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SPTrans cria linha para atender aos passageiros que usam a estação Vila Natal

terça-feira, 12 de julho de 2022


A SPTrans informa que a partir deste sábado, (16), começa a funcionar a linha 6003/21 Terminal Varginha – CPTM Mendes/Vila Natal, que vai atender aos passageiros que utilizam a Estação CPTM Mendes/Vila Natal. 

O itinerário do 6003/21 Terminal Varginha – CPTM Mendes/Vl.Natal terá Sentido Único com início no Terminal Varginha, que fica na Rua Luiz Supertti, depois passa pela Avenida Senador Teotônio Vilela, Estrada dos Mendes, passagem sob a Linha Férrea, Plataforma lateral da Estação Mendes/Vila Natal, Marginal Leste, acesso à, Estrada dos Mendes, Rua Blasco Ibanez, retorno, Avenida Senador Teotônio Vilela, Rua Balneário São José, Acesso, Terminal Varginha. 

Horário de operação 

Dias úteis das 4h20 às 23h10 
Sábados das 4h40 às 23h30 
Domingos das 4h50 às 23h30 
 
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo 
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Em Campo Grande, Novos pontos de ônibus terão câmeras e wifi

A estrutura de uma das cinco estações de embarque e desembarque projetadas para o corredor do transporte coletivo da Rui Barbosa começou a ser instalada. O serviço começou pelo ponto da quadra entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano. As estações terão câmeras de monitoramento, acesso a wi-fi e iluminação inteligente.

Os passageiros poderão acessar o itinerário das viagens em tempo real, via QR-code. Foram instalados sensores embaixo do asfalto que farão a comunicação do sistema com os veículos.

Ao longo do corredor de ônibus da Rui Barbosa, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, outras quatro estão sendo implantadas entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. No trecho acima da Avenida Fernando Correa da Costa, as estações ficarão nas seguinte quadras: entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco; entre as ruas Calarge e Tonico de Carvalho; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; e, as ruas Aluizio de Azevedo e a Rua Dr. Anibal de Toledo.

No trecho mais central da Rui Barbosa haverá reforço da iluminação pública, com 119 postes complementares que trarão ainda mais segurança durante a noite na região central, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. No trecho há vários estabelecimentos que funcionam à noite, como farmácias, instituições de ensino e igrejas, além de ser um dos corredores de ônibus mais importantes da cidade. A iluminação será de lâmpadas LED.

O Programa Reviva Campo Grande está requalificando o microcentro de Campo Grande. A Rua Rui Barbosa está recebendo intervenções desde o pontilhão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até a rotatória com a Avenida Rachid Neder.

São 7,3 km de recapeamento asfáltico e muitas melhorias para usuários do transporte público coletivo, além de 4,1 km de drenagem que eliminam pontos de alagamento, na região do São Francisco, perto do Centro de Especialidades Médicas, Santa Casa e no outro extremo.

Informações: Campo Grande News
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No Recife, BRT na BR 101 ficou apenas na promessa

Mais uma promessa não cumprida, esse é o sentimento concreto dos usuários que precisam se deslocar frente a uma rodovia cheia de problemas nas obras frente ao TCE devido a desvios bem como por problemas nas áreas lindeiras e retornos incompletos.

Em 2013, o governo de Pernambuco prometia aos usuários do sistema um dos maiores e principal ramal com a implementação de um BRT na BR 101 desde Abreu e Lima até Cajueiro Seco em Jaboatão, cortando toda capital num corredor que contaria com 39 estações de transporte rápido em um percurso de 30,7 km.

Esse trecho do BRT na chamada 4ªPerimetral daria aos usuários eficiência e mais pontualidade a um sistema que hoje sofre com engarrafamentos diários deixando terminais superlotados.

Para se ter uma ideia, hoje o usuário que sai de Cajueiro Seco em Jaboatão dos Guararapes com destino ao terminal de Abreu e Lima precisa fazer baldeação em dois terminais (Barro e Macaxeira) e o BRT faria essa ligação de forma direta e em menos tempo.
A BR 101 está concedida ao Estado desde meados 2010 e passou por diversas intervenções e obras mal elaboradas, onde muitas vezes as mesmas foram paradas por suspeitas de superfaturamento nas licitações e até hoje a mesma não contempla os usuários devido a constantes engarrafamentos, principalmente na altura da entrada de Muribeca e entornos da Caxangá.
 
Vale salientar que o Governo Federal liberou em 2012 cerca de 192 milhões de reais  que incluía a troca do pavimento, recuperação do acostamento e vias marginais e era nesse momento que o BRT deveria ser implementado, ou seja, durante a própria obra de requalificação da via.

A sensação é que o sistema BRT na BR 101 que seria um sonho para os usuários virou um tremendo pesadelo, na qual as chances para sua implementação perdeu essa oportunidade, fica aos mesmos a frustação por erros de planejamento por parte do governo do Estado.

Números
60 mil carros passam por dia na BR-101, no contorno do Recife
20% do tráfego são de veículos pesados
30,7 km formam o trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão
R$ 774 milhões seriam aplicados no trecho entre o km 51 e o km 82
150 mil pessoas circulariam por dia pelo novo corredor após as obras
39 estações para o BRT e 39 passarelas para pedestres
R$ 224 milhões seriam investidos na primeira etapa, que incluia:
Troca de asfalto e placas de concreto
Abertura de via exclusiva com duas faixas de rolamento para a futura passagem do BRT

R$ 550 milhões seriam investidos na segunda fase, que incluia:
Implantação de estaçãoes de BRT e ciclovias
Construção de pontes, viadutos e elevados
Construção de elevado para o BRT entre a Caxangá e a BR-232
Implantação do novo Terminal Integrado da Macaxeira, maior e mais confortável que o atual

Blog Meu Transporte
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