Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Belo Horizonte ganha novos ônibus com ar-condicionado e suspensão pneumática

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

O transporte público de Belo Horizonte ganhou o reforço de 24 novos ônibus com ar-condicionado e suspensão pneumática. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da capital, o Setra-BH, os veículos fazem parte do processo de renovação da frota dos coletivos, com ar-condicionado e suspensão, que teve início em 2017 e, hoje, representa cerca de 40% dos ônibus disponíveis no sistema de transporte público municipal. Os novos veículos começaram a circular na terça-feira (16).

O investimento na aquisição dos novos veículos foi de cerca de R$ 15 milhões. A renovação da frota, segundo o Sindicato, busca oferecer maior segurança, conforto e eficiência no serviço. Para o presidente-executivo do Setra BH, Raul Lycurgo Leite, a expectativa é de que novos veículos possam ser adquiridos nos próximos meses. “Importante chamar atenção, que as empresas não gostam de operar com ônibus velhos que quebrem durante as viagens e gerem altos custos de manutenção. Todas preferem operar com veículos novos e modernos", disse. 

O Setra não informou em quais linhas os ônibus irão operar, apenas de que eles irão integrar a frota que atende todo o município. Segundo o órgão que representa a empresa, a renovação dos coletivos do transporte público é feita desde 2015, com a aquisição de veículos com ar-condicionado a partir de 2017. No primeiro ano, 249 novos veículos com o sistema de refrigeração e suspensão a ar entraram em circulação na capital. O investimento foi de R$ 91,2 milhões. 

Em 2018, foram 123 novos veículos, com investimentos de R$ 45,9 milhões. Já no ano seguinte, em 2019,  as empresas adquiriram 472 novos veículos, com investimentos superiores a R$ 189 milhões. Em 2020, último ano em que os investimentos foram feitos, foi feita a compra de 115 veículos, que custaram cerca de R$ 48,9 milhões. 

Informações: SETRA
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Primeiro trem do Metrô de São Paulo completa 50 anos


O primeiro trem do Metrô de São Paulo, e do Brasil, completa cinquenta anos nesta quinta-feira, dia 18 de agosto de 2022.

Em 1972 ele era composto por apenas dois carros, com o tempo foi aumentando a capacidade até chegar ao que é atualmente, com seis carros.

O trem foi modernizado, recebeu uma nova máscara, ar-condicionado, outros itens de segurança e um novo sistema de controle de trens o CBTC.

Antes da modernização, o trem se chamava frota A, após a modernização, o trem foi renomeado para frota I.

O trem opera desde seu primeiro dia na Linha 1-Azul, entre Jabaquara e Tucuruvi.

“Com as manutenções preventivas e corretivas que nossas equipes realizam diariamente no Pátio Jabaquara e nos outros pátios, este trem ainda tem muitos quilômetros para percorrer e muitos passageiros para levar para seus destinos”, destacou o presidente do Metrô, Silvani Pereira.

Informações: Mobilidade Sampa
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BRT Sorocaba trouxe tecnologia para o transporte coletivo e ajudou no desenvolvimento econômico da Zona Norte

No final de agosto, o sistema de transporte BRT Sorocaba completará dois anos de operação e sua ativação confirma como a mobilidade urbana favorece o progresso de uma cidade. De acordo com pesquisa recente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 78% dos sorocabanos afirmam que a chegada do BRT trouxe melhorias para os deslocamentos.

Diariamente mais de 53 mil passageiros são transportados da Zona Norte para diferentes pontos da cidade. Com a ativação dos corredores nas Avenidas Itavuvu e Ipanema e dos Terminais Vitória Régia e São Bento, houve um aumento na circulação de pessoas, com isso, gerou o crescimento do comércio e dos serviços na região.

Segundo informações da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), de 30% a 40% da economia da cidade está localizada na região norte e, somente na Avenida Itavuvu, estão concentrados 700 estabelecimentos comerciais.

Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, explica que agora as pessoas podem escolher ir ao Centro ou ficar na Zona Norte. “Percebemos que junto com a chegada do BRT vieram também novos comércios e a expansão de outros que já existiam. A facilidade para o deslocamento e a boa localização das estações auxilia o consumidor que também é passageiro a chegar mais rapidamente ao seu destino. Além disso, o passageiro faz uma viagem monitorada e nunca está sozinho, estamos acompanhando todo trajeto. Isso gera mais tranquilidade para o usuário”.

O sistema oferece um transporte mais confortável e seguro com veículos novos e mais modernos, todos com tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. Ainda segundo a pesquisa ANTP, 89,9% dos entrevistados avaliaram o quesito conforto como ótimo/bom e 88,5% consideraram a segurança como ótimo/bom. Os resultados mostram a satisfação do passageiro com o sistema BRT Sorocaba.

