Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Avenida Brasil terá faixa seletiva para ônibus; entenda as mudanças

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

A Avenida Brasil terá uma faixa seletiva exclusiva para ônibus nos dois sentidos, entre os bairros Guadalupe e Caju, a partir deste sábado (7). Os motoristas de carros de passeio, vans e táxis, que invadirem a via sofrerão infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47. Essa é mais uma etapa de preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil

A faixa exclusiva será a mais à esquerda em cada direção com 22 km de extensão. O limite de velocidade é de 70 km/h e será fiscalizada por radar fixo e oito lombadas eletrônicas.

A circulação, apesar de restrita a ônibus e micro-ônibus, será autorizada para veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública. Já as outras 3 pistas permanecerão liberadas para todos os veículos, com limite de 80 km/h.
"A fiscalização vai ser feita através de 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas, além de equipes da CET-RIO. Vamos fiscalizar não só excesso de velocidade como também invasões da pista seletiva por veículos não autorizados. O nosso objetivo é privilegiar o transporte coletivo", destacou o CET-RIO, Joaquim Dinis.

O retorno da seletiva tem por principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que utilizam transporte público coletivo. Além disso, vai dar início ao processo de adaptação da região ao futuro funcionamento da Transbrasil.
"A volta da seletiva é uma preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil a partir do ano que vem. O trajeto da seletiva é de 22 quilômetros e se dará entre as estações do BRT Guadalupe e Caju. É importante ressaltar que só será permitido trafegar ônibus. Táxis, vans e veículos em geral estão proibidos e se trafegarem serão multados", reforçou a secretária de Transportes Maína Celidonio.

Outra novidade é que no Viaduto da Treliça, na altura do Caju, só será permitido ônibus. Já o Viaduto da Avenida dos Campeões, na altura de Bonsucesso, terá o acesso bloqueado.

Confira mais detalhes:

- A seletiva irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias da semana.
- Aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a faixa para fazer serviço expresso neste trecho da Avenida Brasil. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.
- A faixa exclusiva sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, na altura de São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe.
- A faixa exclusiva sentido Caju começa na Estação Guadalupe e seu término ocorre na Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
- São 7 kms de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via são sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
- A seletiva contará com ampla sinalização, com quatro mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto.


Quando a Transbrasil entrar em operação, a seletiva dará lugar ao corredor do BRT. Os ônibus seguirão podendo utilizar a via, mas agora compartilhando o espaço com os articulados "amarelinhos". Em virtude do aumento do número de ônibus, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista, em ambos os sentidos. Apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT.

Sobre o trânsito de veículos não autorizados

De acordo com o Art. 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente, estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

Transporte público carioca

A requalificação do sistema BRT faz parte do processo de reconstrução do transporte público do Rio, com destaque para a compra de 628 novos ônibus, reforma de todas as estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público. Além disso, a prefeitura está implantando gradualmente o Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município.

BRT Transbrasil na reta final

A Prefeitura do Rio inaugurou, no último dia 20 de setembro, o Terminal de Integração de Deodoro, que começou a receber, num primeiro momento, os ônibus articulados do BRT Transolímpica. Com o avanço das obras do BRT Transbrasil, até o final deste ano passará a operar a ligação de ambos os corredores expressos chegando ao Terminal Intermodal Gentileza. No total, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021 e o investimento total é de R$ 1,9 bilhão.


As obras do Terminal Intermodal Gentileza seguem aceleradas. Ele vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias integrando com o BRT, ônibus convencional e VLT. As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016.

Informações: O Dia

READ MORE - Avenida Brasil terá faixa seletiva para ônibus; entenda as mudanças

Em Porto Alegre, Empresa de Viamão terá que adquirir 60 novos ônibus no primeiro ano de concessão

A empresa Empresa Viamão Ltda foi declarada nesta segunda-feira (02) a vencedora da licitação da Carris (Companhia Carris Porto-Alegrense), durante a sessão de desestatização, no auditório da Smap (Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio), em Porto Alegre.

Ao ganhar a disputa, por conta da proposta de R$ 109.961.560,00, a Empresa Viamão Ltda, que já atua na região metropolitana, garante a concessão por 20 anos e a operação de 20 linhas – que representa 22,4% do sistema de transporte coletivo da Capital.

A disputa foi estabelecida com proposta comercial mínima de R$ 109 milhões e incluiu também a venda de ações e bens, como ônibus e terrenos.

