linhas abaixo deverão atender aos seguintes pontos:

Sentido centro:
2123/10 Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079                    
2127/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
2161/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
272N/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
174M/10 
701A/10 
2105/10
 
Sentido bairro:
As linhas abaixo deverão atender na Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2212

2123/10                  
2127/10  
2161/10 
272N/10  
174M/10 
701A/10 
2105/10

172U/10 Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana, 2212                           
Parada INSS - Av Celso Garcia 60 

407A/10 Parada 1 Piratininga - Av Rangel Pestana, 1479                           
Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2212 
Parada INSS - Av Celso Garcia 60 

Informações: SPTrans

READ MORE - SPTrans muda itinerários de linhas para compras natalinas na região do Brás

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960