Ferreira destaca ainda que o BRT gerou a inclusão social possibilitando a locomoção de pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes e indivíduos com limitação visual, a partir da instalação de piso podotátil e rampas de acesso no entorno das estações, terminais e pontos de parada. “Essa é uma parcela da população que também é cidadã e que merece ser acolhida e respeitada. Para nós, é uma grande satisfação ter a possibilidade de servi-los”, diz.

Informações: Gazeta de Votorantim
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Fluxo de passageiros de ônibus em João Pessoa caiu 33% depois da pandemia

Em entrevista à imprensa Isaac Moreira, diretor-institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), comenta os prejuízos ainda sofridos pelo setor na capital, onde cita que o fluxo de passageiros de ônibus caiu 33% no comparativo ao período anterior à pandemia.

Segundo Isaac Moreira, no primeiro trimestre deste ano, consta 3.712 milhões usuários de transporte público, já em 2019, ano anterior à pandemia, esse número representava 5.581 milhões passageiros. Assim, os dados de 2022 correspondem a 67% da média de passageiros transportados antes do período pandêmico. Ou seja, houve uma queda de 33%.

“Além da queda histórica do número de passageiros transportados e o custo com impostos, a implacável alta nos preços do óleo diesel, que é o insumo de maior impacto no transporte coletivo de passageiros, tem comprometido de forma preocupante a sustentabilidade do setor”, comentou o sindicalista, ao destacar também que não bastasse a pandemia, os altos preços do combustível também agravou essa conjuntura negativa para o setor de transportes.

Tentando diminuir esse impacto, o sindicato propôs ao poder público medidas para enfrentar a crise, a exemplo da desoneração tributária e o custeio das gratuidades. De acordo com Isaac Moreira, “algumas cidades já reconheceram isso e desoneraram o setor. Outras já aliviaram os passageiros pagantes da responsabilidade de arcar com as gratuidades. Sem esses requisitos mínimos, a qualidade do serviço será comprometida”, disse.

Informações: PB Agora
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CCR Metrô abre vagas de trabalho exclusivas para mulheres em Salvador; saiba como se inscrever


A CCR Metrô Bahia está com duas vagas abertas para mulheres. As oportunidades são para Agente de Atendimento e Manutenção Líder.

CCR Metrô Bahia promove Roda de Conversa sobre descolonização e combate ao racismo
Para se inscrever, é necessário que as candidatas tenham ensino técnico em edificações, conhecimento em sistemas hidráulicos e do pacote Office.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de agosto exclusivamente no site www.ccrmetrobahia.com.br, clica na aba “Contato” e em seguida “Trabalhe Conosco”.

O salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma.

Todo o cadastro é feito apenas pelo site oficial. A Concessionária ressalta que não autoriza nenhum colaborador a solicitar dados pessoais de nenhum candidato.

Informações: iBahia.com
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Corredor de Ônibus será ligação direta entre as regiões Norte e Sul de Ribeirão Preto

O Corredor de Ônibus Norte-Sul, o maior em extensão de Ribeirão Preto, com cerca de 20 quilômetros, está com o trecho 1 concluído e os trechos 2 e 3 recebendo os últimos detalhes para entrega à população nas próximas semanas. Dividida em quatro trechos, a obra faz parte do programa Ribeirão Mobilidade e conta com investimento aproximado de R$ 88 milhões.


Com 92% do cronograma de trabalho realizado, a principal ação da obra está sendo realizada na praça da Bíblia Monumentos, na rotatória das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão. O local está recebendo pavimento novo e implantação de calçadas.

Também estão sendo feitos os gradis na avenida Meira Junior, a recuperação do mosaico de pedra portuguesa da ilha central da avenida Independência, a implantação das plataformas das estações de embarque/desembarque e da ciclovia na avenida Luzitana.
O projeto é diferenciado dos demais e segue o modelo das grandes avenidas das capitais, com paradas de ônibus localizadas nos canteiros centrais a cada 500 metros e faixa de rolamento exclusiva para os ônibus.

Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

Etapas concluídas

No final de abril deste ano, foi entregue a primeira etapa do Corredor de Ônibus Norte-Sul (trechos 2 e 3), que fica na avenida Independência, entre a rua João Penteado até o bairro Jardim João Rossi. A rotatória das avenidas Independência e Prof. João Fiúsa foi totalmente remodelada, solucionando antigo problema de trânsito no local.

Já todo o trecho 1, entre as avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, foi entregue no mês de maio, além da implantação de 1,5 quilômetro de ciclovia na avenida Magid Simão Trad, no bairro Adelino Simioni.

A ilha central da avenida Thomaz Alberto Whately foi reduzida para a implantação de galeria de água pluvial e bocas de lobo, que não existiam no local. Iluminação, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, guias e sarjetas, são outras melhorias feitas no local para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade.