Fundada em 1953, a Empresa de Transporte Coletivo Viamão está sediada no centro do município de Viamão (RS) e atua no segmento de transporte coletivo de passageiros nas cidades de Viamão, Porto Alegre e Alvorada. A frota é composta por aproximadamente de 350 ônibus que atuam em mais de 400 linhas.

Propostas foram apresentadas por duas empresas: Viação Mimo, de Várzea Paulista-SP, e Empresa Viamão. A empresa Viação Mimo, no entanto, foi desclassificada por não ter garantias aprovadas pela Secretaria da Fazenda. Fundada em 1989, ela opera em 25 cidades, no fretamento contínuo, eventual, executivo e estudantes ou no transporte público.

“Num dia marcante, hoje damos um passo consistente no compromisso que assumimos com a cidade ainda na eleição. A venda da Carris faz parte de um projeto maior de qualificação e modernização do transporte coletivo, que viveu uma grande crise e recebe, desde o início da gestão, ações concretas para melhorar o atendimento ao passageiro e não aumentar o custo no bolso do cidadão”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Até o fim do primeiro ano de contrato, cerca de 60 ônibus precisarão ser adquiridos pelo vencedor da disputa. A gestão municipal ressalta que a desestatização não vai acarretar em alterações nas linhas de ônibus da Carris e nem no valor da passagem. O valor da tarifa está garantido pela prefeitura em R$ 4,80 desde 2021, sem reajustes em 2022 e 2023.

“A sessão transcorreu tranquila e com transparência, sem contestações. A Carris foi vendida por um preço justo e o que se espera é que o serviço para o cidadão melhore”, disse a secretária de Parcerias, Ana Pellini.

A sessão pública ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, na rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar, Centro Histórico, e foi transmitida ao vivo pelo YouTube da prefeitura. Além dos interessados na concorrência, imprensa, autoridades e público em geral puderam acompanhar o evento.

Debate

A concorrência pública é resultado de um longo processo, que começou em 2021 e incluiu, entre outras etapas legais necessárias, consultas e audiência públicas, além da aprovação de lei na Câmara de Vereadores, que deu aval para a desestatização. O edital também passou pela análise do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que chancelou o texto.

Entre as razões apresentadas para a desestatização estão o alto custo de operação da companhia, cerca de 20% maior do que o de outras operadoras de transporte coletivo na Capital, e a necessidade frequente de alto volume de investimentos para qualificar o serviço oferecido ao passageiro, como a aquisição de novos ônibus com ar-condicionado, por exemplo.

Histórico

A Carris é uma operadora de serviço de transporte público responsável por rotas de ônibus de Porto Alegre desde 1872. A empresa tem 20 linhas em operação, representando 22% do sistema. Caracteriza-se por ser uma sociedade de economia mista, com o controle acionário da prefeitura de Porto Alegre (que detém 99,9% das ações). A sede da Carris está localizada na rua Albion, 385, bairro Partenon.

Informações: O Sul

READ MORE - Em Porto Alegre, Empresa de Viamão terá que adquirir 60 novos ônibus no primeiro ano de concessão

No DF, Veja quais linhas circulam pelas novas pistas exclusivas de ônibus em Taguatinga

O boulevard sobre o túnel Rei Pelé foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (4), em Taguatinga, no Distrito Federal. No entanto, a liberação das novas pistas exclusivas para ônibus tem causado confusão entre os passageiros.

Até a última atualização desta reportagem, não havia placas indicando quais ônibus circulavam pela boulevard, o que confundia os usuários que aguardavam o transporte público. O GDF divulgou apenas nas redes sociais quais linhas passam pela pista exclusiva.

Veja quais são as linhas que circulam pela boulevard sobre o Túnel Rei Pelé:

