Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

No Rio, Novo modelo do BRT é apresentado. Compra dos ônibus faz parte da reestruturação do sistema

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, e a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, apresentaram o novo modelo de ônibus que será utilizado na operação do sistema BRT. Com identidade visual redefinida nas cores amarela e prata e mais moderno, o veículo articulado foi apresentado na manhã desta terça-feira (27/9), na garagem do BTR, em Curicica, na Zona Oeste.

– É uma satisfação e uma alegria sem tamanho recebermos o primeiro ônibus. Sabemos que a população está sofrendo e, infelizmente, não é simples adquirir novos ônibus. Na primeira semana de dezembro já devemos ter o número suficiente para meio que reinaugurar a Transolímpica. Depois, no fim de janeiro e início de fevereiro, mais ônibus novos para a Transcarioca, já com todas as estações reformadas. A última a receber os modelos novos será a Transoeste, por conta das obras do piso. Nela, os passageiros vão ter mais ofertas de ônibus no primeiro semestre de 2023, mas ainda operando com os antigos. Esperamos que, com isso, a população volte a ter um serviço adequado e possa viajar com mais conforto – afirmou Eduardo Paes, que fez um apelo aos usuários para que tenham cuidado e carinho com os novos ônibus, porque os veículos foram comprados com dinheiro dos impostos e danificá-los significa danificar o próprio bolso.

Com o objetivo de acelerar a recuperação do BRT, a Secretaria de Transportes (SMTR) realizou licitações em abril e maio de 2022 para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo padron. Os novos veículos serão entregues entre outubro deste ano e março de 2023. A Prefeitura ainda vai licitar este ano mais 270 articulados, com previsão de entrega entre outubro de 2023 e março de 2024.

O articulado apresentado nesta terça-feira é da multinacional brasileira Marcopolo, com chassi da fabricante Volvo e capacidade para transportar até 181 passageiros. O modelo conta com tecnologias como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações de desembarque, ar-condicionado, botão de pânico na cabine do motorista, sistema de comunicação do motorista aos passageiros com microfone instalado na cabine do motorista, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque e tomadas USB em todas as poltronas.

O novo modelo conta também com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veículo. O novo BRT é composto por painel que mostra a velocidade do veículo, cabine segredada para o motorista, câmera de marcha à ré e sistema de iluminação diferenciada, com cromoterapia no interior do veículo.

– Planejamos uma frota para dar conforto para a população, acabar com a lotação, com uma frequência muito alta de ônibus. Os novos modelos têm três rampas de acessibilidade e mais assentos para essas pessoas – disse Maína Celidonio.

Reestruturação do sistema BRT

A Prefeitura do Rio tem trabalhado pela maior eficiência do BRT desde o ano passado, quando assumiu a gestão do sistema. Ao todo, 46 estações que estavam fechadas foram reformadas e reabertas, além de outras 23 remodeladas. Entre outros projetos, estão as obras em andamento de construção do BRT Transbrasil, que terá 18 estações e quatro terminais, incluindo o Terminal Intermodal Gentileza, que vai integrar o BRT ao VLT e linhas de ônibus municipais.

Também estão em execução a requalificação da pavimentação do corredor Transoeste e a reformulação de cinco estações e terminais: Santa Cruz, Curral Falso, Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto. Cinco garagens de ônibus, localizadas em Paciência, Curicica, Cascadura, Ramos e Deodoro também passarão por obras de melhorias e expansões para receber a nova frota do BRT.

Recentemente, foram criados dois serviços eventuais (Alvorada x Madureira e Alvorada x Penha) no corredor Transcarioca, com 38 articulados alugados. Estes serviços se juntam aos outros já em operação na Transoeste, que já contam com 101 ônibus urbanos alugados. A Prefeitura também iniciou a contratação de operadores de estação, que receberão treinamento do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), para fiscalizar e multar a prática ilícita de evasão de tarifa no sistema BRT.

– A Prefeitura está trabalhando para devolver aos passageiros o conforto e a qualidade no sistema BRT. Estamos reformando estações, oferecendo serviços complementares para desafogar a demanda até que os novos ônibus entrem em operação – disse a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

Bilhetagem Digital começará pelo BRT

A licitação da nova bilhetagem digital está em andamento e permitirá à Prefeitura ter o controle sobre a receita do transporte público, garantindo transparência. A assinatura do contrato está prevista para outubro deste ano e o início da operação, em abril de 2023, começando pelo BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de bilhetagem digital comece a ser operado até o início de 2024. A concessão será pelo período de doze anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, igual período.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - No Rio, Novo modelo do BRT é apresentado. Compra dos ônibus faz parte da reestruturação do sistema