Programa Ribeirão Mobilidade

A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejados para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.

Entre as obras já entregues estão os corredores de ônibus das avenidas do Café, Presidente Vargas e Thomaz Alberto Whately, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.
Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.

São sete projetos em andamento atualmente, considerando a construção de viadutos no cruzamento da avenida Brasil com Mogiana e Brasil com Thomaz Alberto Wathely; o túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas; corredores de Ônibus da avenida Dom Pedro I, avenida Saudade e Norte/Sul (trechos 2, 3 e 4), além da licitação para restauro e implantação do Corredor de Ônibus da avenida Nove de Julho.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Em SP, Novas faixas exclusivas para ônibus serão entregues na região de Santo Amaro no sábado, 20

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar no sábado, dia  20 de agosto, mais sete faixas exclusivas de ônibus, em vias da região de Santo Amaro, na Zona Sul da cidade.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 90.524 passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

Com um total de 1.510 metros de extensão, as faixas serão utilizadas por 38 linhas de ônibus diferentes, das quais uma é noturna. A soma das linhas na relação abaixo ultrapassa o número de 38 porque algumas delas atendem mais de uma faixa. As vias com as novas faixas são Rua Padre José de Anchieta, Rua Isabel Schmidt, Rua Desembargador Bandeira de Melo, Rua Carlos Gomes, Rua Borba Gato e Rua São Leônidas.

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021 e até o momento foram implantados 23 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 46% do total previsto.

Linhas beneficiadas pelas novas faixas em cada via:

R. Des. Bandeira de Melo (entre R. Promotor Gabriel Netuzzi Perez e Carlos Gomes)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
5013-31 Jd. Miriam - Sto. Amaro
5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
546a-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546a-31 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546j-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546j-31 Jd. Selma - Sto. Amaro

R. Borba Gato (entre a Av. Washington Luís e R. Darwin)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
5013-31 Jd. Miriam - Sto. Amaro
5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
527r-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. Do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. Da Sé
5362-21 Grajaú - Pça. Da Sé
5362-22 Jd. Eliana - Pça. Da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
546A-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546A-31 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546j-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546J-31 Jd. Selma - Sto. Amaro
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675P-10 Shop. Sp Market - Metrô Conceição
675X-10 Term. Grajaú - AACD-Servidor
695H-10 Jd. Herplin - Term. Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. Carlos Gomes (entre Pça. Andrea Dória e R. João Alfredo)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
5013-31 Jd. Miriam - Sto. Amaro
5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
527r-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Ibirapuera
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
5370-22 Term. Varginha - Borba Gato
546A-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546A-31 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546J-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546J-31 Jd. Selma - Sto. Amaro
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
607M-10 Term. Grajaú - Term. Água Espraiada
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675P-10 Shop. Sp Market - Metrô Conceição
675X-10 Term. Grajaú - AACD-Servidor
6812-10 Jd. Capela - Sto. Amaro
695H-10 Jd. Herplin - Term. Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
695Y-22 Term. Parelheiros - Borba Gato
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. Isabel Schmidt (entre a Av. Adolfo Pinheiro e R. São Benedito)

527R-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Ibirapuera
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
5370-22 Term. Varginha - Borba Gato
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576c-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6012-10 Pq. Independência - Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6059-10 Jd. Universal - Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
607M-10 Term. Grajaú - Term. Água Espraiada
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675X-10 Term. Grajaú - Aacd-Servidor
6812-10 Jd. Capela - Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
695Y-22 Term. Parelheiros - Borba Gato
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. Pe. José de Anchieta (entre R. São Benedito e Cel. Luiz Barroso)

5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé
5362-21 Grajaú - Pça. da Sé
5362-22 Jd. Eliana - Pça. da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6012-10 Pq. Independência - Sto. Amaro
6015-10 Vl. Calú - Sto. Amaro
6017-10 Jd. Nakamura - Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6035-10 Vl. Gilda - Sto. Amaro
6059-10 Jd. Universal - Sto. Amaro
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675X-10 Term. Grajaú - Aacd-Servidor
6812-10 Jd. Capela - Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
7245-10 Term. Sto. Amaro - Hosp. das Clínicas
7245-21 Term. Sto. Amaro - Term. Água Espraiada
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. São Leonidas (entre a Av. Washington Luís e R. João Alfredo)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
5013-31 Jd. Miriam - Sto. Amaro
5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
527R-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Ibirapuera
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
546A-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546A-31 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546J-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546J-31 Jd. Selma - Sto. Amaro
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
607M-10 Term. Grajaú - Term. Água Espraiada
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
695Y-22 Term. Parelheiros - Borba Gato
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

Informações: SPTrans
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