380.2 - Samambaia Norte / Rodoviária
380.3 - Samambaia Norte / W3 Sul - terminal Asa Sul
0.380 - Samambaia Norte / Rodoviária
0.300 - P Sul (Ceilândia) / Rodoviária
0.301 - P Sul (Ceilândia) / W3 Sul (via SIG)
0.336 - P Sul (Ceilândia) / Rodoviária (via Eixo)
0.378 - P Sul (Ceilândia) / W3 Norte - term. Asa Norte
337.1 - P Sul (Ceilândia) / W3 Sul (via SIG) / Rodoviária
0.305 - Taguatinga Sul / W3 Sul
0.306 - Taguatinga Sul / Rodoviária
0.310 - Setor O / Rodoviária
0.311 - Setor O / W3 Sul
0.322 - M Norte / Rodoviária
0.323 - M Norte / W3 Sul
0.330 - QNR (Ceilândia) / W3 Norte
0.334 - Setor O / Rodoviária
0.335 - Setor O / W3 Sul
0.374 - Setor O / W3 Norte - Terminal Asa Norte
0.375 - Setor O / W3 Norte - Terminal Asa Norte
0.377 - M Norte / W3 Norte - Terminal Asa Norte
0.920 - Setor O / Rodoviária
0.921 - QNR (Ceilândia) / W3 Sul
0.930 - QNR (Ceilândia) + Sol Nascente / Rodoviária
323.1 - M Norte / W3 Sul
330.1 - QNR (Ceilândia) / W3 Norte

Veja quais linhas circulam pelas marginais, pistas de Taguatinga Centro que já existiam:

Linhas de Ligação

841 - Samambaia Sul / Saan
844 - Samambaia Norte / Saan
845 - Samambaia Sul / Saan
314 - QNR / Rodoviária
346 - QNR / Bandeirante
346.1 - QNR / Candangolândia
205 - Gama Oeste / M Norte
205.1 - Gama Sul / M Norte
260.3 - Santa Maria / QNR
300.1 - P Sul / Rodoviária
932.1 - P Sul / Rodoviária
932.2 - P Sul / Rodoviária
942.1 - P Sul / W3 Norte
338 - Setor O / Term. Asa Norte
348 - Setor O / Term. Asa Norte
385 - QNR / Rodoviária
551 - Setor O / SIG
552 - Setor O / Rodoviária
553 - Setor O / W3 Sul
556 - QNR / Rodoviária
558 - Setor O / Rodoviária
918 - Setor O / Sudoeste
310.1 - Setor O / Rodoviária
322.2 - M Norte+QNJ/QNL / Rodoviária
323.2 - Setor O / W3 Sul
334.4 - QNR / Rodoviária
335.1 - Setor O / W3 Sul
348.1 - Setor O / Term. Asa Norte
374.1 - Setor O / Term. Asa Norte
379.1 - Setor O / Term. Asa Norte
383.1 - P Sul / Rodoviária
385.1 - QNR / Rodoviária
557 - QNR / W3 Sul
557.1 - QNR / W3 Sul
920.4 - Setor O / Rodoviária
347 - P Sul / Bandeirante
554 - P Sul / Rodoviária
555 - P Sul / W3 Norte
910 - P Sul / Sudoeste
932 - Taguatinga Norte / Rodoviária
932.3 - Por do Sol / Rodoviária
932.4 - P Sul / W3 Sul e Norte
317 - M Norte / Bandeirante
336.1 - P Sul / Rodoviária
336.2 - P Sul / Esplanada
349 - Taguatinga Sul / Term. Asa Norte
376.2 - Taguatinga Sul / W3 Norte

Linhas Circulares

367.8 - Samambaia Norte / Águas Claras
99.1 - Cruzeiro / Águas Claras
959 - Taguatinga Sul / Colônia Agrícola Samambaia
355.2 - Taguatinga Sul / Areal
355.3 - Taguatinga Sul / Vicente Pires
951 - Católica / Taguatinga Centro
89 - P Sul / Samdu Norte
092 - Guará / Taguatinga
159 - Estrutural / Sol Nascente
351 - Taguatinga Sul / Norte
353 - QNR / Setor O
357 - Taguatinga Sul / Católica
363 - P Sul / Taguatinga Centro
898 - Riacho 2 / P Sul
332.1 - QNR / Águas Claras
333.1 - Setor O / Taguatinga Centro
333.7 - Setor O / Águas Claras
357.1 - Circular Taguatinga Sul
361.2 - P Sul / Taguatinga Centro
363.1 - P Sul / Taguatinga Shopping
363.2 - P Sul / Samdu Norte
368.1 - M Norte / Riacho Fundo
926.1 - Setor O / Taguatinga Shopping
933.5 - Sol Nascente / Taguatinga Sul
959.1 - Católica / QNL

Informações: G1 DF

READ MORE - No DF, Veja quais linhas circulam pelas novas pistas exclusivas de ônibus em Taguatinga

Em SP, Passageiros devem antecipar a recarga do Bilhete Único neste mês de outubro

Os passageiros de transporte público que irão realizar suas viagens nos próximos fins de semana devem antecipar a recarga de seus cartões do Bilhete Único. Os sistemas de atendimento, recarga, compra e venda de créditos ficarão indisponíveis a partir das 23h de sexta-feira (6) até a manhã do dia seguinte e na véspera de feriado quarta-feira (11) até a manhã de quinta-feira (12), em virtude de manutenção programada dos sistemas realizada pela SPTrans.

