Como forma de incentivar os habitantes de Barcelona a retirarem seus veículos de circulação, a prefeitura da cidade decidiu ofertar transporte público gratuito e ilimitado para quem renunciar ao uso de carros ou motos sem certificação ambiental.
A gratuidade dura três anos e permite o uso dos serviços em diferentes zonas da Área Metropolitana de Barcelona. Mas o detentor do bilhete não pode adquirir outro veículo durante esse período.
Segundo os dados oficiais, o número de solicitações aumentou bastante entre o final de 2019 e o início de 2020, quando entrou em vigor as Zonas de Baixas Emissões.
As ZBEs limitam a circulação dos veículos mais poluentes e que não possuem selo ambiental em determinadas regiões e horários.
A iniciativa tem se mostrado muito bem-sucedida. Desde o início do programa em 2017, mais de 12 mil bilhetes T-green foram concedidos.
O governo municipal estima que já foram retirados 10.613 carros e 1.735 motocicletas. Desses, 66% eram movidos à gasolina e 34% a diesel.
Com isso, além do benefício ambiental, a autoridade municipal também observou durante esse período menos congestionamento, melhor qualidade do ar, menos problemas de saúde para a população e desgaste e manutenção para as vias públicas.
Além disso, o cidadão que opta por participar ainda economiza o dinheiro que gastaria com combustível e manutenção do carro e pode investi-lo em outras áreas.
Informações: Recicla Sampa
0 comentários:
Postar um comentário