Na Grande Vitória, Transcol recebe 1° ônibus elétrico

Inovação: serão, ao todo, quatro ônibus elétricos que farão parte da frota do Sistema Transcol. Primeira unidade já começa a operar no mês de outubro, e o restante, a partir de novembro. São os primeiros coletivos elétricos produzidos na América Latina. A tecnologia é 100% nacional


“É um passo gigantesco que se dá em termos de inovação e sustentabilidade. E isso só foi possível graças a um esforço conjunto dos consórcios operadores e do Governo do Estado”. Foi assim que o integrante do Comitê Executivo do GVBus, Fábio Cançado, definiu a chegada do primeiro dos quatro ônibus elétricos do Sistema Transcol, durante discurso realizado na manhã desta terça-feira (27), em solenidade no Parque da Cidade, em Laranjeiras, na Serra. O evento contou com a presença de autoridades, representantes do setor de transportes e colaboradores das empresas operadoras. Os veículos, todos entregues pelo GVBus, são os primeiros coletivos elétricos produzidos na América Latina. E mais: com tecnologia 100% nacional.

A primeira unidade irá operar a linha 515, que faz o itinerário Terminal de Laranjeiras ao Terminal de Campo Grande, via Avenida Beira-Mar, em Vitória. A previsão é de que o ônibus comece a circular em outubro, após a conclusão dos trâmites de licenciamento. Os outros três coletivos devem operar a partir de novembro.

“Os outros três ônibus devem começar a circular em novembro. Mas as empresas operadoras já estão treinando os motoristas para atuar nos novos coletivos. Este é o primeiro ônibus totalmente elétrico da Região Metropolitana da Grande Vitória. Todos eles possuem recarga rápida e piso baixo, que faz com que ônibus fique no nível da calçada, o mais próximo do meio fio. Nós temos aqui o que há de mais moderno e sustentável em termos de transporte público”, destacou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Durante a entrega da primeira unidade dos ônibus elétricos, os participantes realizaram um passeio pela região dentro do coletivo, quando tiveram a oportunidade de conferir os diferenciais do veículo em relação aos ônibus movidos a diesel.

A presidente da Eletra, empresa integradora e responsável pela montagem dos ônibus, Milena Braga Romano, destacou a importância da entrega. “É o início de um grande desenvolvimento para a mobilidade urbana. A transição do diesel para o elétrico exige desafios, como toda mudança, desafios estes que precisam ser enfrentados, e os empresários foram corajosos, enfrentaram isso com a gente quando decidiram trazer o primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil”, afirmou.

Também participaram da solenidade de entrega, os integrantes do Comitê Executivo do GVBus, Anderson Lopes, Murilo Lara, Fábio Cançado e Adi Gama, além do Diretor Executivo do GVBus, Elias Baltazar, e dos empresários Hamilton Soares Júnior, Marcelo Azevedo e Edir Andrade .

Tecnologia 100% nacional

Os ônibus elétricos, chamados de e-Bus, têm 12,5 metros de comprimento e capacidade para 70 passageiros. Eles foram fabricados, em parceria, pelas empresas nacionais, Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria), WEG (motor elétrico e baterias) e Eletra (montagem), sendo a Eletra a integradora. Todos os veículos são equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos ônibus, além de frenagem regenerativa, que possibilita recargas a cada frenagem.

Depois de entregues, os quatro ônibus elétricos circularão nas linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória. Cada um dos veículos tem autonomia de 120 a 150 quilômetros, com recarga de oportunidade, e velocidade máxima de 60 quilômetros por hora. Ao entrar em operação, esses veículos irão fornecer informações de viabilidade para a renovação de futura.

Renovação da Frota

Os ônibus elétricos fazem parte de um conjunto de investimentos realizados pelos consórcios operadores em parceria com o Governo do Estado, desde o início de 2019, para modernização e ampliação da frota do Sistema Transcol. Até o final deste ano, serão 654 ônibus novos entregues como parte da renovação da frota, todos com ar-condicionado.

As melhorias tecnológicas incluem, ainda, a adoção do bilhete único e a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de ônibus (In Bus), além da renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.

Em 2021, o Sistema Transcol também passou a operar as linhas alimentadoras de Vitória, ofertando mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital, por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema já está sendo usado no município de Viana para facilitar o deslocamento entre os bairros e para o atendimento até o Centro de Fundão.