Neste período, nenhuma venda e recarga de crédito de Bilhete Único será realizada, em qualquer dos canais existentes, incluindo apps e pontos físicos. Por isso é importante que o passageiro faça sua recarga antecipadamente.

Quem possui cartão do tipo Estudante, idoso 60 a 64 anos, ou utiliza créditos de Vale-Transporte também deve realizar a recarga do seu cartão de forma antecipada para conseguir viajar normalmente no fim de semana.

A SPTrans orienta aos passageiros que não deixem sua recarga para a última hora, comprem os créditos e façam a carga em seus cartões de forma antecipada para que não sejam prejudicados ao tentar utilizar o transporte público por ônibus e outros modais, inclusive fazendo uso da integração.

As opções para recarga antecipada disponíveis estão listadas em http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/, em máquinas de autoatendimento ou nos postos da SPTrans nos terminais. Ao fazer a compra, os passageiros devem encostar seus cartões em uma máquina de recarga para carregar seus créditos antes dos dias mencionados para manutenção.

Informações: SPTrans

READ MORE - Em SP, Passageiros devem antecipar a recarga do Bilhete Único neste mês de outubro

Na contramão, Sorocaba libera uso de corredores do BRT para motos e transporte escolar

A Prefeitura de Sorocaba liberou o tráfego de motocicletas e veículos do transporte escolar nos corredores, até então, exclusivos do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Logo mais, ainda neste mês de outubro, a medida será ampliada para taxistas e motoristas de automóveis por aplicativo.

A iniciativa será operacionalizada em duas fases, sendo que a primeira, válida desde esta terça-feira (3), autoriza o uso da faixa especial por motocicletas, além de veículos do transporte escolar. A Resolução que autoriza essa iniciativa será publicada na edição desta terça-feira (3) do Jornal do Município com efeito retroativo. Em um segundo momento, ainda neste mês de outubro, a medida será ampliada para taxistas e motoristas de automóveis por aplicativo.

A nova Resolução, em âmbito municipal, restringe o que estabelece o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual especifica que transitar na faixa exclusiva regulamentada para transporte público coletivo de passageiros é infração gravíssima e que implica na perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

Em Sorocaba, a primeira fase da liberação vai beneficiar 534 veículos que atuam no transporte escolar e que estão com seus alvarás de operacionalização ativos e regularizados, além de 113.710 mil motocicletas que integram a frota da cidade, segundo dados atualizados em 2023 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Já, a segunda fase abrangerá em torno de 300 taxistas regularizados e aproximadamente dois mil motoristas por aplicativo. “Quanto aos motoristas por aplicativo, estamos desenvolvendo um cadastro on-line. Haverá alguns requisitos e documentos a serem encaminhados para que, após aprovação, ocorra agendamento para instalação de adesivo no vidro traseiro do veículo, autorizando a utilizar o corredor rápido do BRT”, adianta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Todos os corredores de trânsito de ônibus rápido em Sorocaba são monitorados por câmeras, as quais são operadas pela empresa BRT, sendo que os agentes do Centro de Controle Operacional da Semob também têm acesso às imagens. (Secom Sorocaba)

Informações: Jornal Cruzeiro

READ MORE - Na contramão, Sorocaba libera uso de corredores do BRT para motos e transporte escolar

Por mais mulheres motoristas de ônibus no Recife

Muita gente acredita que as mulheres são menos aptas a dirigir do que os homens. Mas não é o que as estatísticas apontam. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório no Brasil (Dpvat), dão conta de que apenas 15% das indenizações pagas a motoristas por acidentes de trânsito são destinadas a mulheres. A diferença é significativa, especialmente considerando que o número de motoristas mulheres nas ruas do Brasil difere cada vez menos do número de motoristas homens. 
Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus

No Recife, elas ainda são minoria diante do total de motoristas homens, mas elas já vêm quebrando preconceitos demonstrando que a mulher tem a liberdade e capacidade de trabalhar em qualquer profissão.

E na visão dos usuários, a presença de mulheres ao volante nos ônibus trás para muitos mais tranquilidade nas viagens, Ricardo Batista, morador da Iputinga, relata que as mulheres são mais atenciosas quando solicitadas a dar informações. 

Cursos de Capacitação nas empresas

Ela foi contratada em 2007 como Cobradora. Passou por muitos veículos (dentre eles, o que mais gostava era o 112, da linha Nova Descoberta / Cabugá). Mas o tempo foi passando, e Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus, e se inscreveu para participar da Escolinha Interna do Consórcio Recife para Formação de Motoristas.

Entrou na turma da Escolinha, recebeu as orientações dos instrutores, se esforçou e foi aprovada, sendo promovida para Motorista em Março de 2016.

Ela conta que apesar do estresse do trânsito e de alguns usuários impacientes, ela tem enorme prazer em dirigir pela cidade e receber elogios dos usuários pelo trabalho, principalmente quando o reconhecimento é dos homens.

Como seria bom uma paridade de genero no transporte coletivo onde pudessemos ver mulheres ao volante conduzindo os coletivos transportando vidas que se deslocam para seus diversos compromissos do dia a dia, pois bem, essa realidade ainda está muito longe de ser realizada, visto que na RMR o número de mulheres motoristas de coletivos chegam a pouco mais de 60 dos mais de 3 mil motoristas de ônibus que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife.

Vencer preconceitos e os tabus de uma função predominantemente masculina é o desafio principal das empresas em preparar essas mulheres na função através de incentivos, treinamento e capacitações visando também melhorar o atendimento aos usuários. 

Empresas com motoristas mulheres na RMR:

Empresa Borborema - 12 mulheres
MobiBrasil - 13 Mulheres
Consórcio Recife - 11 mulheres
Empresas Metropolita - 09 mulheres
Rodoviária Caxangá - 07 mulheres
São Judas Tadeu - 03 Mulheres
Transportadora Globo - 02 mulheres
Expressa Vera Cruz - 01 mulheres

A maioria dessas profissionais começou dentro das empresas em outras funções, como cobradoras, auxiliares de serviços gerais e foram mostrando interesse de se capacitar para assumirem o volante. Foi o caso de Fernanda F. da Silva, que há anos dirige na Empresa MobiBrasil.
Fernanda F. da Silva, motorista na Empresa MobiBrasil

O fato constatado mostra que realmente a necessidade de incentivos nessas contratações femininas onde os dados mostram que as mesmas se envolvem bem menos em acidentes de trânsito.

Blog Meu Transporte


READ MORE - Por mais mulheres motoristas de ônibus no Recife

TEVX Higer participará do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

A TEVx Higer confirma a presença no  "Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”, o VE- Veículo Elétrico Latino-Americano que acontecerá de 5 a 7 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista.

Palco das últimas novidades e tendências nos segmentos de veículos elétricos pesados, leves e levíssimos, o evento se diferencia por apontar os principais avanços no mercado de baterias, componentes, infraestrutura e serviços.

No evento a marca apresentará o veículo rodoviário FE10BR, uma  referencia internacional em mobilidade que traz no currículo a experiência reconhecida em grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo do Qatar e transporte das autoridades na COP233.

Em sua versão brasileira o FE10BR vem com 10 metros de comprimento, capacidade para 41 passageiros e um conjunto tecnológico avançado que o concede uma autonomia de 400 quilômetros e recarga rápida de até 3 horas.

“Além de puro conforto para quem o utiliza, o FE10BR  se destaca pelo seu desempenho notável e seus inegáveis benefícios para o meio ambiente, como a emissão zero de poluição e ruído que conquistam as pessoas antenadas em tecnologia e sustentabilidade”, analisa Adriana Taqueti, gerente de vendas e Marketing da TEVX Higer.

Em questão de conforto interno, o veiculo esbanja comodidade com assentos confortáveis, reclináveis e ajustáveis lateralmente. Ainda vem de  fábrica  equipado com wi-fi,  ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares, vidros com tratamento UV e cromoterapia.

Como opcionais exclusivos, conta com geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e porta usb para carregamento rápido.

Informações: TEVx
READ MORE - TEVX Higer participará do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960