Informações: GVBus
READ MORE - Na Grande Vitória, Transcol recebe 1° ônibus elétrico

Trensurb lança sistema para compra de bilhete de trem pelo celular em Porto Alegre

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb) lançou nesta segunda-feira um sistema de bilhetagem que permite a compra de passagens antecipada pelo celular. Com a nova ferramenta, a Trensurb espera diminuir as filas e facilitar a vida dos usuários do cartão de passagens do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que poderão pagar por meio de boleto, cartão de crédito ou débito – este último, disponível somente via site. A partir de agora é possível adquirir créditos para o cartão SIM Passagem Antecipada por meio do site e do aplicativo do TRI – o sistema de bilhetagem dos ônibus de Porto Alegre.


Com isso, o usuário poderá recarregar seu cartão a partir de qualquer local, desde que tenha acesso à internet. Basta acessar tripoa.net.br ou baixar o app do TRI para Android ou iOS. No caso de compra nas modalidades de crédito ou débito, os créditos de passagens ficam disponíveis no cartão em até 30 minutos. As taxas para recarga usando site ou aplicativo variam conforme o meio de pagamento: para débito, a taxa é de 2% do valor da compra; crédito, 2,5% do valor da compra; boleto, taxa fixa de R$ 2,40. Conforme a Trensurb, é possível fazer um novo cartão SIM Passagem Antecipada no momento do cadastramento, gratuitamente, nas bilheterias de qualquer estação da Trensurb. 

O diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto explicou que a implantação do sistema de bilhetagem vai permitir a compra da passagem pelo celular, com a possibilidade do uso do cartão de crédito. “Isso vai diminuir as filas, a espera, as pessoas poderão comprar de casa, de qualquer lugar, desde que tenha o cartão Sim e poderá acumular o crédito. É um beneficio, simplificação da vida, basicamente para facilitar o dia a dia do usuário com a recarga. O cartão será gratuito, só precisará fazer o cadastro”, observa. O prefeito Sebastião Melo destacou os desafios enfrentados para custear o transporte público na Capital e defendeu a criação de um marco regulatório para o setor. 

“Não pode ter no Brasil uma política sazonal de transporte, tem que ter financiamento, subsídio para a passagem, tem que ter uma linha de financiamento para botar ônibus elétrico, para botar metrô, para botar VLT, ou seja, você tem que ter novos modais de integração. Uma cidade boa para se viver é aquela que tem vários modais e que ele se integra com uma passagem única”, avalia. Melo também destacou a importância do auxílio de R$ 25 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional, a partir da Emenda Constitucional 123/2022, que vai ajudar a custear a gratuidade dos idosos acima de 65 anos no transporte coletivo. 

“Para ter dinheiro para o ano que vem depende de uma votação no Congresso Nacional, e antes da eleição não tem como falar disso. Então depois da eleição a Frente Nacional dos Prefeitos voltará à tona de novo porque tem uma questão orçamentária. Esse ano se resolveu desta forma e porque não tinha fonte orçamentária”, explica. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior avalia que o início da operação do cartão Sim representa um avanço importante e facilita o deslocamento dos usuários em qualquer modal. 

“O projeto que a Trensurb anunciou nesta segunda-feira amplia e facilita as formas de pagamento. As pessoas vão poder carregar o seu cartão Sim através do aplicativo do TRI, comprando por cartão de crédito e automaticamente já utilizando na catraca e utilizando o trem. São ampliações importantíssimas na mobilidade urbana de Porto Alegre, principalmente para as pessoas que precisam deslocar rápido e com integração entre modais”, afirma.

Informações: Correio do Povo
READ MORE - Trensurb lança sistema para compra de bilhete de trem pelo celular em Porto Alegre

Buser lança promoção para eleitores votarem no domingo


Quase 30 milhões de eleitores deixaram de votar no primeiro turno das eleições de 2018. A taxa de abstenção foi de mais de 20%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para facilitar a vida dessas pessoas que estão fora do domicílio eleitoral e querem votar no próximo domingo (2/10), a Buser lançou uma promoção especial. Maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do Brasil, a startup vai oferecer 30% de desconto nas viagens de ida para quem for votar.

Para participar da promoção “Nesta eleição, vá de Buser!” é preciso acessar a página: https://buser.app/VotedeBuser. Depois de se cadastrar, o passageiro será direcionado para o time de vendas da Buser no WhatsApp, devendo informar a cidade de origem e a cidade de destino de votação.

Os cupons são válidos para viagens entre esta sexta-feira (30/9) e o domingo de eleição (2/10), para qualquer trecho em poltronas do tipo executivo ou semi-leito, dentro do serviço de fretamento colaborativo - modelo oferecido pela plataforma em parceria com empresas de fretamento. A reserva deve ser efetuada até quinta-feira (29/9), e a promoção está sujeita à disponibilidade de rotas e assentos nos grupos.
READ MORE - Buser lança promoção para eleitores votarem no domingo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960